Só 45% dos eleitores de Dilma Rousseff no Paraná votam em Osmar Dias, candidato do PDT ao governo apoiado pelo PT. Outros 42% dos eleitores da petista votam em Beto Richa, que apóia José Serra. Esses dados constam do detalhamento da última pesquisa Datafolha sobre a eleição no Paraná (aquela que dá o tucano na frente com 47% das intenções de voto contra 34% do pedetista). Esses dados não indicam que o eleitor não sabe que o candidato apoiado por Dilma e Lula no Paraná é Osmar Dias. Sua tradução correta é que uma parte do eleitorado de Dilma não aceita a ligação de Osmar com o PT e outra parte não acredita nela.
O eleitorado tem bons motivos para rejeitar a ligação de Osmar com o PT ou para desconfiar da conversão do senador ao petismo. Até pouco tempo ele era um duro crítico dos programas sociais de Lula que agora diz adorar e sua nova proximidade com o PT ( Osmar assinou, em 2009, pedido de CPI para investigar o financiamento ilegal do MST pelo governo petista ), é vista com muita suspeita. Osmar Dias afrontou os valores do eleitor ao romper com seus aliados de uma vida inteira e ofendeu os produtores rurais que tornaram viável sua carreira política ao se ligar aos financiadores do MST. O eleitor não perdoa a deslealdade.
Pior ainda é a união de Osmar com Roberto Requião que o derrotou em 2006 insinuando que ele era desonesto. Dos eleitores do PMDB, 47% votam em Beto e 41% em Osmar. Cada vez que Osmar aparece em público com Requião ou sai em defesa do governo do ex-inimigo seu eleitor de 2006 se sente agredido. A aliança de Osmar com o PT e com Requião o deixou no pior dos mundos. Nessa eleição o senador passou a ser visto como um oportunista sem escrúpulos, capaz de qualquer coisa pelo poder. Não ganha votos de eleitores de seus novos parceiros e arrisca perder os dos antigos.
A rejeição total do eleitor a deslealdade política foi comprovada por pesquisas qualitativas sobre o eleitorado do candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB (que tem 54% das intenções de voto, contra 20% de Aluízio Mercadante, do PT). Pesquisas do PSDB descobriram que os eleitores de Dilma que votam em Alckmin (39% desses eleitores votam no tucano e 39% em Mercadante) ficariam revoltados e poderiam mudar o voto se ele abandonasse José Serra por oportunismo. O eleitor paulista identifica Alckmin e Serra como aliados e membros do mesmo grupo político. Esses eleitores esperam que Alckmin continue defendendo Serra ainda que ele esteja perdendo. Abandonar o barco (como fez Osmar) seria uma traição imperdoável. Se Alckmin aderisse a Dilma, simplesmente perderia a eleição. Aqui, Osmar não consegue entender porque não cresce nas pesquisas. A resposta é simples. O senador pedetista apostou contra a capacidade de análise do eleitor e perdeu.
24 comentários
E a promessa do Beto de ficar os quatro anos na Prefeitura? Vamos ser imparciais. Acho que isso também é traição ao eleitor Curitibano. Não acha? Temos que deixar a demagogia de lado. O povo não é trouxa.
Isso é conversa mole pra boi dormir… o povo perdoa tudo e todos… perdoa, simplesmente, porque esquece rápido ou porque não está nem aí com nada… perdoou Maluf e deu-lhe mais de 700 mil votos em 2006 e talvez lhe dê 1 milhão de votos agora… vai perdoar toda a gatarada da ALEP e trazer de volta todos eles em 2011, pelo menos os que puderam ser candidatos… é só esperar pra conferir… o que o povo não perdoa mesmo, em política ou qualquer outra coisa, é a falta de criatividade, a falta de estofo e animação dos programas e da propaganda e o bate-cabeça dos próceres da campanha, especialmente na RMC, que andam por aí que nem baratas tontas…
Este ano, vamos nos livrar desse … (imagine o ser mais repugnante e preencha o pontilhado). Se não tivéssemos um povo tão miolo mole, o que explica o atraso do Brasil, o réqui, o ser mais desprezível que já fez política nesse brasilsinho de bananas seria eliminado também.
Mas por ora fico satisfeito com o fim melancólico desse …
Daqui uns anos nos livramos de outro …, por sinal, irmão desse aí.
Osmar vai levar fumo do eleitor em outubro. Vai descobrir que o eleitor não aceita trairagem nem cambalacho de candidato que é chamado de ladrão e na eleição seguinte está abraçado com aquele que o acusou. De político sem vergonha na cara estamos todos de saco cheio. Fora Osmar!
olha fabio essa historia de traiçâo voceis tem que parar que quem traiu a nos curitibanos e o osmar que era seu companheiro pois o pdt apoiou o beto para prefeito para o beto apoiar ele para governador e o beto feis oque traiu o osmar e queria que o osmar fizesse igual o irmâo botar o rabo no meio das pernas e apoiar o filinho do ze e deixar o rossoni cantar de galo
portanto otraidor é definitivamente O BETO E ACABOU FABIO
Você sabia que Judas se vendeu por 30 dinheiros?
A história se repete 2010 anos depois, mas nós não perdoamos.
Luiz
Tomara que não esqueçam mesmo, porque quem traiu aqui foi seu candidato Betinho, que traiu o seus eleitores de Curitiba e quem o apoiou nas duas eleiçoes para prefeito por isso ???????
Que saco essa pegação no pé do Osmar Dias. E olhe que voto no Beto.
Bom, na campanha passada apoiei Osmar, e por causa dessa aliança com o PT e Requião, não votarei para ele. bom axo que o grande tiro no pé do osmar foi ter se aliado ao requião. tanto brigaram para sair se abraçando hoje, so faltou o PPS e Rubens Bueno estar no palanque junto, ia ser muito hilário ver os 2 depois de trocar socos se abraçarem no palanque.. bom reflexo disso esta na matéria a cima….
Unica salvação para Osmar é levar para o segundo turno e sonhar com a presença e o $$ do presidente Lula e sua influência.. se não
BETO RICHA Governador do PR…
OS OSMAR APOIOU O BETO PARA PREFEITO????
UÉ MAS O OSMAR QUERIA SER CANDIDATRO A PREFEITO????
OU FOI O BETO QUE APOIOU ELE PARA GOV…. E QUE AGORA SE VENDEU PARA OS MESMOS QUE O DERROTARAM???
SAI DAI OSMAR VC. .. É VENDIDO!!! E SEM ESCRUPULOS…
NENHUM…. MEU VOTO VC…. NUNCA MAIS O TERÁ!!!!
E AINDA PREJUDICOU O IRMÃO!!! PO QUE MAIS QUE EXISTE
NESTE SER VENDIDO!!!! TCHAU OSMARRRRRR O TOCANTINS TE ESPERA…..
Osmar está ferrado: já perdeu a eleição, pois traiu a si próprio e aos seus eleitores, traiu aos financiadores da sua campanha e agora quer ficar no colo de Dilma e Lula, em algum emprego no governo federal, já que deixa de ser senador. Com relação ao Beto, que alguns tem dito que ele traiu o povo, mais de 80% da população de Curitiba aprovou a sua candidatura ao Governo e por um simples motivo: como Governador vai poder apoiar as iniciativas da cidade de Curitiba, o que Requião nunca fez e ao contrário sempre tentou destruir. Assim, essa conversa está muito esclarecida, basta olhar as pesquisas.
Fora Petralhas, Fora Osmar…
Pois é…quem se porta como mercenário, colhe o desprezo da população..perdeu totoalmente a credibilidade, a ponto de propor uma campanha baseada no fato de ser o “candidato do lula”e mais nada…..pobre Osmar, é o seu fim politico..
A VERDADE É QUE DENTRO DO PROPRIO PDT E PMDB
UM MOVIMENTO CONTRA OSMAR… ANTES ALEATÓRIO…AGORA UNIDO… PODE VIM O OBAMA PEDIR VOTOS….NÃO VAI LEVAR E PT FINAL, OU MELHOR PDT FINAL..
Por não ser trouxa é que o Povo vai votar em BETO RICHA para ser o governador do Novo Paraná que queremos!!!!!!
Osmar Dias ao se unir ao Requião,PT/MST e querer dar continuidade aos já 8 anos de governo truculento e desastrado, recebe a reprovação do Povo do Paraná, que quer Propostas Novas e uma forma nova de Administração de nosso estado, por isso Beto Richa será eleito no Primeiro turno com a maioria absoluta dos votos de todos os paranaenses!!!!!
42% dos petistas votam no Beto? Eu DUVIDO que tenha um petista de verdade que vote no PSDB, por favor não brinquem com coisa séria, essa pesquisa é tão furada quanto os 50% do Beto. Bom posso até acreditar em tudo isso se papai noel vier me contar pessoalmente.
Discordo da análise. O eleitor paranaense tem uma índole facista, gosta de gente que grita, que dá porrada, que manda prender, porque se assim não fosse, o aposentado não estaria tão bem assim na fita. Meus sogros, que não gostam do aposentado, vão votar nele, porque ele é grosso, metido a valentão, só metido. E que lá em Brasília vai peitar a dona Dilma, coisa que duvido muito. Já o caso do urtigão é diferente, o povo não entende que o cara foi chamado de tudo e mais um pouco, e agora aparece aos beijos e abraços com quem o ofendeu. O povo parananse é composto por uma maioria convervadora, e de tão conservadora que é, vai votar na Dilma, só de medo de que o Serra mude alguma coisa. O medo da mudança parece ser maior até que o da violência. Aí se explicam estes paradoxos da nossa política. Mas o urtigão e marketeiros não pensam como eu, e caíram no papo-furado do aposentado. O urtigão vai pagar com uma reeleição certa, a estupidez de ter dado ouvidos ao aposentado, que vai ficar com a vaga dele no Senado. ACarlos
Creio que o vice do Beto, Flávio Arns, ontem ainda era do PT. Hipocrisia não?
O comentário provavelmente será rejeitado!
o que todos se perguntam é porque osmar entrou nessa furada. idiota ele não é…
Mais dia menos dia o povo ficará sabendo
qual foi o argumento usado pra fazer o
Pessutão desistir e o Osmar a concorrer.
É só dar uma prensa no Paulo Bernardo $$$$$$$$$$$$$$$$$$
O maior traidor é o ex-prefeito BETO que não se contentou só com a prefeitura de Curitiba e quer voar mais alto…
…quiçá Brasília???? (Aécio que se cuide…kkkkkkkkkk)
O pessoal do Beto que não se engane, pois o povão é PT e vota nos candidatos do LULA.
Fazer voto só com a “elite da capital” não ganha eleição…
Bem eu pela minha vez vou votar a primeira vez no Osmar exatamente porque ele se aliou ao Requião, se ele tivesse ficado no time do Lerner, BetoPlay e CerebroBituruna, jamais ganharia um voto meu.
Bem feito Osmar Dias.
Quem mandou se coligar com o PT / MST DE DILMA.
rEPITO, SE FOSSE LULA, TUDO BEM MAS DILMA NÃOOOOOOO.
meu voto de confiaça é de José Serra, mas, se pisar no tomate, voto em Lula daqui a 04 anos.
“O eleitor não perdoa a deslealdade” – diz trecho do artigo. Então, evidentemente que não vai perdoar a deslealdade do Beto Richa, que prometeu (em cartório inclusive) que não deixaria a prefeitura de Curitiba para concorrer a outro cargo. E deixou.
O nome disso por acaso é lealdade?
Se o eleitor não perdoa deslealdade então, caro blogueiro, acho que quem vai ganhar essas eleições é o Osmar que disse que “eu costumo ir até o fim naquilo que começo”.
Para bom entendedor, meia palavra (e ele disse palavra inteira) basta.
ENTÃO QUER DIZER QUE O ELEITOR PETISTA QUE VOTARÁ EM DILMA NÃO VOTARÁ EM OSMAR DIAS PORQUE DESCONFIA DA ALIANÇA?
E AINDA DE SOBRA POR NÃO ACREDITAR EM OSMAR VOTARÁ EM BETO RICHA QUE É DO PSDB E QUE FAZ OPOSIÇÃO AO LULA E DILMA?
QUANTA INFORMAÇÃO CONSEGUIRAM TIRAR DE UMA PESQUISA HEIN?
PARABENS AO ROLANDO LERO QUE DEMONSTROU SER APENAS UM ELEITOR QUE TEM SEU VOTO DEFINIDO E NEM POR ISSO FICA TENTANDO DESQUALIFICAR O OUTRO CANDIDATO!
ISSO SE CHAMA EDUCAÇÃO E RESPEITO A DEMOCRACIA!