O colunista do UOL e da Folha, em Brasília, Fernando Rodrigues, analisa que os números divulgados na última pesquisa Datafolha devem mudar assim que o horário eleitoral começar a ser veiculado na TV, em 17 de agosto.
O empate técnico entre a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), com 36% das intenções de voto, e José Serra (PSDB), com 37%, mostra que “nada de relevante no cenário político nacional ocorreu desde o final de junho”.
O Datafolha também revelou que 2% dos eleitores apostam em uma vitória de Marina Silva (PV) e que 26% não sabem quem sairá eleito. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
4 comentários
Nas eleições majoritárias, salvo a de prefeitos de municípios sem TV local, é sempre a propaganda no rádio e principalmente TV, que decide a eleição. Requião massacrou Osmar na TV, principalmente nos debates, em 2006. Por isso foi reeleito governador. Programas de TV qualificados decidem eleições equilibradas como a de Serra e Dilma, que estão empatados desde maio passado.
Para a coligação de Beto Richa existe um dado importante nessa eleição. Osmar candidato lançado em aliança com o PT no início do ano. E Osmar titubeante se ia ao senado ou ao governo em maio e junho. Em todas as pesquisas realizadas no Paraná, por todos os institutos, deram Beto Richa na frente com no mínimo 5% de diferença contra Osmar Dias.
Pelas pesquisas atuais Beto ganha bem na capital e na metropolitana e já começa a equilibar, para virar no interior.
Essa é a tendência atual. Se a TV não mudar isso, a diferença pró-Beto tende a ser superior a 500 mil votos no 1º turno.
O Data Falha,ajeitou a última pesquisa pra evitar a fuga dos financiadores da campanha tucana.Como pode o empate se pelo próprio Data Falha 41% acreditam na vitória da Dilma e só 30% que o Serra ganha?
O Vox Populi é que mais se aproxima da verdade pois tem um detalhe:
O Data Falha pesquisa “apenas e tão somente por telefone”,quem não possui telefone ou não está em casa(trabalhando, por exemplo)não participa.Poucos do povão foram ouvidos.Dilma vence disparado,e no Sul passa na frente disparado!
Gostaria que a lei eleitoral proibisse as pesquisas pois elas funcionam como um estímulo aos eleitores despreparados para o voto, assim como, penso que o tempo na TV deveria ser igual para todos os candidatos, afinal democracia são direitos iguais. é assim que eu penso!