Na simulação do 2º turno, vantagem de Dilma cai 9 pontos e aumenta rejeição | Fábio Campana

Na simulação do 2º turno, vantagem de Dilma cai 9 pontos e aumenta rejeição

Deu na Folha de S. Paulo

Se houver um novo turno, o tucano José Serra terá de conquistar aproximadamente sete pontos percentuais para vencer

Dilma perdeu cerca de 3,6 milhões de votos entre os que ganham entre 2 e 5 salários, em relação aos dias 8 e 9

A diferença das intenções de voto nos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) em um eventual segundo turno caiu de 22 pontos para apenas 13 nas duas últimas semanas.

Isso significa que, havendo segundo turno, Serra ainda teria de conquistar cerca de sete pontos percentuais para poder vencer.

“Na polarização de um eventual segundo turno, quando um candidato perde um ponto, o outro ganha esse ponto”, diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

A chance de haver segundo turno foi provocada em grande medida pelos eleitores que ganham entre 2 e 5 salários mínimos. Essa fatia representa um terço do eleitorado de 135 milhões. Ou seja, são 45 milhões de eleitores.

Na pesquisa realizada entre os dias 8 e 9 de setembro, antes da queda da ex-ministra Erenice Guerra da Casa Civil, Dilma contava com o apoio da metade desses eleitores (22,5 milhões).

Agora, ela tem 42% nesse estrato, ou seja, 18,9 milhões. A perda em potencial de votos de Dilma no período foi de 3,6 milhões de votos.

Em termos proporcionais, Dilma amargou sua maior perda entre quem tem o ensino superior. A queda foi de sete pontos, de 35% para 28%. Cerca de 13% dos eleitores têm curso superior.

Nessa faixa de escolaridade, Dilma já é a terceira colocada na disputa presidencial (tem 28%), atrás de Serra (34%) e Marina (30%).

Em termos regionais, os eleitores que vivem nas capitais do país ou em suas regiões metropolitanas foram os que mais desembarcaram da candidatura Dilma.

A petista perdeu quatro pontos entre eles (caiu de 46% para 42%), que representam 38% dos eleitores.

Enquanto no Sul Dilma e Serra estão empatados nos limites da margem de erro (39% a 35%), a petista continua forte no Nordeste, mesmo tendo caído quatro pontos na região. Ela tem 59%, contra 19% de Serra.

A taxa de rejeição a Dilma atingiu 27%, seu recorde na disputa.


23 comentários

  1. Jonatan
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 9:39 hs

    VAMOS MOSTRAR A LULA QUE O GOVERNO DELE É UMA MENTIRA, UMA FALCATRUA. ELE ESTÁ GOVERNANDO EM CIMA DA SEMENTE PLANTADA PELOS GOVERNOS ANTERIORES, POR ISSO ELE ACHA QUE GOVERNOU ALGUMA COISA. MAS É UMA LENDA ESSE GOVERNO. NOSSOS FILHOS SEM EMPREGO, PARA FAZER ESTÁGIO TEM QUE RECEBER UMA MÍSÉRIA, SALÁRIOS BAIXÍSSIMOS, CORRUPÇAO DESENFREADA, A SEGURANÇA PÚBLICA NAO EXISTE, OS BANDIDOS SOLTOS, A CORRUPÇAO AUMENTANDO E ELES DO PT CADA DIA MAIS RICOS. O LULA SEM CULTURA ALGUMA E A DILMA NAO SABE NEM RESPONDER AO MENOS QUESTIONAMENTO FEITO A ELA EM TODAS AS SUAS ENTREVISTAS. VAMOS BOTAR ESSA PTZADA PRA CORRER POVO PARANAENSE E BRASILEIRO. NAO QUERO BOLSA FAMÍLIA NEM VALE GÁS SEU LULA, QUERO EMPREGO DECENTE PARA MEUS FILHOS PARA DE ENGANAR O POVO QUE EM 8 ANOS OS BRASILEIROS EMPOBRECERAM RADICALMENTE, TODOS. ATE OS MAIS SIMPLES COM SALÁRIOS RIDÍCULOS. MAS SEU FILHO, LULA, CUIDADOR DE ZOOLÓGICO, ESTÁ MILIONÁRIO. E A MADEIRA QUE VCE LULA ANDA TIRANDO LÁ DO NORTE DO BRASIL E DEPREDANDO O MEIO AMBIENTE. TODO MUNDO SABE DISSO. E A AMAZÔNIA LULA QUE ESTAO ACABANDO COM ELA E O SENHOR FAZENDO TURISMO PELO MUNDO. VAI TRABALHAR SEU … (?) … PAREM DE ROUBAR O NOSSO PAÍS.

  2. Duval Simões Araújo-Londrina
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 9:41 hs

    Apesar do nordeste(leia-se bolsa família) segurar a candidata do PT em 1º, o resto do país que é do bem, que não suporta mais a corrupção do governo petista, vai fazer dar 2º turno. E aqui no Paraná a queda de Dilma por corrupção no seu ministério, vai levar o seu candidato Osmar Dias para baixo junto. Podem até comprar e divulgar pesquisas frias na 5ª, mas vai dar Beto Richa no 1º turno, se Deus quiser. E os que apoiam Beto, TODOS, confiam em Deus. Na turma de Osmar muitos nem sequer acreditam no Divino, a começar pela candidata a presidente!

  3. mdv
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 9:43 hs

    GENTE!!! TA VENDO…. O URTIGÃO TAMBEM CAIU…….

    E PARA PRES TERA SEGUNDO TURNO……A MARINA CHEGARA A 17 E O SERRA 38

  4. Caio S
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 9:46 hs

    O Fantoche Inflável do Lulla começa a desinflar, a murchar, a cair… Tchau, ou melhor, PT saudações!!!!!

  5. celia
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 9:58 hs

    povo do paraná é um apelo nao vote em dilma soa cumprece do que acontece na casas civil. eles sabem de tudo ., vamos de JOSÈ SERRA E BETO RICHA>

  6. terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:01 hs

    e vai cair ainda mais.
    nós nao podemos deixar essa turma tanto tempo no poder.
    chega de mentiras e populismo barato.povinho incompetente esses petistas dos mensaloes.

  7. Brajak
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:16 hs

    Penso que nunca antes na historia “deçe paíz” os institutos de pesquisas erraram tanto … Não se surpreendam se a “muié do Lula”, como se diz no Nordeste, não chegar aos 40% dos votos válidos no dia da eleição. Serra, embora não tenha carisma, não seja velhaco, não seja possuidor dos atributos petralhescos da mentira e da empulhação, também não é essa assumidade toda. Talvez seja mais confiável, tem um passado “visível”, tem boas experiências de gestão pública, não foi simplesmente “inventado” do dia pra noite, e com a sua natural indumentária “vampiresca” possa assustar e afastar os fantasmas da recaída autoritária, da deslavada corrupção, da condescendência com malfeitores e da deterioração dos valores mais caros da sociedade.

  8. O ELEITOR
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:22 hs

    Marina virou o pesadelo de Dilma e o sonho de Serra
    Elza Fiúza/ABr

    A principal novidade da reta final da eleição se chama Marina Silva. A presidenciável do PV divide o estrelado com Erenice Guerra.

    Marina tornou-se a principal beneficiária do ‘Erenicegate’. Recolhe a maioria dos votos que o escândalo suga do cesto de Dilma Rousseff.

    A seis dias da eleição, Marina não exibe musculatura eleitoral capaz de içá-la ao segundo turno. Opera contra ela o relógio. Porém…

    Porém, ao escalar sobre Dilma, Marina termina por favorecer José Serra, o segundo colocado das sondagens eleitorais.

    A chance de a eleição migrar para o segundo turno –pesadelo de Dilma e sonho de Serra— parece escorada, por ora, no “fator Marina”.

    Em duas semanas, a candidata do PV subiu três pontos percentuais no Datafolha. Foi de 11% para 13%. E daí para os atuais 14%.

    No mesmo perído, Dilma escorregou cinco pontos. Na semana passada, descera de 51% para 49%. Agora, foi 46%.

    Serra, que oscilara positivamente de 27% para 28% manteve-se no mesmo patamar no Datafolha que veio à luz nesta terça.

    Considerando-se apenas os votos válidos, Marina já soma 16%. Empurrada por Erenice, ela subverte todas as previsões de Lula.

    O patrono de Dilma estimara que Marina chegaria ao dia da eleição como uma espécie de sub-Heloisa Helena. Dá-se o oposto.

    Em vez de definhar, Marina cresce. Pior: para desassossego de Lula, a ex-petista belisca votos de Dilma, não de Serra.

    Vem daí, sobretudo, o fantasma que acomoda no caminho de Dilma o risco do segundo turno –uma pedra que parecia improvável antes de Erenice.

    Se mantiver a curva de alta, a ambientalista Marina pode levar ao prato da balança eleitoral a folha que vai mover o pêndulo.

    Num cenário assim, de votação apertada, os ataques a Marina podem surtir o efeito de um bumerangue.

    No penúltimo debate, levado ao ar pela Record na véspera da nova pesquisa, Marina mostrou-se mais desenvolta que o habitual.

    Fustigou Serra e Dilma. Defendeu-se de Plínio de Arruda Sampaio. Contra Dilma, Marina levou aos holofotes Erenice, mola de seu crescimento.

    Evocou o mensalão. E disse que, sob Lula, a Casa Civil tornou-se escândalo recorrente. Pespegou: Que providências você adotou para evitar, Dilma?

    Ao responder, a protegida de Lula levou a mão ao tacape. Lembrou a Marina sua condição de ex-ministra.

    Afirmou que, sob a gestão da ex-colega de Esplanada, servidores da pasta do Meio Ambiente foram pilhados mercadejando madeira ilegalente.

    “Tomei as mesmas providências que você”, Dilma devolveu, lembrando que a reação vigorosa nem sempre oferece garantias contra a reincidência.

    Festejado pelos operadores de sua campanha, o contraataque de Dilma pode, a essa altura, funcionar como gol contra. Por quê?

    Dilma não perdeu a condição de favorita. Mas a hipótese do segundo turno, antes improvável, deixou de ser negligenciável.

    Marina tampouco perdeu o semblante de zebra. Mas, confirmando-se o segundo round, o apoio dela será mercadoria das mais cobiçadas.

    De concreto, por ora, apenas uma evidência: seja qual for o resultado da eleição, com um turno ou com dois, Marina sairá da disputa maior do que entrou.

  9. Pina
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:24 hs

    Eu sabia que uma mentira não iria persistir por tanto tempo sem uma resposta por parte do Povo brasileiro, chega de quererem Santificar o Lula. Está na hora de tomarmos as rédias e darmos o nosso voto de controle do nosso Brasil, vamos votar neste primeiro em Serra ou na Marina mais não vamos deixar a Dilma se achar a “poderosa” sem antes debater mais exaustivamente as consequências dos fatos! A Dilma está despencando nas pesquisas e aqui no Paraná o candidato Osmar Dias está caindo assutadoramente, fruto de sua ligação com Lula e com o PT/MST de Dilma, o nosso BETO RICHA vai ganhar com a diferença que se imaginava anteriormente ou seja, será eleito com 65% dos votos válidos…

  10. Cascavel
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:25 hs

    Mesmo a trma dos poderosos e da imprensa querendo não dara 2º turno.
    A Imprensa estava acostumada a mamar nas tetas do governo e manipular a população mas isto acabou.
    As pessoas tem opinião própria.

  11. Caçador Mensaleiro
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:32 hs

    Amigo Jonatan, conheço muito bem a região Norte do País, o Estado do Pará apresenta o menor índice de desenvolvimento humano no país,a média nas escolas estaduais é 5 para vocês terem idéia. A Governadora do PT tem vínculos com madereiros que tem garantias de livre tráfego pela região. O que se vê de madeira sendo transportada e exportada no porto de Belém é incrível e lamentável. A campanha para reeleição desta Sra. é baseada nos “bolsas”, intimidando a população que caso não vençam as eleições estes benefícios serão suspensos. Temos que dar um basta nessa gente.

  12. José Ronaldo Fassheber
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:44 hs

    Pesquisa DataFolha, isto é, DATAFALHA, roubando descaradamente os votos de Marina e dando ao Zé Vampiro. Como se #Marina43 fosse apoia-lo. #eca

  13. Sei das coisas
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:50 hs

    O que os candidatos precisam entender que tem a obrigação de fazerem o melhor para a população e que não é merito.
    Precisamos entender que não é saudavel a manutenção por muito tempo dos mesmos, que a mudança é salutar e que nem Serra, nem Dilma significam mudanças, mas seria a continuidade ou retorno das velhas práticas…. o que seria interessante, prudente, honesto é dar oportunidade para Marina, que quando percebeu que o PT não seria verdadeira, que estavam entranda na sacanagem saiu, foi corajosa para deixar um partido que estava em alta para manter o idealismo.
    PENSEM NA POSSIBILIDADE DE VOTAREM NA MARINA!!

  14. Raquel
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 10:50 hs

    VIVA, VIVA, VIVA, VIVA, VIVA, VIVA,
    VIRA VIRA VIRA….VIRÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. alberto fontes nogueira
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 11:02 hs

    Na verdade, como diria Jânio Quadros, esta “senhôra” nunca teve
    os índices propalados. Agora chegou a hora dos “ajustes”.
    Papel Higiênico pra PTZADA.

  16. Pedro Malazartes
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 11:32 hs

    Durval Simões: As pesquisas de quinta vão mostrar os mesmos números do começo da campanha. E a diferença serrá mesmo na faixa de 600 mil votos pró Beto. Daí prá cima…

  17. pedrao
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 11:36 hs

    se tivéssemos salarios digno, nao precisávamos dessa esmola do bolsa familia, com Lula ou sem Lula o brasil tinha crescido, e o Lula tem atribuído tudo isso a ele fora Lula e PT nunca mais

  18. ALEMÃO
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 12:20 hs

    Será que finalmente estão vendo que a dilemtira é uma falácia? Tomara que o Lulladrão corte os outros dedos de raiva. hahahaha.

  19. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 12:23 hs

    Coragem brasileiros de bem. A mentira não poderá ja,ais vencer a verdade tampouco a Ditadura Cumunista de Lula e Dilma vencer a DEMOCRACIA.

    JOSÉ SERRA e BETO RICHA já.

  20. Ângela
    terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 16:02 hs

    Divergências de opiniões à parte, quero apenas deixar registrado o meu sentimento de decepção em relação a alguns comentários preconceituosos sobre o Nordeste… Ao que parece, prevelece a crença de que o nosso povo não tem consciência política, dependendo de “esmolas” do Executivo para votar… Sinceramente, comentários do tipo ” Apesar do nordeste(leia-se bolsa família) segurar a candidata do PT em 1º, o resto do país que é do bem”… ou “muié do Lula” demonstram condenável pretensão de superioridade de vocês, sulistas, sobre nós nordestinos, deixando claro que os “doutos” pouco conhecem da riqueza de nossa diversidade cultural, do potencial do nosso setor industrial e turístico -alavancados nesse último governo após anos e anos de esquecimento e desprezo – bem como do alto nível de produção intelectual em várias áreas do saber.
    Enfim, sugiro que, ao exercerem o seu direito a livre manifestação do pensamento, respeitem os limites do bom senso e da educação quando se referirem à nossa região. Deixem de lado os seus PRÉ-CONCEITOS sobre esse povo que talvez nem tiveram a sorte de conhecer.
    A propósito: AINDA não me decidi em quem vou votar, portanto, não encarem meu comentário como uma defesa do Lula ou da Dilma.

  21. terça-feira, 28 de setembro de 2010 – 16:58 hs

    Meu Deus….como Deus é grande…acredito que agora vamos nos distanciar desta esquerda idiota, que apoia Fidel Castro, Hugo Chaves, Evo Morales, etc…

    Estou feliz de ficarmos livre desta gente sem escrupulos e sem dignidade moral, desse govevno de escandaklos e desonstidades, dessa gente do PT corrupta e de má fé.

    Meu Deus, abaixo essa mulherzinha, que ainda nada nos trouxe de bom…a não ser pertencer a guerrilhas e ser comunista…Livrai-nos senhor, desta camarilha…

    Vamos vencer esta eleição, pode ser Serra ou Marina…nas nãoi a Dilma.. Obrigado Senhor.

  22. chico
    terça-feira, 5 de outubro de 2010 – 17:11 hs

    A verdade ajuda a construir, ainda que as vezes doa, a mentira pode até governar, mas no final dá Lula, pior que tiririca a plantinnha difícil de combater, as vezes temos que esterelizar o terreno.

    salguemos a terra para que nela nada cresca, e acabe com a praga vermelha.

    deixemos aos nossos netos e até os deles um país onde a paz se faça e a verdade seja o objetivo final.

  23. dody goncalves
    sábado, 9 de outubro de 2010 – 0:01 hs

    como veces sao preconceituosos elitezinha du sul vai toma uma cacetada nesse segundo turno que vai perde a ter o jeito de andar viva dilma

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*