Hélio Bicudo: 'País pode caminhar para ditadura civil' | Fábio Campana

Hélio Bicudo: ‘País pode caminhar para ditadura civil’

Durante 25 anos, a biografia de Hélio Bicudo enfeitou os quadros do PT. Com o passar do tempo, o promotor franzino tornou-se um estorvo. Em 2005, ano do mensalão, achou que era hora de se desfiliar.

Na semana passada, Bicudo, 88, voltou ao meio-fio num em defesa da democracia e da liberdade de imprensa. Uma reação a Lula. Acha-o diferente do Lula de quem fora vice, nos anos 80, numa chapa que disputou o governo de São Paulo.

Em entrevista veiculada neste domingo (26) em ‘A Gazeta’, Bicudo declara: sob a liderança de Lula, “o Brasil pode caminhar para uma ditadura civil”.

No Leia Mais algumas de suas declarações:

– A democracia está sob ameaça? Acho que sim, porque o presidente da República ignora a Constituição, se acha acima do bem e do mal, e, com uma vitória que está delineada em favor da sua candidata, concentrará todos os poderes da República em suas mãos, além do apoio da maioria dos Estados e da população em geral. Com uma pessoa com esse potencial, e que não vê no ordenamento jurídico do país a maneira de estabilizar as discussões e debates, o Brasil pode caminhar para uma ditadura civil, sem dúvida.
– Depois de 25 anos no PT, imaginou que isso pudesse acontecer? De início, não, mas no final, achava que aconteceria essa reviravolta. Foi marcante aquela carta aos brasileiros que Lula escreveu antes da sua primeira eleição, demarcando uma posição muito mais para o neoliberalismo do que para o socialismo.

– Vê diferenças entre o neoliberalismo de FHC e de Lula? Não há nenhuma diferença, porque quem comanda as decisões políticas hoje, como ontem, é o próprio capital.

– O PT indicava uma prática diferente? O PT fazia uma oposição bastante forte nos governos Sarney e Fernando Henrique. A partir do governo Lula, a unanimidade popular que ele foi conquistando afastou a oposição do seu caminho. E o que aconteceu? Sobre o mensalão e os outros atos de corrupção apontados, nada se fez. Quando Lula diz que é presidente da República até sexta-feira à noite, e depois fecha a gaveta e só volta na segunda-feira, pratica crime de responsabilidade. Afinal, como presidente ele jurou obedecer às leis do país. E a Constituição não permite que um presidente da República participe da campanha eleitoral como ele está participando. É crime que leva ao impeachment, mas nem os partidos políticos, nem a sociedade civil movem nenhuma pedra contra isso.

– O que esperar de Dilma? Quem continuará mandando no país vai ser Lula. Dilma diz que ela é o Lula. Então as coisas continuarão como estão, com a mesma corrupção, o mesmo manejo da coisa pública.

– Imaginava voltar às ruas em defesa da democracia?
A gente fica frustrado, depois de uma longa luta em prol da democracia, ver o que estamos vendo. E acho que não temos democracia, até pela maneira pela qual se conduz a vida pública, onde um grupelho toma conta do governo, pondo nele seus parentes, seus amigos… Não é o governo do povo. Veja a própria constituição do Supremo Tribunal Federal, onde não se fez uma consulta maior para a escolha dos ministros. Ela foi pessoal, feita pelo próprio presidente. Leis passam na Câmara e no Senado, por atuação da presidência da República, que transformou o Legislativo em algo sem a menor expressão. […] Quem manda no país, passa por cima das leis é ele, Lula. Vai eleger a presidenta que fará o que ele quiser.

– Como vê Lula? Um homem inteligente, que poderia usar essa inteligência para implementar e fortalecer a democracia no país, mas optou por incrementar o poder pessoal. […] Ele sempre mandou no partido, afastou as lideranças que pudessem competir com ele. É o dono, sente-se acima do bem e do mal.

– Os escândalos e o ‘eu não sabia’:
Ele sabia de tudo, deixou as coisas escaparem. A oposição não atuou e, hoje, chegamos onde estamos.

– Incompetência da oposição? Foi inexistência de oposição.

– A saída do PT, em 2005
: Saí porque achei que o partido não estava trilhando a estrada que havia traçado no seu nascedouro. Ele deixou de representar o povo. Pode até ter o voto do povo, mas representa os interesses daqueles que o comandam.

– Lula e a imprensa:
Olha, Lula vive dizendo que a imprensa o prejudica. Eu acho que é o contrário. […] A imprensa tem ajudado Lula e seus candidatos. Você não pega um jornal, um programa de televisão, que não exiba um retrato dele. O povo não vê o que está escrito além dá manchete. Funciona como propaganda.

– Lula e a popularidade: Mis-en-scène… Pergunto: com tudo isso, o que o Brasil conseguiu, do ponto de vista internacional? Zero. A questão da popularidade não tem relação com a eficiência. Olha o caso do Irã. Tem maior vergonha do que isso? Nossa política externa é péssima. O Brasil não conseguiu colocar uma pessoa em cargo relevante no conceito internacional. Em matéria de Direitos Humanos, botaram lá em Genebra uma pessoa que jejuna nessa área. E onde estão os direitos humanos no Brasil, onde o presidente aceita que a Lei de Anistia contemple também torturadores? E a compra de 36 aviões de caça? Uma brincadeira, desperdício de dinheiro público…

– O ‘ato contra o golpismo midiático’, com CUT, UNE, movimentos sociais e políticos governistas: Lula sempre diz que há uma revolução midiática para retirá-lo do poder. Os pelegos dele é que fizeram o movimento em contrário ao nosso.

– O manifesto pró-liberdade de expressão:
Ontem, mais de 20 mil pessoas já tinham assinado o nosso documento. A semente foi plantada, e agora depende da sociedade. Porque o problema é também de pós-eleição. Repetindo o que já foi dito: se você não vigia, não tem democracia. Deve-se vigiar permanentemente quem governa o país, para que não haja desvios. Seja quem for eleito, independentemente do partido político.

– Vê méritos neste governo? A questão é: o que o governo pretende com sua atuação? Para mim, só autoritarismo.

– O convívio com Lula:
Sim, mas os tempos mudaram completamente. Ele acabou com as lideranças do partido, e lançou uma pessoa que nem era do partido, tradicionalmente, à presidente. Hoje o PT não tem diferença nenhuma dos outros partidos.

– A opção por Marina Silva: […] Entre os candidatos que estão aí, é ela quem tem as melhores condições, do ponto de vista de sua vida, do trabalho que já fez e se propõe a fazer…


21 comentários

  1. anonimo
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 10:17 hs

    o povo tem o governo que merece agora pra governo no paraná tem que vende o voto ., depois vem a conseguencia. e está ai pra todos ver ,so quem nao quer ver.melhor seria jose´serra ou marina. no paraná melhor é BETO RICHA .ainda da pras salvar o paraná. beto

  2. Robson
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 10:22 hs

    “se você não vigia, não tem democracia. Deve-se vigiar permanentemente quem governa o país, para que não haja desvios. Seja quem for eleito, independentemente do partido político.”

    Aí está o principal problema,VIGIAR OS POLÍTICOS,e quem disse que o brasileiro faz!?O brasileiro quando em época de eleição,somente quer saber de votar em candidatos que fazem as coisas para eles próprios como dar aumento de salário,cargo,bolsa isto bolsa aquilo,prato de comida e similares,se não for em benefício próprio não tem validade.O poçítico deve ver o meu lado, independente se ele tem honra ou não ou se é corrupto ou não,teve uma pesquisa a tempos atrás e hoje duvido que mudou que diz o seguinte:oitenta a noventa por cento dos brasileiros disseram que se estivessem na política roubariam também.Resumindo, temos uma massa DESONRADA,IGNORANTE e que somente enxerga o PRÓPRIO UMBIGO, sendo assim como teremos bons políticosa e como o Brasil mudará?
    O povo brasileiro não tem um pingo de altruísmo,cultura e honradez,se vende por migalhas para continuar usufruindo de alguma teta, esta classe política que esta aí é por causa do próprio povo e sua ignorancia e estupidez, ele não pergunta para um candidato qual é o seu projeto ou que vc já contribuiu para a melhoria do país e sim pergunta se ele ja fez algo para mim ou se vai fazer algo para mim.

    ENTÃO COMO O BRASIL MUDARÁ?NÃO MUDARÁ

  3. PT, O CÂNCER DO BRASIL
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 10:35 hs

    Ora, claro que o PT com Dilma caminha para o mesmo caminho da Venezuela, (DITADURA), so não vê quem não quer. As atitudes de Lula da Silva por si só, ao interferir na eleição Presidêncial como nunca outro Presidente o fez, viajando brasil a for pedindo voto para sua cândidata bândida, desrespeitando as leis eleitorais, forçando o povo a votar em sua cândidata sob a grande mentira de ela seria a garantia da manutenção de seu governo, já significa atos de DITADOR. É o que chaves vem fazendo na Venezuela. Os artistas, os magistrados e os intelectuais que querm a conitunidade da DEMOCRACIA tem uma semana para mudar o jogo. tem uma semana para levar ao cionhecimento do povo brasileiro o que esta acontecendo no Brasil e o perigo que Dilma e Lula representam a Democracia Brasileira.

    “uma semana, so uma semana”. É o que nos resta, caso contrário ADEUS DEMOCRACIA.

  4. walter
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 10:39 hs

    esse é um tucano safado

  5. salete cesconeto de arruda
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 10:49 hs

    O Boff é bem melhor do a turma do Hélio.

    O POVO JÁ PERCEBEU ISSO.

  6. Michel Deolindo
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 12:04 hs

    Depois do ex-Gabeira temos o ex-Bicudo.

  7. Rionaldo
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 17:03 hs

    O BICUDO ESTÁ ENGANADO QUANDO FALA QUE O PT MUDOU!!!!!!!!!!!!
    O PT NÃO MUDOU EM NADA, NÓS É QUE FOMOS ENGANADOS, ESSA TURMA QUE ESTÁ MANDANDO NO PAÍS HOJE REVELOU SUA VERDADEIRA IDENTIDADE!
    SÃO TODOS FACISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ALIÁS, O EMÉRITO PROFESSOR FLORESTAN FERNANDES, SETENCIOU: “ELES NÃO TEM IDEOLOGIA, ELES SÃO SINDICALISTAS QUERENDO SUBIR NA VIDA A QUALQUER CUSTO”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. DILMA - ADEUS DEMOCRACIA
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 17:27 hs

    Com todo o meu respeito Sr. Hélio Bicudo. O Brasilo é um pais democrático “de fachada”. A democracia no Brasil já não existe mais, basta ver o que esta acontecendo a nossa volta. Lula da Silva desrespeita a Constituição Federal, faz pouco caso da Justiça Eleitoral e ameaça a imprensa brasileira cerceando o direito de livre arbitrio do cidadão quando da, manifestação da vontade de escolher livremente seu sucessor. Resta apenas uma semana, só uma semana para que Lula, Dilma e o PT coloquem em prática seu plano comunista e se a mídia, a sociedade brasileira e as autoridades enfim, as cabeças pensantes não agirem, ADEUS DEMOCRACIA.

    Esta é a mais pura realidade.

  9. IN VINO VERITAS
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 17:43 hs

    O censurador de pesquisas é que representa a democracia? se fosse o Chavez aí era a gritaria chamando-o de ditador. O que é divertido é ver que o tucanato tem mais um “bicudo” desesperado. Essa fantasmagoria que ora estão lançando, me lembra as falas de 1964, que nos lançaram em 20 anos de “democracia militar”. O que se pode ver nesse discurso do “movimento pela “democracia” é o puro despeito dos defenestrados do poder. que não são capazes de reconhecer que um homem do povo transformou-se no estadista que superou a subserviência histórica aos americanos s europeus. Meia dúzia de aparvalhados diplomatas de botequim que questionam nossa política externa atual mas sempre fizeram o jogo dos estrangeiros. É Patético!

  10. IN VINO VERITAS
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 17:48 hs

    Além do que o mais novo “bicudo” do tucanato e sua claque estão atrasados, como sempre, o país sob a liderança de Lula não se tornou uma ditadura civil. Esse “bicudo” esqueceu-se que a candidata é Dilma e não mais Lula.

  11. TRALALÁ
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 17:49 hs

    Quem vigiar?
    A imprensa!
    Estes estão interessados em obter vantagens comerciais apenas.

  12. Pirro, ganhou mas não levou
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 18:39 hs

    Antes tarde que nunca, né seu pé na cova? Só agora enxergou a verdade sobre o PT?

  13. dalton gonçalves
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 19:41 hs

    Helio Bicudo depois de tanta luta e de tanta militancia na esquerda está dando uma de neoudenista. Só falta o Dr. Helio agora inventar a Carta Brandt.
    A imprensa em nehum momento foi censurada. A imprensa precisa é de responsabilidade. Livre imprensa existe. O que não está existindo é responsabilidade. A imprensa brasileira virou partidaria e com vergonha de assumir. A imprensa brasileira ficou irresponsável, fazendo recordar o tempo de ouro dos Diarios Associados, que quem paga leva. E o caso da Folha e da Veja, totalmente comprometida com a campanha Serra. A hipocrisia da Folha chegou aos limites. A Folha levou dez anos para conquistar a credibilidade após apoio a ditadura e a Operanção Bandeirante. Recuperou sua imagem com a campanha das diretas. Agora vai levar mais 15 anos para recuperar sua imagem depois das eleições de 2010. A Folha e Veja, viraram planfeto de campanha.

  14. Pedro
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 20:09 hs

    Engraçado que quando dizem que ao ficarmos velhos, voltaremos ao ser criança, eu não acredito.

    Mas quando leio essa tipo de coisa, aqui no Campana, eu começo a acreditar.

    Este Senhor deveria se atualizar antes de falar besteiras.

    O BRASIL NÃO É DO PT!

    O PT É DO BRASIL, E DOS BRASILEIROS!

  15. ALEMÃO
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 20:27 hs

    Para o IN VINO VERITAS, a dilma, aquela que roubou, sequestrou e matou para implantar o socialismo e não a democracia – e que agora processa o Estado para obter indenização pelos seus atos inglórios – vai ganhar mas não vai levar. Não vai levar porque quem vai mandar é o PT do Zé Dirceu, um corrupto e vagabundo de primeira e do Berzoini, outro larápio sem vergonha, fora os outros aloprados quer vem na rabeira. Quero ver como o fantoche burro e ididota da dilma vai se comportar obedecendo as ordens desses imbecis de plantão. Ah, e ainda tem o PMDB que vai ficar com a metade do governo, e aí os ladroes do PT não vão conseguir fazer nada contra. Isso quer dizer que a metade do PIB o PT vai roubar e a outra metade vai ficar com o Temer e sua corja.
    REZO PARA QUE OS MILITARES TOMEM CONTA NOVAMENTE.
    Só que agora tem que dar um fim neles e não só prender.

  16. PT SINDICALISTA
    domingo, 26 de setembro de 2010 – 22:44 hs

    O Povo brasileiro dorme e espero que ate a eleiçao haja um despertar do Povo. Eles querem, os Ptistas, apenas enriquecer seis bolsos e levar nosso dinheiro para fora, principalmente aos atuais ditadores da America Latina. Vivemos, com o PT, coisa nunca vista, uma falsa democracia. Desde a entrada do PT o país vive uma ditadura e uma roubalheira sem limites. E se essa guerrilheira entrar vai ser o fim, só espero q entao na proxima eleiçao haja tempo de salvar esta naçao dessa bandidagem. E o Lula que viajou o governo todo com nosso dinheiro, mandou dinheiro nosso para seus amigos ditadores faz campanha deslavada e a Justiça Eleitoral é uma vergonha… E o Osmar que era inimigo mor de Requião e agora beija os pés desse governador que nao fez nada pelo Parana – como governador e como Senador. O Requiao é uma farsa, ele engana e o povo engole, outra a gata borralheira da Glesi. Paranaenses ainda é tempo, vamos dizer nao a esse bando de roubadores do país. O Brasil está enfeitiçado…

  17. Edson
    segunda-feira, 27 de setembro de 2010 – 11:50 hs

    Povo Brasileiro: Deitado (Dormindo) Eternamente em Berço Esplêndido.
    Um povo louco o suficiente para eleger candidatos do nível de “ROMÁRIO” e “TIRIRICA”… esse povo é mais “SAFADO” do que todos os políticos juntos.
    Lamento muito… OH! Povo BRASILEIRO, tão IMBECIL que ainda não aprendeu “como” VOTAR.
    Os Políticos” sabem que estão lidando com um povo IMBECIL, assim, fazem tudo o que querem do jeito que querem.
    Se eu fosse “Politico” faria o mesmo que “eles” fazem, iria ROUBAR o máximo desse povo IMBECIL, DOENTE, ALIENADO…

  18. Nilton
    segunda-feira, 27 de setembro de 2010 – 14:14 hs

    putz, ele esqueceu de dizer também que se a Dilma ganhar, ela vai vender os orgãos de todas as criancinhas brasileiras, vai construit um campo de concentração no semi arido brasileiro e tentar invadir os Estados Unidos para implantar o 1º Reich petista…..o senhor bicudo (igual um tucano) está muito certo, a gente não ouviu o que falavam quando o Lula era candidato, que ele iria fazer o Brasil ser comunista, que ia fechar as igrejas….coisas todas que aconteceram….bando de intelectualoides miopes

  19. jose joanes de sousa freire
    segunda-feira, 18 de outubro de 2010 – 14:19 hs

    Com muito respeito, o sr Helio bicudo nao sabe o que estar falando. O Brasil estar no rumo certo.

  20. Paulo
    quarta-feira, 27 de outubro de 2010 – 17:00 hs

    Engraçado!! Nunca ouvi ninguem dizer q o PT se veste de povo, humilde e pobrezinho mas nao passam de milionarios avidos por mais e mais dinheiro desse povo que fazem questao de manter na miseria e ignorancia!! Que Plano economico Lula implantou?? Que comunismo ele praticou?? Apenas seguiu babando ovo do 1 Mundo e passando mais tempo viajando que no Brasil!!! Ridicularizou o Real e agora anda montado na estabilidade que herdou dizendo “nuncanahistoriadefepais”
    Tenho pena da pobreza de espirito de quem apenas repete a ladainha de que eles governam p pobres!! Pena!!!

  21. brasileiro desolado
    sexta-feira, 29 de outubro de 2010 – 7:15 hs

    Infelismente nosso pais caminha para um fosso profundo.Alias toda America Latina,começando pelo Mexico com as quadrilhas de narcotrafico dominando o pais,passando pela Venezuela de Chavez, o Brasil de Lula e ate a Argentina que tambem começou a Censura a Imprensa. Eh uma regiao relegada ao populismo barato, com as massas controladas por oligarquias seculares. Infelismente levaremos muitas geraçoes para acordar,e, cair na realidade de que ARAR NO MAR as chances de sucesso sao remotas, como dizia Bolivar. Veremos daqui para a frente a destruiçao de uma economia que tinha tudo para ser uma das maiores do mundo. Pobre Brasil !

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*