Cooperfil registrou oito pesquisas eleitorais no Paraná | Fábio Campana

Cooperfil registrou oito pesquisas eleitorais no Paraná

Cooperfil, instituto de pesquisas de Santa Catarina, registrou oito pesquisas a serem feitas no Paraná. Cada uma terá 830 entrevistas nos municípios de Londrina, Maringá, Guarapuava, Cascavel, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo e Foz do Iguaçu.

Pagas pelo próprio instituto, ao preço de R$ 2.000,00 cada uma, preço considerado impossível para outros institutos nativos.

Não ofende: quem saberá os resultados em primeira mão?


16 comentários

  1. Tadeuzinho
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 0:39 hs

    Será o de sempre – o pessoal é da pesada… Tadeu Comerlato estreando na cidade.
    Só que não na sua Perfil, mas na comPerfil…

  2. trabaiadô
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 7:35 hs

    pesquisas são instrumentos de manobra , e que infelizmente tem poder s/ incautos eleitores atrasados políticos

    sempre beneficiam, em primeiro lugar os donos dos fajutos institutos, em segundo lugar os pagadores, normalmente com dinheiro sujo roubado dos cofres públicos.

    a “mercadoria “que entregam não tem nenhuma garantia de verdade.

    nas eleições municipais ,no meu município, tem dois grupos políticos, os dois lançaram pesquisa no sábado um dia antes das eleições

    pois, pois, elas 9 as pesquisas)davam vitória aos dois, um com 15 pontos, ao outro com 8 pontos

    resultado, ganhou as eleições o de 8 pontos, mas apenas com margem de0,4 pontos….

    resumindo: o voto consciente deve ser decidido em função do passado dos candidatos, das propostas, das ideologias, e principalmente pela credibilidade que os candidatos tem, pois eles prometem serviços com entrega futura, e o eleitor entrega uma procuração em branco….sendo assim:

    BETO GOVERNADOR

    SERRA PRESIDENTE

  3. heracleto
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 9:26 hs

    CABE AO TRE VERIFICAR ESSA PICARETAGEM.

  4. jose
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 9:30 hs

    Ossobuco, rst e tuku naré, especialmente para vcs responderem e justificarem, do blogo do Noblat:

    ONG ligada a Delúbio é condenada

    Organização criada por petistas era fachada para repasse ilegal de verba do Incra e terá de devolver R$ 7 milhões

    A Justiça Federal em Goiás condenou o Instituto Nacional de Formação e Assessoria Sindical (Ifas), organização não governamental ligada à CUT e ao PT, a devolver R$ 7 milhões aos cofres públicos.

    Segundo denúncia do Ministério Público Federal, a ONG funcionava como fachada para um esquema de repasses ilegais de verbas do Incra, no qual o real beneficiário era a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf).

    O Ifas foi criado em 1985 por militantes do PT, entre eles o ex-tesoureiro nacional do partido Delúbio Soares, além de dirigentes do setor agrário e da educação de Goiás.

    A decisão é do juiz da 4 Vara, Juliano Taveira Bernardes, com base em irregularidades constatadas pela Procuradoria da República em contratos firmados por ONGs com o Incra.

    Segundo o procurador Raphael Perissé, o Ifas teria tido atuação meramente formal no contrato com o Incra em 2006 e, mesmo sem apresentar capacidade técnica para celebrar o convênio, a entidade conseguiu a aprovação de um projeto de R$ 7 milhões em tempo recorde de 14 dias.

    A ONG foi investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta no Senado em 2008 para apurar irregularidades em contratos firmados pela União com entidades espalhadas pelo país.

    Segundo o procurador, a finalidade inicial do projeto era a capacitação de 9.375 assentados em 12 estados brasileiros.

    Na investigação, o MPF descobriu que a sede da ONG não passava de uma casa fechada e abandonada em Goiânia, sem qualquer estrutura física para comportar uma entidade que se comprometeu, no convênio, a oferecer contrapartida de R$ 768.417,60 “na forma de bens e serviços”.

  5. JACIR QUEIRÓS-GUARAPUAVA
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 9:41 hs

    Final de junho e inicio de julho tinha um pessoal fazendo pesquisa no Calçadão da XV aqui em Guarapuava. Se for o mesmo Instituto essa fórmula não tem padrão científico.

  6. joão APENAS UM CIDADÃO
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 9:46 hs

    …não perca tempo publicando resultados…pesquisa a R$ 2.000,00 é o mesmo que uma Ferrari a R$ 10.000,00…ou seja, alguém em algum momento ou em algum lugar estará sendo enganado.

  7. pinochio
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 9:57 hs

    Fábio

    Queria aproveitar o espaço aqui para divulgar o meu instituto de pesquisa o “Pinochiofil”. Podem confiar viu !!!!

  8. RST
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 10:03 hs

    Os problemas metodológicos do Datafolha
    Enviado por luisnassif, ter, 27/07/2010 – 09:23

    Por que diferenças tão grandes entre as pesquisas para presidente do Datafolha e do Vox Populi?

    Para entender esse enigma, o primeiro passo é constatar que há meses, tanto no Vox Populi quanto no Datafolha não houve mudanças significativas nos dados. Em um, Dilma está na frente, em outro Dilma e Serra estão empatados. Mas em ambos os resultados estão inalterados.

    Significa que os dois institutos estão medindo o mesmo fenômeno. A diferença está no universo pesquisado.

    Para João Francisco Meira Filho, diretor do Vox Populi, provavelmente o universo do Datafolho é mais restrito, como se fosse um sub-universo do Vox Populi – e de outros institutos.

    ***

    fA diferença reside na metodologia adotada por cada Instituto. O Vox Populi (e os demais) analisam os dados do IBGE e montam uma amostra que reproduza o perfil do eleitorado brasileiro. Definem o percentual de pesquisas de acordo com idade, sexo, escolaridade, região etc.

    Seus pesquisadores recebem ordens detalhadas: vá até a cidade tal, na rua tal, conta as casas até seis, entre na sexta e preencha o questionário. Depois, escolhe-se determinado número de questionários para fiscalizar se o pesquisador atuou corretamente. Em suma, é um modelo que busca repetir com precisão o universo populacional medido pelo IBGE.

    ***

    Por questão de economia e rapidez, o Datafolha optou pelo sistema de ponto de fluxo. Os pesquisadores vão às cidades a serem pesquisadas, escolhem os pontos de aglomeração que quiserem e pesquisam aleatoriamente. A metodologia do Datafolha pressupõe que, agindo aleatoriamente, se chegará ao perfil da população brasileira.

    Pontos de aglomeração são metrôs, shoppings, estações rodoviárias, praças etc. Em geral, pessoas de menor renda, menor alfabetização, têm índices menores de sociabilidade. E acabam não freqüentando locais públicos.

    Mais que isso: não pega a população rural. Segundo o Vox Populi, a população rural representa 16% do eleitorado. Nela, Dilma Roussef tem vencido por ampla margem, 50 a 25%. Só nesse universo, a diferença a favor de Dilma representa 4 pontos percentuais dentro do universo total de eleitores, que não são medidos pelo Datafolha.

    O mesmo ocorre no corte dos entrevistados sem e com telefone. Medindo apenas os com telefone, os dados do Vox são similares aos do Datafolha. Juntando os dois, dá a diferença.

    ***

    Nenhuma teoria conspiratória: o instituto não sabe fazer de outro modo. Sempre foi assim.

    Essas vulnerabilidades metodológicas não apareceram tanto em outras eleições, porque a imagem de Lula era muito forte para toda a população. Nessa eleição, existe a chamada assimetria de informação: classes de menor renda têm menos informações sobre Dilma Rousseff e as eleições do que classes de maior renda.

    Além disso, a pesquisa Datafolha reforça essa falta de informação ao excluir um atalho informacional importante: o partido a que pertence cada candidato.

    ***

    Segundo João Francisco, essa confusão toda acabará na segunda semana de agosto. Aí, já terá começado o horário eleitoral, o país será submetido a uma torrente de informações.

  9. O Povo
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 11:00 hs

    O Instituto de pesquisa da mulher do Maurício e cunhada do Requião já está em operação??????????

  10. ...CT
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 11:08 hs

    Não sei não, verifiquei o pedido de registro junto ao TRE PR , e me chamou a atenção que em todos os pedidos de registro a coleta será realizada da seguinte forma, dividas em três areas: AREA CENTRAL BAIRROS PROXIMOS A AREA CENTRAL E PERIFERIA!!!!
    Qualquer um sabe, que existem mudanças significativas de opção de voto, levando em consideração o perfil do eleitor, ou seja, a empresa vai definir até que ponto será area central, bairros proximos e periferia, o que de certa forma poderá alterar significativamente o resultado do trabalho.
    Fica uma pergunta, uma empresa de santa catarina, vindo para cá para fazer uma pesquisa por 2.000,00 reais?…..
    Acho muito estranho…..

  11. Tuku Nare
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 11:36 hs

    meu caro Jose, eu andava com saudades do querido caçador de petista, e fico feliz com a reaparecimento com esse nome tao santo de JOSE, MEU CARO O POVO SABE QUE NA POLITICA BRASILEIRA NAO EXISTE SANTO, nao adianta tu tampares o sol com peneira, a transmitir no blog do Fabio, que demo=tucanos sao a fina flor da laranjeira, ouuuuuuuuuuuuu joseeeeeeeeeeeeeeee.

  12. anonimo
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 11:45 hs

    NAO FIZ E NAO FAÇO PESQUISAS MAIS QUE SE VER O BETO É O FAVORITO É TEM GENTE COLOCANDO ADESIVOS NOS CARROS DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE UMA FORMA DE INTIMIDAÇAO NA MARRA ALGUNS FUNCIONÁRIO ATÉ NAO GOSTA DIZ MEIO OBRIGADO A ACEITAR, MAIS NA HORA DE VOTAR VAO DE BETO RICHA E JOSÉ SERRA POIS TEM FUNCIONÁRIO REVOLTADO MAIS NAO PODE FL É PURA COVARDIA NAO SAO LIVRES,E A DEMOCRACIA. SOU MARINA PRA PRESIDENTE.

  13. terça-feira, 27 de julho de 2010 – 13:16 hs

    Pe$qui$a em redutos eleitorais na maioria do PDT,adivinhem no que vai dar????Se der algo diferente sr.Osmar a coisa tá ficando cada vez mais preta,quando eles vão fazer a pesquisa naquela cidade onde o Duce mandou a turma enfiar as faixas no rabo???Será que o sr.Osmar vai com o Duce até lá?????

  14. Borduna
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 13:28 hs

    Um pesquisa por telefone, não custa mais que 2.000,00. É que as outras são superfaturadas a bem do leite das criancinhas de quem as ecomenda, obviamente.

  15. Alessandro
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 15:01 hs

    Esse instituto de pesquisas, COOPERFIL é um dos mais confiáveis do Brasil, é só analisarem os resultados de outras eleições.

    Abraço a todos e bom voto.

  16. david
    terça-feira, 27 de julho de 2010 – 17:56 hs

    É sim esse instituto Cooperfil é do mágico David Cooperfil primo brasileiro do mágico inglês David Coperfield e eles são muito bons em ilusionismo……..

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