Erenice diz que foi 'traída' por servidor da Casa Civil | Fábio Campana

Erenice diz que foi ‘traída’ por servidor da Casa Civil

Via Josias de Souza

O encontro procurador da EDRB ‘foi uma completa traição’

‘Não tenho condições de acompanhar o trabalho de filho’

‘Acredito nas afirmações que me foram feitas’ por Israel

‘Fui apresentada ao Baracat pelo meu filho como amigo’

‘Que será de meus filhos, vão ter de viver à minha custa?’

‘Óbvio que isso está diretamente ligado à disputa eleitoral’

‘O meu filho se chama Israel Guerra, e não Verônica Serra’

‘Conversamos. Dilma não tem dúvida sobre minha conduta’

‘Conversei com presidente e ele foi muito amoroso comigo’

Erenice Guerra quebrou o silêncio. Falou aos repórteres Octávio Costa e Sérgio Pardellas. Recebeu-os na quinta (16), dia em que virou ex-ministra da Casa Civil.

Levada às páginas de IstoÉ, a entrevista é a primeira manifestação de Erenice sobre o caso que a derrubou. Antes, só falara o por meio de notas oficiais.

Considera “traída” por Vinícius Castro, afastado do Planalto depois de ter sido apontado como sócio de Israel Guerra.

Quanto ao filho e demais parentes, não parece enxergar conflitos entre o público e o privado: “O que será dos meus filhos e dos meus parentes? Terão todos que viver à minha custa?”

Atribui o seu infortúnio à atmosfera eleitoral: “[José] Serra percebeu que falar de quebra de sigilo não era uma boa tônica, então vamos falar de outra coisa. E a Erenice foi a bola da vez”. Abaixo trechos da entrevista:

– O que mais pesou em sua decisão de pedir exoneração? Foi a campanha de desconstrução da minha imagem, sórdida e implacável, atingindo, sobretudo, a minha família. Esses valores colocados em questão são caros para mim. Sou uma pessoa de origem simples e a família é o núcleo central que estabiliza a gente. […] Entendi que era o momento de fazer uma opção. Uma opção pela minha vida pessoal, minha família, meus filhos e minha mãe, que sofre com tudo isso.

– Por que existiria uma campanha difamatória contra a sra.? Está vinculada ao momento político-eleitoral.

– Conhece o trabalho do filho Israel para garantir que é inocente? Uma pessoa que trabalha a quantidade de horas que eu trabalho por dia, […] não tem condições de acompanhar trabalho nem de filho, nem de irmão, nem de ninguém. Mas eu conversei com meu filho e, conhecendo o filho que tenho, acredito nas afirmações que me foram feitas por ele. Ele me garantiu que, em nenhum momento, ultrapassou os limites da ética e da conduta que deveria ter.

– Nomeou o presidente e um diretor de operações dos Correios. Seu filho, que trabalhou na Anac, prestou consultoria à MTA, que obteve renovação de concessão na Anac e ganhou concorrência milionária nos Correios. Coincidência? Troquei sim a diretoria dos Correios por determinação do presidente. […] Creio que pago um preço por isso, mas não me arrependo. […] Israel prestou serviço para um sujeito chamado Fábio Baracat, que se intitulava dono de uma empresa chamada Via Net, mas nunca prestou serviço para uma empresa chamada MTA. A própria Anac reconhece que renovou a concessão da MTA porque eles regularizaram toda a documentação. A MTA ganhou e perdeu licitações nos Correios. E o tal contrato com a Via Net, que seria a empresa do Baracat, jamais foi assinado pelo meu filho. Então, é uma história muito confusa. Meu filho nunca teve contato direto com a MTA e eu muito menos.
– Encontrou Fábio Baracat na sua residência? Eu fui apresentada ao Baracat pelo meu filho na condição de amigo dele. […] Para mim era mais um amigo. […] Não conversamos nada além do trivial de um encontro social.
– O fato de seu filho se relacionar com empresários que têm interesse em negócios com o governo não caracteriza tráfico de influência? A sociedade precisa refletir sobre essa questão. Depois que uma pessoa passa a exercer cargo público, seus filhos devem parar de se relacionar, trabalhar e ter amigos? […] O que será dos meus filhos e dos meus parentes? Terão todos que viver à minha custa, pois não poderão trabalhar e se relacionar?
– Podem ter sido vendidas facilidades em seu nome? O que impede alguém, a não ser a ética, de se vender por aí como uma pessoa que tem acesso à ministra e pode facilitar qualquer tipo de negócio? Essa é uma vulnerabilidade à qual estou exposta.
– Chegou a se encontrar com representante da EDRB, que teria tentado obter empréstimo no BNDES com a ajuda de seu filho? Ele foi recebido na Casa Civil pelo meu assessor, o chefe de gabinete à época. […] A Casa Civil está investigando a conduta do ex-servidor Vinícius Castro e a possibilidade de ele ter praticado algum tráfico de influência nesse caso.
– Esse servidor poderia se passar por funcionário capaz de influir nas suas decisões? É. Poderia dizer ‘trabalho na Casa Civil, posso conseguir isso e aquilo…’. Isso não é desarrazoado não. E, exatamente por isso, a Casa Civil está, a partir de hoje, investigando esse caso com bastante rigor.
– Significou uma traição de Vinícius, funcionário próximo e sócio de seu filho? Foi uma traição. Uma completa traição
– Se houve tráfico de influência foi sem seu conhecimento? Absolutamente sem o meu conhecimento. Eu jamais admitiria um negócio desses. Por que eu faria isso? Por que eu deixaria que minha honra e minha história profissional se sujassem por conta de tráfico de influência no local em que trabalho?

[…]

– Sentiu-se abandonada pelo governo? De forma nenhuma. Eu fui tratada com solidariedade durante todo esse tempo. É óbvio que isso está diretamente ligado à disputa eleitoral, à necessidade de a oposição gerar fatos novos. […] Serra percebeu claramente que falar de quebra de sigilo não era uma boa tônica, então vamos falar de outra coisa. E a Erenice foi a bola da vez, até porque eu simbolizo uma proximidade, uma relação de confiança com a candidata Dilma, que está na frente.
– Dilma foi solidária? Chegou a ligar? Conversamos e a Dilma não tem dúvida sobre a minha conduta.
– Teve apoio do presidente? Conversei com o presidente e ele foi muito amoroso comigo. E reiterou a confiança que tem na minha pessoa, mas achou que é um direito meu fazer agora os trabalhos que eu preciso fazer. Conversar com os meus advogados, abrir os processos para provar que eu não tenho participação, que não tive nenhum benefício.
– Não pode estar sendo alvo de fogo amigo? Se fala muito em fogo amigo, mas eu prefiro não me manifestar sobre isso. Até porque seria uma dor a mais. Há uma disputa de cargos no futuro governo, o que é natural.
– Está tranquila com a investigação da CGU? Eu lhes asseguro que toda a minha família disponibiliza seu sigilo fiscal, bancário e telefônico. Eu não sou o Serra que briga para manter o sigilo da filha. Meu filho se chama Israel, e não Verônica.

– O que pretende fazer daqui para a frente? Respirar. Agora tenho que descansar. Ter tempo de fazer a defesa da minha honra e da legitimidade de todos os meus atos […].


24 comentários

  1. Linco
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 12:17 hs

    Essa “amiga” da Dilma é feia!
    O amor é cego!

  2. Vigilante do Portão
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 12:24 hs

    Quanta ingenuidade.

    “trabalhava muito”, n~~ao tinha tempo de acompanhar aatividades do filho.

    KKKK

    Teve TODO O TEMPO DO MUNDO para “EMPREGAR”, não só o filho, como afilhados, irmãos e outros parentes.

    Vai alegar que não sabia de nada.
    ” Eu nem sabia que eles prestavam CONSULTORIA” .
    Claro que ela teve o apoio do presidente e da Dilma.
    Apoio para “ir embora”.
    Apoio para que assuma a bananosa, evitando “contaminar” a candidata Dilma e seu patrono.
    O mesmo apoio que estão dando ao Delúbio:
    “Assume e fica calado. Garantimos seu BEM ESTAR e de sua família.

    É ó investigar; O tal sujeito tá vivendo de rendas?
    Com o salário de professor, não dá para manter o padrão de vida.
    Será que ele “dá CONSULTORIA”.
    KKKKK

  3. ACORDA BRASIL
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 12:25 hs

    SE ELEITA DILMA PROMETE E FARÁ.
    ” SERÁ LANÇADO O PROGRAMA PARA TODOS OS COMPANHEIROS DO PT,
    EMBOLSA FAMÍLIA.”

  4. NILSO ROMEU SGUAREZI
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 12:43 hs

    Existe uma causa geradora de boa parte destas anomalias da administração pública, que geram a corrupção e os desvios escabrosas que existem na atual máquina publica.
    Alem da total falta de ética e transparencia, o NEPOTISMO, nos ultimos tempos substitui a falta do CONCURSO PÚBLICO (ironia porque a Constituição exige o concurso para melhoria e profissionalização do quadro de servidores).

    A opinião publica anestesiada pela propaganda oficial, não se sensibiliza com a roubalheira oficial, tanto que apenas 2%, isso mesmo, apenas dois por cento dos eleitores, tem como maior preocupação a corrupção no governo.

    Este cancer da falta de ética, será uma herança maldita para as futuras gerações de brasileiros, que encontra caldo de cultura na ja existente “lei de gerson” a de levar vantagem sempre.

    Campanha politica deveria ser um tempo de análise e tomada de decisões, tempo de despertar a consciencia da população, tanto que a propria Justiça Eleitoral esta com a campanha do voto consciente. Mas infelizmente o analfabetismo do nosso povo não consegue perceber isso.

    As tragédias acontecem nas nações e só depois que elas se tornam um flagelo para todos é que as pessoas se apercebem de que foram enganadas e se deixaram enganar pelos espertalhões e autoritários, ou como diz a imortal citação de Vladimir Maiakóvski:

    DESPERTAR É PRECISO

    “Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
    Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
    Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
    E porque não dissemos nada, Já não podemos dizer nada.”

    VOTAR É PRECISO
    MAS VOTAR COM CONSCIENCIA É FUNDAMENTAL.

    Enfim, também é verdade que “CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”, mas é perguntar-se:

    PORQUE merecemos tanta roubalheira e tanta corrupção GOVERNO DO BRASIL?

    Será que o PELE não tinha razão quando disse: ‘O POVO BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR”.

  5. KKKK
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 12:51 hs

    SÓ A DILMA PRÁ GOSTAR DESSA COISA FEIA…
    QUANDO MENINA (ERENICE), ELA TINHA A MAIOR VONTADE DE CONHECER O ZOOLÓGICO, SÓ QUE SUA MÃE NÃO DEIXAVA E DIZIA.
    SE QUISER, QUE VENHAM AQUI EM CASA PRÁ TE VER…

  6. Vivi
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 12:59 hs

    Que mulher declassificada!!!!!!!

    Deus nos livre!

  7. Desratizando o planalto
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 13:02 hs

    Tadinha dela. Quando foi para montar o dossiê (ou doce como os eleitores do PT dizem, segundo o Lula) contra o FHC e Dna Ruth Cardoso ela não teve esta preocupação com a família deles. Será que ela sabe as atribuições da Casa Civil? Que absurda a entrevista. O novelo a ser desenrolado está só no começo. Agora falar em sigilo da Veronica Serra? Será que petista desconhece a Constituição? Nunca leu? Resumindo o resumo: Este governo é terra de ninguém. Ninguém sabe, ninguém viu.

  8. Erenice e Dilma... tudo =
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 13:47 hs

    Safada, Pilantra e sem vergonha na cara…. Só faltou dizer:
    “Eu não sabia de nada”… a exemplo do que Lula e Dilma fazem frequentemente…

  9. Linco
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 13:58 hs

    Saiu no bolg do Noblat:

    “Convite de Alvaro Dias nem pra cafezinho”, diz Dilma

    Camila Campanerut, UOL Eleições

    A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou na manhã deste domingo (19) que o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) está tentando “tumultuar as eleições” com “factoides” ao convidá-la para prestar esclarecimentos à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. “Isso não é um convite, é uma tentativa de se criar um factoide. Convite do Alvaro Dias eu não aceito nem pra cafezinho”, disse a presidenciável.

    Dilma definiu como “estranha” reportagem da última edição da revista Veja, publicada nesta sexta-feira (17), segundo a qual servidores da Casa Civil teriam recebido propina após o Ministério da Saúde adquirir, em 2009, um grande lote do remédio Tamiflu, usado para combater a gripe A H1N1. A petista repetiu as informações dadas ontem (18) pelo Ministério da Saúde em nota oficial, em que rechaça as denúncias da publicação.

    Dilma também negou ter responsabilidade sobre a suposta participação de Vinicius Castro, ex-assessor jurídico da Casa Civil, no caso. “Eu não nomeei este senhor. Ele era de confiança dela [referindo-se à ex-ministra Erenice Guerra], não da minha. E não farei julgamentos desta questão antes de os fatos serem apurados”.

    E COMO FICA O TRAÍRA DO IRMÃO, O OSMAR DE TOCANTINS, QUE PENSA EM GOVERNAR O PARANÁ?

  10. Grilo de Paranaguá
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 14:53 hs

    A Dilma acha e Erenice séria.
    O Lula foi “amoroso”.
    Então porque demitiram a ilustre senhora e ainda lhe deram uma moção de censura pela “comissão de ética” nomeada pelo Lulinha!
    Êta circo que não engana mais o Brasil.
    E ainda querem que o Paraná fique subordinado a essa gentalha! Osmar se humilha ebeija os pés deles….
    Náuseas total!

  11. domingo, 19 de setembro de 2010 – 15:13 hs

    Isto o que apareceu na casa civil, e apenas o começo, em todos os ministerios isto ai e cafe pequeno

  12. Joana D'arc
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 16:37 hs

    VACA GORDA E CORRUPTA……………

  13. julio cesar fernandes
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 19:10 hs

    É bom mesmo que ela respire e descanse. E encontre uma forma adequada para guardar a dinheirama fruto do tráfico de influência. Ahh .. seria conveniente também ir treinando, se trancando em cômodos da casa, isolados, no escuro.
    Pode ser interessanto quando ela for para a a cadeia !!!

  14. Vergonhoso
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 19:25 hs

    Olha a cara da tal aí em cima! Bela “cumpanheira” de Dilma Roussef e o Povo ainda continua dormindo e acreditando nas mentiras do Lula, da Dilma e dos anões do tal Mensalao onde ninguem foi preso. O PT mente, mente e mente e o povo acredita e vai continuar cego mesmo. Fui buscar na internet o Manifesto da CNBB pedindo para nao votar em DILMA e no PT … é de assustar mesmo! Mas eu mesmo nao iria votar na Dilma – olha a cara de analfabeta q ela tem… é só olhar a “secretária” e fiel escudeira aí de cuma na foto. ACORDA BRASIL, CNBB PARABENS…

  15. João Batista
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 20:30 hs

    Coitada! foi traída, mama mia que dó, pura inocencia, que injustiça que estão fazendo! uma mulher honesta, sincera, responsável, prestativa. FOI TRAÍDA. assuma as falcatruas que fez, sua irresponsável, traidora do povo do BRASIL, use o valor desviado para adquirir uma BOLSA FAMILIA para teus filhos. a tua cara é sínônimo de: IDIOTA, SAFADA, ANALFABETA, IGNORANTE,MENIROSA, INCOMPETENTE,TRAMBIQUEIRA PARASITA, CUPINZEIRA. (segundo o aurélio) PF nela!!!

  16. ALEMÃO
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 21:11 hs

    Mas é claro que a bandida Dilma e o molusco ignorante e bebado deram apoio pra ela, pois é tudo bandido do mesmo saco.

  17. EXTERMINADOR
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 21:22 hs

    VAI PASTAR JUNTO COM SUA AMIGA DILMENTIRA SUA VACA GORDA HORROROSA!

  18. Juca
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 21:39 hs

    Pra mim essas duas são lésbicas e aí tem romance….

  19. astrogildo
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 21:50 hs

    Entã abra a boca e conte tudo, derrube a casa

  20. coveiro dos escrúpulos
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 22:30 hs

    E a casa caiu……a casa civil caiu!”
    O Lula foi amoroso”, o que será que significa isto?
    É melhor a cumpanheira Marisa Letícia ficar de olho nestas reuniões do pinguço com as coleguinhas de trabalho..Ainda mais agora que a guerrilheira Estela deu um tapa no visual.

  21. João Paulo
    domingo, 19 de setembro de 2010 – 23:01 hs

    Esta mulher é quadrilheira,malandra, bandida igual a Lula,Dilma,Zé Dirceu,Genoíno,Osmar Dias e por aí vai.É impressionante como se multiplica a canalhice no goveno Lula,sai um que rouba entra outro é melindroso e burrice votar na continuação de um governo bandido destes.Oque será que o povo pensa?Quanto mais ladrão a pessoa é, mais o povo vota, só pode ser isto,porque de outra forma não dá para aceitar o que está acontecendo e o povo ainda querer votar em Dilma que tem um histórico lamentável, desastroso.

  22. zedopovo
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 8:50 hs

    FORA GATUNOS……………………PENA QUE COM A DILMA HAVERÁ UMA RENOVAÇÃO DOS LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO, SAEM ESSE QUE ESTÃO NO FOCO, PARA POSIÇÕES MENOS FOCADAS E ENTRAM NOVOS LADRÕES, AFINAL TEM PRÁ TODO MUNDO…………..DIGO, PARA TODOS QUE FAZEM PARTE DA QUADRILHA…………

  23. peroba
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:51 hs

    Que coisa engraçada, o Lula disse a mesma coisa na época do mensalão, ele também alegou que tinha sido traído, só não disse por quem….. E ela usa do mesmo expediente, que vergonha!!! Devem ter feito o mesmo curso de “como enrolar o povo”.

  24. Senhor V
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 22:19 hs

    Essa esposa da Dilma hein ops “amiga”

    Senhor V

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*