Requião diz que aposta de Osmar no apoio de Lula pode ser equívoco | Fábio Campana

Requião diz que aposta de Osmar no apoio de Lula pode ser equívoco

Até hoje, Requião insiste em dizer que quase perdeu a eleição para Osmar Dias em 2006 por conta do apoio de Lula no último round, o que lhe teria surrupiado milhares de votos. Verdade? Mais uma bravata do mestre do engodo?

Requião acredita que a aposta que a campanha do senador Osmar Dias faz na vinda de Lula a Curitiba para produzir uma virada no quadro, amplamente favorável ao candidato tucano Beto Richa na capital e Região Metropolitana, pode ser um equívoco. Ou até um tiro no pé.

O ex-governador se socorre de Alberto Carlos Almeida, autor de “A Cabeça do Eleitor”, que adverte que não se deve contar com a transferência de votos. Observa que se tal transferência é um fenômeno duvidoso quando um governante bem avaliado indica um sucessor (caso de Lula com Dilma Rousseff, quando pode usar o argumento da continuidade), ele simplesmente não funciona quando se refere à outra instância de poder (Lula, presidente, indicando Osmar para governador).

No caso de Curitiba a aposta de Osmar é de altíssimo risco. Detalhamento da pesquisa Vox Populi produzida de 17 a 20 de julho, indica que só 15% dos eleitores de Curitiba votariam com certeza em um candidato indicado por Lula. Em contrapartida 15% não votariam em hipótese alguma nesse candidato indicado pelo presidente. Ou seja, a identificação com Lula tende a não agregar um único voto para Osmar.

A biografia do senador, sempre associado aos produtores rurais e ao agronegócio, e suas oscilações entre o PT e o PSDB, que duraram meses a fio, podem complicar ainda mais esse quadro. O eleitor pode avaliar que Osmar “virou a casaca” ou que embarcou numa aliança oportunista e que é um mais um político sem convicções, capaz de fazer qualquer negócio para chegar ao poder.

O suposto poder de transferência de votos de Lula não funcionou em 2000 e 2004, quando veio a Curitiba apoiar a candidatura de Angelo Vanhoni, candidato a prefeitura de Curitiba. Também não funcionou em 2008, quando voltou a Curitiba e tentou dar um empurrão na candidatura de Gleisi Hoffmann derrotada por margem esmagadora. Se a mágica não funcionou com petistas, mais difícil ainda que se manifeste com candidatos como Osmar em que o eleitor não enxerga identificação alguma com o PT.

O apoio e a presença de Requião no palanque de Osmar pode ser outro tiro no pé. Em Curitiba apenas 4% dos eleitores votariam num candidato indicado por Requião, mas esse tipo de apoio espantaria o voto de 19% do eleitorado. No caso de Osmar e Requião existem complicadores, entre eles o rescaldo da violenta campanha de 2006 em que o senador foi derrotado pelo ex-governador por meros 10.400 votos.

Naquela eleição Requião acusou Osmar, entre outras coisas, de enriquecimento ilícito, crime ambiental e uso de trabalho escravo. Um percentual expressivo do eleitorado ainda se recorda dessas denúncias de apenas 4 anos atrás e vai ficar perplexo em ver os dois políticos compartilhando o mesmo palanque, trocando elogios de pedindo voto um para o outro.


28 comentários

  1. gerson
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 11:46 hs

    nem o papa salva o dias vai leva um tundao do beto que vai perde o rumo de casa “no tocantins”

  2. Jose Carlos
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 11:46 hs

    O que o capitão Furacão Dias devia fazer é largar rápido o apoio de Belzebu de Mello e Silva, cuja nau está indo à pique, rumo ao despenhadeiro das trevas infernais… Mello e Silva vai ser a âncora mais pesada que o barco e vai afundar a campanha… vade retro, satanás…

  3. Bagualla
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 11:52 hs

    estes dois senhores se merecem…..

  4. RODRIGO
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 11:53 hs

    OSMAR DIAS NUNCA MAIS TERÁ MEU VOTO!!

    VOTEI NELE EM 2006, MAS AS PESSOAS DEVEM TER UM POUCO DE RESPEITO COM O ELEITOR. SOU CONTRA ESSE DESGOVERNO DO REQUIÃO E NÃO TEM COMO VOTAR NESSE SENADOR TRAIDOR.

  5. Parreiras Rodrigues
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 11:53 hs

    Nisso o meu ex-líder tem razão.

  6. antonio francisco da silva
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 11:55 hs

    são entrigas da oposição.Somente os otarios da direita que nao vem que Lula será grande cabo eleitoral para qualquer individuo.Duvidodo! Que requião tenha dito isso.Alguem nesse blog apostava em sua derrota.Será que ainda há duvidas?

  7. henrique
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:02 hs

    OSMAR VOCE SE COLOCOU COMO CAPACHO DE LULLA E CAMARILHA,A TUNDA VAI SER GRANDE,AI VOCE CORRE E CHORA NO COLINHO QUENTE DO LUPPI.VOCES SE MERECEM!

  8. Jacarezinho
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:05 hs

    …ontem tava eu num boteco jogando sinuca. Oito duplas, mais os bebuns tradicionais escorados no balcão. Cidade: Jacarezinho. O dono distribuiu papel com nomes dos candidatos e depois saiu com uma caixa de papelão com um rasgo na tampa. A urna. Convocou um escrutinador, o prof. Betinho (só eu o chamo assim) e um fiscal, o próprio de uma empresa de ônibus. Resultado do Instituto Vox Bar: 26 votos. Nenhum branco, nenhum nulo, (como manda a lei ali mesmo inventada). Beto 17, Serra 16. Marina 5. Dilma 5. In Pinga Veritas.

  9. O Povo
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:38 hs

    Aqui no Paraná o PT/MST nunca teve vêz, nosso povo é ordeiro, trabalhador e não gosta da forma de agir do PT, portanto Lula não vai agregar votos para Osmar Dias, muito pelo contrário, cada vêz que fixa mais a idéia que Osmar trocou de lado, a população rejeita mais o Osmar e suas novas alianças, principalmente ao Movimento dos Sem Terra e os radicais que o acompanham, vai ser só Deputados e Prefeitos quebrando a cara se apoiarem Osmar! Beto Richa será eleito no Primeiro Turno pela vontade de todos os paranaenses!

  10. Vigilante do Portão
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:46 hs

    Concordo com o Requião.
    Osmar, ser visto com o Lula e com a Gleisi, vai perder votos.
    Agora, perde mesmo ao aparecer ao lado do Requião. É derrota na certa. KKKK

  11. ROCK
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:49 hs

    Jacarezinho voce vai quebrar pagando festas para esses malandros votarem nas tuas pesquisas, não tem vaquinmha que aguente por mais água que se misture no leite, mais a tua tentativa é livre, que tal por um azar do Paraná o PlayPink ganhar quem sabe ele te arrumar um encosto novamente na grana do povão.

  12. ROCK
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:50 hs

    vaquinmha leia vaquinha.

  13. sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:51 hs

    É a última cartada, estão gastando os tubos, apostando tudo.

    Só de ônibus contratados para claque vir bate palmas a troco de cinquentão, pão, banana e tubaína , são mais de 200.

    Que VERGONHA !!!

  14. Antônio Cunha
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 13:11 hs

    Osmar vai fazer uma revelação bomba no comício com LUla. vai contar toda a verdade sobre a comrpa da fazendo no tocantins.

  15. PARANAENSE BRASILEIRO DA SILVA
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 13:30 hs

    Ao contrario do Rodrigo, que postou acima, não votei no Osmar em 2006. Votei no Requião, mas agora voto no Osmar. E porque isso? Oras porque é o que a maioria dos eleitores do Paraná vão fazer. Requião e Osmar dividiram meio a meio os votos do estado naquela eleição. Nesta eles se somam em favor do Osmar, por causa de um simples raciocionio: Quem votou Requião não vota em Richa e quem votou Osmar vai repetir o voto obviamente, com rarissimas excessões, como a do Rodrigo.

  16. JOÃO GERALDO
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 14:28 hs

    LULA TRANSFERE VOTO! TANTO QUE O REQUIÃO CONSEGUIU SE REELEGER.
    MAS, REQUIÃO TIRA VOTO!

  17. Jacarezinho
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 14:37 hs

    Ô Rock: E quem disse que eu quero me encostar em porra de trabalho algum. Tá lá que eu tava jogando sinuca, ou esnuque, como dissemos lá. O que eu quero agora é usufruir, antes que eu vá prá alguma UTI e o meu genro pro Itau. Ou que eu vá prum caixão e ele prá Caixa, isso mesmo a federeca. Emprego, serviço, tô fora meu. 70tinha no lombo, sô!

  18. Eleitor
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 14:44 hs

    Amanhã veremos o Lula falando “menas” e a Dilminha aplaudindo o patrão…e, pasmem, o Osmar do lado do Requião…prefiro a morte com todos os seus horrores.

  19. Duval Simões Araújo-Londrina
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 14:57 hs

    O povo paranaense é muito politizado, por isso não adianta Lula vir aqui e querer obrigar o povo a votar na péssima candidata que ele escolheu. O que ele quer mesmo é ajudar Dilma a diminuir a diferença no Paraná, pois o norte e nordeste, bovinamente, segue cegamente as palavras de Lula. Osmar é palanque para ajudar Dilma. Isso todo mundo sabe e os petistas nativos foram sinceros e até disseram isso. E o PMDB não vai arriscar perder a cadeira de Requião ao senado ou diminuir sua bancada, pois sabe que ganhando vão negociar com Beto e com quem for presidente da república. Aliás muitos deputados já negociaram com antecipação e estão andando ao lado de Beto para o governo.
    Osmar perdeu para Requião por o ex-governador conseguir ser visto pela maioria da população como melhor para o Paraná.
    Lula ajudou Requião em 2.006? no 1º turno, sem Lula e o PT, Requião ganhou com quase 230 mil votos de diferença de Osmar.
    No 2º turno, com Lula e o PT, a diferença caiu para 10 mil.

  20. Tuku Nare
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 15:07 hs

    Osmar Dias, sera o nosso governador com o apoio tambem do povo Curitibano
    vivemos um momento sem igual tambem no nosso estado, onde falta profissionais qualificados para ocupar vagas, em todos os setores, da construçao
    civil, industria e agricultura, nao podemos tampar o sol com a peneira,o lula escolheu o Osmar ha muito tempo para ser nosso governador, e vamos votar no canidado apoiado pelo lula sim.

  21. Exceção vira regra
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 15:51 hs

    Então eu sou uma exceção, votei no Osmar em 2006 , mas nunca mais voto nesse traíra…. Prefiro o Requião que pelo menos se mantém do mesmo lado, já o Osmar não tem coerência, fica do lado que lhe convém….

  22. Seven Up
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 15:59 hs

    Meu Deus que análise é esta do nosso amigo PARANAENSE BRASILEIRO DA SILVA.

  23. Seven Up
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 16:00 hs

    Gostei mais da pesquisa do Vox/Bar de Jacarezinho, muito boa. E acredito que o Beto tem maioria lé na região mesmo.

  24. ricardo luiz dos santos
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 16:02 hs

    Não voto no Osmar porque ele pensa que é DEUS e o Requião tem certeza que é então só me resta ficar com Beto Richa mesmo, pois o Osmar e requião são farinha do mesmo saco.

  25. FILET MIGNON
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 16:24 hs

    DEUS DO CÉU!!! MORRO E NÃO VEJO TUDO!
    REQUIÃO QUESTIONANDO O PODER DE lULA AGLUTINAR VOTOS?
    Será que o INSANO algum dia ouviu falar em AUTO AVALIAÇÃO?
    Da forma como ele é INSANO, é bem provável que ele indique o IRMÃO METRALHA II para a COORDENACAO FINANCEIRA DA CAMPANHA DE OSMAR. É mole????

  26. sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 19:00 hs

    Essa eleição é peculiar.

    É o voto do POVO X MAQUINA suja do governo

    E como a maioria dos paranaenses é DECENTE e EDUCADO

    Saberá distinguir entre os que querem governar para o Povo e

    os que usam o povo, compram aliados e manipulam a Nação.

  27. Jonas C Monteiro
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 20:10 hs

    Ao Requião se aplica o ditado: “O dia da ajuda é a véspera da ingratidão.” O jurássico ex-governador se elegeu duas vezes à custa de Lula, mas depois [de eleito, claro] renegou o apoio. O único erro de Lula é aguentar esse tribufão, já deveria ter dado um pontapé no trazeiro deste ingrato.

  28. Enio Campos
    sábado, 31 de julho de 2010 – 2:49 hs

    nessa foto o requiao esta escondendo o olho roxo da porrada que levou do rubens bueno e o osmar com cara de tongo arrependido de nao ter concorrido a reeleicao ao senado pensando assim o que o povo do parana vai pensar de mim quando ver essa foto

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*