Dilma tenta no TSE impedir Serra de ligá-la a Erenice | Fábio Campana

Dilma tenta no TSE impedir Serra de ligá-la a Erenice


Josias de Souza na Folha Online

A coligação de Dilma Rousseff protocolou no TSE quatro representações contra a campanha do rival José Serra.

Na petições, pede-se ao tribunal que tome providências para deter a escalada de ataques da propaganda eletrônica de Serra.

Em três ações, reclama-se de peças que vinculam Dilma a Erenice Guerra, sucessora dela na Casa Civil. Foram ao ar na TV, no fim de semana.

A quarta reclamação trata de comercial radiofônico. O tucanato acusa Dilma de ter deixado um “rombo” na secretaria de Fazenda de Porto Alegre.

Neste domingo (19), o ministro Joelson Dias indeferiu pedido de liminar para suspender um dos comerciais sobre o ‘Erenicegate’.

A publicidade ligou Dilma a Erenice e sustentou que, eleita, a presidenciável do PT “não saberá escolher” os ministros e “não vai dar conta” de governar.

Os advogados de Dilma classificaram a peça de “injuriosa” . Por quê? “Pretende diminuir e menoscabar a candidata” do PT.

Em seu despacho, o ministro Joelson negou a concessão de liminar por entender que o programa de Serra apenas exerceu a “crítica política”.

Algo que não justitifica nem a suspensão da publicidade nem a concessão de direito de resposta a Dilma.

A decisão de Joelson, por liminar (provisória), terá de passar pelo crivo do plenário do TSE, composto de sete ministros.

Nas outras duas reclamações que tratam do ‘Erenicegate’, os advogados não incluíram pedidos de liminares. Por isso, ainda não houve deliberação.

Quanto ao comercial de rádio, coube à ministra Nancy Andrighi analisá-lo. Nesse caso, houve pedido de lininar (suspensão e direito de resposta).

Para os advogados de Dilma, a propaganda de Serra difamou a rival ao afirmar no rádio que ela “deixou a secretaria de Fazenda de Porto Alegre com um rombo”.

Um buraco “tão grande que a prefeitura precisou pedir um empréstimo no banco, para pagar os funcionários”.

Em sua decisão, a ministra Nancy negou a suspensão liminar do programa. Indeferiu também o pedido de direito de resposta.

A exemplo do colega Joelson, Nancy considerou que, também neste caso, o tucanato não extrapolou os limites da “crítica política”. Nada que ofenda a legislação.

Alheio à movimentação do comitê inimigo, Serra manteve a lança erguida. Em entrevista, voltou a grudar Dilma em Erenice.

Afirmou: Se Dilma não soube do tráfico de influência que correu sob Erenice, é “incapaz”. Se tomou conhecimento, é “cúmplice”.


22 comentários

  1. Side
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 8:55 hs

    Como não liga-la à Erenice, se são todos da mesma quadrilha. Nessas horas ela (Dilma) vai dizer até que nunca viu esta tal de Erenice. Que cara de pau…

  2. André
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 9:40 hs

    Esses camisas vermelhas me lembram o CHÁVEZ na TV!
    Acho que estamos craindo uma elite pseudo-esquerditas no país, enriquecida com dinheiro público.
    Lula não sabia do MENSALÃO, Dilma não sabia dos esquemas de sua amiga íntima Erenice, não sabem da MTA, nada do TAMIFLU, nada dos CORREIOS….
    Vamos ter problemas Brasil!!

  3. Pitaco do Gerson
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 9:52 hs

    Sempre me pergunto, quando vejo as pesquisas, como um país que se diz a caminho do desenvolvimento, pode indicar Dilma Roussef como a pretensa futura Presidente do Brasil.
    Não posso negar, é claro, que há muito tempo, não enxergava este país com uma estabilidade financeira tão grande, o comércio valorizado e o mercado controlado.
    Confesso também, que nunva vi este país com uma carga tributária tão grande, tão avassaladora e tão ineficiente.
    O PT canta que hoje em dia empresta dinheiro ao FMI, pode até ser, mas aonde estão os investimentos necessários internos, do tipo, na Saúde, na Segurança Pública ou até mesmo na infraestrutura básica no país, como por exemplo nos aeroportos estrangulados e acima da capacidade de operação.
    Diferente dos governantes ligados à Ditadura e aos outros dos chamados na época partidos da situação, pegavam dinheiro e não davam nada aos outros, o PT pega dinheiro para ele, mas termina furando o saco e deixando um rastro de esmolas, denominadas de bolsa-escola, bolsa-alimentação, bolsa isso e bolsa aquilo, e com isso criando um séquito de esmoleiros que não querem saber de trabalho, nem de emprego, nem de esforço, apenas querem ficar na rede do descanso e usufruir da boa vida da ociosidade.
    Detestei a política externa brasileira do PT, representada pelo Ministro das Relações Exteriores que ficava falando ao ouvido do Presidente como ele devia fazer, bajulando Fidel, Hugo Chavez, Evo Morales, Mahmoud Ahmadinejad e outros tantos, cujo caráter muito se parecem. Detestei como trataram como se fosse um estadista, um criminoso foragido da Itália que até hoje, mesmo sob críticas do STF, encontra-se sob proteção do PT.
    Não voto na Dilma, porque se hoje, mesmo com todo o percentual positivo que ela tem, eu votasse nela, amanhã estaria me apanhando votando no Fernandinho Beira Mar ou no Abadias, pois eu passei a minha a vida inteira e consegui chegar onde estou, sem sequestrar ninguém, sem assaltar ninguém, sem entrar em ideologia de luta armada e falar que o meu objetivo pessoal é o “melhor para meu país”, como se fosse o paladino da justiça ou simplesmente o dono da verdade.
    É…este governo se parece muito com o famoso livro do grande escritor George Orwell, “A Revolução dos Bichos” e animais nós já demonstramos que somos, agora a escolha é que espécie podemos nos identificar.

  4. Duval Simões Araújo-Londrina
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:01 hs

    O governo do PT quer calar a imprensa e os partidos da oposição. Querem continuar roubando e que ninguém possa falar nada. Isso só tem um nome DITADURA SOCIALISTA!
    A Venezuela já está nessa e o Brasil, com o Senado e Câmara dos deputados com maioria petista e aliados a partir de 2.011, está a caminho a largos passos.
    Por mais popular que seja Lula, Imprensa livre é a que pode aplaudir as coisas boas e criticar as más (principalmente o desvio de dinheiro público). Se só pode falar bem, não existe liberdade de imprensa!

  5. Peroba
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:07 hs

    É realmente uma prática recorrente dessa turma do PT , o Lula não sabia de nada no caso do mensalão, disse que foi traído, mas nunca disse por quem. A Dilma, também não sabe de nada, nem lembra quem é Erenice, no Paraná o Osmar já esqueceu que chamou o Lula de cínico e agora aparece de mãos dadas na tv com ele. Deve ter alguma substância radioativa na água em Brasília que faz as pessoas esqueçam das coisas ou danifica a parte do cérebro responsável pelo caráter e moralidade.

  6. Vivi
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:09 hs

    Está previsto para daqui a uma semana, na segunda-feira, 27, o comício de encerramento da campanha de Dilma Rousseff, na praça da Sé, em São Paulo, com direito à presença do presidente Lula. Esforços já se fazem em diversos setores para uma apoteose com um milhão de pessoas, coisa digna do comício das “Diretas Já”. Pode ser que a assistência não chegue a tanto, mas as imagens serão utilizadas nos três dias seguintes como uma espécie de confirmação prévia dos resultados do dia 3 de outubro. É bom ficarmos com a lição do humorista português, Raul Solnado, que depois da Revolução dos Cravos sentenciou: “Após a festa das flores, deve-se aguardar a conta do florista…”

    Carlos Chagas

  7. Rosi
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:17 hs

    Mas que democracia é esta?
    É imprescindível que apareça a verdade sobre uma campanha. Como os eleitores irão conhecer a candidata Dilma? Só pela fala arrevezada e edulcorada do grande companheiro?
    Do que é que o PT tem medo?
    Eles que falam tanto em falta de provas devem reconhecer que elas existem sim, pois VEJA, uma revista de respeito mostra-as. Com certeza outras denúncias virão.
    Que a verdadeira democracia seja restaurada. Chega de populismo, de corrupção, desmandos e desrespeito a todas as instituições.
    Com a palavra o Poder Juciário e o Ministério Público.
    Nós, brasileiros, honestos, democratas, não merecemos tudo isso.

  8. Brajak
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:21 hs

    Dona Dilma, a “muié do Lula”, como se diz no Nordeste, pode até ganhar a eleição. Mas nem Goebbels daria jeito na imagem já maculada por esses escândalos. Essa representante da bisbilhotagem, do messianismo irresponsável, das falcatruas do subsolo da imoralidade, da ameaça democrática, do invencionismo eleitoral de Lula, da mentira sistemática, ainda muito nos envergonhará. E a não há PTista atual que me convença do contrário. Os PTstas antigos (a parte nobre), hoje fora do Partido (Marina, Plinio, Luíza Helena, Luíza Erundina, e tantos outros), talvez.

  9. cejota
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:22 hs

    o que tinha que acontecer, se fosse uma democracia plena e séria, descolar esta dilma do lulla.
    Afinal a candidata é ela, e ela só fala nele.
    Quanto à erenice, não da pra dissociar , visto que participam da mesma quadrilha.

  10. O Povo
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:41 hs

    Quem escolheu para ser a substituta sua foi a própria Dilma, e quem disse que confiava cegamente na Erenice foi a Dilma, e quem participou junto nas tramóias e roubos foi a Dilma, agora ela quer de desvincular da “amiguinha” Erenice, ela que assuma e pague pelos crimes praticados de roubar a nação brasileira!
    Chega de impunidade e de desmandos nesse nosso Brasil, quem conhece o PT não vota em candidatos do PT e nem coligados com o PT!
    Fora Dilma!
    Fora Requião!
    Fora Osmar!

  11. Paulo Roberto Urbano da Cruz
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 10:42 hs

    É um absurdo querer ligar a Erenice a Dilma, afinal elas nem se conheciam , alguém que mostre algum elogio da dilma ou uma fotografia delas juntas, ora esta oposição e a midia canalha fica inventando pac ops digo factoide.

  12. Ita
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 11:05 hs

    Se foi a Erenice que fez algo errado é ela que tem que responder pelos seus atos e não outra pessoa se não fosse asim o Serra também deveria responder pelo escandalo de 2001 que envolve Veronica Serra.

  13. HENRY
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 11:10 hs

    ACHO QUE O SENADOR OSMAR “indeciso” DIAS, O CANDIDATO LARANJA DO lula molusculo E DO requião, DEVERIA FAZER O MESMO. AFINAL dilma, erenice etc SÃO TODOS DO TIME DELE.

  14. segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 11:18 hs

    Dilma diz ; Nosso Governo e agora MENTE de novo ?????

    DilMÁ É SIM , SEMPRE FOI A TERRORISTA, MANDANTE DE TUDO.

    AS PROVAS SÃO CLARAS , apesar DELLA negar.

    PT é MENTIRA é a mesma coisa

    Osmar embarcou nessa MENTIRA, BEM FEITO

  15. Ora ... Ora ...
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 11:36 hs

    Não foi ela que indicou a Erenice para a Casa Civil? Quem pariu Mateus que embale. Acorda Brasil. PC Farias era um coroinha perto dessa gente.

  16. segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 13:23 hs

    A guerrilheira usa e abusa do estilo Paulo Maluf, nunca vi,nunca ouvi,nunca soube,não conheço, negou até seu filho que disse ser de alguma put…qualquer,é assim que políticos tratam a “justiça ” em nosso país.Esta cambada só é barrada fora do Brasil,que é o caso do deputado acima citado,então todos são quadrilheiros CADEIA PARA OS MESMOS….como tá fazendo falta a Eloisa Helena nestas eleições,só pra tumultuar e tirar os votos da guerrilheira, a história seria bem diferente do que este véio gagá candidato Arruda Sampaio…
    CHEGA DOS CORRUPTOS,CHEGA DO CHAVES,CHEGA DO FIDEL,CHEGA DO EVO, CHEGA DO MOLUSCO, CHEGA DE TRAMBIQUEIROS….

  17. segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 13:36 hs

    Engraçado o PT e a Dilma colocarem na propaganda que os adversários estão batendo na Dilma como time que está perdendo o jogo e quer virar a qualquer custo! Então porque eles do PT Lula e Dilma estão batendo no Beto Richa tambèm? Porque estão desesperados né! O Beto Richa fala por ele mesmo e não precisa de presidente demagogo pra fazer campanha pra ele não! E o paraná está com Beto Richa! Esqueça Osmar Dias de por Lula e Dilma na sua campanha porque essa já foi e ao envés de te ajudar vão te afundar mais ainda com esses escândalos acontecendo. O negócio é admitir que Beto Richa é o novo governador do Paraná.

  18. segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 13:38 hs

    Ah eu tinha me esquecido! O PT e o presidente Lula e nem a Dilma nunca tem a ver com o que acontece de errado né! Eles só entram na parte boa e já até arrumaram um laranja pra bater e dizer que isso não foi culpa deles nesse novo escândalo no governo…

  19. maria joana
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 13:42 hs

    o mesmo vai acontecer com osmar depois vai se ferrar e nao tem mais jeito dançou agora é tarde. BETO RICHA e JOSÈ SERRA>

  20. NORTE DO PARANÁ!!!
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 14:17 hs

    Dilmentira, meu Deus.

  21. SOLANGE LOPES
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 20:42 hs

    Resposta digna do PT sobre a cúmplice Erenice. ¨Uma coisa é uma coisa, e a outra coisa é outra coisa¨.

  22. Caracu
    segunda-feira, 20 de setembro de 2010 – 21:31 hs

    Imagina se elas tem alguma ligação… nem dá pra acreditar, né???
    Parece que uma é a cara e a outra…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*