Ducci participa do lançamento da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 | Fábio Campana

Ducci participa do lançamento da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

O prefeito Luciano Ducci participou nesta quinta-feira (8), na África do Sul, do lançamento da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e de seu emblema, ao lado do presidente do Lula e dos presidentes da FIFA, Joseph Blatter, e da CBF e Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira.

“Oficialmente, a Copa 2014 começa agora, com a África do Sul passando o bastão para o Brasil. Mas em Curitiba já estamos há algum tempo trabalhando com muita firmeza para que a cidade seja a melhor sede do Mundial”, disse Luciano Ducci.

“Queremos fazer uma Copa inesquecível. Tenho certeza que o Brasil será capaz de fazer uma das melhores Copas de todos os tempos”, afirmou o presidente Lula.

Joseph Blatter disse que espera ver no Brasil a alegria que os sul-africanos mostraram nesta Copa de 2010. “O Brasil é o símbolo da alegria, o futebol é uma religião no País. No entanto, o Brasil só teve uma Copa há 60 anos. Já estava na hora de haver uma Copa no Brasil.”

“A paixão do brasileiro pelo futebol será certamente retratada e vista pelo mundo em 2014”, disse Ricardo Teixeira, que manifestou a confiança de que o Brasil vai se organizar adequadamente para realizar uma grande Copa do Mundo.

O evento, no Centro de Convenções de Johannesburgo, teve o casal de atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima como mestres-de-cerimônia e reuniu personalidades do futebol, autoridades brasileiras e sul-africanas e das 12 cidades e estados brasileiros que serão sede em 2014.

Foi mostrado um vídeo com as belezas naturais do Brasil e as principais festas que são realizadas no país, como o Carnaval e o Ano Novo. O evento também contou com a presença de grupos musicais brasileiros, como Bossa Cuca Nova, Barbatuques e a cantora Vanessa da Matta.

“Vamos mostrar para o mundo em 2014 a nossa verdadeira cara, o que o Brasil realmente é”, disse o tetracampeão Romário. “O povo brasileiro está feliz, ansioso para 2014 chegar. Tenho certeza de que quem for nos visitar na Copa verá um Brasil diferente, um Brasil muito melhor”.

“O Brasil vai encontrar os seus caminhos para realizar uma grande Copa em 2014”, disse o técnico Carlos Alberto Parreira, tetracampeão pelo Brasil e treinador da África do Sul na Copa de 2010. Também participaram os ex-jogadores Cafu, Bebeto e Carlos Albertos Torres, capitão do tricampeonato mundial, em 1970, assim como o alemão Franz Beckenbauer e o francês Michel Platini.

Emblema da Copa

A Copa do Mundo, a partir do segundo que começa até os dramáticos momentos finais, é marcada por uma identidade específica, uma única imagem que se projeta em todo o mundo – e o componente essencial da imagem é o emblema oficial. Para todos aqueles envolvidos com o torneio nos anos que antecederam seu lançamento é também um ponto de referência único.

A FIFA e o COL Brasil convidaram 25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014. A tarefa de escolher o vencedor foi atribuída a uma comissão, que incluiu o arquiteto Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bundchen, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, bem como o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA.

O projeto vencedor foi criado pela agência brasileira África. A inspiração para este projeto vem da fotografia icônica de três mãos vitoriosas, juntas levantando o troféu mais famoso do mundo. Além da noção humanitária da interligação das mãos, essa representação em verde e amarelo é o simbolismo das mãos calorosas brasileiras dando as boas-vindas ao mundo ao seu país.

Cidade-irmã na África

Além de participar do lançamento da Copa 2014, o prefeito Luciano Ducci assinou com o prefeito de Durban, Obed Mlaba, na última quarta-feira, acordo de irmandade entre as cidades. A assinatura foi na Prefeitura de Durban, que é uma das sedes da Copa do Mundo da África do Sul.

“Com este acordo, vamos estabelecer parcerias nas áreas de meio ambiente e biodiversidade, entre outras”, disse Luciano Ducci. “Durban foi uma das principais sedes da Copa 2010, abrigando até um jogo da semifinal. Esta experiência de Durban na Copa será compartilhada com Curitiba para nossa preparação para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”, afirmou.

O prefeito de Durban destacou os prêmios internacionais que Curitiba tem recebido nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade. “A cidade de Curitiba é uma referência nesta área e poderá nos passar esta experiência bem-sucedida”, disse Obed Mlaba.

A solenidade teve a participação do Conselho Superior da Câmara Municipal e da Prefeitura de Durban. O vereador de Curitiba Mario Celso Cunha presidiu uma sessão conjunta da Câmara Municipal de Durban, que aprovou o protocolo de irmandade. Este protocolo sera apresentado na Câmara Municipal de Curitiba. “É uma parceria excelente, com uma cidade muito importante da África do Sul, tenho certeza que Curitiba trocará experiências interessantes com Durban”, disse Mario Celso, líder do governo municipal e presidente da Comissão da Câmara para a Copa de 2014.


4 comentários

  1. Charles M Tayllerand
    quinta-feira, 8 de julho de 2010 – 20:20 hs

    Contanto que a Copel não tenha que bancar um estádio privado! No final quem vai pagar é o povo, como sempre, pois a Copel, se entrar nessa furada de construi’r estádios, vai repassar, com certeza, o custo nas faturas de luz dos usuários.
    Os atleticanos que banquem o seu estádio. Era só o que faltava o povo bancar um estádio por tabela, com o suor de seu trabalho, para que meia dúzia de oportunistas tenham seu estádio e sua Copa.

  2. Zé da silva
    quinta-feira, 8 de julho de 2010 – 22:15 hs

    BRAZIUZIUZIU 2014!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Onde poucos meterão a mão na grana de muitos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. PERCI LIMA
    sábado, 10 de julho de 2010 – 14:52 hs

    ESSA HISTÓRIA DE FUTEBOL TEM MUITA SORDIDEZ E PODRIDÃO NO MEIO. ATRAVÉS DESTE ESPORTE POPULAR, LAVA-SE DINHEIRO DO TRÁFICO DE DROGAS, DA JOGATINA, DA PROSTITUIÇÃO, DO CONTRABANDO, DA FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS, DA SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS E OUTRAS MAZELAS MAIS DA VIDA MODERNA.

    NINGUÉM COM O SEU DEVIDO JUIZO IMAGINA QUE OS CLUBES DE FUTEBOL, PELO MENOS OS EUROPEUS, VIVAM ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DA RENDA DE BILHETERIAS E VENDAS DE CAMISETAS, NA SUA MAIORIA, FALSIFICADAS. E CONSIGAM PAGAR SALÁRIOS ESTRATOSFÉRICOS PARA UM BANDO DE PERNAS DE PAU!

    VÃO CONTAR ESSA LOROTA PARA OUTROS, MENOS PARA EU. O BRASIL TEM MUITO, MAS MUITO MAIS COISAS IMPORTANTES PARA FAZER PELO SEU POVO, MENOS BANCAR UMA COPA DO MUNDO, QUE BENEFICIA SÓMENTE MEIA DÚZIA DE APROVEITADORES.

    ABAIXO COM ESSA PORCARIA DE COPA DO MUNDO!

    E TENHO DITO!!!

  4. domingo, 11 de julho de 2010 – 3:35 hs

    Olá!

    Eu fiz minha versão para lavar a alma…rs. Não gostei da oficial.

    Minha Versão para Logo Copa do Mundo 2014
    http://olhaquemaneiro.blogspot.com/2010/07/logo-copa-brasil-2014-por-guilherme.html

    Abraço!

    Guilherme Bandeira
    http://www.olhaquemaneiro.com.br
    http://www.fandangossuicida.com.br

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*