Ministra Erenice, braço direito de Dilma, acusada de cobrar propina | Fábio Campana

Ministra Erenice, braço direito de Dilma, acusada de cobrar propina

Da Agência Estado

Conhecida por ser “braço direito” da presidenciável Dilma Rousseff, a advogada Erenice Guerra, sucessora da candidata petista no comando da Casa Civil, é acusada, em reportagem da revista Veja, de montar no Palácio do Planalto uma central de lobby que cobra de empresários interessados em fazer negócios com o governo propina de 6%.

A reportagem revela que o filho de Erenice, Israel Guerra, que até pouco tempo atrás perambulava pela Esplanada em cargos comissionados de menor importância, tornou-se um próspero consultor de negócios.
Erenice rebate reportagem e põe sigilos à disposição

A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, divulgou nota neste sábado (11) rebatendo as informações divulgadas pela revista Veja e informa que estão à disposição seu sigilo fiscal, bancário e telefônico, assim como o de seus familiares.

De acordo com a reportagem, ela montou no Palácio do Planalto uma central de lobby por meio da empresa de consultoria de seu filho Israel Guerra, que cobrava de empresários interessados em fazer negócios com o governo uma taxa de propina de 6%.

A revista afirma que o empresário paulistano Fábio Baracat, que teria realizado um desses negócios, encontrou-se com Erenice quatro vezes para fechar um negócio de transporte aéreo com os Correios.

Ele afirmou à revista que a ministra pediu propina para “saldar compromissos políticos”. Segundo Erenice, a matéria é “caluniosa”.

Abaixo, a íntegra da nota:

“Sobre a matéria caluniosa da revista VEJA, buscando atingir-me em minha honra, bem como envolver familiares meus, cumpre-me informar:

1) Procurados pelo repórter autor das aleivosias, fornecemos – tanto eu quanto os meus familiares – as respostas cabíveis a cada uma de suas interrogações. De nada adiantou nosso procedimento transparente e ético, já que tais esclarecimentos foram, levianamente, desconhecidos;

2) Sinto-me atacada em minha honra pessoal e ultrajada pelas mentiras publicadas sem a menor base em provas ou em sustentação na verdade dos fatos, cabendo-me tomar medidas judiciais para a reparação necessária. E assim o farei. Não permitirei que a revista VEJA, contumaz no enxovalho da honra alheia, o faça comigo sem que seja acionada tanto por DANOS MORAIS quanto para que me garanta o DIREITO DE RESPOSTA;

3) Como servidora pública sinto-me na obrigação, desde já, de colocar meus sigilos fiscal, bancário e telefônico, bem como o de TODOS os integrantes de minha família, à disposição das autoridades competentes para eventuais apurações que julgarem necessárias para o esclarecimento dos fatos;

4) Lamento, por fim, que o processo eleitoral, no qual a citada revista está envolvida da forma mais virulenta e menos ética possível, propicie esse tipo de comportamento e a utilização de expediente como esse, em que se publica ataque à honra alheia travestido de material jornalístico sem que se veicule a resposta dos ofendidos.

Brasília, 11 de setembro de 2010.

Erenice Guerra

Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República.”

No novo figurino, segundo a reportagem, Israel operou, pelo menos, a concessão de um contrato de R$ 84 milhões para um empresário do setor aéreo com negócios com os Correios. Chamada de “taxa de sucesso”, a propina foi estimada em R$ 5 milhões e teria servido em parte para “saldar compromissos políticos”.

Em abril do ano passado, quando a Casa Civil da Presidência ainda era comandada por Dilma, o empresário paulistano Fábio Baracat, dono da Via Net Express, empresa de transporte de carga aérea e então sócio da MTA Linhas Aéreas, queria ampliar a participação de suas companhias nos Correios. O objetivo era mudar as regras da estatal, de modo que os aviões contratados por ela para transportar material também pudessem levar cargas de outros clientes, arranjo que multiplicaria os lucros de Baracat e sócios.

Para obter sucesso em suas pretensões, o empresário procurou a Capital Assessoria e Consultoria, uma firma pequena, cuja sede é uma casa numa cidade satélite de Brasília, mas que tem realizado grandes negócios. No papel, são sócios da Capital Saulo Guerra, outro filho da ministra, e Sônia Castro, mãe de Vinícius Castro, assessor jurídico da Casa Civil. São dois laranjas. Sônia Castro é uma senhora de 59 anos que reside no interior de Minas Gerais e vende queijo.

Estabelecido o canal, o empresário encontrou-se com Israel e Vinícius Castro, subordinado de Erenice. Nesse contato, obteve a certeza de que o negócio sairia. “Bastava pagar”, relatou o empresário à revista. Nos acertos seguintes, Israel mostrou que o sucesso empresarial estava em seu DNA. “Minha mãe resolve”, teria dito Israel, segundo o empresário. “Impressionou-me a forma como eles cobravam dinheiro o tempo inteiro. Estavam com pressa para que eu fechasse um contrato”, emendou, de acordo com a reportagem.

Prometido o dinheiro, feitos os contatos prévios, as “cláusulas” o contrato chegou à fase final e Bacarat foi convidado a se encontrar com Erenice. “Está na hora de você conhecer a doutora” teria dito Israel ao empresário. Os sócios de fato da Capital levaram então Bacarat para o apartamento funcional onde Erenice morou até março deste ano, antes de mudar-se para a Península dos Ministros. Na ocasião, entre conversas amenas, Erenice foi amável e abriu um vinho. O negócio estava fechado.

Explicação

Por e-mail dirigido à revista, Israel admitiu à revista ter feito o “embasamento legal” para a renovação da licença da MTA na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em dezembro. Israel também admitiu ter apresentado o empresário Baracat à mãe, mas apenas “na condição de amigo”. A ministra também reconheceu a existência do encontro, por meio de sua assessoria.

O caso articula-se com a campanha de Dilma não só pela presença de Erenice no caso, pela peculiaridade de a propina ter a suposta destinação de “saldar compromissos políticos”, mas também porque o escritório do filho-lobista funcionava, na prática, em uma banca de advocacia num shopping de Brasília que presta serviços à campanha de Dilma. A banca Trajano & Silva Advogados tem como um dos sócios o advogado Márcio Silva, coordenador em Brasília dos advogados que cuidam dos assuntos jurídicos da campanha de Dilma.

Hoje, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) aponta como “pior” aspecto da acusação o fato de o balcão de negócios estar montado na Casa Civil e não em outros órgãos públicos, como tem ocorrido no governo Lula. “Não é nem nos ministérios, tudo parece ser acertado dentro do Palácio do Planalto”, constata, lembrando não ser esta a primeira vez que Erenice está envolvida em operações suspeitas. “Ela também estava no lance dos cartões corporativos, cujos valores o governo não conseguiu explicar”, destaca. “Faço votos que não seja esta mais uma denúncia para o presidente Lula ridicularizar, como tem feito com tudo o de comprometedor que ocorre em seu governo.”


45 comentários

  1. Pina
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 21:44 hs

    Dilma Rousseff está vencendo as eleições porque Lula fez um bom governo, marcado pela redução da miséria, em meio a crescimento econômico e inflação sob controle. Simples assim. Soube manter as conquistas econômicas do seu antecessor e aprofundar programas sociais. Não conheço nenhum período da nossa história em que estivéssemos tão bem, apesar de muito longe de uma nação civilizada e precisarmos ainda de reformas ousadas.
    Difícil entender por que, com tantas conquistas, termine seu mandato atacando a imprensa, desrespeitando o poder judiciário, acobertando flagrantes falcatruas e dando sinais inequívocos de apoio do aparelhamento do Estado.
    Esse caso será mais um que anunciarão como se fosse mentira?
    Não vou compactuar com tudo isso, vou votar em José Serra,pois não quero dar meu apoio a corrupção no país!!!!!

  2. sábado, 11 de setembro de 2010 – 21:57 hs

    DE QUEM??? DO SERRA OU DO BETO????

    DEPOIS VEM QUEM?????

    O PAPA PEDÓFILO OU O IRON MAN?

  3. MARCIA DO CAJURU
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:03 hs

    ORA ISSO NÃO É NOVIDADE,AFINAL ELA FAZ PARTE DESSA QUADRILHA ,AOS POUCOS A SUJEIRA DESSA ALIANÇA DO MAL VAI PARECENDO.
    POR ISSO MEU POVO ACORDA !!!
    VAMOS MUDAR ESSA ELEIÇÃO SEJA MULTIPLICADOR,MUDE A CABEÇA DESSES DESINFORMADOS E IGNORANTES
    IGNORANTE É QUEM NÃO SABE,BURRO É AQUELE QUE SABE E INSISTE.

    BETO RICHA 45
    JOSÉ SERRA 45
    GUSTAVO FRUET 456
    RICARDO BARROS 111

  4. Bingo
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:09 hs

    Fudeu………………………………………………………

    A Casa caiu……………………………………………….

    Tem muito mais coisas ainda………………………..

    PT Pastelões Titas…………………………………….

    Que Dilicia………………………………………………

    Cai ………..cai………………..cai………….cain ..sim

  5. Torres Gemeas
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:11 hs

    Era as mais altas do \Mundo, foi a chão

    O Lula o mais popular, segundo $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Em menos de 20 dias a popularidade ta em prova

  6. Créditos
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:14 hs

    A Dilma Rousseff, ta que ni artista de primeira viagem nós filmes, quer os creditos dos mesmos, no inicio do Filme.
    Leu o portal Terra, estes dias Dilma.

    D diabolicamente

    I imaginem

    L ladra

    M maquiavelica

    A azarada

  7. Alfredoooooooooooooooooooooooo
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:17 hs

    Collor

    Sarney

    José Dirceu

    Dona Erenice

    Lula

    Osmar

    Requião

    VEJA

    Luiz Carlos Alborghetti, amou essa né parceiro.

  8. Osmar Santos
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:22 hs

    Jornalismo de esgoto….

  9. Osmar Santos
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:29 hs

    O empresário Fábio Baracat divulgou nota na tarde deste sábado (11) na qual desmente reportagem publicada na edição deste final de semana da revista “Veja”. Na reportagem, a revista apresenta relato atribuído ao próprio empresário sobre uma suposta negociação com o filho da ministra Erenice Guerra (Casa Civil).

    Nota de Esclarecimento

    Fui foi surpreendido com a matéria publicada na revista Veja neste sábado, razão pela qual decidi me pronunciar e rechaçar oficialmente as informações ali contidas.

    Primeiramente gostaria de esclarecer que não sou e não fui funcionário, representante da empresa Vianet, ou a representei em qualquer assunto comercial, como foi noticiado na reportagem. Apenas conheço a empresa e pessoas ligadas a ela, assim como diversos outros empresários do setor.

    Destaco também que não tenho qualquer relacionamento pessoal ou comercial com a Ministra Erenice Guerra, embora tivesse tido de fato a conhecido, jamais tratei de qualquer negócio privado ou assuntos políticos com ela.

    Acerca da MTA, há 3 meses não tenho qualquer relacionamento com a empresa, com a qual tão somente mantive tratativas para compra.

    Importante salientar que durante o período em que mantive as conversas com a mencionada empresa aérea atuei na defesa de seus interesses, porém o fiz exclusivamente no âmbito comercial, ficando as questões jurídicas a cargo da própria empresa e sua equipe.

    Inicialmente, quando procurado pela reportagem da revista Veja, os questionamentos feitos eram no sentido de esclarecer a relação da MTA com o Coronel Artur, atual Diretor de Operações dos Correios, em razão de matéria jornalística em diversos periódicos, nesta oportunidade ratifiquei o posicionamento de que embora tivesse conhecimento de alguns assuntos que refletiam no segmento comercial da empresa (que de fato atuava), não podia afirmar categoricamente a extensão do vínculo dela com o Coronel Artur.

    Durante o período em que atuei na defesa dos interesses comerciais da MTA, conheci Israel Guerra, como profissional que atuava na organização da documentação da empresa para participar de licitações, cuja remuneração previa percentual sobre eventual êxito, o qual repita-se, não era garantido e como já esclarecido, eu não tinha o poder de decisão da empresa MTA.

    Enfim, na medida que a MTA aumentava sua participação no mercado, a aquisição da empresa se tornava mais onerosa para mim, até que culminou, além de parecer legal negativo, na inviabilidade econômica do negócio.

    Acredito que tenha contribuído com o esclarecimento dos fatos, na certeza de que fui mais uma personagem de um joguete político-eleitoral irresponsável do qual não participo, porém que afetam famílias e negócios que geram empregos.

    São Paulo,11 de setembro de 2010..
    Fabio Baracat

  10. bico doce
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:34 hs

    A continuar assim a guerrilheira Estela ganhará um par de pulseiras cromadas e molusca vai para o casarão ver o sol nascer quadrado. A Justiça tarda mas não falha. Esperamos.

  11. Pereira
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:41 hs

    Erenice é braço direito de Dilma Roussef, a quem sucedeu no ministério. Seu filho Israel Guerra fez lobby para ajudar a MTA Linhas Aéreas a renovar concessão da Anac, o que permitiu um contrato com os Correios.

    A ministra viabilizou a atuação do filho, segundo a revista “Veja”. Erenice classificou a reportagem de “caluniosa”, embora a intermediação de Israel tenha sido confirmada por participantes das negociações.

    Quem conhece o PT e seus coligados, não vota no PT e em seus coligados!!!!!!!!

  12. sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:50 hs

    Eta Time Bão esse do Urtigão! O Brasil e o Paraná ficarão muito bem com esse Timão do Mensalão, da Corrupção!
    Acorda Brasil!
    Aqui no Paraná nós iremos segurar esses assaltantes do Erário! O Brasil irá Vencer! VENCEREMOS!!

  13. sábado, 11 de setembro de 2010 – 22:51 hs

    Essa em Brasília é conhecida com DILMINHA!

  14. rocinante
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 23:32 hs

    a partir de janeiro, será assim em todo o Brasil, e muitos filhos petistas ficarão muito, muito ricos da noite pro dia.

  15. Anônimo
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 23:41 hs

    Enfim a Revista Veja descobriu a América – rsrs.
    Alguem aí ainda não sabia do balcão de negócios criado no Governo Lula??
    Ah, sim, o mesmo Lula que apóia o Osmar Dias e o balcão de negócios do Requião et familia.

  16. sábado, 11 de setembro de 2010 – 23:49 hs

    QUE BELEZA! É O BRASIL DA COMPANHEIRADA!

  17. SOLANGE LOPES
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 23:52 hs

    E tem alguma novidade. É a quadrilha do PT assaltando os cofres públicos. E pensar que este estado de coisas possa continuar, dá até vontade de chorar. Fora ladrões.

  18. MUNIZ
    sábado, 11 de setembro de 2010 – 23:56 hs

    O PT do Lula e da Dilma está podre.
    8 anos no poder apodrece, imagine mais 4 + 4 + 4 …..
    É pena que o Serra esteja mal, mas aqui no Paraná temos que RENOVAR.
    Limpeza total da turma do Requião+Osmar+PT!
    Beto neles!

  19. Escritor / Curitiba
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 0:27 hs

    Acho, uma verdadeira lástima, o quadro político no Paraná. Muito além do ultrajante. ver, o osmar Dias defendendo o governo Lula e a Dilma, é deplorável para um senador que julgava sério e até competente.

    Essa denúnica, agora contra a Erenice Guerra, mostra que esse bando do PT pensa que o nosso país é um balcao de negícios, uma armazem da família – deles, claro. lembro das palavra sdo Roberto Jeferson, que afirmava que o PT tinha um projeto de angariar um bilhão de reais em propina, par permanecer 25 anos no poder no Brasil. 25 ANOS????????????????

    Acho, que precisamos dar umm basta nessa gangue do PT. Podemos votar em qualquer candidato, no Plínio, no Serra, na Mareina, mas que não seja a Dilma.

    O Lula é tão descarado, que apareceu defendendo a Dilma contra as quebras de sigilo do pessoal do PSDB, como se estivesse defendendo o certo.

    gente, não sou do PSDB, nem de partido algum. Mas, quando lembro a rajetória dos presidentes brasileiros, apenas um nome me vem a mente e que efetivamente se portou como um presidente, um estadista. Podem não gostar dele, podem achar que ele prevatizou a Vale, mas que era um antro de corrupção. O fernando henrique Cardoso foi, na história recente da república, o unico homem que merece ser chamado de presidente. Os demais foram homens de negócio.

    O fernando Henrique jamis apareceu em discueso defendendo ladrões, como o Lula faz com o Renan, o Collor, O jarder Barbalho.

    Meu deus do céu, o Lula apareceu antes de ontem defendendo um governador que hoje esta preso pela Polícia fedral. Será que vai precisar o que mais para compreendermos o momento perigoso que o Brasil esta vivendo?

    Essas pessoas que aparecem aqui defendendo esse governo de ladrões, não parou para perceber que o que está em jogo é muito mais que simples paixão política, mas o futuro de nossa nação????

    Acho, que quando o Lula ou qualquer pessoa do PT aparecer falando de integridade, deveriam antes lembrar da história do fernando Henrique enquanto presidente. Ele pode ser ranzinza, mal humoradop, ter feito algumas coisas erradas, mas ele honrou o Brasil colocando nosso país nos tirlhos. esses mesmos triljhos, que hoje a gangue do PT trafega e tenta se apoderar dos créditos.

    Quando ao Paraná, cruz credo que venhamos a eleger alguém que defenda toda essa ladroagem. Eu até votaria no Osmar, mas se ele estivesse em sã consciência – o que ele parece ter perdido completamente.

    Que o Beto vença e possa ao menos aqui no Paraná, mostrar que o nosso povo tem um pouco mais de cultura e não se deixa enganar por essa tropa.

    Como disse o procurador geral da república: 40 ladrões e seu chefe, o zé dirceu – pronto par voltar no governo da descarada Dilma.

    Escritor / Curitiba

  20. Flavio Amaral
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 6:38 hs

    A matéria publicada por Veja já sai do forno com pé quebrado, pois o empresário citado desmentiu tudo:

    O empresário Fábio Baracat divulgou nota na tarde deste sábado desmentindo o texto publicado na Veja. No texto, a revista escreve um relato que atribuiu ao empresário sobre uma suposta negociação com o filho da ministra Erenice Guerra, da Casa Civil.

    Leia abaixo a nota divulgada pelo empresário:

    “Fui surpreendido com a matéria publicada na revista Veja neste sábado, razão pela qual decidi me pronunciar e rechaçar oficialmente as informações ali contidas.

    Primeiramente gostaria de esclarecer que não sou e não fui funcionário, representante da empresa Vianet, ou a representei em qualquer assunto comercial, como foi noticiado na reportagem. Apenas conheço a empresa e pessoas ligadas a ela, assim como diversos outros empresários do setor.

    Destaco também que não tenho qualquer relacionamento pessoal ou comercial com a Ministra Erenice Guerra, embora tivesse tido de fato a conhecido, jamais tratei de qualquer negócio privado ou assuntos políticos com ela.

    Acerca da MTA, há 3 meses não tenho qualquer relacionamento com a empresa, com a qual tão somente mantive tratativas para compra.”

    Ao mesmo tempo, Erenice Guerra, ministra da Casa Civil, também divulgou nota classificando a matéria de Veja como caluniosa: “lamento, por fim, que o processo eleitoral, no qual a citada revista está envolvida da forma mais virulenta e menos ética possível, propicie esse tipo de comportamento e a utilização de expediente como esse, em que se publica ataque à honra alheia travestido de material jornalístico sem que se veicule a resposta dos ofendidos”, finaliza na nota Erenice.

    Leia abaixo a íntegra da nota distribuída pela Casa Civil:

    Nota à Imprensa – Casa Civil

    Sobre a matéria caluniosa da revista VEJA, buscando atingir-me em minha honra, bem como envolver familiares meus, cumpre-me informar:

    1) procurados pelo repórter autor das aleivosias, fornecemos – tanto eu quanto os meus familiares – as respostas cabíveis a cada uma de suas interrogações. De nada adiantou nosso procedimento transparente e ético, já que tais esclarecimentos foram, levianamente, desconhecidos;

    2) sinto-me atacada em minha honra pessoal e ultrajada pelas mentiras publicadas sem a menor base em provas ou em sustentação na verdade dos fatos, cabendo-me tomar as medidas judiciais cabíveis para a reparação necessária. E assim o farei. Não permitirei que a revista VEJA, contumaz no enxovalho da honra alheia, o faça comigo sem que seja acionada tanto por DANOS MORAIS quanto para que me garanta o DIREITO DE RESPOSTA;

    3) como servidora pública sinto-me na obrigação, desde já, de colocar meus sigilos fiscal, bancário e telefônico, bem como o de TODOS os integrantes de minha família, a disposição das autoridades competentes para eventuais apurações que julgarem necessárias para o esclarecimento dos fatos;

    4) lamento, por fim, que o processo eleitoral, no qual a citada revista está envolvida da forma mais virulenta e menos ética possível, propicie esse tipo de comportamento e a utilização de expediente como esse, em que se publica ataque à honra alheia travestido de material jornalístico sem que se veicule a resposta dos ofendidos.

    Brasília, 11 de setembro de 2010.

    Erenice Guerra
    Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República

  21. ACORDA BRASIL
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 8:23 hs

    ELA TEVE TODA ESSA INSPIRAÇÃO NA CHEFE, AMIIIGA, COMPANHEIIIRA E CAMARADA DIIILLLMAAA.
    ACORDA BRASIL, DEPOIS NÃO ADIANTA LAMENTAR…

  22. Pedro Malazartes
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 8:34 hs

    Com comissão para a campanha da futura chefa da quadrilha que se instalou no Palácio da Planalto, agora com suas vidraças blindadas, como o seu ocupante principal que pode ser flagrado violentando uma criança que a patuléia vai achar normal.

  23. Aspone.com
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 9:20 hs

    Revista veja, acusou, julgou e condenou, ainda bem que é a veja, se fosse um jornalismo sério eu ficaria preucupado, mas é apenas mais um braço do tucanato!

  24. João Henrique - Paranavai
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 9:45 hs

    seria interessante que o sr. colocasse a nota do empresário envolvido na reportagem da suja Veja: http://www.viomundo.com.br/denuncias/empresario-que-acusa-na-veja-divulga-nota-desmentindo-a-veja.html

  25. antonio francisco da silva
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 9:46 hs

    Demorou muito para grande midia a serviço da candidatura desastrada de José serra iniciar a baixaria.aguarde que lula vai dar a resposta a altura que a pig(partido da imprensa golpista) merece.Como to tal sigilo bancario não rendeu votos arrumaram outra e vão arrumar até o dia 3/10.Já é conhecido nas rodas sa situação tudo que está sendo elaborado no pelos laboratorios da pig/tucanata

  26. Pedro Malazartes
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 9:46 hs

    E a Gazeta do Povo mostra o que faz a falta de uma calculadora na região. Na página Voto Consciente na internet, tá lá que Beto, no Interior, vence apenas na região Sul/Campos Gerais, mais na frente mostra que ele vence também no Norte e Oeste. É Osmar que está na frente apenas em duas regiões: Noroeste e Sudoente, onde aquele que levantou suspeitas sobre recursos para a compra da sua fazenda em Tocantins e o acusou de ocupar mão de obra escrava, mandou os agricultores enfiarem faixas no rabo. É, parece que gostaram…

  27. João Henrique - Paranavai
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 9:46 hs

    segue a nota de esclarecimento de fabio baracat:
    “NOTA DE ESCLARECIMENTO

    Fui foi surpreendido com a matéria publicada na revista Veja neste sábado, razão pela qual decidi me pronunciar e rechaçar oficialmente as informações ali contidas.

    Primeiramente gostaria de esclarecer que não sou e não fui funcionário, representante da empresa Vianet, ou a representei em qualquer assunto comercial, como foi noticiado na reportagem. Apenas conheço a empresa e pessoas ligadas a ela, assim como diversos outros empresários do setor.

    Destaco também que não tenho qualquer relacionamento pessoal ou comercial com a Ministra Erenice Guerra, embora tivesse tido de fato a conhecido, jamais tratei de qualquer negócio privado ou assuntos políticos com ela.

    Acerca da MTA, há 3 meses não tenho qualquer relacionamento com a empresa, com a qual tão somente mantive tratativas para compra.

    Importante salientar que durante o período em que mantive as conversas com a mencionada empresa aérea atuei na defesa de seus interesses, porém o fiz exclusivamente no âmbito comercial, ficando as questões jurídicas a cargo da própria empresa e sua equipe.

    Inicialmente, quando procurado pela reportagem da revista Veja, os questionamentos feitos eram no sentido de esclarecer a relação da MTA com o Coronel Artur, atual Diretor de Operações dos Correios, em razão de matéria jornalística em diversos periódicos, nesta oportunidade ratifiquei o posicionamento de que embora tivesse conhecimento de alguns assuntos que refletiam no segmento comercial da empresa (que de fato atuava), não podia afirmar categoricamente a extensão do vínculo dela com o Coronel Artur.

    Durante o período em que atuei na defesa dos interesses comerciais da MTA, conheci Israel Guerra, como profissional que atuava na organização da documentação da empresa para participar de licitações, cuja remuneração previa percentual sobre eventual êxito, o qual repita-se, não era garantido e como já esclarecido, eu não tinha o poder de decisão da empresa MTA.

    Enfim, na medida que a MTA aumentava sua participação no mercado, a aquisição da empresa se tornava mais onerosa para mim, até que culminou, além de parecer legal negativo, na inviabilidade econômica do negócio.

    Acredito que tenha contribuído com o esclarecimento dos fatos, na certeza de que fui mais uma personagem de um joguete político-eleitoral irresponsável do qual não participo, porém que afetam famílias e negócios que geram empregos.

    São Paulo,11 de setembro de 2010..

  28. osiris Duarte
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 10:09 hs

    QUE BELO EXEMPLO !!! OU UMA AMOSTRA DO QUE VEM POR AÍ … QUEM VIVER VERÁ.

  29. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 10:19 hs

    E o Serra usando o cara que apareceu no programa do PSOL?

  30. Geralo Alves
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 10:33 hs

    Alguém tem dúvida da honestidade destes petistas fantasiados de políticos sérios?

  31. salete cesconeto de arruda
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 10:38 hs

    Fábio
    Só para você não ser o BOBO DA CORTE pega essa: É MENTIRA PLANTADA PELO GRUPO DO SERRA que comprou VEJAS e CARTILHAS PORNOGRÁFICAS para as crianças de São Paulo.

    JÁ CORRE ABAIXO ASSINADO DIGITAL PARA PEGAR TODOS OS QUE MULTIPLICAM A MENTIRA.

    Quem avisa amigo é.

    MANDA O BETO SE AFASTAR DO TENEBROSO DO CIRO.

  32. capitão nascimento
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 10:41 hs

    Pelo andar das pesquisas eleitorais, continuaremos sendo governados por esta quadrilha que há 8 anos tomou de assalto o Brasil. Por sinal, de assalto, a candidata do lula viajando da silva entende bem. Cada povo tem o governo que merece!

  33. juca bala
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 10:43 hs

    CARA DE NOJENTA, IGUAL A DA DILMA, E A DILMA QUANTO COBRAVA? CANALHAS

  34. Zangado
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 11:02 hs

    É de se perguntar – existe por acaso um presidente em exercício nessa nação ?
    Sim porque na sala ao lado da presidência, desde Zé Dirceu, só apareceu maracutaia … e das maiores … e está todo mundo livre, leve e solto …

  35. Vigilante do Portão
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 11:25 hs

    Hummm, teve até DEPÓSITO.
    Como essa gente gosta de uma “CONSULTORIA”

    O Zé Dirceu, vide de “CONSULTORIA”.
    O Filho do LULA, DEU “CONSULRORIA” para a Telefônica.
    O Filho da ministra, DEU CONSULTORIA para a empresa oter vantagens nos Correios.

    Desvirtuaram a atividade lícita de CONSULTORIA, virou sinônimo de CORRUPÇÃO, de TRAMBIQUE, de PROPINA.

    Tudo LEGAL, vai dizer a DILMA. O moço prestou um serviço e recebeu o pagamento….

    PILANTRAGEM PURA.

  36. Vivi
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 11:27 hs

    Mangabeira Unger, havia alertado que o governo Lula da Silva da

    qual fez parte é o mais corrupto em 500 anos de história do Brasil.

    O Veja desta semana apenas confirma o que todos já sabem de sobra.

  37. PT
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 13:02 hs

    O difícil está em achar uma notícia milagrosa para desbancar a quase primemira presidenta do Brasil…..

  38. ALEMÃO
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 14:27 hs

    Qual a novidade em ter mais uma quadrilheira do pt instalada em Brasilia?

  39. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 14:30 hs

    ONDE ESTÃO OS CARAS PINTADAS QUE DERRUBARAM ARRUDA?

    Onde estão os Petistas? porque se calam?
    Ou, tudo o que esta acontecendo, todos estes crimes praticados pelo PT de Lula e Dilma, não passam de factóides?
    Seja honestos consigo mesmo petistas e admitam que Lula e Dilma são duas fraudes.
    Admitam que a quadrilha do PT sempre agiu desta forma criminosa.

    Esta éa mulher que Lula quer enfiar no rabo dos brasileiros.
    Acoredm brasileiros
    Segundo turno, JOSÉ SERRA e Dilma, cara a cara, quero ver quem pode e sabe mais. os brasileiros tem que saber para poder decidir seu voto. Do jeito que Lula vem fazendo, blindando sua candidata e mentindo descaradamente ao povo brasileiro, não é DEMOCRACIA.

    Não adianta blindar sua cãndidata Sr. Lula da Silva.
    FORA QUADRILHA DO PT

  40. maria jose nunes teixeira
    domingo, 12 de setembro de 2010 – 20:12 hs

    PTRALHADA É TUDO NORMAL,, É PERSEGUICAO,,

    SUGESTAO PARA O PT,, CONSULTE O IMPOSTO DE RENDA,,,,KKKKKKK

  41. Nilton
    segunda-feira, 13 de setembro de 2010 – 9:56 hs

    E a Veja tem alguma credibilidade??

  42. Maria C. da Silva
    segunda-feira, 13 de setembro de 2010 – 21:02 hs

    Que homem bandido é este Osmar Dias, como pode se vender ao Lula e a Dilma, n a eleição passada votei para ele, e fique muito triste por não ter sido elelito, pensava que tivesse carater, mais que pena, cara de pau, sem vergonha, como tem a coragem de ficar do lado de um governo mentiroso, falso , salafrário, e aida pedir votos para esta mulher, que nunca fez nada bom pelo Brasil, sabemos que não é boa coisa, comunista, chavista etc. Osmar, nunca mais terá o meu voto, fica do lado podre do poder, v^se não contamina seu irmão tá bom?

  43. Maria C. da Silva
    segunda-feira, 13 de setembro de 2010 – 21:12 hs

    Beto, vamos ganhar, vamos mostrar que aqui no Paraná o povo tem sabedoria, e se não deixa engananr pelo sapo barbudo e sua corja de malandros, Beto estamos com voce, com o Serra, mostra para ao povo toda verdade sobre o Lula, enganador, safado, se meteu no governo de Honduras, deu asilo ao bandido Zelaya na embaixada brasileira, amigo do Collor, do Dirceu, da Família Sarney, do Renam e tantos outros, como Fidel e Hugo Chaves, não queremos que esses bandidos fiquem no poder, vamos tirá-los com nosso votos, pedimos aos gauchos e aos catarinenses, para não votar na tropa petista, eles não merecem.

  44. alaor
    segunda-feira, 13 de setembro de 2010 – 21:38 hs

    E mesmo divertido a coisa, quando o LULA estava em campanha diziam que se ele fosce eleito o brasil ia pro brejo. Agora o cara tem a maior aprovação da historia quem esta errado, Vocês que estão criticando ou os 50 e la vai pedrada, que ela ta na frente me respondammmmmmmmmmmmmm.

  45. taylor
    segunda-feira, 13 de setembro de 2010 – 23:58 hs

    a revista tem e muita credibilidade sim quem não tem è esse bando de ladrão que se estalo no planalto e ainda falam roba mais faz a seo brizola tivesse vivo não estaria acontecendo esses roubo por que ele denunciava o tempo todo jamais aseitaria osmar ta junto com essa corja mas osmar ja se contajio pelo poder ele vende ate a mae se não vender a mulher??? essa cara de santo ja foi que pena

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*