"Efeito Lula" falha nos estados e não deve socorrer Osmar | Fábio Campana

“Efeito Lula” falha
nos estados e não deve socorrer Osmar

O “efeito Lula”, que transformou Dilma Rousseff de burocrata desconhecida em fenômeno eleitoral, é a grande esperança do senador Osmar Dias para reverter o favoritismo do tucano Beto Richa e virar eleição do Paraná. Richa lidera a disputa no estado com 50% das intenções de voto contra 34% do pedetista, segundo o Ibope. O efeito é esperado por Osmar devido a sua associação recente política com Lula e o PT, mas essa expectativa não tem base realista. Os índices recordes de aprovação do presidente pouco têm ajudado os candidatos que apóia nos estados.

Caso emblemático é o de Aluízio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo, base política do Partido dos Trabalhadores e do próprio Lula, que tem 23% de intenção de voto contra os 47% de Geraldo Alckmin, do PSDB, segundo o último Ibope. O apoio de Lula também não impediu que Hélio Costa, do PMDB de Minas Gerais, que tem um vice do PT, e iniciou a campanha com 44% das intenções de voto, fosse ultrapassado por Antonio Anastasia, do PSDB, que largou com 18%. Nos demais estados Lula também não demonstra o poder de alterar o quadro. A posição dos candidatos estaduais tem muito a ver com a situação local e o apoio de Lula influencia pouco.

Apesar de Osmar ter repetido por duas semanas em seu espaço no horário político, imagens do comício na Boca Maldita com o presidente, comerciais com Lula pedindo voto, e insistido em reafirmar apoio aos programas sociais do PT e de Requião, seus índices de intenção de voto continuam estacionados enquanto os de seu adversário Beto Richa não param de crescer. O professor de Ciência Política da UFPR, Adriano Codado, ouvido pela Gazeta do Povo, acredita que parte desse resultado decorre do caráter “artificial” da associação do senador com Lula. Segundo Codato, a proximidade de Osmar com Dilma e Lula é “ideologicamente” e “socialmente” nenhuma.

O sociólogo Alberto Carlos Almeida, também em entrevista a Gazeta do Povo, aprofunda essa análise. Avalia que as razões do voto para presidente e governador são simplesmente diferentes. Os motivos que levam o eleitor escolher Dilma são diferentes daqueles que determinam a escolha de um candidato a governador. Em todos os casos, independentemente de partido, o eleitor vota em quem acredita que vai melhorar sua vida. Almeida analisa que o presidente Lula transfere votos no plano nacional, no caso para a candidata Dilma. “O motivo para votar no governo do estado é regional. O Lula não tem interferência em motivo regional, só nacional”.


33 comentários

  1. Gilberto
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 18:29 hs

    A única coisa que pode socorrer o Osmar nessas alturas são as forças do além. Sugiro que ele procure se consultar com gente do ramo, como Chik e Jeitoso, por exemplo.

  2. Joselito
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 18:51 hs

    osmar dias é metido a entender das lides campeiras, mas tomou o cavalo errado, acreditou que o eleitor sofre do mal de alzeimer e vai ficar sem mandato para ficar esperto e tomar tento.

  3. CELIO RIBEIRO
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 18:53 hs

    MIMOSA DO NEO MST OSMAR DIAS JA FOI P BREJO, VAI TER QUE TIRAR MUITO LEITE LA NO ESTADO DO TOCANTINS, ISSO SE NAO ACEITAR A OFERTA DO REQUIAO QUE DESEJA COMPRAR SEU LATIFUNDIO PELO VALOR DECLARADO E AINDA DAR DE LAMBUJA UM JIPINHO 51.

  4. LUIZ SARAGIOTTO
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 18:57 hs

    Uhu! BETO RICHA pra PRESIDENTE do BRASIL!
    Vai em frente BETO a hora é sua e a VITÓRIA sera nossa.

  5. Sérgio Pinheiro
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 19:16 hs

    Os marqueteiros de Osmar garantem que ele logo estará bombando na frente de Beto. É só esperar para ver.

  6. FCH
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 19:32 hs

    A VERDADE É QUE A DILMA DEU SORTE DO PSDB TER LANÇADO O SERRA E O TAL DO ÍNDIO, SE A DUPLA FOSSE AÉCIO E ÁLVARO DIAS TENHO CERTEZA QUE SERIA MUITO MAIS DISPUTADO,,,, NÃO É O LULA QUE GANHA MUITOS VOTOS MAS SIM O PSDB QUE PERDEU MUITOS. BASTA VER NOS ESTADOS ONDE A OPOSIÇÃO LANÇOU BONS CANDIDATOS: SP / PR / MG E OUTROS.

  7. O Povo
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 19:39 hs

    Osmar “JABULANI” não emplaca nem no tranco, não adianta, nasceu natimorto, de uma união que jamais poderia dar certo, juntar PDT+PMDB+PSC+PT = FRACASSO era evidente e previsivel, por mais que o Presidente Lula se esforce, acontece que a ele a situação da Dilma e da Gleisi estão sempre subindo, ja no caso do Osmar sua ligação com Requião e sendo considerado a continuação destes 8 anos de truculência e muito mal administrado, o Povo não quer saber, quer um Novo Parana, e quem esta representando as aspirações do Povo do Parana so pode ser o futuro governador BETO RICHA…….

  8. antonio carlos
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 19:49 hs

    O efeito presidente está fazendo efeito sim, mas não é na campanha do Osmar, é sim na campanha do Coxa, que estava indo tão bem. Até que um deputado, que de coxa branca não tem nada, deu a camisa do Glorioso para o conhecido pé frio que é o presidente, beijar. Aí o Coxa começou a ir pelo mesmo caminho da campanha do Osmar, perdeu até para o lanterna da Segundona. O senador então não espere melhor sorte apoiado por quem é. ACarlos

  9. Geraldo M. Vinholes
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 19:56 hs

    Não existe nada mais forte que uma idéia cujo tempo chegou. o nome dessa idéia é Beto Richa. Não existe nada mais frágil que uma idéia com validade vencida. a idéia que caducou se chama Osmar Dias. Teve sua hora e sua vez em 2006, vacilou e dançou. Agora quer que o eleitor o engula junto com Requião. Que é isso companheiro?

  10. HENRIQUE 46
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:02 hs

    O Paraná não aceita embusteiro,farsante e mentiroso para fazer parte do seu destino,por isto e por muito mais não cai no conto do bilhete premiado e jamais compraria um carro usado daquelle que por almoçar muito não pode dirigir.Se é que me entende.O jabullani dias ficou pendurado na brocha,quem mandou montar a cavalo em porco.
    c

  11. HENRIQUE 46
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:09 hs

    Efeito lulla só nos institutos comprados a peso de ouro,basta ver o fiasco que foi aquele filméco sobre a falsa vida do embusteiro,fracasso total,nem nos camelódromos era encontrada tal fita por falta total de interesse em mais um embuste do embusteiro maior da nação.PORTANTO É ESPERAR PRA VER QUE A MENTIRA TEM PERNA BEM CURTA,EXEMPLOS DE SP,MG,PR,RS,SC,ONDE OS CANDIDATOS MACOMUNADOS COM A QUADRILHA NÃO CONSEGUIRÃO OS MAIS SÓRDIDOS INTENTOS.TAMBEM DEVO CITAR O ESTADO DO ACRE ONDE A CRIATURA INVENTADA AMARGA O TERCEIRO LUGAR,APESAR DE TODA MENTIRA .

  12. Dorival Selbach
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:10 hs

    Não precisa ser nenhum gênio para entender o que está acontecendo. É lógico que as pesquisas para presidente estão recebendo algum “energizante” de alto poder para justificar a rápida subida de Dilma sem a presença de nenhum fato novo que a favoreça na vida nacional. É claro que a mídia virtual não chega na maioria da casa dos eleitores que recebem bolsa família, vale gás, telefone celular e outros ” benefícios”, mas ainda que chegasse eles, os eleitores daquela faixa, não possuem dissernimento e nem cultura suficiente para fazer uma avaliação do perfil de cada candidato.Então, fiquemos com as pesquisas que a cada dia enchem mais a bola da Dilma, mas não exagerem com os “arranjos”, pois de repente podem chegar aos 100% dos eleitores e aí a casa pode cair.

  13. HENRIQUE 46
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:16 hs

    O ELEITOR CONSCIENTE DEVE TER EM MENTE QUE O DIREITO DE ESCOLHER O SEU CANDIDATO É UM DIREITO INALIENÁVEL,QUE JAMAIS DEVE SER TRANSFERIDO A QUEM QUER QUE SEJA,SÓ ASSIM SE PODERÁ TER ESPERANÇA DE CONSOLIDAÇÃO DE UMA DEMOCRACIA DE FATO E DE DIREITO,E NÃO UMA DEMOCRACIA NA BASE DO TACÃO,UMA DEMOCRACIA DOS CORONÉIS.PORTANTO NÃO TRANSFIRA ESSE DIREITO DURAMENTE CONQUISTADO PARA QUEMPARA QUER QUE SEJA,E NUNCA MAS NUNCA MESMO ,E MUITO MENOS PARA UM FARSANTE.

  14. HENRIQUE 46
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:20 hs

    NÃO SE DEVE VOTAR POR PROCURAÇÃO, A MENOS QUE O ELEITOR ESCLARECIDO ,TENHA DADO ESTA PROCURAÇAO PARA OUTREM.SE NÃO DEU VOTE POR VOCE MESMO,NÃO TENHA O COMPORTAMENTO DE GADO ,NÃO SEJA GADO,NÃO SEJA MARCADO,VOTE COM SUA CONSCIENCIA E NÃO ACEITE QUE USURPEM SEU DIREITO DE PODER ESCOLHER.

  15. UAUAUAUA
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 20:46 hs

    ESTOU MUITO TRISTE E DECEPCIONADA EM VER OSMAR DIAS ,,,NA PROPAGANDA ELEITORAL GRITANDO COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS…E DIZENDO “”LULA” LEVEI UM ANO E MEIO PARA FALAR …APRENDI””” OSMAR NÃO TENHO NADA CONTRA QUEM USA ESTA EXPRESSÃO…MAS VC ….É O FIM DO MUNDO…NÃO DÁ PARA ACREDITAR QUE VC POSSA SER TÃO CARA DE PAU…. SEMPRE VOTEI EM VC…MAS …DEPOIS DESTA…NUNCA MAISSSSSSSSSSS

  16. Jerônimo k Moroski
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 21:12 hs

    Lula pode muito, mas não pode tudo. Ressucistar defunto ele não consegue, isso somente milagre. E milagre só Jesus, que tem outras coisas mais importantes para se preocupar. Se a gente analisar friamente, todos estão felizes, embora alguns disfarcem para posarem de vítimas. Lula, feliz porque Dilma está eleita. Beto, feliz porque vai ser governador. E Osmar, feliz porque vai ser ministro da Agricultura de Dilma ou presidente da Itaipu Binacional. Se tem gente ganhando (feliz), quem então perdeu? Os bocós que acreditaram no Osmar Dias…

  17. Rock
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 21:34 hs

    Estou contente com o Osmar nunca tinha votado nele, mais agora que ele fez uma mea culpa e resolveu abraçar uma causa justa contra os entreguista pela primeira vez vai ganhar o meu voto. Vamos Paraná vamos, Osmar 12, Dilma 13 e Requião 151.

  18. Crébison
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 21:34 hs

    Aguarde….se não tiver segundo turno é uma situação…agora, se tiver…daí vem Dilma, vem grana, vem todo mundo e o Beto Rich que se segure.

  19. Jacomel
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 21:38 hs

    osmar dias está que nem o cachorro fonseca que caiu do caminhão de mudanças.

  20. FISCAL DE REALEZA
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 21:42 hs

    OLHA VOCEIS DEVEM AGUARDAE PELO MENOS ATÉ O DIA 20 DE SETENBRO
    PORQUE PARA PRESIDENTE AINDA NÂO ESTA DEFENIDO
    MAS PARA GOVERNADOR QUEREMOS LEVAR PARA SEGUNDO TURNO E SE ACONTECER BAY BAY BETO

  21. Pedro Malazartes
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 22:05 hs

    Esse, tomara que ele leia, sinceramente, não é o professor e agrônomo Osmar Dias que conheci na Cafe (sem acento, revisão), na Seab. Conheci um Osmar decidido, voluntarioso, dono das suas atitudes. Agora, manipulado justamente por quem colocou em dúvida a sua seriedade, melhor, a sua honestidade. Já foi induzido por Requião, interessado maior em se ver livre da sua concorrencia e que nem imagine compondo um quem sabe governo de Dilma Não Sei Quem É Essa Mulher. Não vão compor um governo com derrotados.

  22. Ed
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 22:47 hs

    Está começando a ser desmascarada as farsas das pesquisas. PR, MG, SP e outros estados estão confirmando!

  23. EM TEMPO
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 22:48 hs

    Piada né..

  24. antonio francisco da silva
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 23:32 hs

    O maior obstaculo à vitoria de Osmar não éo Beto Richa e sim o irmão senador alvaro cpi dias.É muito comum o comentarios entre os petistas e requinista que não vão voltar em Osmar porque o irmão dele não tem feito outra coisa nos ultimos quatros anos a não ser falar mal do PT e do Governo lula e procurar dificultar a vida do governo e assim ele continua,mesmo com o irmão tendo a bênção do Presidente no Paraná.Tanto isso é verdade,é bom que se diga.Que Dilma,contrariando todas as previsões da inteligencia midiática e politica nativa já ultrapassou o tucano.portanto não ´foi osmar que fez palanque para Dilma,foi Lula e dilma que fizeram o palanque de osmar.

  25. Wilson Fisk
    segunda-feira, 30 de agosto de 2010 – 23:40 hs

    A Roseli Abrão diz que: “Lula e Dilma fazem comício da virada de Osmar”, vai virar e naufragar. Banana para o Osmar.

  26. augusto capoeira
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 0:30 hs

    LULA o melhor presidente que tivemos será o grande vitorioso nesata eleição. Sua popularidade não é atoa, ele mudou a vida de cada uma e cada um dos milhoôes de brasileiros. O caso do Osmar não dá pra comparar (ele tá mais pra PSDB do que qualquer outra coisa). Mas compare o Gleise, ela é PT e é LULA e, com certeza, será eleita senadora com a maior votação do Paraná.
    Lula faz a diferença sim

  27. Vigilante do Portão
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 7:21 hs

    Basta ver em São Paulo, terra do Lula, o Mercadante perde feio.
    A Globo nem deu o resultado da pesquisa IBOPE, limitou-se a dizer para procurar no site do Jornal Nacional.

  28. Dagoberto
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 7:33 hs

    O máximo que lulla vai poder fazer por osmar é pedir para a dilma, se eleita,arrumar um emprego federal para ele. porque a partir do ano que vem ele vai ter muito tempo livre.

  29. Leandro
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 9:13 hs

    O efeito Lula já funcionou em Osmar. Ele perdeu a vergonha na cara e virou boneco de ventriluquo de Requião. Efeito mais poderoso que esse não há.

  30. Rodolfo
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 11:27 hs

    Mercadante e Hélio Costa já sentiram o “efeito Lula”. Osmar também vai sentir quando ficar sem emprego em 2011.

  31. JoaoMariaDeAgostinho
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 11:42 hs

    Osmar nunca foi aliado de Lula. É claro que a presença do presidente não vai alavancar a candidatura de quem não tem nada a ver com ele.

    Se botasse o Paulo Bernardo, que sempre foi do PT, veríamos o poder de transferência de votos do presidente em ação. Seria mais ou menos Dilma e Serra. Betistas iriam ver a vaca.

    Mas até que está bom. Da turma do bem, todo mundo vai ganhar. Dilma, Requião, Gleisi… O único que falta é o Osmar, mas esse nunca foi da turma mesmo…

  32. Rui Campos
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 12:21 hs

    Osmar, perder a vergonha é pior do que perder a eleição. E a vegonha você já perdeu quando saiu abraçado com o Requião que o chamou de ladrão em 2006. Perder a eleição agora é mera conseuqencia.

  33. Gualberto
    terça-feira, 31 de agosto de 2010 – 15:35 hs

    O efeito Lula funcionou sim. Serviu para desmascarar o Osmar e mostrar o tipo de picareta que ele é. Obrigado Lula!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*