Do Abraão Benício no Bem Paraná
Os dois principais candidatos ao governo do Paraná – Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB) – estão dedicando as primeiras semanas de campanha para rodar o Estado em busca do apoio dos prefeitos. Tanto a coligação do pedetista como a do tucano estimam que cerca de 60 dos 399 prefeitos ainda estejam indecisos.
No papel, os partidos da chapa encabeçada por Dias (PDT/PSC/PT/PMDB/PR/PC do B/PT do B) comandam 232 municípios. Do outro lado da trincheira, os 14 partidos aliados de Richa reúnem 153 prefeitos.
Tudo isso em tese, já que na corrida eleitoral nem sempre a filiação partidária prevalece. Os dois lados trabalham para atrair administradores municipais do time adversário e as dissidências acontecem.
A direção estadual dos tucanos já chegou a recomendar ao prefeito de Chopinzinho, Vanderlei José Crestani (PSDB), que se afaste do partido durante a campanha. Crestani desagradou os correligionários ao formalizar apoio à candi datura de Osmar Dias.
Do outro lado, o prefeito de Castro e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacir Fadel, já anunciou que apoiará o ex-prefeito de Curitiba. Em São José dos Pinhais, o prefeito Ivan Rodrigues (PTB), apesar de seu partido integrar a coligação de Beto Richa, está na lista dos aliados de Osmar Dias.
Em Tijucas do Sul, José Altair Moreira é do PP, que integra o time de Richa, mas também está trabalhando pelo senador pedetista. Já o prefeito de Almirante Tamandaré, Wilson Goinski, é do PMDB, que está coligado com o PDT, mas manifestou apoio ao candidato tucano ao governo. Já o prefeito de Goioerê e presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Luiz Roberto Costa (DEM); e o prefeito de Quarto Centenário, Oswaldo Changai (PSB) estão com Osmar. A coligação do pedetista afirma que 21 dos 25 prefeitos da Comcam já aderiram ao projeto.
Essa “infidelidade” além de tornar a disput a incerta, ainda dá margens a todo tipo de avaliações distintas. O candidato a vice-governador, deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB), garante que o grupo já conta com o apoio de cerca de 300 prefeitos. “Nossa folga é muito grande. Nos últimos oito anos, os prefeitos foram apoiados por um governo estadual do PMDB e federal do PT. Eles sabem dos benefícios que receberam para seus municípios. Nossa aliança reúne hoje cerca de 300 prefeitos”, afirma.
Pressão — Um dos coordenadores da campanha de Richa, o deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), garante que o grupo já rompeu a barreira dos 160 prefeitos aliados. “Já temos um pouco mais que os 153 prefeitos da coligação. Acho um número muito bom, já que somos uma candidatura de oposição. O governo do Estado e o ministro Paulo Bernardo estão pressionando”, comenta.
O candidato do PP ao Senado, deputado federal Ricardo Barros, garante que o fato de Richa estar na frente nas recentes pesquisas divulgadas pode fazer a diferença. “Política é um fato local. O fato do Beto estar na frente nas pesquisas deve atrair os prefeitos indecisos. Em dois anos, teremos eleições municipais e os atuais prefeitos têm que estar posicionados”, avalia.
13 comentários
É o indeciso batalhando pelos indecisos….. isso não vai dar certo…
A mais pura cegueiras é pensarem que só prefeitos conquista vótos para Governador haja visto que a lambaça eas rejeições são enormes na mairia dos municipios Parana arcaico e atraso este ponto de vista pois só ganha eleição que se alia com o povo sera que não aprederam com o Lula pois ele o Presidentefala a mesma lingua do povo apesar de eu nunca ter votado nele tenho que reconhecer que ele botou o resto no bolso.
OS PREFEITOS ESTAO ESPERTOS COM OSMAR DIAS,. VAO DE BETO E JOSÉ SERRA.
Olha, o que tem prefeito apoiando os dois candidatos, são bastantes. Cada dia abraçam um. Aprenderam com os cachorros grandes, a serem malandros. Vão enrolar até o fim, depois irão para o lado que estiver em melhores condições de ganhar a a eleição.
os prefeitos nao sao bobo vao ir todos de beto pois no ortigao nao da de acredita nem se que decizao ele tem e ate o fim da eleiçao ele eo req vao acabar indo pro tapa e beto no primero turno com mais de 60% dos votos
Prefeitos do interior sabem que Osmar conhece cada região de modo particular e não apenas em época de eleição como algum traíra ou garoto propaganda de creme dental e pasta TRIN pra engomadinhos!
Já disse e repito,Osmar só perde quando o Beto Indio da Serra diferenciar um Pé de Banana de um Pé de Café!
O BETO vaiter que esperar uma nova oportunidade, pois na minha pesquisa o Osmar
sera seguramente o futuro governador.
É isso aí, um verdadeiro troca-troca onde o eleitor entra com o…….
Na prática, no entanto, 140 prefeitos já estão com Osmar Dias e 160 fechados com Beto Richa.
Não é por nada, mas os milhões de reais da campanha do Osmar Dias não vão comprar os prefeitos de “bem” do Paraná.
Prefeitos são fundamentais para eleições que não despertam muito interesse do eleitor comum, ou seja de deputados e senadores em municípios de médio e pequeno porte. Para presidente e governador a coisa é diferente e a influência do prefeito não é grande a ponto de influenciar o resultado. Beto deve cuidar de sua campanha no rádio e TV e de alguma forma neutralizar um pouco a mídia paga pelos governos estadual e federal no rádio e TV (Grupo RPC/Gazeta, Massa, Bem Paraná, Hora H e Diário Popular, salvo engano meu) flagrantemente a favor da candidatura oponente. A coligação de Osmar, por ser sem afinidades e compromissos futuros, logo entra água, pois deputados irão cuidar da sua horta, assim como os candidatos ao senado Requião e Gleise, pois o risco é eminente de serem derrotados.
Beto e coligados só se preparem com o dinheiro que o PT costuma despejar na na campanha nos últimos dias para tentar comprar a eleição.
Fiscalizem e denunciem pois o TRE do Paraná é confiável.
…e tem alguns na moita, que tem recursos pendentes no Governo.
Que a Justiça Eleitoral, o Ministério Público, atentem bem para as movimentações financeiras do ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste, o filho do Zé Dirceu, candidato a federal. Inflacionou o mercado. Uma grana preta prá vereador de cem votos prá cima. Prá prefeito, a grana chega esverdear.