Dilma critica proposta de Serra de criar ministério para segurança pública | Fábio Campana

Dilma critica proposta de Serra de criar ministério para segurança pública

Do Uol

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, criticou hoje (22) a proposta defendida pelo candidato do PSDB, José Serra, de criar um ministério específico para a área de segurança pública. Dilma disse que a experiência de tratar em pastas diferentes as questões de segurança pública e do sistema prisional não contribuiu para diminuir a criminalidade em São Paulo.

“Vocês deveriam investigar se a experiência de se criar uma Secretaria de Segurança Pública e outra de Assuntos Penitenciários levou a acabar com o crime em São Paulo. Muitas vezes, o que acontecia é que uma não conversava com a outra”, disse a candidata, que se reuniu hoje, em Brasília, com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e com o coordenador de campanha, Marco Aurélio Garcia, para fechar seu programa na área da segurança pública.

Dilma considerou que a polícia do Rio de Janeiro agiu de forma correta durante o confronto com traficantes ontem (21), em São Conrado, no Rio de Janeiro. Ela ainda lamentou a morte da única vítima do episódio. “Se formos fazer um balanço isento, vamos ver que a polícia agiu prontamente, agiu rápido, prendeu os criminosos. Inclusive eu acho que a polícia teve uma ação muito correta na libertação dos reféns”, destacou Dilma.

A candidata ainda sinalizou que pretende incluir como ponto estratégico em seu programa de segurança as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas pelo governo do Rio de Janeiro em favelas cariocas controladas pelo crime organizado.

“O governo do Rio tem feito um combate sistemático ao crime organizado e tem tido sucesso. Esse combate tem que ser sistemático, com muita persistência. Nós estamos vendo que as UPPs têm sido um dos elementos mais importantes para combater e derrotar o crime, principalmente nas regiões em que o crime ocupou, estabeleceu sua lei privada e o Estado, no passado, se retirou. Isso tem contribuído para uma redução expressiva de homicídios e crimes contra o patrimônio no Rio de Janeiro”, avaliou.

Outra medida a ser adotada por Dilma, caso seja eleita, na área de Segurança, é a adoção de veículos aéreos não tribulados, os chamados vants, para o policiamento na fronteira seca do Brasil. Atualmente, segundo Dilma, o Brasil tem dois desses aparelhos, de fabricação israelense, que já são utilizados em Foz do Iguaçu. A candidata quer comprar mais dez vants, iguais aos já utilizados pelo Exército de Israel em operações militares, e defende que um deles faça o monitoramento do Rio de Janeiro.

Outro ponto que Dilma destacou em seu programa de governo para a segurança é a necessidade de investimento na formação do policial e a melhoria dos salários. Ela chegou a citar que a “polícia do século 21” precisa ser diferente da polícia que temos hoje no Brasil, que mata muito e prende pouco. “A polícia do século 21 tem que ser efetiva e não pode ser corrupta”.

Ao comentar a decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves, de arquivar a representação do PT contra a campanha tucana e atribuir somente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a legalidade para questionar o uso indevido de sua própria imagem pelo programa de José Serra, Dilma se esquivou de falar sobre qual atitude espera de Lula. “Isso vocês terão que perguntar para ele. Eu não posso falar pelo presidente Lula nesses termos”, disse a candidata.


11 comentários

  1. domingo, 22 de agosto de 2010 – 19:30 hs

    Violência, Bandido,Assalto e Terror é com dilMENTIRA

    Segurança ??? Nem pensar !

  2. CLOVIS PENA -
    domingo, 22 de agosto de 2010 – 19:32 hs

    O importante é saber o que a candidata Dilma propõe para melhorar a atuação da segurança pública. Aqui, podemos oferecer Tunas do Paraná, e Foz do Iguaçu, lamentáveis destaques nacionais pela criminalidade, como laboratórios. Osmar e Beto com a palavra, para dizer como será a polícia no Paraná. A criação de novas estruturas não é o que mais importa. Antes, importa saber o que será feito para a valorização a qualificação e a quantificação dos policiais.
    O assunto é tão grave, que os dois candidatos deveriam assinar um protocolo, dando aval para Pessuti começar a resolver a situação.

  3. Duval Simões Araújo-Londrina
    domingo, 22 de agosto de 2010 – 19:54 hs

    Claro que eles não querem cuidado especial com a Segurança Pública. Eles querem ministério do Indio, Da Pesca, Do Combate às Desigualdades Raciais. Assuntos Estratégicos?; Políticas Para as Mulheres… a maioria com intuito de arrumar emprego para cooptar votos no Congresso. São distruídos aos partidos aliados.
    Segurança pra que, se eles têm milhares de guarda-costas a disposição.

  4. Eita sumidade!
    domingo, 22 de agosto de 2010 – 19:55 hs

    Ela como “paulista” que é, fala como uma propriedade de dar dó. Se houve em outros tempos, ela também foi responsável pelo crescimento da criminalidade, haja vista que também comandava assaltos em SP. Bem provável que a informação venha do irrevogável Mercadante, que está se arrastando e SP. E ficar com pena da vítima, é bem dela mesmo, pois a mulher fazia parte do grupo que praticou o assalto.

  5. CLOVIS PENA - Marina propõe.
    domingo, 22 de agosto de 2010 – 20:02 hs

    No Rio de Janeiro, há um exemplo referido por Marina, que defendeu a reforma da segurança pública no País, ancorada no pagamento de melhores salários e um melhor treinamento aos policiais, bem como ações de combate ao tráfico de drogas e de armas.

  6. ANTI-PT
    segunda-feira, 23 de agosto de 2010 – 9:31 hs

    Boa Durval SImões…. li a manchete e estava prontinho para escrever a mesma coisa… Afinal de contas para que cuidar da Segurança né ?

  7. CAÇADOR DE PETISTAS
    segunda-feira, 23 de agosto de 2010 – 9:52 hs

    QUADRILEIRA DILMA.
    porque o PT / MST, não tomou providências em relação a segurança pública do Brasil no período de 0 anos que teve no governo?

    Suas palavras não mreecem credibilidade, alías, o povo deveria conhecer melhor seu passado para depois decidir o voto.

    Você é um LIXO.
    JOSÉ SERRA na quadrilha do PT / MST

  8. mari
    segunda-feira, 23 de agosto de 2010 – 10:49 hs

    O QUE? O LULA E A DILMA IRÃO CRIAR UM PROGRAMA PARA MELHORAR A SEGURANÇA PUBLICA NO BRASIL? E POR QUE ELE “O LULA” NÃO FEZ NADA NESSES ANOS TODOS DE PRESIDENCIA? E É A DILMA ENTÃO QUE AGORA VAI FAZER ISSO? SÓ SE FOR PRA FAZER A SEGURANÇA DOS BANDIDOS E CORRUPTOS COMO TM ACONTECIDO ATÉ AGORA. A SEGURANÇA PUBLICA PIOROU MUITO COM O LULA NA PRESICENCIA.

  9. ALEMÃO
    segunda-feira, 23 de agosto de 2010 – 11:02 hs

    É claro que eles são contra que outro crie ministérios, porque só eles é que podem crizr cargos e mais cargos pra acomodar a camarilha de vagabundos que os acompanham. Mas o grande perigo da dilmentirosa se eleger é criar uma republica sovcialista no Brasil. lembrem-se que já tem um projeto para calar a imprensa e para uma republica chavista é um pulinho. Prestem atenção e não caiam na lábia dessa mentirosa.

  10. 08 ANOS DE GOVERNO E NADA
    segunda-feira, 23 de agosto de 2010 – 13:45 hs

    A pergunta deve ser curtissima Sra. DILMULETA DA SILVA.

    Porque não fizeram em 08 anos?
    nada mais.

    José Serra – Presidente. ainda há tempo.

  11. ANDRÉA
    segunda-feira, 1 de novembro de 2010 – 22:10 hs

    O MEU COMENTÁRIO É PARA A PRIMEIRA PRESIDENTA DILMA,SENHORA DILMA UMA DAS MANEIRAS DE ACABAR COM A BANDIDAGEM É ACABANDO COM USUÁRIOS DE DROGAS,A DROGA É PROIBIDA E PRONTO,USUARIO TEM QUE SER PRESO,ACABANDO COM O USUÁRIO, ACABAMOS COM O TRAFICANTES..
    A NOSSA LEGISLAÇÃO TEM QUE MUDAR!!!
    DE MENOR TEM SER COM 16 ANOS ,E NÃO COM 18 ANOS,OS ANOS PASSARAM E AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EVOLUIRÃO MUITO,ENTÃO JA PODE ASSUMIR OS SEUS ERROS,PRECISAMOS DE UMA MUDANÇA JÁ NA SEGURANÇA DO NOSSO PAIS…..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*