Segundo analista, TV terá papel fundamental nas eleições | Fábio Campana

Segundo analista, TV terá papel fundamental nas eleições

O colunista do UOL e da Folha, em Brasília, Fernando Rodrigues, analisa que os números divulgados na última pesquisa Datafolha devem mudar assim que o horário eleitoral começar a ser veiculado na TV, em 17 de agosto.

O empate técnico entre a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), com 36% das intenções de voto, e José Serra (PSDB), com 37%, mostra que “nada de relevante no cenário político nacional ocorreu desde o final de junho”.

O Datafolha também revelou que 2% dos eleitores apostam em uma vitória de Marina Silva (PV) e que 26% não sabem quem sairá eleito. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


4 comentários

  1. Duval Simões Araújo-Londrina
    segunda-feira, 26 de julho de 2010 – 21:59 hs

    Nas eleições majoritárias, salvo a de prefeitos de municípios sem TV local, é sempre a propaganda no rádio e principalmente TV, que decide a eleição. Requião massacrou Osmar na TV, principalmente nos debates, em 2006. Por isso foi reeleito governador. Programas de TV qualificados decidem eleições equilibradas como a de Serra e Dilma, que estão empatados desde maio passado.

  2. Marcos Pop
    segunda-feira, 26 de julho de 2010 – 22:07 hs

    Para a coligação de Beto Richa existe um dado importante nessa eleição. Osmar candidato lançado em aliança com o PT no início do ano. E Osmar titubeante se ia ao senado ou ao governo em maio e junho. Em todas as pesquisas realizadas no Paraná, por todos os institutos, deram Beto Richa na frente com no mínimo 5% de diferença contra Osmar Dias.
    Pelas pesquisas atuais Beto ganha bem na capital e na metropolitana e já começa a equilibar, para virar no interior.
    Essa é a tendência atual. Se a TV não mudar isso, a diferença pró-Beto tende a ser superior a 500 mil votos no 1º turno.

  3. Pedro Paranaguá
    segunda-feira, 26 de julho de 2010 – 22:37 hs

    O Data Falha,ajeitou a última pesquisa pra evitar a fuga dos financiadores da campanha tucana.Como pode o empate se pelo próprio Data Falha 41% acreditam na vitória da Dilma e só 30% que o Serra ganha?
    O Vox Populi é que mais se aproxima da verdade pois tem um detalhe:
    O Data Falha pesquisa “apenas e tão somente por telefone”,quem não possui telefone ou não está em casa(trabalhando, por exemplo)não participa.Poucos do povão foram ouvidos.Dilma vence disparado,e no Sul passa na frente disparado!

  4. Prof. Luiz Gonzaga
    quarta-feira, 28 de julho de 2010 – 0:31 hs

    Gostaria que a lei eleitoral proibisse as pesquisas pois elas funcionam como um estímulo aos eleitores despreparados para o voto, assim como, penso que o tempo na TV deveria ser igual para todos os candidatos, afinal democracia são direitos iguais. é assim que eu penso!

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