Omissão compartilhada | Fábio Campana

Omissão compartilhada

Leia na íntegra o que diz Editorial da edição de hoje do jornal Gazeta do Povo:

Não há condições políticas para qualquer dos deputados integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná permanecer como membro do órgão diretivo da Casa. Como dirigentes do Legislativo paranaense, eles foram omissos ao não estabelecerem um controle adequado da administração da Casa, o que facilitou a prática de uma série de crimes na Assembleia, cuja finalidade era o desvio de recursos públicos.

Os deputados da Mesa Diretora são agentes políticos ocupando funções administrativas e isso lhes impõe responsabilidade por suas ações e omissões na gestão do Poder Legislativo paranaense. As falhas da Mesa em cumprir a sua missão – de administrar com zelo os recursos públicos destinados à representação popular, cuja expressão se dá na Assembleia – não são erros ingênuos. A omissão desses deputados não é insignificante. O maior escândalo da política paranaense até agora registrado resultou em um desvio de dinheiro público que, segundo estimativas do Ministério Público estadual, ultrapassa R$ 100 milhões, desde 1994 até hoje. Impossível que permaneçam na direção do Legislativo parlamentares que deram condições, uns por omissão e outros por ação, para um desvio de recursos dessa magnitude.



Diferentemente do presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus, do Democratas, e do primeiro-secretário, Alexandre Curi, do PMDB, os demais membros da Mesa não foram denunciados pelo Ministério Público e, tampouco, tiveram pedido seu afastamento cautelar da direção da Casa. Contudo, todas as contratações realizadas pelas três vice-presidências e pelas cinco secretarias nos últimos dez anos estão sendo investigadas pelo Ministério Público estadual. Desde 26 de abril, o MP apura se os cargos existentes nesse órgão foram preenchidos de forma regular.

Isso significa dizer que, além de Justus e Curi, são alvo de investigações os demais parlamentares da Mesa: o primeiro vice-presidente, Antonio Anibelli (PMDB); o segundo vice, Augustinho Zucchi (PDT); o terceiro vice, Felipe Lucas (PPS); assim como o segundo-secretário, Valdir Rossoni (PSDB); o terceiro secretário, Elton Welter (PT); a quarta secretária, Cida Borghetti (PP); e o quinto secretário, Edson Praczyk (PRB). Em países de cultura plenamente democrática e republicana, ser alvo de investigação é suficiente para o afastamento das funções políticas de direção. Adotar essa prática traria um salto de qualidade para a política local.

O descontentamento da sociedade com a situação que permitiram ocorrer é total. Uma campanha capitaneada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná, organizada por dezenas de entidades e apoiada por mais de mil instituições e empresas e cerca de 16 mil pessoas está em andamento. Na próxima terça-feira, dia 8, esse movimento culminará num ato público sobre O Paraná Que Queremos.

Esperamos que nossos representantes, eleitos pelo voto popular, estejam do lado da sociedade. Não com promessas vazias de transparência, de avanços administrativos que não se concretizam.

Não há mais condições políticas que justifiquem que os integrantes da Mesa se mantenham na direção da Assembleia. A omissão deles resultou na maior afronta à moralidade pública de que se teve notícia na política paranaense. Seria de se esperar que tivessem consciência da gravidade da situação e do risco imposto ao crédito institucional do Poder Legislativo. Esperamos que os deputados da Mesa Diretora deixem a direção da Assembleia porque sua permanência em tais cargos é insustentável.


32 comentários

  1. Tsunami em outubro.
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 14:45 hs

    Há um vulcão fazendo a europa de refém e um vazamento de petróleo mostrando que é frágil e às vezes impotente o maior dos poderes bélicos. Um outro vazamento, mas de informações no centro do poder paranaense, está deixando incrédulos os que tinham certeza da impunidade para alguns abusados ilustres, até então tidos como imunes.
    Sinal dos tempos. Algo superior orienta o povo, na preparação para o pleito de outubro.

  2. KKKK
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 15:00 hs

    A Opus Dei tá fazendo um mal terrível para essa meninada da RPC.

  3. heracleto
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 15:02 hs

    É OS DEPUTADOS JUSTUS E CURI ESTÃO NA SITUAÇÃO DO GOVERNADOR ARRUDA DO DF OU SEJA VÃO SAIR ALGEMADOS DA ASSEMBLÉIA.

  4. Rei da Selva
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 15:33 hs

    Concordo plenamente com o editorial acima, estarei dia 8 protestando, juntamente com todos os que desejam justiça e moralização da política. Além de protestarmos, devemos excluir todos os envolvidos nesse escandalo nas próximas eleições, não votando em quem não é digno de representar o povo no Parlamento.

  5. Clainor
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 15:40 hs

    Disso eu também já havia comentado e aguardo, repito, a entrada da policia federal nas investigações, aí quero ver como fica a vice do Beto. A escolha foi pura ingenuidade ou antigo companheirismo. Estou alertando Sr Beto Dias Lerner…. O sr vencerá as eleições, escolha um vice digno, com credibilidade e moral.
    E do outro lado, vai ser apurado sobre outras direções ?
    A nós senhores eleitores cabe a busca pela RENOVAÇÂO nos legislativos.

  6. ALEMÃO
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 15:53 hs

    No Japão, políticos tem vergonha na cara e renunciam após terem seus nomes arrolados em escandalos. No Brasil, nem sob tortura querem largar o osso. Espero que através das urnas, os eleitores paranaenses consigam fazer uma limpeza na AL na próxima eleição.

  7. Dagmar Servia
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 16:27 hs

    Sr. Fabio Campana. Dei a minha opinião sobre o presidente da ALEP e Vossa Senhoria não publicou não sei o porquê?

    Então, em vista disso vou tentar ser mais acadêmico e menos ofensivo, o que é muito difícil em um caso tão escabroso como este.

    O editorial exprime a real vontade do povo paranaense. É impossível a continuação dos atuais dirigentes da Assembléia Legislativa do Paraná. O senhores deputados estão querendo transformar o assunto numa guerra entre o pode Legislativo e o poder Judiciário, com a única finalidade de desviar o cerne da questão, pois isso seria desastroso para suas pretenções políticas, bem como acabaria de vez com a crista de alguns senhores que se julgam feudais na política paranaense

    Quando me referi ao Presidente em meu comentário anterior, quis demonstrar a minha indignação com a sua postura totalmente absurda com os fatos levantados pela RPC, pois se achando acima do bem e do mal, ainda faz chacota com tudo que vinha a público e que sempre tinha como cabeça a sua figura inexpressiva.

    É nestes casos específicos que vemos de onde vem a fortuna amealhada por tantos anos na política do Paraná e do Brasil.

    Basta apenas alguns anos sendo político para se enriquecer com o dinheiro tão suado do povo brasileiro que paga seus impostos para custear tanta bandalheira e sacanagem.

    Repetindo aquilo que grande parte dos paranaenses vem pregando insistentemente, temos que dar um basta nesta sujeira toda em outubro deste ano. Rifar definitivamente esta corja de malandros, salafrários que acham que o povo ainda é burro, que ainda troca seu voto por dentadura.

    BASTA DE TANTA SAFADEZA, e vamos demonstrar isso no dia 08 de junho se Deus quiser.

  8. SYLVIO SEBASTIANI
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 17:44 hs

    Estou de acordo com o Editorial da Gazeta do Povo. Deixo aqui uma pergunta e espero resposta: Colocar quais deputados? Isso é importante para o povo saber se tem e quais são os sérios, honestos, dignos e que tenham capacidade para dirigir o nosso, ou melhor, o deles, Poder Legislativo, já que está privatizado!

  9. Jair
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 19:32 hs

    Na verdade os deputados estao mais preocupados com o que estao recebendo e o que podem receber enquanto estao deputados. Nao existe por parte deles o menor zelo com o dinheiro público, principalmente, no caso, em que eles estao sendo altamente beneficiados financeiramente quando ocupam suas cadeiras no legislativo. O que importa é o seu salário, o salário dos seus funcionários, os seus ressarcimentos, as suas benesses, enquanto isso estiver do agrado, tudo bem. Ou seja: a parte administrativa, inclusive a omissao de todos eles com os funcionários da Administraçao da Casa é estarrecedor. Funcionários que cumprem seu dever e, sequer, têm o respeito deles, a admiração e nem um bom-dia e nem um boa-tarde, sao ilustres desconhecidos para nossos pares. É a tal história: estou recebendo o que necessito e quero o resto nao interessa! O que interessa é armazenar dinheiro pelos primeiros 4 anos e, se possível, para alcançar novasss legislaturas. E o povo que se dane, inclusive os excluídos funcionários da Administraçao que nunca sao lembrados pelos Srs. Deputados que nao sabem o nome de 10 funcionários da ALE, Façam um teste e vocês saberao que o que escreve é, infelizmente, verdadeiro. E venha nós o vosso reino, DINHEIRO.

  10. dick
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 21:36 hs

    GRACAS A DEUS AVISARAM O BETO RICHA ANTES QUE ELE COLOQUE ESSE TRAIRA DO ZUCHI COMO VICE.O EDITORIAL E CLARO,O MP ESTA INVESTIGANDO O 2 VICE PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA AUGUSTINHO ZUCHI.FORA ZUCHI

  11. MOLINARI
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 21:38 hs

    CAPA DA GAZETA NA HORA EM QUE BETO COLOCAR O FALSO DO ZUCHINHO COMO VICE:BETO RICHA COLOCA INVESTIGADO PELO MP COMO VICE

  12. TRAIRA
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 21:40 hs

    ZUCHINHO FUJA QUE O GAECO VAI TE PEGAR NO TEMPO EM QUE VCE FOI 2 SECRETARIO

  13. DINDIN
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 21:46 hs

    ATE QUE ENFIM PEGARAM O ZUCHI QUE SEMPRE FOI UM FALSO.ACABOU SUA CHANCE DE SER VICE, VAI VIRAR DERLI DONIM

  14. DINDIN
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 21:47 hs

    ROSSONI E O JOAO DA GUARARAPES FICARAM RICOS E ATE HOJE O GAECO NAO FEZ NADA

  15. RENATA
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 21:47 hs

    TRAIANO,CASAGRANDE E LITRO TBEM FICARAM RICOS VIA ASSEMBLEIA.CADE O GAECO

  16. PAULO FONTANA
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 21:49 hs

    QUERO VER O PT EXPLICAR COMO ANDRE VARGAS E ELTON VELTER ESTAO NA POLICIA FEDERAL COM OS GAFANHOTOS

  17. DEQUINHO
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 22:56 hs

    MP FOI FROUXO E PREVARICOU.SE ESSA FUNCIONARIAS DE CERRO AZUL RECEBEM DESDE 1994 TINHAM QUE TER AFASTADO TBEM O HERMAS,PESSUTI,NEREU E ROSSONI

  18. MURILO
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:00 hs

    SILVIO SEBASTIANE CONTE PARA O PARANA COMO O HERMAS COMPROU 6 FAZENDAS E O ROSSONI UM AVIAO

  19. DINHO
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:02 hs

    SILVIO SEBASTIANE MANDOU DIVERSOS OFICIOS AO MP DE 2000 ATE 2007.MP FOI AVISADO,NAO QUIS INVESTIGAR ISSO E PREVARICACAO

  20. HUGO
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:02 hs

    MP E RPC TUDO A VER

  21. TATIELE
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:05 hs

    BETO INDICA INVESTIGADO PELO MP NA SUA VICE.ESSA VAI SER A CAPA DA GAZETA NO DIA SEGUINTE QUE O BETO ANUNCIAR ZUCHI COMO VICE

  22. LISBOA
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:09 hs

    ZUCHI SUA MASCARA CAIU,O EDITORIAL DA GAZETA DEHOJE TIROU SUA CHANCE DE SER VICE

  23. SAPO
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:10 hs

    PENA QUE ESSE ROSSONI E CURI AINDA TEM CURRAL ELEITORAL E VAO VOLTAR PARA ASSEMBLEIA

  24. JOCELITO
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:11 hs

    FOGE EM QUANTO E TEMPO ZUCHI,GAECO VAI TE EXPLODIR NO DIA DA CONVENCAO.

  25. CATALINI
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:13 hs

    ELTON VELTER NOS GAFANHOTOS,QUE FEIO

  26. VICE
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:18 hs

    ZUCHI CUIDADO QUANDO O BIBINHO SAIR DA CADEIA ,ELE NAO GOSTA DE VCE E DO OSMAR.NAO VAI DEIXAR VCE SER VICE DO BETO

  27. VIPEIXE
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:19 hs

    UNIAO DA VITORIA NAO QUER MAIS CURI,ROSSONI E ANIBELLI.HUSSEIN EX PREFEITO SERIA UM GRANDE REPRESENTANTE DA REGIAO SUL

  28. CADE
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:21 hs

    A OAG VIA GLOMB TRBEM VAI PEDIR QUE A RPC DEVOLVA OS 5000000 DO GOVRNO LERNER

  29. ZUCHI
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:22 hs

    REQUIAO VAI DESTRUIR O PESSUTTI COM OS DOCUMENTOS QUE RECEBEU DO TEMPO EM QUE PESSUTI FOI PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA.ELE E REGINA SAO FUNCIONARIOS EFETIVOS SEM CONCURSO

  30. HERMAS
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 23:23 hs

    CUIDADO ZUCHI ESTAO ARMANDO PARA ACABAR COM A SUA CARREIRA POLITICA

  31. antonio carlos
    sábado, 5 de junho de 2010 – 9:40 hs

    Sinceramente eu gostaria que a verdade toda viesse à tona, mas, inceramente, não acredito nisto. Acusar este ou aquele deputado, deixar de fora algum deputado, ou deputada, não faz a menor diferença,porque tudo isto não vai dar em nada. Louvável é o esforço da OAB e dos demais segmentos da sociedade civil, mas é só uma questão de tempo, e tudo cai no esquecimento. Por quê a RPC e a Gazeta não levantaram este assunto no ano passado? É muita fumaça para pouco fogo. Não condeno as denúncias, mas fazê-las em ano de eleição e de Copa do Mundo, não é querer queimar o filme? Aposto com quem quiser que muitos dos atuais deputados serão reeleitos, comporão a tal mesa diretora , e o descalabro na casa vai continuar para sempre. Mas com nomes trocados. Exemplo disto é o tal portal da transparência, que de transparente não tem nada, não omitiu os nomes de tanta gente? Será só uma falha? Ou é o vício de esconder sempre a verdade? Eu não me iludo, não é possível tratar com gente mal intecionada, a gente é sempre enganada. Confiar em malandro da nisto, nisto que está acontecendo na assembléia. ACarlos

  32. william gentil (MARINGÁ)
    sábado, 5 de junho de 2010 – 15:13 hs

    PARABÉNS A DEPUTADA CIDA BORGUETTI !!!POIS ESTA TEVE A CORAGEM DE APRESENTAR NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA QUE O OBSERVATÓRIO SOCIAL INVESTIGUE A ASSEMBLÉIA,ELA PROVOU QUE É SÉRIA E MERECE OS MEUS PARABÉNS…AINDA BEM QUE NÃO PERDI O MEU VOTO!!

    PARABÉNS DEPUTADA CIDA!!

    SOU WILLIAM GENTIL
    PRESIDENTE DA APMF ESCOLA FERNÃO DIAS CONSELHEIRO LOCAL DE SAÚDE,LIDER COMUNITÁRIO EM MARINGÁ.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*