Richa critica ineficiência do porto de Paranaguá | Fábio Campana

Richa critica ineficiência do porto de Paranaguá

Ao participar da 25ª Festa da Tainha neste domingo (11), o candidato ao Governo do Estado, Beto Richa, criticou a perda de importância estratégica do Porto de Paranaguá.

“Nos últimos anos, o Porto de Paranaguá perdeu uma significativa movimentação de cargas para outros estados, em especial para Santa Catarina. A modernização do Porto de Paranaguá é necessária para resgatar a eficiência e para não comprometer o desenvolvimento do Estado”, afirmou Richa, que estava acompanhado do candidato a vice-governador, Flávio Arns.

Para Richa, o setor do turismo no Litoral também precisa de um projeto estratégico de desenvolvimento. Richa propõe a criação de um corredor turístico ligando Paranaguá, Curitiba e Foz do Iguaçu. Essa proposta prevê a instalação de um terminal turístico de passageiros no Porto. Essa integração será possível, na visão do prefeito de Curitiba, com diálogo. “Queremos voltar aos bons tempos em que o Litoral tinha voz e conseguia que as suas reivindicações fossem efetivamente atendidas. Um governo que se sensibilizava com os problemas da região. Essa é a nossa ideia”, afirmou Richa.

Richa também destacou a importância de retomar os estudos para a construção de um novo presídio no litoral. “Sabemos da situação precária da Cadeia Pública de Paranaguá. Em nosso governo vamos construir um presídio, para desafogar as cadeias da região”, disse. Richa defendeu adoção de ações que compensem o impacto do Porto na infraestrutura da cidade de Paranaguá. “A cidade precisa ser compensada por causa do impacto na região. A proposta é a criar ações para ajudar o município para recuperar os danos na malha viária, por exemplo”, disse Richa.

A comerciante de Divanir Muniz Souz, 74 anos, disse que Beto Richa está trazendo proposta novas para a cidade. “Beto tem propostas inovadoras para melhorar Paranaguá”, disse ela.

Beto Richa esteva acompanhado de sua esposa, Fernanda Richa, do deputado federal Alex Canziani, do vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias, dos candidatos a deputado federal Rubens Bueno e Francisco Francischini, e a deputado estadual Alceu Maron Filho.


17 comentários

  1. ROCK
    domingo, 11 de julho de 2010 – 19:04 hs

    E a importãncia estrategica da linha verde ele não falou nada, dos buracos em Curitiba também não e da industria das multas, como é fácil achar defeito nos outros e não ver os seus proprios.

  2. Teo
    domingo, 11 de julho de 2010 – 19:07 hs

    É isso aí Beto, tem que apresentar novas alternativas e mudanças para que o nosso Porto de Paranaguá volte a ser competitivo, e venha a atrair novamente as Empresas que foram explulsas da cidade devido a incompetência e má administração por parte da família Requião, que bom que novos ares começam a soprar pelo Paraná, trazendo esperança para um povo já cansado de ouvir lengas lengas e nada ser feito! Sei que com Beto Richa o Paraná terá um Futuro Melhor de Desenvolvimento e novas perspectivas!
    Dá-lhe Beto, já no primeiro turno!

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 11 de julho de 2010 – 19:19 hs

    Vamos la futuro Governador do Paraná.
    Vamos eleger também José Serra e mandar os quadrilheiros comunistas do PT/MST para Cuba, ou para a Venezuela.

    Vamos extirpar esta corja de pelegos do cenário político nacional. pois o mal se corta pela raiz. Chega de mentiras, chega de populismo, chega de roubalheira, chega de baderna. Oito anos com estes comunistas foi demais. O Brasil cheira a Venezuela.

    Fora comunistas
    Fora PT/MST.

    José Serra nesta corja de pelegos

  4. NABIL DE PARANAGUÁ
    domingo, 11 de julho de 2010 – 20:03 hs

    VOU DE BETO RICHA!
    CHEGA DOS “TRAPALHÕES DO PESSUTI” TOMAREM CONTA DO PORTO.
    E O PIOR É QUE ELES JÁ SE ALIARAM COM A TURMA DO OSMAR EM PARANAGUÁ!

    BETO SALVE NOSSO PORTO E NOS LIVRE DESSA GENTE!
    PROFISSIONALISMO JÁ!

  5. chico
    domingo, 11 de julho de 2010 – 21:44 hs

    O PROXIMO GOVERNADOR,VAI PRECISAR DAR ATENCAO A TODO NOSSO LITORAL QUE ESTA ABANDONADO.

  6. paranaense
    domingo, 11 de julho de 2010 – 21:54 hs

    FABIO!
    QUANDO EU COMEÇO A LER, COMEÇO A FICAR INDIGNADO.
    O QUE OS POLITICOS PROMETEM PARA SE ELEGER, NÃO É FACIL ENGOLIR, ME LEMBRO QUE O REQUIÃO PARA GANHAR OS VOTOS DOS SINDICALISTAS, FEZ UMA REUNIÃO E PROMETEU QUE NO DIA 6 DE JANEIRO, ELE VARIA UMA REUNIÃO NA ILHA E O SUPERINTENDENTE SERIA UM PARNANGUARA, E OS PRESIDENTE PEDIRAM VOTOS PARA ELE,TUDO MENTIRA ELE TROUXE AQUELA TROUXA DO VOVO NANA, UM INCOMPENTENTE.AGORA VEM O RICHA PROMETENDO TUDO DE BOM PARA O PORTO.MENTIRA ELE SO QUER GANHAR. ELE NEM CUMPRIU O QUE ELE PROMETEU PARA CURITIBA, ELES SO QUEREM SABER DELES.AGORA OSMAR TAMBEM NÃO GANHAR, PORQUE O MARIOZINHO, ESTA FAZENDO IGUALO VOVO NANA, ESTA REDUZINDO OS TURNO, O PESSOAL ESTÃO TODOS REVOLTADOS, É UMA PENA, ELE ESQUEECE QUE SÓ TEM MAIS 5 MESESE DEPOIS TCHAUZINHO SEU BABACA.
    OSMAR PRECISAVA VER , ANTES DE PERDER OS VOTOS QUE ELE AINDA TEM LA.
    PORQUE , SE OSMAR GANHAR O IDIOTA DO MARIOZINHO NÃO VAI FICAR COMO SUPER, PORQUE TAMBEM É UM INCOMPETENTE.
    VAMOS PEDIR PARA QUE O MARIOZINHO NÃO SEJA TAMBEM O FILHO DO DIABO.

  7. Da Poltrona
    domingo, 11 de julho de 2010 – 22:45 hs

    Os problemas no, do, e com o Porto não são de hoje, vem se arrastando há décadas.
    É muito interessante tudo isso – quando candidatos os políticos sabem exatamente o que deve ser feito aqui e ali.
    Depois que sentam na cadeira do poder …

  8. VLemainski-Cascavel
    segunda-feira, 12 de julho de 2010 – 8:03 hs

    Sugiro ao Beto que contrate auditoria para localizar e acabar com os “ratos” do porto.

  9. Anderson
    segunda-feira, 12 de julho de 2010 – 10:14 hs

    As ideias de Richa começam a ganharem corpo e necessitam serem implatadas, pois o Estado do Parana não aguenta mais essa paralização e inercia que ja dura quase duas decadas de falta de ação e modernidade nas linhas de pensamento e desenvolvimento regionais!
    Presisamos de um novo Parana de um futuro mais desenvolvido e prospero, e Beto richa e o unico candidato que pode fazer essas modificações nesse momento, com o apoio dos Senadores Gustavo e Ricardo Barros!
    “ACORDA PARANA” vamos sair da estagnação!

  10. Pina
    segunda-feira, 12 de julho de 2010 – 12:08 hs

    Acreditamos muito nas idéias e propostas de Beto Richa, ele já demonstrou na prática que não é aquele que simplesmente fala, fala e não diz nada! Com Beto as coisas acontecem, as obras são realizadas e os projetos não ficam apenas no papel!
    Espero essa vitória já no primeiro turno, para que o Paraná possa logo ser um Estado mais humano e fraterno e de todos os paranaenses.
    Beto Richa Primeiro Turno Já!

  11. segunda-feira, 12 de julho de 2010 – 13:15 hs

    Vejo com bons olhos os compromissos do sr.Beto,em relação ao litoral do Paraná,pois, lembrem-se de uma coisa,foi o pai dele(José Richa) quem fez as Avenidas Beira Mar de Guaratuba e de Caiobá – Matinhos,não estou falando das estradas de acesso que foram de autoria do Álvaro. Mas lembrem, quem privatizou o ferry boat foi o Duce,sim aquele que disse que o “pedágio abaixava ou acabava” e acabou por não acontecer uma ou outra coisa,e, o pedágio do ferry boat vem a ser proporcionalmente muito mais caro, pela distância, do que pagamos para utilizar os mais de 100Km mantidos pela ECOVIA. Vejam que os ferry estão sucateados,não tem sequer um equipamento novo,não defendo nenhum nem outro,ambos são caríssimos e ambos já receberam a estrutura pronta sem investir um tostão sequer.
    Quanto ao Porto de Paranaguá devemos lembrar sempre que é a “galinha dos ovos de ouro do Estado”, a maior fonte arrecadadora de ICMS , e, de ISS( 3% de cada fatura na movimentação de cargas,não sei se subiu) para o município de Paranaguá. Agora , como o porto já está estabelecido como sendo um porto com uma grande movimentação de navios graneleiros,de veículos,de contêineres,de combustíveis,etc…em minha opinião,não deveríamos misturar com os navios de turismo,e,para estes levá-los para o município vizinho de Pontal do Paraná.Lembrando que para lá já existe um projeto arrojado que vai trazer um melhor desenvolvimento daquela ,esquecida, região do nosso litoral.Há neste município uma área que poderá receber navios de turismo e de cargas seca de grandíssimo porte.Neste local não há necessidade de dragagem,pois, seu calado natural é de aproximadamente 54 pés e é de pedra,ou seja , não há assoreamento,a única coisa que já foi comprovada em estudos é quanto a força das correntezas marítimas,para as quais necessitará de uma construção de um “gabião”,ou seja ,uma barragem para diminuir o intenso fluxo destas correntezas,desta feita buscando uma melhor estabilidade dos navios em suas atracações.Neste poderiam construir um belo Terminal de Passageiros,com todos os recursos tecnológicos,acesso de uma linha férrea,tudo administrado pelo Estado do Paraná.Acho que é uma área pertencente a União,o Estado poderá reivindicar sua titularidade , construir e administrar,com seus lucros,acredito que em menos de quatro anos já estariam pagos tais investimentos.Desta feita,haveria a necessidade de dar continuidade ao projeto de acesso ,já existente, desde a época em que o ex-vice-governador Mário Pereira quando ocupou a pasta da Secretaria de Estado dos Transportes mandou elaborar,é viável e justifica o desenvolvimento daquela região do nosso litoral que encontra-se abandonada.
    O projeto do prefeito de Paranaguá não deixa de ser ruim ,mas, vi a apresentação do mesmo,acho que o IBAMA e o IAP não autorizariam uma obra que avança em uma área de mangue,outra coisa, neste projeto do prefeito Baka ele talvez não mensurou que trata-se de boca de rio,ou seja, será eternamente dependente de dragagens a preço de ouro,desta feita, causando danos irreparáveis ao meio ambiente e ao município.
    Sr.Beto, esperamos que suas observações não fiquem apenas em promessas,que sejam feitos estudos antecipados para apresentarem a população paranaense,estamos aí,é só informar que estamos prontos a contribuir…em um trabalho sério e não de picaretas…vocês é que sabem.

  12. Carlos
    segunda-feira, 12 de julho de 2010 – 16:39 hs

    Fábio, a título de informação, o Vice-prefeito de Paranaguá Fabiano Vicente Elias é candidato a Deputado Federal.

  13. antonio carlos
    segunda-feira, 12 de julho de 2010 – 17:18 hs

    Meu caro Beto, falar mal da administração do porto de Paranaguá a Antonina, é uma redundância. Seja mais criativo, não chute cachorro morto. Lembro ao amigo que até o ex-governador tem apartamento em Camboriú, e, dizem as más línguas, que é um a apartamentaço, não sei se melhor que aquele de Miami . O senador irmão do outro senador também tem um, como você quer valorizar o nosso litoral? E o turismo em Foz do Iguaçu? Com um pedagião destes, penso vinte vezes antes de ir até lá. ACarlos

  14. bafao
    terça-feira, 13 de julho de 2010 – 3:14 hs

    Concordo plenamente com o candidato mas acho que ele tambem nao pode se esquecer de olhar o caos em que a cidade de Curitiba se encontra: lixo no chão por toda parte (os turistas que vem aqui não se cansam de dizer—–>ué essa cidade era tão limpinha!!!) e mendigos dormindo ao relento na cidade inteira. De quem foi mesmo esse “legado”???

  15. Tiago Teodoro
    terça-feira, 13 de julho de 2010 – 23:24 hs

    O CANDIDATO DO LITORAL, ALCEUZINHO MARON!!!

  16. Junior
    sábado, 14 de agosto de 2010 – 13:56 hs

    Beto
    Gostaria de ver um Porto com Engenherios comprometidos e a devasta dos velhos Engenherios que nada fazem no Porto da turma do Requião.
    Faço campanha por você em Paranagua, Sudoeste do Parana, para poder ver um futuro melhor aos meus conterrâneos que até então não tinham espectativa de dias melhores.

    Sucesso como Novo GOVERNADOR,meu amigo,

    Abraço,

    Roberto Freitas Jr.

  17. fabiano h gutierrez
    segunda-feira, 6 de setembro de 2010 – 12:15 hs

    essa lenga, lenga de beto richa ouvimos da boca de jaime lerner que nos deixou de herança a t c p toda sucateada e o pedágio que desçe ao litoral que é o mais caro do país , chega de inganação desse povo do lerner e richa vamos ter vergonha na cara povo parnanguara que depende do porto que são sindicalistas , eles querem privatizar todo porto e fuzilar os trabalhadores.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*