Por que não divulgam os nomes dos culpados? | Fábio Campana

Por que não divulgam os nomes dos culpados?

Deputados estaduais que se sentem atingidos injustamente perlas denúncias do jornal Gazeta do Povo, que generaliza as acusações e se recusa a nominar os responsáveis por cada irregularidade, estudam medidas judiciais que possam obrigar a divulgação correta dos casos.

Por exemplo: há contratação de fantasmas que data de 1994, quando o governador Orlando Pessuti era o presidente da Casa. Outros incidentes que envolvem outros deputaods, entre eles o da contratação de um defunto.

E o caso do gafanhotops? Por que o jornal não divulga?

A não divulgação de datsas e nomes de responsáveis leva a população a acreditar que tudo foi feito pelo presidente atual, Nelson Justus, que pode ter culpa no cartório, mas não está só nessa condição de denunciado.


28 comentários

  1. Laila
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 3:12 hs

    É piada né?
    Só pode ser.
    Quer dizer que se alguém for fazer uma denúncia na polícia ou no MP tem que levar a relação pormenorizada dos culpados?
    Não basta dizer que há um cadáver na rua? tem que dizer quem matou?

    Tenha paciência.

  2. PELA MORALIDADE
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 8:22 hs

    ACHO JUSTO TODOS NOS OS PARANENSES SABER A VERDADEIRA REALIDADE, SE O JORNAL ESTA FAZENDO ISSO TEM COISA AI, ESPERO CONTINUAR A ACREDITAR NA IMPRENSA, REVELE LOGO ISSO.

  3. Marcos Calonga
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 8:35 hs

    E quanto tempo faz que o Nelson Justus é deputado? Ele não foi eleito ontem que eu saiba!
    Além disso todos os outros, ou sabiam e calaram; ou são extremamente INCOMPETENTES!!!

  4. Jose Maria
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 8:49 hs

    FABIO ESSES DEPUTADOS TEM TODA A RAZAO,NAO PODEMOS DEFENDER O JUSTUS,MAS SIM DIZER QUEM ERAM OS RESPONSAVEIS NA EPOCA DAS DENUNCIAS.CONTRATACAO DE UMA MENINA DE 13 ANOS(PRESIDENTE ERA O ANIBELLI),GAFANHOTOS(PRESIDENTENTE HERMAS BRANDAO E ROSSONI PRIMEIRO SECRETARIO),DUAS MULHERES DE CERRO AZUL(RECEBEM DA ASSEMBLEIA DESDE 1994(PRESIDENTE PESSUTI),FERIAS DE 2 ANOS PARA DUAS FUNCIONARIAS(QUEM CONCEDEU FOI NEREU MOURA),MORTO(NEIVO BERALDIN E A MESA ERA O NEREU E O HERMAS),37 SUPOSTOS LARANJAS DO BIBINHO TODOS RECEBEM DESDE 1994 PESSUTTI PRESIDENTE.MP NAI VIU OU PREVARICOU

  5. ARNALDO
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 8:51 hs

    VCE TEM RAZAO A MENINA FOI CONTRATADA EM1988,ANIBELLI ERA O PRESIDENTE

  6. Silvano Andrade
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 9:00 hs

    Deve constar nesta lista politicos mui queridinhos…por isto da não divulgação.

    mas creio que um mandato de segurança forçaria a rpc dar nome aos bois.

    mas não será surpresa, ao menos para mim ver nomes de ilibados constando na famigerada lista.

  7. Borduna
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 9:06 hs

    Se a Gazeta não divulga os nomes dos gafanhotos, ninguem mais que Justus e seu assecla Curi sabem quem são. Façam a relação e deêm pra Gazeta publicar. Para os demais jornais idem. Esse é o caminho. Por que Justus não parte pro ataque? Não pode né…Ora pois…..

  8. heracleto
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 9:29 hs

    SE EXISTE ALGEM OFENDIDO É O POVO DO PARANÁ O RESTO É CONVERSA MOLE DE MENSALISTA.

  9. joão
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 9:32 hs

    E o Anibeli Filho que é Consultor Jurídico da Assembléia sem ter OAB? E o absurdo é que o pai corre o risco de ser o Presidente da Casa…

  10. Marcio
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 9:53 hs

    Concordo plenamente, pois a divulgação do nome de todos os investigados é importante para que saibamos em quem devemos acreditar. Tenho plena convicção que o atual Presidente da Casa não é culpado por tudo o que está sendo apurado pelo MP e me parece que a falta de divulgação dos nomes de todos os investigados não é interessante para a imprensa, demonstrando motivação pessoal os ataques a atual mesa diretora.

  11. Ary Kara
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 10:07 hs

    Teria haver que o coodenador da Campanha de Dilma o Deputado Federal Andre Vargas PT seria um dos acusados na Operação Gafanhoto.

    Esta explicado por que a gazeta pede a separação do processo dos Deputados Federais e Estaduais. Para esconder o coordenador de Dilma.

  12. Eleitor CWB
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 10:31 hs

    Hoje quem cuida da Assembléia é o Justus, ele é que tem que dar explicações do que acontece agora, depois, com os devidos processos, outros deverão explicar o que fizeram no passado. Se agora começarem a tentar achar os culpados do passado irão desviar o assunto e quem está aí, permitindo a continuação de tudo isso, fica esquecido e imune. Uma coisa de cada vez.

  13. euclides candido motta
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 10:49 hs

    sem duvida, tem que ser apurado desde 1994 pra cá, pois o atual governador orlando pesuti era presidente da assenbléia naquela época, tem nomeaçoes até de criança que na epoca tinha 07 anos de idade, imagina quanta coisa tem naquela gestão na assembleia do atual governador pessutti, pois naquela epoca não havia fiscalização alguma !!!!

  14. SYLVIO SEBASTIANI
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 10:52 hs

    A Gazeta do Povo publicou em 22 de julho de 2008, na página 16 os nomes de 27 ex-deputados citados e os 25 deputados investigados. Farei um artigo esta semana com os nomes deles, no jornal Industria & Comercio. O titulo ainda estou estudando.Par ver quem é Ficha limpa e Ficha suja.

  15. ingenuidade não...
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 11:57 hs

    Por que a gazeta não publica os reais culpados?!!!

    Peraí Fábio….

    1. Em 1994 o responsável pela Assembleia era o atual governador Pessuti – anunciante da gazeta (via COPEL) e candidato a governador (deu para perceber)

    2. Nomeações de mortos e TODAS AS nomeações envolvendo o Ministério Público FORAM REALIZADAS pela GESTÃO Hermas Brandão (2001-2007). HERMAS é presidente do Tribunal de Contas do Paraná e pode dar andamento no processo da RPC em tramite naquele tribunal, assim como pode desaprovar as contas do Ministério Público, além de estourar e ser estourado nas contratações irregulares à pedido do MP (deu para perceber)

    3. A gazeta só terá força ($$$) se derrubar um político importante, por isso não que pulverizar as denuncias sobre os demais deputados, daí a não divulgação dos gafanhotos e dos reais envolvidos.

    4. No caso dos fantasmas envolvendo Carlos Simões e Beto Richa (Ezequias) – o ministério público (sem coação da gazetona) propos ação contra o funcionário e o diretor da ALEP, “esquecendo” o então presidente “Hermas Brandão” e o primeiro secretário “Nereu Moura”. Por quê mudaram de entendimento? Será que o presidente e primeiro secretário tem responsabilidade legal? Onde prevaricou o MP, naqueles processos ou agora?

    5. Datas, nomes, verdades… TUDO ISSO É BOBAGEM QUANDO O REAL INTERESSE É FINANCEIRO.

    OU VOCES ACHAM QUE A RPC (Sociedade Anonima com fins lucrativos) VIROU UMA ONG QUE INVESTE MILHÕES NO “combate a corrupção”‘ SEM ESPERAR DINHEIRO EM TROCA….

    SE ISSO FOSSE VERDADE, A RPC COMEÇARIA DANDO EXEMPLO DEVOLVENDO O DINHEIRO DESVIADO DO ESTADO VIA VERBAS PUBLICITÁRIAS ACIMA DO MERCADO E SEM LICITAÇÃO.

  16. justiceiro
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 12:20 hs

    Será que é preeciso dizer que, na verdade, todos os 54 deputados estaduais são culpados pelos assaltos dentro da Assémbléia Legislativa?
    Como fiscais da coisa pública, razão pela qual foram eleitos pelo povo, que faziam eles que jamais ficalizaram sua própia casa de leis? Ora, se não ficalizam a própria casa o que esperar do resto?

  17. SERVIÇO VOLUNTÁRIO
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 14:20 hs

    Não divulgar os nomes dos reais culpados pode ser resumido em uma situação:
    “GANHAR DINHEIRO PELO SILENCIO” (O que é sempre temporário. Já viu algum chantagista cumprir a palavra?)
    No começo alguns deputados foram poupados totalmente. Depois – para não ficar chato com a opinião pública – colocaram no rodapé DO JORNAL algumas denuncias (PPS, Romanelli, Rossoni, Alexandre Curi).
    CLARO QUE NO RESUMÃO DO FINAL DE SEMANA NADA DISSO FOI PUBLICADO NOVAMENTE.
    Ninguém acha estranho quantos políticos freqüentam a RPC. O que eles fazem lá? Trocam favores é óbvio.
    Senão o Governador não teria voltado a anunciar, depois de anos de seca nos cofres da RPC, causados pelo ex governador Requião
    Ainda bem que a “gordura” financeira criada no passado garante o grupo de comunicação por muitos anos… até descobrirem as falcatruas… o que não deve demorar, pois a verdade tarda mas não falha.

  18. Ana Lara
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 15:27 hs

    SÓ OS OTÁRIOS QUE SE SENTEM OFENDIDOS. A GAZETA VAI ENCHER AS TULHAS DE DINHEIRO E VCS VÃO FICAR AI CRITICANDO A ASSEMBLÉIA E ACREDITANDO QUE REALMENTE A GAZETA QUERIA O BEM DO PARANÁ. OTÁRIOS! QUEM GANHA COM ISSO É A MALANDRA CUNHA PEREIRA E SEU FILINHO OPUS DEI.

  19. rpc e enchendo o bolso
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 18:06 hs

    RESUNO DA ÓPERA: Sociedade hipócrita e capitalista.

    Nós brasileiros adoramos os privilégios…

    Se o repórter ganhar para publicar algo, ou não publicar, é ótimo. É uma fonte extra de renda.

    Se o editor ganhar também.

    Tudo isso vem do exemplo dado “lá de cima”, dos donos da imprensa. Basta perguntar para um repórter sério quantas matérias são feitas e deixam de ser publicadas por ordens superiores.

    Sobre os valores de publicidade UMA PERGUNTA PARA A SOCIEDADE:
    – custo da veiculação de uma campanha de VACINAÇÃO realizada pelo governo (nos moldes da campanha da OAB):
    40 MILHÕES DE REAIS PARA TV, JORNAL e merchandising.

    – Custo da campanha contra CORRUPÇÃO DA OAB
    GRATUITO. Zero!!

    É justo o governo pagar tanto e os particulares nada pagarem.
    Vejam que em ambos exemplos o interesse público é evidente.
    Como o governo não gastou R$40.000.000,00 para divulgar a campanha de vacinação, a RPC nada divulga e milhares de crianças morrem por falta de divulgação… É justo esse pensamento capitalista em benefício de poucos??

    Por isso sempre desconfio do que leio nos jornais. Cada grupo defende seu interesse – que SEMPRE é financeiro!

  20. opus dei e aninha
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 18:43 hs

    Que existe troca de favores e muita sujeira por debaixo dos panos não há dúvida.

    Escolhem um bode expiatório para “entregar” ao povo e depois se preocupam com o mais importante: o dinheiro!

    Porque a Globo não se aprofundou nas conseqüências do mensalão? Da deputada da dancinha? Do presidente que nada sabia? Por quê?
    – Porque nossa sociedade é hipócrita e capitalista.

    Se já há uma resposta, não precisa ir fundo. O “fundo” se converte em dinheiro e favores.

    Quem é o meio publicitário sabe quanto um grupo como a RPC depende do dinheiro público.

    E todos sabem que o preço para o particular é um, para o governo outro (muito maior). Essa é a formula para se enriquecer.

    Se é justo ou não cabe a Justiça algum dia dizer. O problema é que sobra dinheiro para fazer a Justiça “esquecer” de julgar essa questão.

    ESSA É A LAMENTÁVEL REALIDADE.

    CIRCULO VICIOSO:

    RPC=POLÍTICOS=CORRUPTOS=POVO=SE VENDE NAS ELEIÇÕES=GAZETONA=$$

  21. Revoguem a assinatura
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 19:45 hs

    Só cancelando a assinatura da gazetona para ver se eles percebem que o povo não é bobo.

    de um jeito ou de outro estamos financiando politicos corruptos e o poder de negociação da gazetona para vender matérias e sileincios…

  22. antonio carlos
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 19:51 hs

    Leio a Gazeta do Povo só por necessidade, mas acredito que ela está certa. Se o Justus não tem culpa de tudo, ainda lhe resta muita culpa. Ele só aparece com aquela cara de carpideira, quer posar de vítima, mas ele sabia, e há muito tempo das bandalheiras na Assembléia. E nunca fez nada. Agora que pegaram o cara com o porco nas costas, jura inocência. Na Assembléia não existe ninguém isento de culpa, porque compactuaram com a bandalheira lá reinante. Alegar inocência? É papo-furado. Engana que eu gosto. ACarlo

  23. JOSE CARLOS
    segunda-feira, 14 de junho de 2010 – 21:38 hs

    QUALQUER SER COM UM POUCO DE INTELIGÊNCIA PERCEBE QUE ESSE EMPENHO INCOMUM DA RPC TEM UM INTERESSE PARTICULAR. NELSON JUSTUS CORTOU AS VERBAS PUBLICITÁRIAS DA ASSEMBLÉIA PARA A RPC GERANDO TODO ESSE ÓDIO E PERSEGUIÇÃO INEXPLICÁVEL.
    JÁ SE COMENTA QUE SE O FUTURO GOVERNADOR NÃO REPASSAR A VERBA PARA A RPC PASSARÁ PELO MESMO PROCESSO DE DIFAMAÇÃO SEM CHANCE DE DEFESA.
    EXISTEM PROBLEMAS NA ASSEMBLÉIA A 30 ANOS DENTRO DO SEU PROCESSO ADMINISTRATIVO, AGORA NELSON JUSTUS É O CULPADO DE TUDO ??
    O MP NÃO SE PRONUNCIOU SOBRE A VERACIDADE DOS FATOS ATÉ AGORA ENQUANTO A RPC ACUSA SEM TER NENHUM EMBASAMENTO, POIS O MP NÃO SE PRONUNCIOU.
    O MP DEVE INVESTIGAR A RPC E FAZÊ-LA DEVOLVER TODO O DINHEIRO GANHO EM GOVERNOS ANTERIORES, POIS ISSO SIM FOI UM GRANDE ROUBO !!!
    MP NA RPC JÁ !!!!

  24. RPC=Playboy
    terça-feira, 15 de junho de 2010 – 10:28 hs

    RPC é igual a revista de sacanagem:

    MUITO DINHEIRO NOS BASTIDORES E MUUUITO FOTOSHOP PARA PUBLICAR O QUE INTERESSA AOS DIRETORES.

  25. Batel Cruel
    terça-feira, 15 de junho de 2010 – 12:43 hs

    Existe uma simetria entre a sociedade civil e o poder publico:” cada povo tem o governo que mereçe”….todos nós sabemos da lama que existe no condominio , no clube, na politica porem nos calamos e assistimos paralizados de horror o desenrolar da banalisação da violencia, que pode ser moral, pois ela vem incensada pela impunidade Notem o quanto as palavras de quem perde o domínio da situação se tornam intimidativas e o quanto essas mesmas palavras revelam o medo que se experimenta subjetivamente. Ninguém está livre do medo !

  26. Juliane Domingues
    terça-feira, 15 de junho de 2010 – 14:15 hs

    Tá na cara que tem treta da RPC no meio…

    Pelo que soube os dados com as denúncias e o NOME AOS BOIS já foi enviado para a RPC.

    Porém, eles disseram que “esse não é o objeto da investigação…”

    Ou seja, só imbecil não vê que essa movimentação toda tem justificativa financeira pela RPC.

    O preço vem logo logo…

    E viva os trouxas que se fazem de cívicos e saem nas ruas.

    Saiam sim, mas cobrando a explicação de T U D O !!!

  27. Guilherme CP
    terça-feira, 15 de junho de 2010 – 20:48 hs

    O dia que a CPI pegar o pessoal da RPC vai ser o melhor resultado financeiro da história do Paraná.

    Quantos milhões de dolares serão recuperados aos cofres públicos.

    Basta nossos deputados criarem coragem e investigarem como a RPC cresceu (às custas de quem),

    – como comprou os outros 50% da participação da rede globo nacional na RPC,

    – como comprou a nova sede,

    – como “vendeu publicidade oficial”,

    – como compraram jornais do interior,

    – onde publicaram as movimentações do grupo RPC-S.A conforme exige a Lei (porque não na propria gazeta do povo, se pertence ao grupo. Onde esconderam? Por que?),

    – como foi a negociação do provedor “onda”,

    – onde colocou o dinheiro,

    – como seus funcionarios eram pagos,

    – como funcionam as licitações de publicidade,

    – como é (e como foi) o relacionamento com os secretários de comunicação,

    – como é (e como foi) o relacionamento e participação (contratos de gaveta) com as agencias de publicidade,

    – como o dinheiro vai e como o dinheiro volta…

    enfim há varias questões, mas pouca gente com coragem de denunciar, pois infelizmente no Paraná só há uma imprensa, a RPC.

    só existirão outras empresas na hora em que a concessão estadual da RPC for cassada.

    Aí o Estado do Parana (jornal) cresce, a RIC estadual cresce, até o grupo da RBS tomar o controle da RPC e nós contaremos com pluralidade de imprensa.

    vamos aguardar o dia em que o combate a corrupção não for só uma bandeira, um discurso de pessoas INTERESSADAS em acobertar muuuita sujeira.

    acredito que esse dia está chegando, principalmente com uma nova safra de políticos desvinculados a grande mídia e sem curriculo sujo para ser chantageado pela grande mídia.

  28. Com a palavra os deputados
    quarta-feira, 16 de junho de 2010 – 12:05 hs

    Os deputados devem ser questionados (assim como a RPC fez) sobre as perguntas que rondam a RPC.

    Deveria haver um painel

    “Deputados que aprovam CPI para investigar corrupção na RPC,envolvendo bilhões de reais de verbas públicas.”

    Isso sim deveria existir.

    Pode ser ao lado do painel de afastamento da mesa diretora.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*