Em Curitiba, apoio de Lula mais atrapalha do que ajuda | Fábio Campana

Em Curitiba, apoio de Lula mais atrapalha do que ajuda

Metade dos 143 eleitores de Curitiba entrevistados pelo Vox Populi não vai se deixar influenciar pela opinião do presidente Lula, na hora de escolher o seu candidato a governador. Só 10% responderam que votariam com certeza e 13% disseram que não votariam no candidato do presidente. Alheia à pesquisa, a campanha do senador Osmar Dias anuncia que a presença de Lula em Curitiba, neste sábado, vai marcar uma “virada” na corrida eleitoral.


29 comentários

  1. Raquel
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 11:33 hs

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!
    TEMOS NÍVEL….E CÉREBRO…E DECÊNCIA……

  2. Pedro Paranaguá
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 11:38 hs

    Alguma análise sobre o apoio de Fhc a favor de Beto?
    Ah! Então tá!
    Até o Serra se esconde do pior presidente da Historia Republicana Brasileira.Os “ideais do Psdb” já conhecemos!
    Dilma e Osmar!

  3. Carlos
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 11:57 hs

    Os 13% deve ser os fiéis eleitores do PSDB já os 10% pode ser parte dos indecisos que se com o apoio do Lula ao Osmar ele sobe dos atuais 37% para 47% e ai o Beto dança.

  4. Jacarezinho
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 12:09 hs

    O Petê pariu o monstro que hoje o engole. Eu ajudei no parto, ajudando fundá-lo em diversas cidades, incentivando a militância. Pensava um Partido para respaldar os grandes interesses nacionais, que não os dos banqueiros. Coitada da América nossa que sempre precisa de tiranos. Hoje, o Petê inexiste. O caudilho, à moda do regime militar, saca o nome duma mulher totalmente desconhecida de toda a população brasileira, dona dum currículo que não a recomenda para a diretoria duma borracharia e a apresenta como sua sucessora, a nova gerente dum país que, sob os seus caprichos, cria uma geração de ociosos. No Paraná, dirige uma orquestra totalmente desafinada. Os músicos não se entendem e a todo momento misturam Chopin e Genival Lacerda.

  5. SYLVIO SEBASTIANI
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 12:41 hs

    Pergunte ao Governador Roberto Requião se isso é verdade e pode perguntar também ao Senador Alvaro Dias, que perdeu a eleição para Requião no segundo turno pela vinda de Lula à Curitiba. A Verdade tem que ser dita, principalmente pelos Dono de Blogs , jornalistas e comentarista politicos. O povo paranaense tem que saber a VERDADE dos fatos politicos.

  6. anonimo
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 12:45 hs

    lula e requiao vao afundar o já derrutado osmar ,o paraná nao vai na onda de lula ., o povo aqui tem firmesa. é Jose e beto richa.

  7. Paulo Ricardo B. Junior
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 12:49 hs

    Não Concordo com a Raquel.
    Temos cérebro? Partindo desta afirmação todo o eleitor de Lula é burro e idiota sei la mais o que. Sendo assim, estou sendo preconceituoso, o que há de concordar comigo, estarei indo contra a maioria da população brasileira e mesmo contra grande parte dos curitibanos, esta sua critica Raquel, ao meu ver é fraca e não parece demonstrar “curitibano politizado” que todos nos gamos de ser. Temos nível, hum ai o negocio fica estranho, nivel do que?Educação, alienação, história politica, que mais? Se for educação a determinante, discordo, pois a maioria das pessoas do meio acadêmico ao meu redor – sou estudante de história – não iram votar no Beto nem no Serra, mas também a alguns que iram votar nestes ultimos. Hum se for história politica, basta conhecer um pouco de História do Brasi para saber que o Nordeste, por exemplo, tem uma história tão rica quanto a nossa. Se for alienação, bem ai existe para os dois lados, mas percebo sim, que em Curitiba sempre houve uma forete inclinação a apoiar qualquer candidato que vai contra o PT e Lula em si. Todo mundo sabe disso. Mas os alienados não tem culpa, o próprio nome já os define, são ALIENADOS.

  8. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 12:57 hs

    Veremos no andar da carruagem!

    Em que pese o fato de Curitiba preferir ser governado por CACIQUE – que passa a mão na cabeça de vice Índio merendinha mentiroso – sem o maior escrúpulo.

    Serra deu o serviço SUJO pro menino LIMPINHO que agora está cheio de caquinha e vai matar o DEM – com o método do CACIQUE – que usa de terrorismo suicida – segundo a revista ISTO É.

    Chamem a regina ou Alfredooooooooo!

    Se BETO não descolar do SERRA e não prestar mais atenção nos macacos – vai dançar nesta eleição.

    Freud explica!

  9. La Pregunta
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 13:02 hs

    O PT ainda arrebanha criancinhas pra comê?
    Ainda vai tomá a terra dos pequenos agricultores?
    Báh gente!
    Essa de ser aliado das Farc, é Farcatrua da oposição.

  10. Carlinhos
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 13:13 hs

    Veremos.

  11. WILSON ANTONIO
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 13:14 hs

    ENTAO PORQUE NAO CHAMEM O FHC PARA ANDAR ERRA NA RUA XV?

  12. gaga
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 13:26 hs

    Vamos iniciar a campanha: Lula dê um boné do MST pro Osmar.

  13. JOSMAR - CAMPO MOURÃO
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 13:29 hs

    fabio, me desculpe mas essa afirmação só pode ser de um cabo eleitoral muito fanatico.

  14. Pitaco do Gerson
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 13:35 hs

    Credo!
    Imaginar que o eleitor paranaense vai desprezar a única arma que tem em mãos (o tíitulo de eleitor) e que pode ao menos, tentar dar um basta nas sandices destes políticos, que crêem convictos de que, se indicassem um golfinho para lhe suceder, a procissão de zumbis o seguiria fielmente, é até mesmo um insulto à inteligência humana.
    Lula até que tenta, indicando Dilma, uma pessoa que não tem nenhuma experiência política, nunca participou de um pleito eleitoral sequer, jamais foi votada nem para Vereadora, porque ele tem interesses nesta “continuidade”.
    Talvez queira assumir o lugar da Dilma no Conselho permanente da Petrobrás, que proporciona um salário mensal de cerca de R$ 80.000,00 sem sequer ter a necessidade de comparecer em qualquer reunião.
    Talvez também, queira “dar as ordens” pelos bastidores, segurando os “fios invisíveis” da marionete candidata e permitindo que o PT continue a dar as cartas no Governo Federal e que ele (Lula) continue a ser a chave mestra do partido.
    Além é claro, de que existe uma fila interminável de “colaboradores” e que eles precisam da ajuda das “autoridades” para se manterem vivos pelos salões do Planalto, Alvorada, Congresso Nacional e pelo país afora.
    Graças a Deus, Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Mahmoud Ahmadinejad, todos amiguinhos do nosso Presidente, estão bem longe, imagine um deles sendo indicado como sucessor presidencial.
    Pelo visto, para esta indicação não é necessário tirar atestado de antecedentes criminais.

  15. quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 13:48 hs

    RAQUEL

    É isso mesmo………Assino embaixo

  16. j.k.lott
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 14:03 hs

    Mais atrapalha do que ajuda o patrão…

  17. FICHA LIMPA
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 14:19 hs

    Endosso o que a Raquel enfatizou em seu comentário. Não necessita de mais nada a ser dito.

  18. CAÇADOR DE PETISTAS
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 14:21 hs

    VOLTEI PETEZADA

    Fiz uma análise minunciosa e entendi porque o cidadão acima escolheu a bãndida e quadrilheira Dilma ou Estela.

    Era para ser um, depois outro, daí outro, mas todos ficaram para trás por conta dos escândalos. Mensalão, caseiro, dólar na cueca, aloprados, e assim por diante. Sobrou Dilma.

    Ela nunca “geriu” nada, nunca foi eleita a cargo algum, sempre ocupou secretarias de pouca importância e, de repente, correu para tapar o buraco deixado por Zé Dirceu após o escândalo do Mensalão (importante: com aval do ministro demissionário).

    Daí, “inventaram” que a Casa-Civil seria não um órgão político, de indicação de servidores – como o ‘chief of staff’ dos EUA -, mas sim um cargo de “gestão”. Não por mudança de perfil da pasta, mas pela falta de habilidade política da nova ocupante (coisa que atualmente salta à vista diante dos inúmeros casos de truculência que os próprios partidários relatam).

    Não sobram atributos de gestora, mas sim faltam habilidades políticas. É fabricação por cima de fabricação, maquiagem por cima de maquiagem. Vamos adiante. E por pontos:

    1. Não é gestora – falta de mínimas qualidades para gestão sem qualquer experiência como mandatária;

    2. Não é gestora 2 – empurraram-lhe o PAC e, até agora, apenas 3% foi pra frente (vergonha…);

    3. Tropa de choque – impossível esquecer o caso do dossiê surgido em sua pasta. De duas uma: ou ela sabia, ou não sabia e é incompetente para cuidar de um mísero ministério, que dirá do país;

    4. Escândalos – não bastasse tudo isso, houve ainda casos como a ingerência no leilão da Varig, conforme relatado por Denise Abreu – ou o caso BrTOi;

    5. Mestre/Doutora de Mentirinha – a última descoberta foi a de que se anunciava como mestre e doutora sem nunca ter sido nada disso, segundo consta de vídeos, textos e até relatos de petistas.

    O PT já sabe que há vários candidatos capazes de surpreender na campanha usando Lula como muleta, já que A ÚNICA COISA COM QUE DILMA CONTA É A POPULARIDADE DE LULA. Qualquer sacripanta, quando a defende, usa Lula como escudo. Já que é assim, há tempo de sobra para lançar qualquer outro nome, de preferência um mestre que seja mestre, um doutor que seja doutor, ou alguém que não tenha se metido em tantos escândalos.

    Suplicy? Patrus Ananias? Zé Eduardo Cardozo? O PT tem quadros melhores e mais competentes do que Dilma Rousseff, todos com experiência administrativa e/ou eleitoral, e muito mais longevidade no partido (vale lembrar: ela entrou no PT em 1999, oriunda do PDT, apenas para ficar num cargo público.).

    A candidata do Governo será bem sucedida? Se usar como base eleitoral apenas Lula, provavelmente, não. É preciso ter um mínimo de luz própria e capacidade administrativa. Além disso, quanto à política econômica, é sabido que Lula se valeu de um tucano para presidir o Banco Central nos seus oito anos, prevalencendo o chamado “financismo”. Sua sucessora, por questões óbvias, manteria a mesma política.

    Acontece que as opções renovadoras do PT encontram obstáculo pelo fato de que Dilma conta com três trunfos que amarram o PT à sua candidatura, um verdadeiro “abraço de afogado”:

    a) Caixa fornida para bancar campanhas de aliados;

    b) Controle da executiva do partido;

    c) Apoio da tal “mídia petista” (publicações vinculadas a sindicatos, empresas estatais e demais veículos dependentes de anúncios oficiais.);

    A desistência, da quadrilheira tornou-se complexa, e então ficam nessa de apelar para a defesa sistemática de figuras como José Sarney, Collor, Maluf e tantos outros, como último recurso capaz de inverter a dinâmica descendente de sua candidatura, sobressaindo o pior de Dilma (como se fosse possível sair algo de pior aí).

    Lunus: 2002 a 2008 e a Polícia Federal

    Em 2002, Roseana Sarney perdeu a chance de ser candidata depois de um escândalo conhecido como “Caso Lunus”. Há, hoje, quem critique o fato de tudo ser descoberto, inclusive pondo culpa em fulano ou sicrano, como se não passasse de invenção. Mas, sim, os fatos aconteceram.

    Coincidentemente, personagens daqueles tempos ressurgiram e quis o destino que estejam abraçados a Lula, ao Planalto, e também a Dilma.

    Claro que a Polícia Federal não tem esse poder todo de fazer chover, em que pese o relato até folclórico que se lê nos espaços menos críveis da nossa pouco gloriosa blogosfera, mas na atual gestão alguns episódios foram de lascar a mamona. Fiquemos com dois:

    a) afastamento do delegado que deteve Duda Mendonça numa rinha de Galo [o mesmo Duda que, anos depois, entregou o esquema de contas no exterior para depósitos do Valerioduto];

    b) afastamento de Protógenes [bem antes de qualquer ação judicial, e o mesmo Protógenes que mandou a tal carta ao Obama dizendo que Lula compactuava com a corrupção no Brasil].

    Fica parecendo uma imagem de chefia de KGB.

    Daí, não adianta dizer que se trata do presidente “mais popular”, pois até então quem tinha esse título era Garrastazu. E dizer que Dilma é “boa gestora” é uma piada engraçada, mas de mau gosto, pois ela NUNCA GERIU NADA, e o PAC é uma anedota (3% de conclusão?).

    Bom, de fato Dilma cresce sobre bases empresariais, em especial grupos como Varig, Gol, Brasil Telecom, Oi etc. A empresa do Lulinha também tem muito a agradecer, bem como as beneficiadas por convênios da Petrobras. Definitivamente, há setores do empresariado que não tem do que reclamar.

    Quanto ao “comportamento pacífico”, de Lula, poderíamos perguntar ao pessoal que sai chorando depois de reuniões com a ex ministra. Vai ser difícil pegar a fama de “Dilminha Paz e Amor”. Jogo de cintura? Não, não. Nunca.

    E Dilma é tão desconhecida, mas tão desconhecida, que todos falamos dela quase que abstratamente. Ninguém a conhece, essa é a verdade. Nunca tínhamos ouvido falar até 2003, e ficamos também sem muita notícia até 2005.

    Petrobras

    A grande aposta do Governo contra os opositores é a retaliação, já veiculada por aí na base do “se contar uma coisa nossa, contaremos uma de vocês”. Mais do que uma confissão das podreiras, é a cartada final de quem definitivamente perdeu qualquer noção.

    Pro eleitorado, contudo, não significa nada.

    O importante é investigar e sempre se queima quem está no poder. Sobretudo quem lutou com unhas e dentes para evitar uma CPI usando o argumento de que NÃO HAVIA NADA DE ERRADO. Então, como assim, agora há? Então tem mutreta? Tanto tem que “se soltar uma nossa, soltamos uma de vocês”? E houve até “acordo”?

    Tarde demais.

    Há época, as bagunças descobertas na Petrobras, de cujo Conselho Dilma era Presidente, chegaram até mesmo os petistas a apostar as fichas em outros nomes. Suplicy? Patrus Ananias? José Eduardo Cardozo? Porém, Lula ficou mesmo com a quadrilheira Dilma.

    Mas, conforme se percebe, o ÚNICO trunfo de Dilma Rousseff é contar com a popularidade de Lula, pois, não faz o menor sentido o PT defender uma candidatura que apodreceu antes de nascer.

    Qualquer petista sabe que o partido tinha quadros melhores, e todos eles defendem Dilma porque, foi o nome escolhido.

    ps. viram como é fácil fazer uma “análise” política usando apenas nossa vontade? Mas o pior (ou melhor?) é que não menti em um único fato…

    Eentão Lula, aqui no Paraná, você não consegue enganar ninguem. Por isso sua candidadta vai perder as eleições.

    José Serra nesta quadrilha do PT / MST
    Fora membro executivo do MST, Sr. OSMAR DIAS.

  19. 30 Mentiras do Lula
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 15:27 hs

    Candidato a Deputado Estadual chik jeitoso pps via levar as 30 mentiras para o Lula sabado para ele re4sponder todas, vai subir e pegar o microfone e fazer uma a uma, vai da o que falar, será que o Lula vai respondela ou vai mentir.

    http://olhoaberto

  20. O Povo
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 15:28 hs

    Vox Populi despreza eleitores de Curitiba

    A nova pesquisa Vox Populi, divulgada ontem, carrega uma sutiliza que é suficiente para produzir alterações no resultado final, mesmo que a comparação seja com outra pesquisa Vox Populi, divulgada na semana passada.
    Pra começar, a pesquisa reduziu o peso do eleitorado da Região Metropolitana de Curitiba na amostra do levantamento.
    Sabidamente, é na RMC que o candidato do PSDB, Beto Richa, tem seu maior potencial eleitoral. De um total de 800 eleitores, a amostra do Vox de ontem ouviu somente 236 na RMC, ou seja, 29,5% do total, quando o peso demográfico correto da região é de 33,5%. São 32 entrevistas a menos, que representam 4% dos eleitores pesquisados. Se a amostra foi reduzida, é lícito supor que o resultado foi fraudado. E esse resultado aponta uma redução da vantagem de Beto Richa sobre Osmar Dias, de nove pontos para cinco pontos, na comparação com a Vox Populi da semana passada.
    E se o peso dos eleitores da Grande Curitiba foi reduzido, o dos pequenos municípios foi aumentado. Por exemplo, os municípios com até 25 mil eleitores representam 34% do eleitorado do Paraná, mas na pesquisa Vox o peso é de 36%. São pequenos movimentos que produzem as distorções que servem a uns e prejudicam outros. E nunca é demais lembrar que, embora o contratante da nova pesquisa seja a TV Band, o instituto fechou um contrato para
    fornecer 10 pesquisas para uso interno da campanha de Osmar Dias.
    Outro detalhe: o novo levantamento foi feito entre os dias 17 e 20 de julho. O anterior, feito a pedido do jornal O Estado do Paraná, era de 14 a 17 de julho. Portanto, os pesquisadores do Vox nem saíram de campo. Continuaram o trabalho…

    As más notícias do Vox Populi para Dilma
    Se por um lado há distorções na pesquisa Vox Populi no Paraná (reduziu o peso do eleitorado da Região Metropolitana de Curitiba de 33,5% para 29,5%), por outro desmistifica algumas crenças que estavam embalando os sonhos petistas no Estado. Vejamos:
    – Em Curitiba, 15% dizem que votariam num candidato a presidente apoiado por Lula. Mas outros 15% dizem que não votariam de jeito nenhum nesse candidato. Logo, o apoio de Lula não produz nenhum saldo positivo para Dilma.
    – Só 6% dos entrevistados reconhecem o PAC como o melhor programa do governo Lula. Para 29%, o bom mesmo é o Bolsa Família.
    – Dilma também terá dificuldades para dizer que só ela pode continuar o Bolsa Família de Lula. Só 27% acham que ela
    seria a única habilitada para isso. 45% dos entrevistados dizem que “qualquer candidato manteria o programa com a mesma prioridade”.

  21. ... e agora José
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 16:10 hs

    Aqui a terrorista não se cria. No Paraná não.

  22. Marcos Pop
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 16:53 hs

    Lula põe o boné do MST no Osmar traíra Dias de uma vez. Vcs já pagaram o homem. Por isso ele faz qualquer coisa.
    Já traiiu o irmão e os produtores rurais paranaenses, não custa confirmar sua adesão completa ao kPTA e ao MST.
    Fora com essa gente do meu Paraná!
    Eleitores que votam bovinamente onde Lula mandar, até em terrorista e incompetente, só os coitados do interior do nordeste.

  23. JOTA
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 17:47 hs

    OH GENTE JA PASSAMOS POR TANTAS ELEIÇÕES DEPOIS DA VOLTA DA DEMOCRACIA, APRENDEMOS QUE SURPRESAS SÃO MUITO POUCAS, O INEVITÁVEL SE APROXIMA , VAMOS FALAR SEM PAIXÕES OS TUCANOS ERRARAM DE NOVO, VÃO PERDER DE NOVO, SO RETOMARÃO O PODER DAQUI 8 OU 12 ANOS.
    O DESESPERO ESTÁ NA CARA QUANDO O SERRA , UM CARA CHEIO DE HISTÓRIA DE LUTAS ACEITA QUE UM VICE DESQUALIFICADO USE DE BAIXARIA E ATAQUES INFUNDADOS PARA DESQUALIFICAR O DEBATE, É PORQUE NO NINHO TUCANO ESTÁ FRACO DE MOMENTO POLÍTICO, ALGUMA BOMBA COMO FOI QUANDO O LULA VENCEU ALCKMIN. NÃO RENDEU NADA, APENAS MANCHAS NAS BIOGRÁFIAS DE POLITICOS ” HONRADOS” COMO O SERRA.
    MEUS AMIGOS ENTENDAM SEM PAIXÕES SERÁ INEVITÁVEL A DERROTA DO SERRA. INEVITÁVEL, INEVITÁVEL!!!!

  24. quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 19:03 hs

    Na pesquisa em que o Beto está 9 pontos na frente do Osmar 33,5% dos entrevistados são de CURITIBA sendo que Curitiba representa 18,5% do eleitorado,Isso também é muito estranho.Minha fonte:Sr Mazza na Rádio CBN…

  25. angelo
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 19:59 hs

    PIOR ESCOLHA FEITA POR LULA….CONCORDO PLENAMENTE COM PITACO……OUTRA …OS BRASILEIROS AINDA NAO ESTAO PREPARADOS PARA ELEGER UMA MULHER….PRINCIPALMENTE COM O CURRICULO DE DILMA….O POVO ESTA INDECISO…..SE CORRER O BICHO PEGA.. SE PARAR O BICHO COME….NAO SEI NAO…ACHO QUE MARINA VAI TER UMA BOA VOTAÇAO….O POVO NAO QUER DILMA E NEM SERRA.

  26. henrique
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 22:41 hs

    POVO ESCLARECIDO,COM CERTO NIVEL CULTURAL DIFICILMENTE ACEITA SER ENGAMBELADO POR UM EMBUSTEIRO,.

  27. Luiz Fernandez
    quinta-feira, 29 de julho de 2010 – 23:50 hs

    Sou de Londrina, mas tenho certeza que pelo que conheço até pelo convívio com pessoas de Curitiba, que vai ser muito difícil o Curitibano participar de um comício dessa natureza para escutar bla bla bla de Lula querendo engambelar o povo com seus trejeitos “companheiros”, “nois”, etc…. Gente olhem quem está com o PT…. MST,Osmar (Aproveitando a $$) ,Sarney e Pasmem …até o Collor …. que que dá para concluir com isso? Somos tão otários assim para compactuar com isso ??? Acorda gente …..

  28. Tuku Nare
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 10:42 hs

    K BOM, VOLTOU O CAGADOR DE PETISTA, o pessoal anda comentando que
    ele e assessor parlamentar da AL-pr, que tenta desfocar os nossos ilustres de=
    putados daqueles escandalos, quanto mais ele aparece a DILMA cresse. tambem penso que ele e um petista enrustido, que descobriu que e bom colocar
    a grande mulher sempre em evidencia, gostamos de mulher macha.

  29. cidadao paranaense
    sexta-feira, 30 de julho de 2010 – 12:02 hs

    com tantas maracutais nesse pais ..aqui na ALEP..principalmente a mesa diretora…que deveria ser exemplo..permanece intacto..impune…como se nada tivesse acontecido….Votar para candidato.que seja.. honesto…nao roube ..alguem ai de cima.. consegue essa magia?…se conseguir.. por favor.. mande o curriculo desse candidato…..caçador de petista,..pense bem antes de dar seu voto..,nao va com tanta sede ao pote…NEM DILMA NEM SERRA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*