Em Curitiba, Lula propõe abrigar mulher iraniana condenada à morte | Fábio Campana

Em Curitiba, Lula propõe abrigar mulher iraniana condenada à morte

Da Folha.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado, em Curitiba (PR), que vai pedir ao líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que envie a iraniana condenada à morte por apedrejamento ao Brasil, onde poderá receber asilo. Sakineh Ashtiani (foto) já recebeu 99 chibatadas como punição por manter “relacionamento ilícito” com um homem.

“Se vale a minha amizade com o presidente do Irã e se ela [a mulher condenada] estiver causando incômodo lá, nós a receberemos no Brasil de bom grado”, disse Lula, acrescentando que vai telefonar para o iraniano e conversar sobre o assunto.

Acho que nada justifica o Estado tirar a vida de alguém. Só Deus pode fazer isso”, disse o presidente.

A candidata à Presidência Dilma Roussef, em entrevista também em Curitiba, falou que a decisão do governo de Teerã “fere” a “nós que temos sensibilidade, humanidade”.

Os dois participaram no Paraná de um evento da campanha da candidata à Presidência.

MUDANÇA DE OPINIÃO

Ainda na quarta-feira (28) a posição de Lula mantinha-se inalterada. Questionado sobre as campanhas mundial e nacional na internet e no twitter pela libertação da iraniana, o presidente brasileiro disse que se um país passa a desobedecer suas leis para atender a pedidos de outros líderes, poderia ocorrer uma “avacalhação”.

No Palácio do Itamaraty, o presidente opinou sobre a campanha “Liga Lula”, dizendo que não poderia passar o dia atendendo a pedidos e que as leis dos países devem ser respeitadas.

“Um presidente da República não pode ficar na internet atendendo todo o pedido que alguém pede de outro país (…) É preciso tomar muito cuidado porque as pessoas têm leis, as pessoas têm regras. Se começarem a desobedecer as leis deles para atender o pedido de presidentes daqui a pouco vira uma avacalhação”, disse.

Em seguida, Lula complementou que não acha certo “nenhuma mulher deveria ser apedrejada por conta de traição.”

ENTENDA O CASO

Mãe de dois filhos, Ashtiani recebeu 99 chicotadas após ter sido considerada culpada, em maio de 2006, de ter uma “relação ilícita” com dois homens. Depois, foi declarada culpada de “adultério estando casada”, crime que sempre negou, e condenada a morte por apedrejamento.

O anúncio de que a aplicação da pena poderia ser iminente despertou uma grande mobilização internacional, e países como França, Reino Unido, EUA e Chile expressaram suas críticas à decisão de Teerã. O governo islâmico disse então que suspenderia a pena, até segunda ordem.

CAMPANHA

Um abaixo-assinado aberto há cerca de um mês na internet deu impulso mundial à campanha pela libertação da iraniana.

O documento conta com mais de 114 mil assinaturas, a maioria sem valor real, como pessoas identificadas apenas pelo primeiro nome, manifestações políticas como “E agora Lula?” e piadas como “Pica Pau”.

A lista, contudo, tem também assinaturas verídicas de célebres brasileiros –Fernando Henrique Cardoso, Chico Buarque e Caetano Veloso.

Farshad Hoseini, diretor do Comitê Internacional contra Lapidação e autor do documento, explica que a ideia é que a pressão internacional chegue ao governo iraniano.


38 comentários

  1. Pina
    sábado, 31 de julho de 2010 – 22:04 hs

    O negócio “deles é fazer mídia”, pois senão vejamos, com tantos casos no Brasil de agressões física as mulheres, porque pergar um caso lá de fora para se entrometer?????
    Nada mais é do que querer uma maior auto promoção, pois é mais fácil largar essas matérias, aparecer em noticiários do que ter que se envolver com casos no Brasil, pois daí demanda uma série de fatores que eles não sabe como resolver tais como: ( Aparelhamento da Estrutura de Segurança Pública, maior treinamento e aperfeiçoamento inclusive para Delegacias especializadas das Mulheres, etc.) Outro aspecto é tentar junto a Justiça um rigor maior nas aplicações das Leis já existentes, mas como isso talvés não dê “mídia” e nem destaque, eles preferem ir em problemas internacionais, pois daí aparece como se fosse “um grande líder”, mas na verdade é um incompetente que não resolve os problemas no seu quintal, e vai querer se meter no quintal dos outros!
    Fora Petezada Incompetentes e Despreparadas!

  2. Luis Carlos Break
    sábado, 31 de julho de 2010 – 22:10 hs

    lula humilia requião e o memo que sempre foi valentão fica calado e com o rabinho debaixo das pernas sem dizer um ai. olha que mimo.

  3. Marco
    sábado, 31 de julho de 2010 – 22:13 hs

    Esse cara só pensa em adquirir voto. Sabe fazer política como ninguém e, como tal, é com certeza é o pior humano que já existiu na história.

    O radicalismo que eu tinha na minha adolescencia onde acreditava que nenhum político prestava se tornou convicção depois do governo deste barbudo corrupto, demagogo e hipocrita.

    Cala a boca Lula!!!!

  4. marcelo reis
    sábado, 31 de julho de 2010 – 22:14 hs

    santa ignorância – diz besteira como quem vive torrado
    de cachaça, como dizem os sindicalistas de são bernardo
    0’rei do rabo de galo’ não tem limites………………………

  5. henrique
    sábado, 31 de julho de 2010 – 22:23 hs

    É CONVERSA PARA CONSUMO INTERNO,CONVERSA DE PESCARIA,CONVERSA DE BOTÉCO.TUDO O QUE O GOVERNO DO IRÃ APRONTA TEM O APOIO IRRESTRITO E INCONDICIONAL DE LULLA E SEU DESGOVERNO.PENA QUE POR SUA POLULARIDADE DE ARAQUE ,BASTA VER O FILMÉCO ENCALHADO,LHE SEJA FRANQUEADO O DIREITO DE SER O DONO DO ´’febeapá,SEM O MINIMO DE CONTRADITÓRIO,SALVO EM RARISSÍMAS EXCEÇÕES EM EDITORIAIS DA GRANDE IMPRENSA LIVRE E INDEPENDENTE,NÃO SENDO ESTE O TEU CASO.

  6. José Roberto Ribeiro
    sábado, 31 de julho de 2010 – 22:35 hs

    Quanta inveja! Ibama que se cuide daqui 4 anos vai ter aves do tipo “Tucanis invejosis” em extinção! Lá na alemanha quem acerta é o polvo, aqui é Lula…Esta aula de biologia o brasileiro já tem decorado na ponta da língua: Dilma Presidente!

  7. gerson
    sábado, 31 de julho de 2010 – 23:03 hs

    esse lula nao tem vergonha na cara muito menos quen vota nele e sua corja como osmar dias e outros vamos vare esses demAGOGOS mentirosos do mapa e o requiao outro que eu achava que era macho mas anda com o ronaldo viro marica

  8. Austragésilo Penaforte
    sábado, 31 de julho de 2010 – 23:11 hs

    Então, já que o presidente está sensível em relação à esta senhora iraniana, que aproveite e faça o mesmo pedido aos seus amigos – os irmãos Castro – de Cuba, para que soltem os presos políticos que são tratados como verdadeiros animais em jaulas fétidas, sem dó nem piedade.

  9. Lorena Meyers
    sábado, 31 de julho de 2010 – 23:49 hs

    Poxa!
    E eu que pensava que asilo era para crimes políticos ou de opinião.
    Vou me inscrever no PROUNI; quem sabe aprendo mais com a zelite sindical.

  10. domingo, 1 de agosto de 2010 – 0:15 hs

    Lula comete crime violento ao tomar decisão de Estado em cima de um palanque de campanha , fora do Estado e não é em caso de emergência de guerra.

    E aí TSE ????????? Crime de Estado GRAVE !!!

    A bandidagem vai continuar ??

  11. Enio Campos
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 2:59 hs

    eu morro e nao vejo tudo diz um ditado popular ate parece brincadeira tem gente que bate palma pra louco dançar desejo que o presidente do ira diga um nao pra cair a cara dessa gentalha eles esquecem que aqui no brasil tambem temos uma parte do ira da africa e etc etc etcpura demagogia e esses idiotas ainda acham graça fica aqui uma pergunta onde esta a justica eleitoral que so fica multando o lula em 5ooo mil reais e nao cassa o registro de candidatura da dilma pode uma coisa dessas ele e presidente do brasil de segunda a sexta mas quando estourou o caso jose dirceu e etc no final de semana ele era presidente dava ate entrevista sobre o caso onde esta o ministerio publuico eleitoral devem estar com medo de perder o almento de salario que se diga de passagem nao e pouco desperta tu que dormes amigo eleitor

  12. Alvaro Santos
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 8:37 hs

    Este cara só fala merda e ainda pratica crime eleitoral e nosso judiciário não faz nada para acabar com esta molétia que é o lula.

  13. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 8:45 hs

    Se ulisses guimarães e Brizola tivessem vivos, o PMDB e o PDT, jamais teriam se coligado com o PT. Lula, o “Presidente” fanfarrão, o imbecil enganador de touxas, o Venezuelo e sua cãndidata COMUNISTA, jamaais teriam conseguido enganas estes dois senhores que lutaram pela dwemocratização do Brasil.

    O PT, é o mais visivel sinal de que corremos um grande risco de retorna a Ditadura no pais, agora diferente da ditadura militar. Se a candidata bandida de Lula vencer esta eleição, será implantada no brasil uma ditadura ferranha contra os meios de comunicações, e ao a livre expressão, ja vivemos parte disso hoje, so não vê quem não quer.

    O vermelho soviético do P, Chaves, morales e Fidel, agora mancham o chão brasileiro. Onde estão os soviéticos José Dirceu, jenuíno e Marta Suplicy (aquela que quando houve a tragédia da TANH, mandou o povo relaxar e gozar), onde estão?, Porque não aparecem junto a candidata do Ditador Lula agora nas eleições? Ora, é claro, estão esperando outurbro passar, ai todos aparecerão.

    Brasil com a quadrilheira de Lula, rumo a Venezuela. Aguardem seus idiotas.

    Lula da Silva, você pode ser “Presidente” de milhões de brasileiros mas, não meu nem voc~e candidata bandida será.

    JOSÉ SERRA nesta corja de COMUNISTAS.

  14. Pérola
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 10:41 hs

    Em um país, machista, onde nada era feito em defesa dos direitos e da integridade de nós, mulheres, é comum observarmos pessoas achando que este gesto do Lula não tem valor. A lei Maria da Penha, pode ter suas falhas, como pode também não estar tendo pernas para prosseguir como deveria, mas que foi um marco….ah isso foi.

  15. Pérola
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 10:55 hs

    Pode ter certeza que a “elite sindical” tem muito a ensinar. O preconceito ainda impera no Brasil.

  16. domingo, 1 de agosto de 2010 – 11:00 hs

    Na verdade , lula abriu a boca demais e cometeu um crime grave.

    O povo de bem espera providências do TSE.

    E nesta questão, cabe INTERDIÇÃO

    Mas fica a pergunta, o Brasil É um país sério ?

  17. Interior
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 11:01 hs

    Esse presidente cada dia que passa so quer ficar aparecendo na midia ele tem que trabalhar mais e parar de falar bobagem,volte para Brasilia para ficar com seus amigos Collor Sarney Renan Calheiros Jader Barbalho e o amigao Jose Dirceu todos corruptos e um bando de safados.

  18. JORGE VASLI
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 11:52 hs

    A elite sindical tem a nos ensinar a desfaçatez, a mentira, a mandrionice, a vagabundice, enfim! Não podemos ficar à mercê destes PTralhas ignorantes e corruptos. Se o Brasil for mesmo um país abençoado por Deus, brevemente nos livraremos dessa corja.

  19. Norte do Paraná!!!
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 12:11 hs

    Usando questões de Estado em palanque eleitoral, isso é postura de ditador ala Hugo Chaves, e ainda quer provar que é democratico, CUIDADO COM ESTA GENTE MEU POVO, ABRA O OLHO, OU ISTO VAI VIRA UMA VENEZUELA, UMA ZONA!!!

  20. Norte do Paraná!!!
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 12:13 hs

    Na verdade , lula abriu a boca demais e cometeu um crime ELEITORAL grave.

    O povo de bem espera providências do TSE.

    E nesta questão, cabe INTERDIÇÃO

    Mas fica a pergunta, o Brasil É um país sério ?

  21. JR
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 12:15 hs

    Tem pessoas que não se importam com a vida de seres Humanos.
    O adultério não é motivo para que a vida seja retirada dessa maneira.
    O Lula talvez não consiga salvar esta pessoa, mas o fato já chamou atenção do mundo, e talvez as pessoas possam repensar e evitar este tipo de atrocidade.
    Deixem o lado politico de lado e pensem no ser humano.
    “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”

  22. Fernando
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 12:25 hs

    Cretinice, pois quanto aos Bahá’ís presos no Irã, APENAS por expressarem sua crença religiosa, que estão presos sem julgamento e sofrendo castigos físicos diariamente, o nobre apedeuta, mesmo devidamente instado a agir, NADA fez.

  23. gina
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 12:53 hs

    TODOS FARINHA DO MESMO SACO
    NÃO SE SALVA HUM,
    AGORA QUEREM SALVAR A MULHER DO IRÃ ATÉ PARECE KKKKK

  24. S.R.
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 13:37 hs

    “É preciso cuidado, porque as pessoas têm lei, as pessoas têm regras, as pessoas sabe… Se começam a desobedecer às leis deles para atender ao pedido de presidentes, vira uma avacalhação.”. Do presidente Lula sóbrio, negando-se a pedir clemência ao governo do Irã, para uma mulher condenada à morte por apedrejamento, uma semana antes de vir a Curitiba. Deve achar que o sulista é imbecil. Ou que todos são petistas.

    Ora, cada ano de militância, não significa 1% de QI a mais. Ao invés de achar o máximo, o que este cidadão falou, deviam é pedir para ele parar de beber, falar besteira e dar bom exemplo, seguindo a lei, como a maioria dos brasileiros faz.

  25. JOTA
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 14:56 hs

    quan do ódio heim. um bando de gente mal amada, mal educada, olham pra vida de vcs. deve ser horrivel, ente om tanto odio num vive bem nao.

  26. Capão da Imbuía
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 15:15 hs

    COMO DISSE O CAMARADA OBAMA…ESTE É O CARA….
    PRES. DILMNA…
    GOV. OSMAR.
    SEN. GLEISI…
    SEN. REQ. BOB.
    DEP. FED. RUBENS VOTO LIMPO.
    DEP. EST. ZÉ MARIA…..PPS.

  27. KAKAU
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 18:33 hs

    EU MORRO…. E NAO VEJO TUDO.

  28. domingo, 1 de agosto de 2010 – 18:48 hs

    Ele Lula deveria pedir ao amigo fidel Castro, soltar os presos politicos em Cuba. Inclusive deveria pedir para soltar os atletas que pediram exilio no brasil e o PT de Lula devolveu a ilha amada do ditador Fidel.

  29. PROFETA
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 20:14 hs

    VOU CANTAR AS PEDRAS:
    GRAVEM.

    PRESIDENTE DILMA.
    SENADOR OSMAR
    SENADORES GLEISE
    FRUET

    DEPUTADO FEDERAL PICLER 1212
    DEPUTADO ESTADUAL URBANEJA 33456

    GARANTIDO, É ISSO.

  30. PROFETA
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 20:16 hs

    DIGO GOVERNADOR OSMAR

  31. Renato Girondi
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 20:52 hs

    Ô, Caçador de petistas… O Brizola foi vice do Lula em 1998, lembra-se? morreu de amores nessa época pelo Sapo Barbudo…
    Já Ulisses, esse subiu no palanque das Diretas de mãos dadas com Lula… e FHC… isso mostra que político é igual prostituta: se vende de acordo com a ocasião. E quem os defende acaba tendo que limpar o quarto de motel depois da farra.
    Quem diria que Brizola, que odiava Lula, um dia iria ser vice; quem diria que o Ulisses, do MDB, iria subir no palanque das Diretas com o radical de esquerda Lula e o neoliberal FHC… Olha como a prostituição eleitoral muda a vida do políticos… Só nao mudam os votos no Brasil…

  32. Rodrigo
    domingo, 1 de agosto de 2010 – 23:07 hs

    Inveja não José Roberto, estamos tentando salvar o Brasil. Acho que você não se deu conta ainda.

  33. Cidadã
    segunda-feira, 2 de agosto de 2010 – 7:58 hs

    Muito interessante a preocupação do Srº Lula, afinal no Brasil não existe problema com violência, principalmente contra mulheres. Fiquei também muito emocionada com a preocupação da Srª DIlma, pois a mesma nunca pertenceu a grupo de guerilheiros e nem participou de assalto e muito menos participou de sequestro.

  34. Dialética
    segunda-feira, 2 de agosto de 2010 – 10:16 hs

    Muita gente tem que estudar dialética para saber a diferença entre contradição e antagonismo ou entre ter divergência e ser inimigo.

  35. Valentim
    segunda-feira, 2 de agosto de 2010 – 12:43 hs

    Desprezado lula

    Você que está com pena da mulher iraniana, traz ela pra morar
    na fazenda do seu filho (lulinha) empresário do ano e dê emprego a ela na OI. Aí todos nós ficaremos orgulhosos pela sua atitude.
    Pois você é o CARA de………p.

  36. Marisa
    segunda-feira, 2 de agosto de 2010 – 14:42 hs

    Quem estava na Boca Mladita como eu, tem dor no estômago e náuseas lendo o que está saindo nos jornais. Em primeiro lugar, Lula disse PRIMEIRO que não é ninguém para julgar as leis e a cultura do Irã, e depois disse que se a condenada queisesse vir pro Brasil ele iria a receber, pq ninguém tem o direito de matar ninguém, pq se Deus deu a vida, só ele tira! Foi exatamente esse comentário depois de um show de verdades e carismas que atraiu a imprensa podre desse país que não tem mais nenhum argumento para falar mal dele.

  37. BRAGA
    terça-feira, 3 de agosto de 2010 – 11:08 hs

    TOLOS ;PORQUE PERSEGEM O PRESIDENTE LULA.ELE FEZ O QUE NENHUM DE VOCES JA FIZERAM.

  38. terça-feira, 17 de agosto de 2010 – 7:44 hs

    manda bala cara!!!!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*