Ibope: Serra e Dilma estão empatados | Fábio Campana

Ibope: Serra e Dilma estão empatados

Do Uol

Os pré-candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados com 37% das intenções de voto, segundo a pesquisa Ibope divulgada neste sábado (5). O levantamento foi contratado pela “Rede Globo” e pelo jornal “O Estado de São Paulo”.

Marina Silva, pré-candidata pelo PV, aparece com 9%. Votos brancos e nulos somam 9% e os indecisos, 8%.

A pesquisa ainda analisou o índice de rejeição dos candidatos. Questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 24% dos eleitores disseram o nome de Serra, 19% o de Dilma e 15% citaram Marina.

Numa simulação do segundo turno das eleições entre Serra e Dilma, ambos aparecem novamente empatados com 42%. Votos brancos e nulos somam 9% e os indecisos, 7%.

Governo Lula tem 86% de aprovação

O Ibope também ouviu a opinião dos eleitores sobre o governo Lula. Dos entrevistados, 86% aprovam a atual administração, contra 11% que disseram desaprovar. Ainda conforme a pesquisa, 75% consideram o governo Lula ótimo ou bom ; 20% regular e 5% ruim ou péssimo.

De zero a dez, o presidente Lula recebeu nota média de 7,8 dos entrevistados. A pesquisa Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 31 de maio e 3 de junho. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e está registrada no TSE (13642/2010).


32 comentários

  1. prevenindo a "barriga"
    sábado, 5 de junho de 2010 – 18:40 hs

    Fabio Campana:

    A verdade não demora: Lula elege Dilma, Serra será’ o MICO da eleicao, Pessuti reage e, com o apoio de LULA vai disputar pau a pau com Beto, Gleisi será um fenomeno de votos, Requiao e Barros se engalfinharao pela segunda vaga, OSMAR DIAS será o bundao e traidor, será abandonado por todos e volta para casa, humilhado e derrotado pela sua pulsilanimidade e indecisao!!

  2. Anônimo
    sábado, 5 de junho de 2010 – 18:47 hs

    IBOPE DE LULA SUBIU MAS O DE DILMA CONTINUA O MESMO, EMPACOU DA MESMA FORMA QUE EMPACOU O PAC

    De tanto carregar a Dilma nas costas, mais cedo ou mais tarde ele ia ter problema na coluna. Lula da Silva o que não trabalhou em oito anos agora trabalha demais por causa da campanha da quadrilheira Dilma. É assim: o Lula deu um dedo e ela já quer a mão e Dilma sem Lula não é ninguem e se arrastando não vai imaginem se o Lula morre, o que seria da quadrilheira.

    Lula viaja tanto a fim de alavancar a campanha da desqualificada Dilma que só vai a Brasília para descansar. Lula da Silva já lançou o Bolsa Copa e o Bolsa Olímpica. É tanta bolsa que qualquer dia desses a Louis Vuitton vai processar o Lula por concorrência desleal.

    O que mais me preocupa é esta loucura de Lula por Dilma e todos devemos de certa forma ter esta mesma preocupação pois não´é normal. Lula sabe que Dilma além de uma mentirosa desqualificada tem um passado que envolve crimes, assaltos e sequestros e mesmo assim, amparado em sua popularidade joga este lixo aos braços do povo brasileiro.

    Vamos acabar com a laia do Pt de Lula no Paraná, vamos massacrar Gleisi e Dilma nas urnas em 03 de outubro.

    José Serra na Petezada.

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    sábado, 5 de junho de 2010 – 19:01 hs

    Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.

    Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que o “fascismo galopante” que aparelhou o estado brasileiro, vá, pacificamente, entregar a um outro presidente, que não seja do esquema lulista, os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção jamais vista no Brasil?

    Lula, já declarou, que (sic) “2010 vai pegar fogo!”. Entenda-se por mais esta delicadeza gramatical, golpes abaixo da cintura: Dossiês falsos, PCC “em rebelião”, MST convulsionando o país… Que a lei de Godwin me perdoe – mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o trágico início do nazismo na Alemanha.

    E os “judeus” serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados (verificar mais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão no país: em texto aprovado pelo diretório nacional do PT, é proposto o controle público dos meios de comunicação e mecanismos de sanção à imprensa). Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés autoritário. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

    Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores”; matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América Latina”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista…

    Na verdade, Lula, é o übermensch dos especuladores que lucram como “nunca na história deste país”.

    Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que este ególatra passará, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, José Serra , ou mesmo Aécio Neves?

    Pelo que já vimos de “inaugurações” de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs, como o da Petrobras, do MST e tantos outros “deslizes”, temos o suficiente para imaginar o que será a “disputa” eleitoral em 2010.

    E tem mais, o PT está comprando com o nosso dinheiro, Políticos, Intelectuais, Juizes, Mlitares, o povo humilde com bolsa esmola e formando milicias com o MST, PCC, Sindicatos, ONGS, Traficantes e outros, que recebem milhões e milhões de reais, para apoiar o PT e as falcatruas do Governo Lula.

    Não podemos nem pensar em colocar como Presidente do Brasil, uma mulher Terrorista, que passou a vida assaltando bancos, matando pessoas inocentes, arrombando casas, roubando e matando as pessoas. Só uma pessoa internada num manicomio, seria capaz de votar numa BANDIDA para presidente de um País.

    Confiram.
    José Serra nesta Petezada

  4. paulo
    sábado, 5 de junho de 2010 – 19:09 hs

    E NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE DILMA CONTINUA A SUBIR ENQUANTO O PINDUCA CAI LENTA E FORTEMENTE A CADA PESQUISA!!!

  5. luiz carlos
    sábado, 5 de junho de 2010 – 19:13 hs

    Campana, na última pesquisa Ibope a Dilma tinha 32% e o Zé Chirico tinha 40%. Nesta, como estamos constatando a Dilma e o Zé Chirico estão “empatados” com 37%. Também estamos constatando que Dilma cresceu 8% e Zé Chirico despencou 8%. Como não acredito em Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa, também não acredito no Ibope, Instituto de Pesquisas que já perdeu credibilidade por motivos já conhecidos de tendenciosidade partidária. A julgar por Vox Populi e Sensus, Dilma já deve estar alguns pontos à frente do Zé Chirico. O Datafolha e o Ibope só estão fazendo um ajuste para lá na frente não caírem em descrédito total. Então, por uma questão de justiça e de acordo com os dados, a foto da Dilma deve ser colocada antes da foto do Zé Chirico, porque ela está crescendo e o Zé despencando. Não brigue com os fatos Campana.

  6. sábado, 5 de junho de 2010 – 19:23 hs

    ué !!! André Vargas Aloprado III disse ontem que já tinha o resultado do IBOPE e que dilMentira estava a 10 pontos a frente
    de Serra ….kkkkk.

    Não adianta PTistas, vai ser igual a eleição da Martaxa em S.Paulo.

    Dilmadossiê SE não for impugnada , vai perder de lavada.

  7. Carlos Toledo
    sábado, 5 de junho de 2010 – 19:30 hs

    – Senador Osmar Dias, este quadro desta pesquisa do Ibope aos presidenciáveis, demonstra que o futuro governador do PARANÁ, será aquele que apoiar e defender uma autêntica e verdadeira mudança também para a Assembléia legislativa com uma grande aliança com o povo, uma das principais que o Senhor já tem homologado em 2006, assim chegando ao Governo o Senhor tera o aval com o apoio do povo fazer as verdadeiras reformas que o Estado precisa.
    Vá em frente Senador que atrás vem gente, vamos em todos os municípios olho a olho conversar com os paranaenses representados pelos seus eleitores que querem, o senhor Governador, em 2006 estava muito mais difícil, e por pouco vossa excelência não chegou ao palácio Iguaçu, de acordo com a visão e o conhecimento de grandes conhecedores do Trabalhismo Paranaense ,a exemplo do quem tem defendido Valmor Stedile o sucesso da grande votação que o senhor recebeu em 2006 se deu, por ter o ficado fora do embate dos dois principais candidatos que disputava a eleição nacional no primeiro turno, qual o Senhor contou com o apoio e a credibilidade do candidato Cristovam Buarque PDT.
    . O povo do Paraná sabe diferenciar uma coisa da outra, sabem a maioria dos Paranaenses que Osmar Dias tem historia de Trabalho e respeito pelo nosso estado, basta vossa excelência buscar consolidar as coligações com aqueles partidos que tem estado verdadeiramente ao vosso lado, e mais alguns que desejarem para a batalha do primeiro turno,o resto o povo o colocara no segundo turno, e ai será no olho a olho, com tempo iguais para cada um dos dois, que ficar para segundo turno.
    O senhor desta vez só perdera se não disputar as eleições, por todos os lugares que andamos temos ouvido o povo dizer, que o candidato NATURAL É Osmar Dias homologado por praticamente 50 % do eleitorado Paranaense em 2006 resto é balela.

    VENHA QUEM VIER.
    Osmar Dias o futuro Governador do PARANA

  8. luiz carlos
    sábado, 5 de junho de 2010 – 19:32 hs

    Campana, uma correção ao meu comentário. A Dilma cresceu 5% e o Zé Chirico perdeu 3% em relação ao Ibope anterior. No mais, meu comentário permanece.

  9. OSSOBUCO
    sábado, 5 de junho de 2010 – 20:10 hs

    Empatados? ahahahahah Até a oposição nao acredita nessa pesquisa do GLOBOPE, a Dilma deve estar uns 10 pontos na frente do Serranic, não é a toa que os tucanos estão inventando até dossiês.

  10. WILSON ANTONIO
    sábado, 5 de junho de 2010 – 21:05 hs

    Esse empate deu um prazer para o tucanato, pois em realidade, sabemos que DILMA já enterrou o bicho!!

  11. gilberto ibere abreu andrade
    sábado, 5 de junho de 2010 – 21:13 hs

    a que ponto chegamos.ter que comentar tamanhas idiotisses.me recuso a comentar essa pesquisa.sei que o povo esta na frente.viva o brasil!

  12. TUKU NARE
    sábado, 5 de junho de 2010 – 22:06 hs

    U A I esse caçador de petista mineiro, deve esta caçando com o r………………pra
    nao falar palavrao com o Tizil.

  13. irene
    sábado, 5 de junho de 2010 – 22:14 hs

    Sabe quantos votos a Dilma ganhou em relacao a ultima pesquisa ibope no 1 turno 11.000.000,00 e no segundo 26.000.000.00 de votos. Isto no Ibope esperem para ver a verdadeira realidade.

  14. gilberto ibere abreu andrade
    sábado, 5 de junho de 2010 – 22:18 hs

    uma teoria so se concretiza num povo a medida em que a concretização de suas necessidades.ja dizia o sabio.

  15. gilberto ibere abreu andrade
    sábado, 5 de junho de 2010 – 22:30 hs

    so atacaremos quando conseguirmos a união de todos para um objetivo comun que é desbaratar esses selvagem que pretendem colocar nos como escravos sob seus dominios.

  16. DUVIDA.
    sábado, 5 de junho de 2010 – 22:35 hs

    Se nós, da classe média, estamos passando pela melhor fase econômica dos ultimos tempos ( em termos de dinheiro no bolso de cada um, melhor que agora só no plano cruzado ), e se a população mais pobre está comendo melhor, qual argumento teriam para me convencer votar em Serra?
    Um quase ex-eleitor de FHC-Serra e Alckimin.
    Espero que a campanha eleitoral sirva para esclarecer as dúvidas que ainda me restam ( mas já não são muitas)

  17. Roberto Fernandes
    sábado, 5 de junho de 2010 – 23:40 hs

    Campana: Vale lembrar que o indice de rejeíção ao Serra é de 24%, maior que os 19% de Dilma e 15% da Marina. Qual foi o critério utilizado para que a foto de Serra ficasse acima da de Dilma? Porque você não informou a rejeição dos candidatos que seria um critério de desempate?

  18. domingo, 6 de junho de 2010 – 0:29 hs

    Algo de muito estranho nas pesquisas data folha e ibope. Alguém poderia explicar o inexplicável destes números na região sul?
    Ibope (31/05 a 03/06):
    Dilma – 26%;
    Serra – 46%.

    Datafolha (20 e 21 de Maio):
    Dilma – 35%;
    Serra – 38%.

    Vox Populi (08 e 13 de Maio):
    Dilma – 30%
    Serra – 44%.

    Que maluquice é essa que está acontecendo no Sul do país, afinal? Vá lá que os institutos tenham metodologias distintas e tenham feito pesquisas em momentos diferentes, mas é muita discrepância para uma região só.

    Senão, vejamos:

    Dilma vai de 35% no Datafolha para 26% no Ibope;
    Serra saiu de 38% no Datafolha para 46% no Ibope.

    E vejam que estas são as duas pesquisas mais próximas quanto à data de realização (entre o dia 20/05 e 03/06 passaram-se apenas 2 semanas).

    Em apenas 2 semanas, como Dilma teria perdido 9 p.p. e Serra teria subido 8 p.p. entre uma pesquisa e outra? Afinal, o que aconteceu de tão importante no Sul do país para que gerasse uma mudança tão significativa no cenário eleitoral da região? Algum sulista frequentador do blog conseguiria explicar isso? Tenho minhas dúvidas…

    Os dados do Vox Populi ficam numa posição intermediária, quando comparados com os do Ibope e do Datafolha, com Dilma tendo 30% e Serra 44%, embora os números do candidato do PSDB estejam mais próximos aos números do Ibope.

    Realmente, está difícil saber, pelos resultados das pesquisas, o que está acontecendo no Sul do país.

  19. domingo, 6 de junho de 2010 – 7:51 hs

    RONALDO, a pergunta não é o que está acontecendo na região sul, mas sim quanto é que os Institutos de pesquisa estão levando e a quem estão querendo enganar?

    pois na região norte Serra esta levando uma surra muito grande, nas outras regiões, quando não estão empatando a DILMA esta passando a dianteira restando a eles colocar o Serra na frente em algum lugar e escolheiram a região sul.

    a SURRA vai terminar quando o LULA for para a televisão em horário eleitoral e dizer, ESTA É DILMA, A MINHA CANDIDATA, ai a eleição termina no primeiro turno.

    tem muito eleitor desavizado dizendo que vai votar no SERRA porque pensa que ele é o candidato do LULA, coitadinho do SERRA!!!

  20. ILDO BALDO
    domingo, 6 de junho de 2010 – 10:16 hs

    ESSE É O DESZESPERO TOTAL DA GLOBO POIS SE POSICIONOU
    EM FAVOR DO SERRA E JA SABE QUE VAI PERDER SÓ POR ISSO COMEÇOU A PEGAR MAIS LEVES NAS CRITICAS COM O LULA E DILMA
    MAS EU FALEI A GLOBO GOSTA DE APANHAR EM ELEIÇÔES ASSIM COMO O SERRA
    ORA POIS QUE A GLOBO NA QUESTÂO DE PERDER ELEIÇÔES
    É CAMPEA PERDEU TODAS CONTRA O BRIZOLA E O SERRA NA QUESTÂO ADVERSARIO DO PT NACIONAL ESTA APNHANDO MAIS DOQUE MULHER DE MALANDRO MAS É TEIMOSO
    É AQUELA HISTORIA A DERCI GONSALVESVIVEU 102 ANOS E NÂO CONSEGUIUVER O CORINTIANS A SER CAMPEÂO DA LIBERTADORES
    E O COITADO DO SERRA VAI MORRER E NÂO VAI CONSEGUIR A GANHAR DO LULA OU DO PT

    ACABOU NÂO VAI TER SEGUNDO TURNO
    NEM OS PESQUISADORES JÁ NÂO SE ENTENDEM MAIS COMO SEGURAR O SERRA PROXIMO DA DILMA
    CREIO EU QUE O SERRA E A MARINA JÁ ESTÂO QUASE EMPATADOS A DILMA TENHO A CERTEZA JÁ PASSOU DOS
    40 PONTOS MAS ELES QUEREM ESCONDER O POVO SABE EM QUEM VOTAR
    DILMA DILMA DILMA

  21. salete cesconeto de arruda
    domingo, 6 de junho de 2010 – 11:12 hs

    Querido Fábio

    Como já disse – de longe da para ver melhor…

    Cara!

    NUNCA ANTES NESTE PAÍS – UM LIVRO FOI TÃO DIVULGADO – ANTES DE SER LANÇADO – COM ESSE ESPAÇO DADO PELA MÍDIA – AO TAL
    SUPOSTO
    SUPOSTO
    SUPOSTO
    SUPOSTO

    SUPOSTO DOSSIÊ DO SERRA!.

    O INCRÍVEL é que não tem ninguém da IMPRENSA SÉRIA – que descubra o que tem dentro desse MONSTRO.
    Tem gente dizendo que é a SOCIEDADE entre a filha do Serra e a do Dantas.
    Será verdade?!
    E o ELEITOR DO SERRA – coitado – não tem direito de saber disso?
    Vai ser jogado para baixo do TAPETE como a NEGOCIAÇÃO do mandato do FHC – sem PLEBISCITO?!
    Sei.
    DEVEMOS AGUARDAR O LIVRO – BOMBA – QUE VAI SER LANÇADO DEPOIS DA COPA!
    Com tanta publicidade – vai ESGOTAR nas bancas. Enquanto a VEJA e outras encalham.

    Mas tenho um SEGREDO PARA CONTAR A VOCÊ e SEUS LEITORES.
    Dizem que era por causa da ALTA REJEIÇÃO DO SERRA nessa última pesquisa – 24 % – que estavam tentando esconder o que contém o tal dossiê….
    Será que conto?
    Bem. Se é verdade que o SUPOSTO – dossiê existe – o que ele esconde é.
    É
    É
    É
    É
    Senta para ouvir:

    O DOSSIÊ – SUPOSTO – TÃO COMENTADO EM DIAS DE PESQUISA – TEM LÁ DENTRO…..

    O VICE DO JOSÉ SERRA!!!!!

    Pronto.
    Contei.
    Acabou o mistério.

    E pensar que o SERRA pretendia contar só depois da ELEIÇÃO!

    Em tempo:
    -é verdade que o SERRA está TENTANDO RIFAR O Beto no Paraná?
    -e amizade que ele tinha pelo pai não vale nada?
    Sei.
    Pois é.
    Bom domingo.
    A ti e a todos os que passam pela tua casa!

  22. domingo, 6 de junho de 2010 – 14:11 hs

    PT MONTA OPERAÇÃO para conter danos do DOSSIÊ ( fonte IG )

  23. OSSOBUCO
    domingo, 6 de junho de 2010 – 15:23 hs

    Dilma sobe e Serra desce, a essa altura a Marina já deve estar na frente do Serra.
    O dossiê fajuto foi feito pelo jornalista mineiro a pedido do Aécio que estava sendo chantageado pelo Serra para não sair candidato a presidente.
    Pobre Serra! Não tem amigos, não tem vice!

  24. Marajá
    domingo, 6 de junho de 2010 – 18:51 hs

    Nas últimas semanas o Maior cabo eleitoral de Dilma foi exatamente José Serra. Afinal, como este senhor fala bobagens!

  25. Marcos Pop
    domingo, 6 de junho de 2010 – 19:12 hs

    Pelo jeito o povo mais politizado e inteligente do país está no Sul:
    No Sul, o tucano tem 46%, enquanto a petista tem 26%.
    Serra tem 20% a mais que Dilma no Sul-maravilha!
    No sudeste onde está 60% do PIB do Brasil, também dá Serra, só perdendo no Rio, que é estado/base do crime organizado. Serra falou em punir bandidos e combater até acabar com o tráfico de drogas e armas e despencou no Rio. Era previsto. Mas os nordestinos e nortistas ainda garantem vitória para o PT por lá. Coitados, eles não tem culpa: a grande maioria é totalmente dependente do bolsa família e outras mazelas petistas. Também votavam em peso na ARENA na época da ditadura. Mas logo eles terão auto-estima e vão querer sobreviver por si e abandonam os kPTas, como abandonaram a ARENA, e dá Serra pra presidente também lá.

  26. domingo, 6 de junho de 2010 – 20:42 hs

    Imaginem o quanto $$$ o Ciro Gome$ levou pra $air da briga pre$idencial,porque se ele continua o Serra estava estourado na frente,mas, espere guerrilheira seus dias estão contados,pelos votos….

  27. ESTRELA CADENTE
    domingo, 6 de junho de 2010 – 23:43 hs

    Salete, você está perdendo tempo e dinheiro. Manda o teu curriculum para a Globo e com certeza você será a nova contratada, a peso de ouro, para escrever as novas novelas do horário nobre.

  28. ILDO BALDO
    segunda-feira, 7 de junho de 2010 – 9:23 hs

    joazinhooooooooo
    docie só existe na cabeça dos perdedores docie nem precisa para dizer que o SERRA nâo tem competencia para administrar o brasil
    pois aqui nâo é sâo paulo do FHC SERRA CASSABE para privatizar tudo o que ve pela frente
    privatizador o lugar deles é na cadeia
    tá bom JOAZINHOOOOOOOOOOOOO

    O BRASIL MERECE RESPEITO
    FORRA SERRA
    FORRA PSDB
    FORRA PRIVATIZADORES
    FORRA DEM
    FORRA CAMBADA

  29. Biguá de saia.....
    segunda-feira, 7 de junho de 2010 – 10:50 hs

    Algo há…algo há…?

    http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/06/dilma-lidera-entre-homens-e-serra-entre-mulheres-aponta-ibope.html

  30. Borduna
    segunda-feira, 7 de junho de 2010 – 17:00 hs

    Essa foto da Dilma menina é do tempo da guerrilha ou tudo isso é recauchutagem?

  31. Estatística
    terça-feira, 8 de junho de 2010 – 11:22 hs

    Os 9% da Marina lembram o Enéas que, como voto de protesto, teve mais votos que o Brizola.

    Pena que não podemos votar no Cacareco, no Macaco Tião ou no José Simão do PGN.

    Anular voto hoje em dia não tem graça.

  32. estefany
    domingo, 3 de outubro de 2010 – 17:46 hs

    e a dilma vai ganhar e o serra vai perder iesss torso pela dilma e torso que o serra perca mas a marina so com 9 rararrara

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*