Elizabete Castro
Os deputados estaduais realizam hoje a última sessão plenária antes das eleições de outubro. Por decisão da Mesa Executiva, as sessões ficarão suspensas até o próximo dia 4, proporcionando um recesso de vinte dias aos 54 deputados estaduais, dos quais apenas quatro não disputam a eleição.
À exceção de Dobrandino da Silva (PMDB), Jocelito Canto (PTB), Antonio Anibelli (PMDB) e Pedro Ivo Ilkiv (PT), os demais estão em campanha para a reeleição ou uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Antes do início do recesso branco, os deputados vão votar, hoje, na Comissão Especial o relatório de Ademar Traiano (PSDB) sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que impede a reeleição para os cargos da Mesa Diretora.
Traiano apresentou ontem um parecer alterando o texto original da proposta. O relatório do deputado tucano permite a reeleição para cargos diferentes e impede a candidatura avulsa dos deputados à Mesa.
O texto somente será votado em plenário depois da eleição. Apresentada pela bancada do PT, a PEC tinha o intuito de forçar a alternância de poder no comando da Mesa e faz parte da série de medidas propostas para oxigenar a administração da Assembleia Legislativa, depois das denúncias de desvio de recursos públicos por um grupo de ex-diretores da Casa.
“Com as mudanças feitas pelo relator, voltamos à estaca zero”, atacou o deputado Tadeu Veneri (PT), um dos integrantes da Comissão, antecipando que irá votar contra o relatório de Traiano. “Desse jeito, o espírito da proposta, que era impedir o revezamento do mesmo grupo no pode, foi totalmente invalidado”, observou Veneri.
A mesma crítica foi feita por Luciana Rafagnin (PT), Elton Welter (PT) e Luiz Eduardo Cheida (PMDB). “Se aprovar assim, perdemos a oportunidade de dar mais transparência à Casa”, afirmou Luciana.
“O relatório é muito ruim. Permite o revezamento entre os membros da Mesa Executiva”, completou Welter. Para Cheida, ao flexibilizar a reeleição entre cargos, o tucano anulou a PEC. “A proposta veio ao discutirmos as causas dos problemas que a Assembleia enfrenta. Com esse parecer, as coisas não mudam”, afirmou o peemedebista.
Modelo
O relator defendeu as mudanças no texto. Traiano afirmou que baseou sua versão da PEC no modelo de eleição da Mesa Diretora das principais assembleias legislativas do País .
“Se um prefeito ou um governador pode disputar a eleição por que um presidente da Assembleia não pode disputar outro cargo da Mesa? A PEC do jeito que estava era contra os princípios democráticos”, justificou o deputado tucano.
Aos argumentos de que a Câmara dos Deputados e Senado permitem candidaturas avulsas aos cargos, o relator respondeu que a Assembleia não é obrigada a reproduzir as regras do Congresso Nacional. “Nós demos o mesmo formato que as Assembleias de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo”, justificou.
10 comentários
Sessões e nomeações, também?
Gafanhotos e Fantasmas também estão de folga nestes 20 dias?
pra ver né policiada se agilizem que foi a nossa pec 64 nessa
vamos pedir pro beto da nossa pec no programa de tv e que fale contra essa parada vamos pagar pra eles fazerem politica e o pior com o nosso dinheiro ainda esse e o cumulo dos absurdos.
vamos de beto para mudar isso pessoal.
Quero ver como a RPC vai ficar agora que está sem assunto.
Quer dizer, já estou vendo…
Estão requentando assuntos do Alexandre Cury e do Nelson Justus todos os dias.
A de hoje foi demais!!
É a terceira vez que falam dessas mulheres de Camboriú que eram ligadas ao Bibinho.
Será que eles não cansam ou não percebem que a população já está de saco cheio desse assunto???
É isso mesmo, professor Girafalles, o exagero tá fazendo o povo ir contra a própria denunciante.
Eles tinham razão em denunciar o que estava errado, mas está meio “estranha” essa fúria contra o presidente e o primeiro secretário.
Ainda mais depois de ter surgido denúncias que o Pessuti era fantasma e que, por sua vez, foram comprovadas e NÃO NOTICIADAS pela globo.
Estão perdendo a razão.
É de se pensar que ninguém sentirá falta da caterva!!!!
Mas só está de saco cheio desse assunto quem, certamente, com a quadrilha tem chafurdado nesse lamaçal todo!!!! As pessoas que tem um mínimo de preocupação com a ética, com a coisa pública de verdade, que honram a democracia – conquistada um pouco a cada dia! -, essas querem mais é que o assunto não seja jogado pras calendas e caia no esquecimento também!!!!
Será que a Assembleia Legislativa 20 dias parada, vai fazer falta para os paranaenses??????
Qualquer trabalhador comum ao se ausentar por motivos particulares são penalizados de uma forma ou de outra. Porque os politicos que são pagos com o dinheiro do povo tem que ser diferente, vão a luta por conta própria sem suspender suas responsabilidades que já não aparentarm nada pelo “salario que ganham”
O Povo do Paraná estão 20 dias livres de sacanagem e malandragem !
alguém vai sentir falta????????