A multa estabelecida pelo Ibama ao porto é de R$ 4,8 milhões. Estão proibidos os carregamentos e descarregamentos de veículos, granéis sólidos e líquidos e o abastecimento de combustíveis e suprimentos em geral
De Vanessa Prateano, Adriano Ribeiro e André Luckman da Gazeta do Povo com Agência Estado
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou nesta quinta-feira (8) a interdição do Porto de Paranaguá, no Paraná, o segundo maior do País. A determinação partiu do presidente do órgão, Abelardo Bayma Azevedo.
De acordo com o Ibama, o porto, que está em processo de licenciamento, deixou de cumprir compromissos firmados com o órgão. Segundo o diretor de Proteção Ambiental do órgão, Luciano de Meneses Evaristo, o Porto de Paranaguá vem descumprindo as solicitações do Ibama em relação ao licenciamento ambiental. “O porto não possui estudos ambientais. Desde 2003, exigimos adequações, mas há um descaso da administração com o problema”, afirma o diretor.
Evaristo ainda aponta que o porto não teria um plano de emergência e contingência. “No caso de um acidente de grandes proporções, haveria um desastre”, diz.
A multa estabelecida pelo Ibama ao porto é de R$ 4,8 milhões. Estão proibidos serviços como os carregamentos e descarregamentos de veículos, granéis sólidos e líquidos e o abastecimento de combustíveis e suprimentos em geral.
Outro lado
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) confirmou durante a tarde que recebeu a notificação do Ibama e que o porto está parado. Em nota oficial, a administração do porto informou que foi surpreendida pela notícia do embargo, pois o superintendente Mário Lobo Filho havia ido até Brasília para uma reunião com o Ibama com o objetivo de tratar das questões ambientais.
A Appa anunciou que está elaborando um processo judicial para que as operações do porto sejam retomadas. Segundo a administração, a interdição paralisou as atividades da faixa portuária. Nesta quinta-feira, 13 navios estão atracados no local e ainda estava prevista a atracação de outros 26 navios.
Santos
A interdição ocorre um dia depois de fiscais do Ibama terem interditado e multado em R$ 10 milhões o Porto de Santos, no litoral paulista. Só que no caso de Santos, a direção nacional do Ibama afirmou ter sido um medida isolada de um grupo de fiscais lotados em São Paulo, tanto que anulou a interdição e a multa e abriu procedimento para apurar a responsabilidade dos servidores envolvidos no episódio.
10 comentários
Falta do que fazer?
Ué… desde 2003 e só agóra, depois que o “óme” saiu, esse país não é sério mesmo…
É uma lástima isso, pois quem perde é o Paraná e o Brasil. Onde a maior preocupação de quem está administrando agora é manter seus altos salários, falta a contrapartida em serviço público de fato. Não adianta colocar diretor que não entende bulhufas de porto, outro que está lá porque o papai é secretário, mas não faz m… nenhuma também, outro diretor que era ex-guarda portuário….Gente!!!! Ô Governador!!!! É o segundo maior porto do País para estar nas mãos de incompetentes. Chega disso né!!!!!!!
Da-lhe João Feio, ex motorista do Pessutao e atual diretor empresarial. O cara nem para porteiro da APPA tem qualificações e chegou ao posto graças a amizade que possui com o atual governador. Cabe salientar que após a demissão do ex superintender Daniel Lucio, uma das figuras com maior conhecimento sobre portos no Brasil, foi desmantelado o setor ambiental da autarquia com a saida de tecnicos muito importantes para entrada de varios aspones partidarios que nao entendem absolutamente nada sobre porto e gestao ambiental. Viva a ignorancia e que venha as eleicoes. Se o Beto Richa ganhar, tomara que tire toda aquela cambada de vagabundos do porto.
AONDE CHEGA A POLITICA DO PSDB NO PARANA
TENTARO DE TODAS AS FORMAS EM VENDER ESSE PORTO E FICARO CRIANDO DIFICULDADES PARA QUE O GERENCIAMENTO DESSA UNIDADE NÂO FOSSE EFICIENTE
E COMUNHADO COM ESSE IBAMA QUE SÂO MEIS UM BANDO DE LOCOS DOQUE ESPECIALISTAS SÂO POLITIQUEIROS NÂO FRAQUEJAM EM NEM UM ISTANTE EM DAR PREJUISOS PARA O ESTADO
E QUERER JUSTIFICAR OS MEIOS
E PODEM TER CERTEZA QUE O DEPUTADO ELIO RUSCHE
ESTA POR TRAS DISSO SÂO POLITICOS SEM ESCRUPULOS NEM UM
VÂO SE CATAR CAMBADA QUE ESTÂO AI DANDO UMA DE AMIGOS DO POVO
MAS TODU MUNDO SABE QUE ESSE PORTO SE POR VENTURA GANHAREM AS ELEIÇÔES SERA O PRIMEIRO A SER VENDIDO
TOMEM TENTO NESSE PSDB E DEM
É a nefasta herança do maior administrador de portos do mundo.
Poxa vida, como são as coisas, o irmão do ex-rei sai, e na mesma semana essa! Quem perde? Claro, o estado e seus sofridos contribuintes…
Além da interdição do Porto é preciso que a Saúde
faça uma interdição imediata das cantinas no Páteo
da APPA, está uma vergonha.
com a herança deixada pelo danadao negociador e aditivador de contratos irregulares e termos de compromissos para liberaçao de “empreendimentos” irregulares no porto de paranagua para atender intere$$es pessoais, ainda o porto e o povo sofrerao algum tempo… o tempo o MP e o TC mostrarao a cara deste mal carater.
O Ildo Baldo aí acima e o Requião devem ser parceiros na dose de Gardenal… e o produto deve estar em falta nas farmácias…
Misturar IBAMA (totalmente aparelhado por petistas) com tucanos que querem vender porto e achar que estão de braços dados nesta causa… quanta insanidade…
Tá todo mundo louco… oba!!!!!