Pesquisas no Paraná continham graves furos de metodologia | Fábio Campana

Pesquisas no Paraná continham graves furos de metodologia

Por que a Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação das pesquisas dos três maiores institutos de pesquisa – Datafolha, Ibope e Vox Populi – no Paraná? Existem duas versões. Uma falsa. Diz que foi para atender as conveniências eleitorais do PSDB. A outra, correta. Esta afirma que as pesquisas foram suspensas porque as continham graves furos na metodologia.

A alegação dos partidários do candidato Osmar Dias, do PDT, é que as pesquisas foram suspensas para esconder uma suposta “virada” na eleição. É um argumento falso e malicioso. Insinua que a Justiça Eleitoral, que deu tantos ganhos de causa a campanha de Osmar, acolheu a ação contra as pesquisas para beneficiar a candidatura de Beto. Na verdade, as pesquisas foram impugnadas porque continham graves falhas de metodologia. Falhas capazes de comprometer os resultados.

Prova que os furos de metodologia nas pesquisas existem e são graves está no fato que os institutos Vox Populi e Datafolha recorreram a Justiça na tentativa de liberar suas pesquisas, mas tiveram pedidos de divulgação negadas pela Justiça Eleitoral. As falhas nas pesquisas dos institutos são muitas e graves.

O juiz Luciano Carrasco proibiu a veiculação da pesquisa do Ibope, por exemplo, porque a sondagem não atende aos requisitos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre outros motivos, por ela “não definir claramente o plano amostral, deixando de revelar os porcentuais utilizados para as faixas etárias, sexo e grau de instrução”.

A precaução da Justiça Eleitoral do Paraná evita a divulgação de novas informações equivocadas, mas não impede que possíveis erros contidos nas pesquisas anteriores continuem a ser disseminados. Entre eles o duvidoso crescimento de Osmar nas pesquisas Ibope e Datafolha divulgados no início de setembro e corrigida parcialmente na pesquisa do Datafolha de 14 de setembro.


5 comentários

  1. BETÃO
    sábado, 25 de setembro de 2010 – 18:24 hs

    FIZERAM UMA CARREATA DO OSMAR AQUI EM ADRIANÓPOLIS, O PREFEITO QUE É DO PT TAVA DANDO COMBUSTÍVEL E LANCHE, CONTEI E RECONTEI, DEU 29 CARROS NO PAU DA VIOLA!!!!

  2. Juliano Zwaricz
    sábado, 25 de setembro de 2010 – 20:29 hs

    Olá Campana
    Que tal divulgar o apoio de Lerner a campanha de Osmar na sua eleição para senador há 8 anos atrás.
    porque agora ele diz que não é do grupo lernista…
    O lerner ajudou ele até com dinheiro, hein….

    O senador que votou pelas privatizações e agora diz que é contra…
    O cara que é denunciado de ladrão, fraudulento, comprador de fazenda com dinheiro alheio…

    agora tá abraçado com os caras, hein Requião, Pessuti..

  3. raquel bassetto
    sábado, 25 de setembro de 2010 – 22:12 hs

    O BRASIL PRECISA URGENTEMENTE FAZER UMA LEGISLAÇÃO PARA COIBIR O ESQUEMA DAS PESQUISAS. A QUEM INTERESSA AS PESQUISAS? A QUEM TEM DINHEIRO E QUER DAR LEGITIMIDADE AOS SEUS INTERESSES ; O DIAS , ( Alvaro ) DIZIA QUE SE AS PÉSQUISAS DESSEM ELE COMO O CANDIDATO A GOVERNADOR , ELE IRIA COM TUDO PARA AS CONVENÇÕES. PORQUE NÃO FOI ? JÁ QUE ELE DIZIA QUE AS PESQUISAS ERAM FAVORAVEIS A ELE.
    PESQUISA É MONTADA DE ACORDO COM OS INTERESSES DE QUEM PAGA. ACHO QUE O PARANÁ PRECISA DEIXAR DE SER CURRAL ELEITORAL DOS DIAS . REQUIÕES, CARTARIOS, ANIBELIS , E OUTROS BICHOS,

  4. domingo, 26 de setembro de 2010 – 10:24 hs

    Os dozesperados estão contratando de montão para segurar as bandeiras e fazer pressão nos betos sussegados la na frente.

  5. João Roberto
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 11:25 hs

    Todos os prefeitos de Curitiba sempre foram os melhores do Brasil. sabe porque, por que a população de Curitiba é igual a de todo o Paraná, ou seja muito trabalhadora e cobra de seus governantes. E falando em cobrar voces de Curitiba cobrem de Beto o que ele prometeu a voces e não quer cumprir. Voces votaram nele para ser prefeito dessa linda cidade e ele está vos abandonando por que está colocando acima de tudo a sua vaidade e olho grande pelo poder. Poder significa muito para esse beto, garoto mimado que sempre teve tudo que quiz sem fazer esforço algum. Agora tá emburrado porque está perdendo as eleições para o OSMAR e começa a bloquear todas as pesquisas nos impedindo das informações que todo o Brasil tá tendo. Esse cara não merece voto nem para Associação de Bairro muito menos para nos governar. Fora beto, fora de Curitiba e do Paraná. Vai se juntar ao Jaime Lerner e ao FHC que são seus principais padrinho políticos. O povo do Paraná é ordeiro e trabalhador, queremos pessoas serias para nos governar, queremos é o OSMAR.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*