Pesquisa Ibope aponta Dilma com 50% e Serra com 27% | Fábio Campana

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 50% e Serra com 27%

Levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria. Marina Silva aparece com 13%. Margem de erro é de 2 pontos percentuais

G1 / Globo.com

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (29) em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 50% das intenções de voto e o candidato do PSDB, José Serra, com 27% na corrida eleitoral pela Presidência da República. Marina Silva (PV) tem 13%, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Brancos ou nulos são 4%. Não souberam ou não responderam, 4%. Os demais candidatos juntos somaram 1% das intenções de voto. O cenário com os votos válidos da pesquisa será divulgado em instantes.

Espontânea

O cenário divulgado pelo Ibope diz respeito à resposta estimulada, quando os entrevistados são confrontados com uma lista de candidatos. Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem sem a ajuda da relação de candidatos, Dilma tem 44%, Serra 21% e Marina, 10%. Votos brancos ou nulos somam 5% e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não disputa a eleição ainda aparece com 1% das intenções de voto.


Cenário reduzido

No cenário reduzido, quando os entrevistados são confrontados com a relação dos três candidatos mais bem posicionados nas pesquisas, Dilma tem 51%, Serra aparece com 27% e Marina soma 13%. Brancos e nulos são 4% e os que não responderam ou não sabem em quem votar, 5%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT teria 55% contra 32% do tucano. Brancos e nulos somariam 7%. Já em uma disputa de segundo turno envolvendo Dilma e Marina, a petista teria 56% contra 29% da candidata do PV. Brancos e nulos seriam 8%. No cenário entre Serra e Marina, o candidato tucano teria 43% contra 35% de Marina e os votos nulos ou brancos somariam 12%.

Rejeição

O Ibope também interrogou os entrevistados sobre a probabilidade de voto no dia 3 de outubro. Os que disseram que não votariam em Dilma somaram 27%. Já os que não votariam em Serra ficaram em 34% e Marina, 28%. Os entrevistados que disseram votar “com certeza” em Dilma totalizaram 48% contra 24% de Serra e 13% de Marina. Os entrevistados que afirmaram que “poderiam” votar em Dilma somaram 19%, Serra 35% e Marina, 45%.

Conhecimento

A candidata do PT é “bem conhecida” por 22% dos entrevistados enquanto Serra aparece com grau de conhecimento de 25% e Marina, 11%. Os que disseram conhecer Dilma “mais ou menos” somam 36% contra 39% de Serra e 27% de Marina. A petista é conhecida “só de nome” por 16% e nenhum dos entrevistados respondeu não conhecer Dilma. O candidato do PSDB é conhecido só de nome por 11% e todos os entrevistados disseram conhecê-lo. Marina aparece com 29% e 3% ainda disseram não conhecer a candidata do PV.

Apoio de Lula

Somaram 47% os entrevistados que disseram votar em um candidato apoiado pelo presidente Lula contra 8% que disseram ter preferência por candidato de oposição ao presidente. Os que não irão levar em conta o apoio de Lula para decidir o voto somaram 41%. Não souberam ou não responderam totalizaram 4%.

Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 191 municípios e a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em junho, quando a CNI divulgou o primeiro levantamento, a candidata do PT apareceu com 38% e Serra somou 32%. Marina tinha 7% das intenções de voto.


21 comentários

  1. RST
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 10:41 hs

    E o Datafalha e Jornal Nacional querendo levar o Zé Chirico para o segundo turno? Depois dizem que nossa velha mídia é isenta. Haja paciencia.

  2. Diego
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 10:41 hs

    essa pesquisa nunca foi muito bem vista, lembro que na eleição passada ela dava como certa a vitória do Lula já no primeiro turno e deu no que deu, foi a eleição pro segundo turno.

  3. Vigilante
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 10:45 hs

    Sinto que o povo está acordando, só espero que não seja tarde. A Venezuela nos dá uma lição, basta ver que agora o povo começa acordar tentando diminuir o poder do louco CHAVES.
    No Brasil temos de impedir que o “dono da opinião”, o “rei”, o LULA e sua candidata fabricada nos imponham seus sonhos megalomaniacos de poder, enganando a pobre e sofrida população brasileira.
    Sou Serra e até Marina Silva porque são candidatos que demonstram boa índole, são respeitadores das leis e tem histórias de vida bonitas, de superação, de crescimento, de busca do conhecimento e são também de origem humilde: Serra filho de imigrante vendedor de frutas e verduras, Marina: analfabeta até os 16 anos, trabalharam muito para chegar aonde estão. Pergunto o que Dilma fez. a não ser nascer em berço de ouro e não aparecer em nenhuma foto na luta pela Diretas Já.

  4. Renato
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 10:56 hs

    VAMOS VOTAR PARA DAR 2°TURNO,APRIMORA A DEMOCRACIA E LIVRA O POVO DE DITADORES,QUE CENSURAM A O IMPRENSA.

  5. FCH
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:01 hs

    NÃO ENTENDO NADA… O DATAFOLHA DISSE QUE A MARINA SÓ TEM 17% DE REJEIÇÃO E AQUI NESTA PESQUISA DIZ QUE ELA TEM 28%??? TEM COISA ESTRANHA!!!

  6. CAÇADOR DE PETISTAS
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:08 hs

    Não adianta dona Dilma. O DIADOR LULA DA SILVA, chefe pode manipular as pesquisas mas, não poderá manipular a cabeça daqueles que conhecem as sujeiras do PT.

    Vai dar segundo truno e o Ditador Comunista Lula da Silva, aquele que pretende calar a imprensa dteme por isso pois, o lixo que esconde debaixo do tapete vermelho virá a tona.

    JOSÉ SERRA e BETO RICHA nesta quadrilha Petista.

  7. Cascavel
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:12 hs

    Mesmo com toda a imprensa contra a Dilma ela continua com 50%.
    Nestas eleições um fato novo está acontecendo. Fato verdadeiramente relevante. Mas que não precisa ser publicado na grande imprensa. Aliás, o fato relevante consiste exatamente nisto: o povo já não se guia pelos “fatos relevantes” publicados pela mídia. A grande imprensa perdeu o poder de criar a “opinião pública”.
    A “opinião pública” não coincide mais com a “opinião publicada”.
    O povo encontrou outros caminhos para chegar às suas próprias opiniões, e traduzi-las em suas opções eleitorais.
    Já houve eleições que mudaram de rumo por causa do impacto produzido pela divulgação de “fatos relevantes”, tidos assim porque assim divulgados pela grande imprensa.
    Agora, a grande imprensa fica falando sozinha, enquanto o povo vai tomando suas decisões.
    Bem que ela insiste em lançar fatos novos, na evidente tentativa de influenciar os eleitores, e mudar o rumo das eleições. Mas não encontram mais eco. São como foguetes pífios, que explodem sem produzir ruído.
    A reiterada publicação de fatos, que ainda continua, já não encontra sua justificativa nas reações suscitadas, que inexistem. Assim, as publicações necessitam se apoiar mutuamente, uma confirmando o que divulga a outra, mostrando-se interdependentes mais que duas irmãs siamesas, tal a impressão que deixam, por exemplo, determinado jornal e determinada revista.

  8. quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:14 hs

    kkk…deve ser por isso que Dilmá estava dando piti ontem e pedindo prá camarilha ajudar para não ter segundo turno….kkk

    “pesquisa de cindicato” deve ser igual a do osmar, que foi apreendida , devido a manipulação

  9. Ricardo
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:33 hs

    Os donos desses grupos de pesquisas são mais corruptos q o próprio PT.
    Assisti uma reportagem dias destes sobre a segurança da urna eletrônica.
    Para um hacker manipular resultados numa possivel invasão, teria de ter muito dinheiro para tanto.
    Então isso seria possível sim.Dinheiro pro PT não é problema, pois é a maior quadrilha disfarçada de partido de todo o planeta.

  10. Alberto
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:34 hs

    Esse caçador de petistas demonstra ser um analfabeto funcional em números. Somente o datafolha mostra que a diferença entre Dilma e os demais candidatos é nula.Sensus, Vox Populi e até mesmo o ibope desmoralizam o datafolha. E mais: na espontânea Dilma tem em média 45% contra pouco mais de 20% de serra e 11% a 12% da Marina “tiririca de rico” Silva.
    Se o Brasil tem quase 130 milhões de eleitores, cada ponto percentual representa mais de 1 milhão de votos! A diferença de Dilma para a soma dos demais candidatos ficaria, portanto, entre 10 e 15 milhões de votos!

  11. Duval Simões Araújo-Londrina
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:36 hs

    CNT Sensus deu 4,5% de diferença para dar 2º turno. Com a margen de erro de 2,2%, pode estar igual ao Datafolha, ou seja apenas 2% para dar 2º turno.

  12. Alberto
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 11:36 hs

    Falando em pesquisas cacador de petistas, como é que você explica a contradição do psdb: acusa o presidente Lula de ser “autoritário” por ter criticado jornais, revistas e televisões, porém, na hora da truculência é o primeiro da fila ao AMORDAÇAR as pesquisas de intenção de voto. Palavra com o cacador de petistas!

  13. Adalberto
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 12:19 hs

    Já cansei de falar pra muita gente, mas vou repetir de novo.

    Não adianta reclamações, que elege neste país não é quem lê jornais (revistas, blogs, etc) mas quem limpa a bunda com eles.

  14. quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 13:08 hs

    Cláudio Humberto, diz que:
    há pânico no comitê da Dilma que está com 42% e viés de baixa
    é o novo retrato do momento em pesquisa interna do PT

  15. FISCAL DE REALEZA
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 13:30 hs

    CASADOR DE PETISTAS

    DEPOIS DOS RESULTADOS SEJA DIA TREIS SEJA NO SEGUNDO TURNO NUNCA MAIS VOU CHAMAR VOCE DE IDIOTA E IGNORANTE PORQUE TENHO A CESTEZA QUE TU VAI POR A VIOLA NO SACO E SUMIR DO BRASIL
    POIS LUGAR DE GENTINHA PREPOTENTE E SAFADO É NA EUROPA E USA
    E SE VOCE TIVER DINHEIRO E PASSA PORTE VAI PELO LEGAL MAS COMO VEJO QUE VOCE É UM CLANDESTINO VAI PELO MEXICO QUE TALVEIS ENCONTRE OS EXTERMINADORES E TU FIQUES POR LÁ E QUE O BRASIL NÂO GASTEM PARA TRAZER O CORPO DE QUEM QUEIRA A VIDA FACIL

    CALA BOCA CASADOR DE PETISTA

  16. TU TA KA MÃO
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 13:32 hs

    Vocês acham que os povos de paises tido como de primeiro mundo não tiveram que passar por inúmeras provações.
    Se exemplo fosse bom niguém dava.

  17. Osmar Santos
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 13:46 hs

    É Dilma e Osmar já, no primeiro turno………….

  18. salete cesconeto de arruda
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 14:07 hs

    A esperança de DERROTAR uma MULHER e um POVO faz de alguns comentaristas verdadeiros bobos.

    Acorda Brasil!

    O FHC e o Serra já se reuniram para dividir o que sobrar das penas. O Aécio tem como missão fechar o caixão de quem deveria ser grande mas acabou no APAGÃO das PESQUISAS para os paranaenses – feito so da dita que VIROU MOLE!

    Que pena!

    Lamento pelos bons amigos que estão no PSDB.Mesmo que Beto leve será um governo pífeo salvo que um Mounir socorra antes que perca outra vez, verbas para habitação e tantos outros programas.

    Salve Mounir!

    Salve Fábio!

    Entendo a luta de vocês. Mas essa coisa de PROIBIR PESQUISAS é chamar o POVO do Paraná de o BOBO da vez. Até na Inglaterra já somos motivo de chacota.
    Como vai governar Beto já levando essa carga nas costas?

    SEM PESQUISA SOUBE ONTEM – O PARANÁ ESTARÁ SOB OBSERVAÇÃO DOBRADA PARA QUE NÃO HAJA FRAUDES.

    Se o TRE foi unanimidade – pior ainda.
    Dizem que obsrvadores estão se descolando para o estado acompanhados de segurança e de quem entende de fraudes em urnas. É que sem referência das pesquisas tudo se torna possível. Que vergonha!

  19. Brick
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 21:17 hs

    Eu que lamento pessoas que votam em candidatos do PMDB que só ganham eleições COMPRANDO

  20. Brick
    quarta-feira, 29 de setembro de 2010 – 21:24 hs

    Eu que lamento pessoas que votam em candidatos do PMDB que só ganham eleições COMPRANDO votos e se aproveitando da ingenuidade de pessoas que não têm um pão para comer.
    Já vi isso acontecer, ele compram os votos das pessoas e elas, como não têm outra alternativa aceitam para melhorar um pouco suas vidas.
    E ainda são ameaçadas qdo não votam.

    Já vi com meus próprios olhos como agem esses ladrões, corruptos, terroristas. Abusam do dinheiro público sem dó nem piedade depois que estão no poder.

    Acredito que não é necessário mais nenhum motivo para excluir esse tipo de gente da política.
    Se políticos como esses são capazes de comprar votos, o que não fazem quando estão com o dinheiro do povo na mão?
    Não entendo como as pessoas podem votar e apoiar políticos como o Requião por exemplo (e dizem que o Osmar Dias é pior), que nem educação tem.
    Ontem no debate pude também constatar que o Osmar Dias é tão mal educado quanto o Requião.
    Ainda verei o PMDB cair.

  21. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 30 de setembro de 2010 – 12:30 hs

    FISCAL DE REALEZA

    O maior idiota é aquele que não quer ver.
    Imbecil. Não dependo deste governo COMUNISTA miserável para viver muito menos de opiniões a meu respeito advindas de imbecis como você. Agorda idiota ou você pactua com tanta sujeira?

    JOSÉ SERRA e BETO RICHA na corja de malandros PETISTAS

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*