Hoje os professores relembram a carga da cavalaria | Fábio Campana

Hoje os professores relembram a carga da cavalaria

Neste 30 de agosto de 2010, segunda-feira, os(as) professores(as) e funcionários(as) de escola paralisarão as atividades em toda a rede e irão às ruas – em Curitiba e outros municípios – defender a escola pública. O mote da mobilização este ano é um alerta: ’30 de agosto: pelo avanço, contra o retrocesso’.

Segundo a presidente da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, a mobilização, que acontece há 22 anos, é um lembrete para que os governos nunca desrespeitem os educadores, a exemplo do que ocorreu em 1988 (veja abaixo o histórico da data). E este lembrete é mais do que pertinente, visto a postura adotada por alguns governos no tratamento dado aos educadores nos últimos períodos.

“Vimos que a greve dos professores de São Paulo, recentemente, virou pancadaria.

Na greve dos educadores do Rio Grande do Sul, a presidente do sindicato foi presa, após um confronto em praça pública. Em Minas Gerais, a greve já durava 47 dias quando o governo finalmente resolveu abrir as negociações. Felizmente, estamos em um outro cenário no Paraná.

Conseguimos manter um diálogo e um debate intensos com governo. Então, queremos continuar avançando. Não queremos nenhum retrocesso no nosso Estado, no que diz respeito à defesa das políticas públicas, ao tratamento com os educadores e a todos os servidores estaduais”, destaca.

No dia, além das mobilizações pelo Estado e da já tradicional manifestação em Curitiba, a direção da APP terá uma audiência, às 15h00, com o governador Orlando Pessuti. Caravanas com destino a Curitiba também estão sendo organizadas pelos núcleos sindicais da entidade.

“É um dia de dar continuidade à nossa defesa da escola, à defesa da educação, do salário, da saúde, da redução do número de alunos em sala, das melhorias nas condições de trabalho, da realização e do chamamento dos aprovados nos concursos públicos. É um dia muito especial para a APP e para a nossa categoria. Não teremos aula, mas teremos luta. E esperamos que todos os educadores participem”, convida Marlei.

Histórico do 30 de agosto – Há 22 anos, no dia 30 de agosto, os professores estaduais foram às ruas numa passeata histórica. Na época, a categoria estava em greve e exigia do governo Álvaro Dias, entre outros itens, o pagamento de um direito que lhes cabia: o piso de três salários mínimos. Na esperança de abrir as negociações com o Executivo, os trabalhadores, e vários membros da comunidade escolar, caminharam até o Centro Cívico.

Ao chegarem ao local, em vez de serem recebidos pelo governo, foram recepcionados pela polícia – inclusive a cavalaria -, que os rechaçou a base de cacetetes, cães e bombas de efeito moral. A repressão deixou dezenas de feridos. Desde então, a data tornou-se o “Dia de Luto e de Luta dos Trabalhadores em Educação Pública”, na qual a categoria vai às ruas cobrar o devido respeito à educação e ao trabalho de professores e funcionários de escola.

:: Clique no nome para ‘Carta da APP à Comunidade’ explicando aos pais e comunidade a importância da paralisação do 30 de agosto.

(http://www.app.com.br/portalapp/imprensa/Carta_comunidade_30agosto_02.pdf)

Veja a pauta deste 30 de agosto:

* Equiparação salarial de 25,97%
* Pagamento de promoções de professores(as) e funcionários(as) e do cargo de 40 horas
* Substituição dos professores e funcionários de escola tanto de licença especial, como de licença médica
* Atendimento de qualidade à saúde dos trabalhadores
* Redução do número de alunos por turma
* Aprovação e implementação da nova Lei do Sistema
* Aplicação da lei nº 11.738/08 (Lei do Piso Salarial Profissional – PSPN)
* Pagamento do auxílio transporte e período noturno aos funcionários
* Ampliação do porte de escolas


48 comentários

  1. Roberto Junqueira
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 13:10 hs

    Mas não nos esqueçamos que o que levou a que tudo aquilo ocorresse foi tb a postura de alguns professores. O moviumento era justíssimo, mas a postura deles foi lamentável.
    Professoras cuspindo na cara das policiais femininas que lá estavam; professors atirando paus e pedras nos PMs.
    Vcs acham que aguentariam calados???
    Santa ignorância.
    Forçaram a barra e conseguiram o que queriam, mártires! Criaram um fato que já dura mais de vinte anos!!!

  2. Rubens Tavares
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 13:10 hs

    esperamos que nunca mais tenhamos um 30 de agosto como foi em 1988, sob as patas de cavalos e repressão descabida, o governo da epoca acovardou-se, não procurou esclarecer os fatos, e sempre é bom lembrar que a União Paranaense dos Estudantes – UPE foi a unica entidade a emitir uma nota condenatória e ressaltanto o apoio a luta dos professores………..Dia de Luto e Luta esqueçer jamais…………..

  3. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 13:16 hs

    Lembro-me que os pêemes estavam nas imediações da manifestação justamente para garantir a tranquilidade do movimento. Como sempre, nesses atos, sempre existem uns metidinhos querendo aparecer. Começaram a chacoalhar os portões da Assembléia. Em ocasiões como estas, interesses políticos sempre torcem para que o pior aconteça, que surjam feridos, até cadáveres. Álvaro Dias é professor e sempre se relacionou bem com a sua categoria, sendo autor de projetos que a beneficiam. Infelizmente, a versão que colou junto ao magistério é a que interessa a grupo adversário.

  4. Duval Simões Araújo-Londrina
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 13:44 hs

    A forma que um dos membros da família Dias que chegou ao governo trata os professores paranaenses todos já sabemos. Será que os professores arriscarão experimentar o outro?

  5. João Geradlo
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 13:48 hs

    Imaginar que Alvaro Dias é do PSDB, em apoio a José Serra e Beto Richa.

  6. Antonio
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 13:49 hs

    Este foi o primeiro a nos desrespeitar, o segundo e o pior foi o Jaime Lerner, que os professores nao querem ver nunca mais. Cuidado com o grupo do Jaime Lerner, ele esta apoiando um playboi.

  7. FUNCIONARIO
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 14:16 hs

    VOTEM NO IRMÃO DELE E PODE SER QUE LEVEM OUTRA CARGA, OU VOCES DUVIDAM???????????

  8. Aldo
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 14:23 hs

    Por que será que a grande maioria dos professores estaduais matriculam seus filhos em escolas particulares?

  9. RST
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 14:27 hs

    Por email, Índio faz criticas a Lula e convoca eleitores para mobilização pró-Serra

    Com o título “Vamos virar esse jogo”, a campanha de Índio da Costa (DEM- partido do mensalão de DF e dos panetones do Arruda), o vice na chapa encabeçada pelo tucano José Serra, iniciou nesta segunda-feira, 30, uma tentativa de mobilização de eleitores pela internet para tentar reduzir a vantagem da petista Dilma Rousseff. A pouco mais de um mês das eleições, Índio disparou uma mensagem eletrônica na grande rede, afirmando que “Serra precisa do seu apoio agora”.

    índio diz que reconhece o momento difícil enfrentado pela campanha, mas pede que os apoiadores da oposição não desanimem por conta do resultado apontado pelas pesquisas de intenção de voto, nas quais Dilma já abriu larga vantagem.

    “As pesquisas não acreditavam na aprovação do Ficha Limpa, mas com a nossa mobilização a lei foi aprovada. Somos nós quem decidimos o que queremos Acredite no seu voto! Acredite em você! Todas as campanhas vitoriosas têm momentos difíceis. Somos 72 milhões de brasileiros conectados, uma das maiores comunidades do mundo na internet e é a hora da virada. Serra precisa do seu apoio agora, diz a mensagem.

    No texto, Índio da Costa faz críticas duras ao governo e ao Presidente Lula, mesmo sem citá-los explicitamente.

    “A luta de várias gerações em defesa da democracia garantiu-nos o direito de escolha. Construímos um país sem a tutela de ninguém, que se subordina às instituições e às leis democraticamente votadas. Eleição não pode ser a escolha autocrática de uma pessoa que deseja impor sua vontade. O Brasil pede bem mais do que palavras. Precisa de um presidente que una o país, em vez de dividi-lo; que seja escravo das leis, em vez de escravizá-las”, reclama.

    “Precisamos de comprometimento com os direitos humanos, não com as tiranias. O nome da democracia no Brasil, hoje, é Serra”, acrescenta o texto.

    Vocês queridos leitores. Acham que o índio terá sucesso na reunião da tribo. Ps. O Indio só esqueceu que seu chefe Zé Chirico, desesperado que está foi ao Clube Militar proibindo o acesso da imprensa ,coisa de ditador, pedir o Golpe.

  10. BOCUDO
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 14:36 hs

    MUITO CUIDADO MINHA GENTE, NÃO VAMOS RETROCEDER ….”””FAMILIA UNIDA BATE UNIDA”””””, AGORA VÃO QUERER ASSOCIAR A IMAGEM DO LULA NO OSMAR, MAS SE DEUS QUIZER AQUI NO PARANÁ VÃO LEVAR BORDUADA.,

  11. ariel
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 14:38 hs

    é, pode até ser mesmo funcionário, mas vale lembrar que o Alvaro Dias é do mesmo partido do Beto Richa…será que os membros do mesmo partido pensam da mesma forma?

  12. Emerson
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 15:05 hs

    Vi passar a manifestação dos professores para relembrar o confronto com a PM, nos tempos de Álvaro Dias.

    Algumas incongruências que beiram ao absurdo:

    1) No “comitê de frente”, iam andando nas calçadas os agitadores de bandeiras de Osmar Dias.

    Incongruência: Ora, Osmar não é IRMÃO de Álvaro, o responsável pela PM e pelo ataque aos professores? E Osmar não era secretário?

    2) Os discursos (repletos de chavões non-sense) dos sindicalistas eram no sentido de dizer que o Estado não pode regredir, criticavam as privatizações e Jaime Lerner. Sem dizer o nome de Beto, claramente faziam propaganda contrária.

    Incongruência: A passeata seria para protestar contra o confronto. Osmar era parte do Governo de seu irmão, como secretário. Isso não é passado? O que Jaime Lerner tem a ver com a história? Em resposta aos comentários de alguns, Alvaro é inimigo declarado de Beto Richa.

    Mais, sabem o partido que era o de Álvaro quando governador? O que Requeijão chama de “PMDB velho de guerra”. Ora pois, não???

    Noutras palavras, a campanha de Osmar está perdida, sem argumentos lógicos. Um Frankestein. Mesmo quando querem ajudar, atrapalham.

    E os alunos ficam sem aulas.

  13. Emerson
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 15:08 hs

    Ao comentarista Antonio acima, que se apresenta como professor (coitados dos alunos): qual o feminino de “playboi”? Seria a “playvaca”?

  14. de olho
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 15:10 hs

    e hj ??? esse professore brigaram pela educação do Paraná , ou pelos seus salários ? deixa e ver se entendi , se um professor em inicio de carreira ganhar 5 mil reais por mês a educação no estado seria a melhor do mundo ?
    bando de hipócritas …….

  15. Marcos Pop
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 15:15 hs

    A carga genética dos Dias é forte nesse aspecto. Osmar tinha apelido de “boi de botas” qdo secretário da agricultura, pelos coices que dava nos subordinados.E os professores paranaenses, conhecendo o governo do irmão, e a fama agressiva de Osmar, estão com a pulga atrás da orelha.
    Tomara que Alvaro não atrapalhe o Gustavo Fruet, único do PSDB que ele apóia no Paraná. Fruet é preparado em tem toda a boa sintonia com os professores, inclusive sua irmã é Secretária da Educação de Curitiba. Não tem nada a ver com o estilo dos Dias.

  16. Prof. Bonin
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 15:23 hs

    Eu não vou arriscar, vai que no DNA e na genêtica esteja a explicação para essa truculência, ainda mais que Osmar Dias está cercado por Requião que é um troglodita voraz e também da turma do PT/MST, que adoram uma confusão, eu prefiro o Paraná da paz, da conversa franca, da cordialidade e da livre posição de sentarmos professores e governador e cada um expor até onde cada um pode chegar e estabelecer metas a serem cumpridas!
    Por isso vou de Beto Richa, pois igual seu pai o ex governador José Richa, muitas vêzes disse não aos professores, mais um não explicado e justificado, que não pesava tanto como um sim não cumprido dito por outros desqualificados governantes!!!!!

  17. paulo
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 15:33 hs

    FOI A MAIOR OBRA DO GOVERNO ÁLVARO DIAS!!!
    E ELE É SIM, AMIGO DO BETO RICHA!
    ESTÁ AMUADO PELA TRAIÇÃO DO AMIGO, MAS FAZEM SUPER-MERCADO JUNTOS!!!!!

  18. Marcos Pop
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 16:12 hs

    Estão manipulando os professores para ver se conseguem tirar vantagens para o próprio irmão do governador que bateu nos professores.
    Essa turma da foto é dos sindicatos (CUT) e esses comem pela mão do Requião e são do PT. Votam em quem Requião manda.
    Mas os professores do Estado todo, em sua esmagadora maioria, estão com as mudanças e o novo estilo de governo, proposto por Beto Richa.

  19. Volte Esmael
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 16:55 hs

    Amigos, confesso que tô com saudades do Blog do Esmael. Vejo aqui que vários colegas estão postando aqui no Fábio Campana pela fragilidade daquele blogueiro. Postar aqui num tem a mesma graça. Lá a gente morria de rir pelas barbaridades postadas.Tema do dia do Esmael Morais ” 50.000 professores passam em frente a prefeitura e gritam frases de apoio a Osmar”. SAUDADES DE DAR RISADAS…AHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHA

  20. aakaisuascdfgh
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 16:59 hs

    ANTONIO…O LERNER ESTA ´´´LONGE DO PARANÁ,,,RECEBENDO AS GLORIAS…INTERNACIONAIS….ESQUEÇA…ESQUEÇA…….ELE…ESTÁ …EM OUTRO ESTADO….JÁ PASSOU…É PASSADO….

  21. aakaisuascdfgh
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 17:00 hs

    PAULO….TRAIÇÃO DO AMIGO?????? VC ESTÁ POR FORA CARA,,,PRESTE MAIS ATENÇÃO…..

  22. Pedro Augusto silva
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 17:14 hs

    Sou professor, e concordo com o FUNCIONARIOSegunda-feira, 30 de Agosto de 2010 – 14:16 hs
    VOTEM NO IRMÃO DELE E PODE SER QUE LEVEM OUTRA CARGA, OU VOCES DUVIDAM???????????
    E não esqueçam do canditato do Lerner, o Beto Richa fará a mesma coisa. Se o Osmar e o Beto ganharem infelizmente vamo apanhar de novo, um é ruralista e o outro plaboy, não entem nada de educação.
    Fiquem atento ha uma segunda via, votem certos meus irmaos.

  23. segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 17:17 hs

    Não se esqueçam que ele é do partido do Beto, mais é IRMÃO do Osmar DIAS….

  24. ELOIZA RIBEIRO MANOE
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 17:47 hs

    Alvaro dias é do PSDB não se esqueça, partido do Beto Richa e Serra

  25. segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 18:18 hs

    Tem muito “professor” que vive de boquinha e merece ser defenestrado do cargo.

    Usam e abusam do cargo para fazer politicagem, infelizmente.

    É essa a Educação que VOCÊ quer prá seu filho ??

  26. PERLINZÃO
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 19:22 hs

    TEM MAIS É QUE CAGAR DE PAU ESSA PROFESSORADA INCOMPETENTE E ANARQUISTA.

    LUGAR DE PROFESSOR É NA SALA DE AULA E NÃO NA RUA PROMOVENDO BALBURDIA.

    O REQUIÃO SURRA ELES DIA E NOITE E ELES NÃO FALAM NADA. ESSA PROFESSORADA DE MERDA É IGUAL MULHER DE MALANDRO, QUANTO MAIS APANHA, MAIS GAMA.

    E TENHO DITO!!!

  27. PAULO
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:55 hs

    MARCOS POP, AO FAZER A DEFESA DE FRUET DIZ QUE SUA IRMÃ É SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EM CURITIBA, SERIA ISSO UMA PRÁTICA DE NEPOTISMO CRUZADO?

  28. UAUAUAUA
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:59 hs

    EMERSON…BOA…KKKKKKKK

  29. PROFESSORA
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 21:02 hs

    NO INÍCIO DO ANO (MARÇO) ESSAS CENAS SE REPETIRAM EM SÃO PAULO, QUANDO JOSÉ SERRA MANDO ESPANCAR PROFESSORES QUE REIVINDICAVAM MELHORIAS PARA A CATEGORIA.
    FORA PSDB DO SERRA !
    FORA PSDB DO BETO!
    FORA PSDB DO ALVARO DIAS!
    E DE QUEBRA…FORA LERNE!
    ASSISTA AOS VÍDEOS NO YOU TUBE…

  30. FISCAL DE REALEZA
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 21:47 hs

    GENTEM O HOMEM DA CAVALARIA ESTA MUITO FIRME COM BETO RICHA E DA CONSELHOS COMO FAZER COM A EDUCAÇÂO

  31. Pedro Malazartes
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 22:41 hs

    Sou mais o Zé da Bíblia que faz manifestação sozinho. Ele e Deus. Por isso não apanha. Não faz baderna em área onde funcionam prefeitura, forum, palácio de governo, assembléia.

  32. Gininha
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 23:02 hs

    GENTE NÃO SEJAM INGENUOS O QUE TEM A VER O OSMAR COM O SEU IRMÃO……EU PERGUNTO A VCS QUE TEM IRMÃO SE ELE BATE OU MACHUCA ALGUEM VC É CULPADO OU É IGUAL A ELE…..PENSEM E NÃO SE DEIXEM LEVAR COM O PASSADO DE ALGUEM QUE NÃO TEM CULPA DE TER IRMÃO.

  33. Maritê
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 2:34 hs

    Por que será que ninguém esquece o Lerner?
    O homem nem está aí. É mundialmente respeitado por seus projetos. Curitiba se tornou conhecida por ele. Nunca fui lernista, mas reconheço quando alguém faz algo duradouro. E outra, qualquer um que exerça ou exerceu comando sabe que nunca ninguém acerta 100%. Em todas as gestões existirão o bom e o ruim. Quiçá, se possa dixar um legado futuro para ninguém esquecer em termos de obras e neste caso Lerner e Álvaro Dias tem mais a oferecer do que o Requião. As escolas estão sucateadas após oito anos de gestão do Roberto, proo isso. No tempo do Lerner os pedidos junto a Fundepar eram aprovados na grande maioria e no tempo Requião, os protocolados vão mudando de número, mas atendimento que é bom não acontece, a Fundepar/SUDE é uma tartaruga gigante, naõ anda,

  34. Maritê
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 2:39 hs

    Mais algumas perguntinhas.
    Por que será que os sindicalistas da educação em pouco tempo de atuação viram candidatos a cargo eletivo?
    Por que será que na maioria das vezes não conseguem se eleger? Não conquistam nem os votos dos sindicalizados!!!
    Ah! E por que apoiam e depois mudam de lado? Se não me engano foram todos a favor do Lerner e agora só criticam o Homem.

  35. Sara Regina Rodrigues
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 6:41 hs

    e pensar que tem professores, incluindo a diretoria ealguns que não tem penssamento proprio e acompanham estes que estão interessados em sairem de sala de aula. olhe que vergonha; O irmanzinho em suas propagandas esta obedecendo o irmão do Maria Louca e seus marqueteiros e não colocando o sobrenome que lhe foi dado. que pouca vergonha; De novo nosso sindicato sera vendido; Obeservem que dia desta campanha o senador Alvaro Dias pediu voto para o filho do nosso melhor Governador. Este não tem vergonha do seu sobrenome. Parem ( Principalmente os professores de Ivaiporã; principalmente os que pegaram licenças especiais fora de época) de mandarem Emails ddenegrindo a imagem do BETO. Falem propostas de seus candidatos, queimando a cara no sol, e olhando nos olhos das pessoas. Tenham respeito e dignidade;;;

  36. Interior do Paraná
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 7:20 hs

    Nesse lamentável dia, a postura da polícia militar foi correta devido ao nível em que chegou a manifestação, ou seja, de pacífica não tinha mais nada…tentaram invadir a assembleia e palacio do governo…ai a policia tem que agir msm..
    Quem quiser ter uma noção melhor é so analisar os vários vídeos da manifestação no youtube e verá que a polícia fez o que tinha que fazer.

  37. FALTA CIVISCO AOS PROFESSORES
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 9:51 hs

    A educação do país está o caos por grande contribuição dos professores. NUNCA, JAMAIS vimos estes profissionais sairem nas ruas aos gritos pedindo uma melhor educação, melhores equipamentos, melhores instalações, melhores literaturas, melhores métodos. O que vemos é apenas reinvindicação salarial. Cada um olhando para o próprio bolso. Os professores não tem contribuido para a formação da juventude. Os jovens crescem alienados do mundo político. Alguns mestres que possuem um pouco de senso crítico e dispostos a implantar uma nova conciência, são muito de esquerda revolucionária, distantes da realidade atual. OS PROFESSORES NÃO TEM SE DEDICADO A FORMAR OS CIDADÃOS BRASILEIROS. Vitor Semog, Curitiba/Pr, Professor

  38. Incógnito
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 9:55 hs

    AINDA ACHO QUE DEVIAM TER MANDADO CACHORROS SOBRE ESSES MELIANTES. NÃO SÃO PROFESSORES: SÃO OPORTUNISTAS PELEGOS QUE NUNCA QUISERAM TRABALHAR… SE SÃO 60.000 EFETIVOS MAIS 22.000 TEMPORÁRIOS, CADÊ PELO MENOS UNS 10% DELES NA MANIFESTAÇÃO???

  39. Maria Gorete Manoel
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 12:08 hs

    Que isso Sara não se desespere, quem pega licença é por direito e não por benesses… Agora você defender quem venderá a educação do Paraná… Me poupe, todos os educadores conhecem seu candidato e suas propostas, se é que são propostas educacionais…

  40. Maria Gorete Manoel
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 12:11 hs

    Ainda para a Sara:
    Lembra-se que há algum tempo você pedia Osmar Governador!

    O que houve???

  41. Professor Indignado
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 15:59 hs

    Para quem acredita e divulga as últimas pesquisas do Paraná, esta moça (Sara Regina Rodrigues), que junto com a Alcione Saliba desgovernou e quase destruiu a Escola Pública do Estado, está muito nervosinha. Mesmo sem ser nada, quer legislar sobre licença especial do servidor público, imagine se vir a assumir alguma função no governo de seu candidato é capaz de mandar suprimir o art. 249 da lei 6.174/7o (sugiro para que aproveite a oportunidade e leia a citada lei, quem sabe ainda ha tempo para aprender).

  42. Prof Mauro
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 16:33 hs

    O que seráque é civisco????

  43. Prof Mauro
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 18:07 hs

    É isso mesmo Professor Indignado, essa tal Sara é Professora de Língua Portuguesa, valha-me Deus, quantos erros ortográficos, foi chefe do NRE de Ivaiporã na época do des-governo Lerner/Saliba,quer voltar apoiando o Betinho (Meu Deus, ninguém merece essa analfabeta como chefe de Educação, que será o fim disso?).
    É sobrinha do ex-prefeito Pedro Papin, maior corrupto que já passou por aqui, veja um dos seus problemas com o MP no texto abaixo:
    O MP denunciou o ex-prefeito da cidade Pedro Wilson Papin e outras 51 pessoas por improbidade administrativa e prejuízos de R$ 10 milhões aos cofres municipais. Papin é acusado por várias irregularidades durante a gestão 2001-2004 – uma delas seria exatamente a contratação do escritório pertencente a dois filhos de Justus (Nelson Cordeiro Justus e Renato Cordeiro Justus) e a José Virgílio Castelo Branco Rocha Neto. Para o MP, “não haveria sequer a comprovação de que a firma em questão [o escritório] tenha prestado os serviços para os quais foi contratada”.

    É difícil, mas é a pura verdade, estamos fadados a sofrer as consequências da escolha mal feita… Como pode esse tipo de pessoas ter força política… É muita sujeira…

  44. Sara Regina Rodrigues
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 6:07 hs

    na fui que abandonei o osmar esim ele que nos abandonou.sempre votei na familia richa e continuo.parem de ser covardes e parem de usar codinomes.para defender licenca fora de epoca para falar inverdades e ter usado as mesmos argumentos contra o osmar que agora tem vergonha de seu sobrenome.isso e ivaipora a terra dos coroneis e mudam de opiniao por um cargo,ah quem inventa nomes falsos mas usa a palavra benesses da pra imaginar que e.me digam nomes dia e ano de quem pegou essas liçensas fors de epoca.parem de viver do passado e tentem amar o candidato que voces so detonaram em 2006,verdades ja maria e professor indignado.vao pras ruas eparem de mandar emails ou se calarem nas escolas,ou ainda tentar fazer lavagem cerebrau em profissionais da ndssa categoria,nao sejam covardes,eu varro a escola feliz se o beto ganhar.nao se preocupem em citar meu nome.olhem o processo.andem nas ruas e vejam como esta o prefeito que os que nao tem coragem de assinarem seu nomes ele elegeram.

  45. Maria Gorete Manoel
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 21:36 hs

    Grande Sara! Lindo discurso, pena que com tantas inverdades… Tente escrever com mais clareza, pois pelo que diz o Prof Mauro você é Professora de Língua Portuguesa… Que vergonha seus alunos lerem essas barbaridades mal escritas, com tantos erros. Lamentável!!! Eita Beto Bonitinho olha o tipo de aliados você arranjou!!!

  46. Prof Mauro
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 21:42 hs

    Pôxa quanta abobrinha, o que é isso? Não deu prá entender bulufas do que essa Sara falou, que porta…

  47. Daniele
    quarta-feira, 1 de setembro de 2010 – 21:47 hs

    Esse ex-prefeito de Ivaiporã é mesmo famoso aqui na região do Vale do Ivaí, agora a sobrinha criticar o atual prefeito é vergonhoso, ele pode não ser esse espetáculo, mas pelo menos é honesto…

  48. SEBASTIÃO BRAZ RAMOS
    segunda-feira, 8 de setembro de 2014 – 22:29 hs

    Os debates, mesmo que acalorados, fazem parte do momento político e da democracia. Sejamos, porém, cautelosos com as palavras. Quando se parte para as ofensas, os dois lados perdem.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*