Bancada do PMDB divulga manifesto e faz ultimato a Pessuti | Fábio Campana

Bancada do PMDB divulga manifesto e faz ultimato a Pessuti

Preocupados com sua própria reeleição, deputados exigem coligação proporcional para fechar alianças
De Ivan Santos, no Jornal do Estado

O ex-líder Romanelli (PMDB): “Quero me reeleger deputado”

Deputados da bancada do PMDB divulgaram ontem um manifesto que cobra prioridade para as chapas de candidatos proporcionais à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, nas negociações do partido em torno de alianças para as eleições de outubro. Em um claro recado ao governador Orlando Pessuti (PMDB) – que se encontra hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – os parlamentares peemedebistas exigem que qualquer acordo para a disputa pelo governo, tenha como condição a coligação proporcional. O PMDB tem 17 deputados estaduais – a maior bancada na Assembleia – além de sete federais, e a previsão é de quem sem coligação proporcional com outras legendas, o partido não conseguirá reeleger boa parte desses parlamentares.

“Somos favoráveis a qualquer aliança, desde que tenha coligação proporcional. Eu quero me reeleger deputado”, afirmou o deputado Luiz Cláudio Romanelli, que encabeça o manifesto. Romanelli deixou a liderança do governo na Assembleia, substituído pelo deputado Caito Quintana (PMDB). O motivo da troca seria a preferência do ex-líder por uma aliança com o PSDB de Beto Richa, em detrimento da candidatura própria de Pessuti ao governo.

O manifesto é apenas mais um sintoma visível do conflito de interesses no PMDB, em relação as eleições de outubro. Pessuti está preocupado em viabilizar sua candidatura ao governo, e para isso tem como meta atrair o PT. Os deputados estão divididos entre a candidatura própria, e uma aliança com o PSDB de Richa ou o PDT do senador Osmar Dias, que poderia incluir o PT.


O ex-governador Roberto Requião – pré-candidato ao Senado – torce por uma coligação com Osmar para garantir que ele dispute o governo, evitando ter que concorrer com o pedetista para o mesmo cargo. Diante desse cenário, Requião tem bombardeado as pretensões de Pessuti de disputar a reeleição para o governo.

Os petistas pressionam o governador para que desista de concorrer ao governo em favor de Osmar Dias, para garantir uma aliança que inclua PT, PMDB e PDT, e um palanque forte para a presidenciável do partido, Dilma Roussef, no Estado. Pessuti, porém, não admite abrir mão da candidatura própria, o que pode levar Osmar a fechar com os tucanos, e disputar a reeleição para o Senado.
Estratégia – Na conversa que terá hoje com o governador, a expectativa é de que o presidente Lula tente justamente convencê-lo a apoiar Osmar para unir os três partidos da base governista no Estado. Do outro lado, Pessuti tenta mostrar que com Osmar no palanque tucano, a única alternativa de aliança para o PT no Paraná seria o PMDB. “Admitimos uma aliança com o PT, se o Osmar apoiar o Richa, mas tem que ter coligação na proporcional”, reforçou ontem Romanelli.

Na prática, a exigência inviabiliza a conversa do PMDB com o PT. Com seis deputados estaduais e quatro federais, porém, o PT paranaense não quer nem ouvir falar de coligação proporcional com o PMDB. “Se houvesse coligação com o PMDB, nós elegeríamos no máximo dois dois seis deputados estaduais. É uma aliança kamikaze”, classificou o deputado estadual e presidente do PT paranaense, Ênio Verri.


25 comentários

  1. Borduna
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 16:30 hs

    Ninguem pode se reeleger pra aquela casa de tolerância. Todos fooooooooooora. 100% de renovação…..

  2. LINO
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 16:37 hs

    ROMANELI, VAI PRA CASA. CHEGA DE ENCHER O SACO DO POVO.
    RENOVAÇÃO 100% NA ASSEMB DO PR JÁ!
    FORA DEPUTADOS CORRUPITOS.

  3. CWB
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 16:47 hs

    ESSE É UM DOS PIORES SABUJOS DA POLÍTICA PARANAENSE!!!
    UM ESCÁRNIO NA NOSSA HISTÓRIA!

  4. Vitor
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 17:04 hs

    Por uma questão de esclarecimento e zelo pela boa informação, o colunista poderia informar quantos e quais seriam os Deputados que subscreveram o dito manifesto? Pelo que se sabe não é a maioria dentro da bancada, muito pelo contrário.

  5. Carlos Toledo
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 17:09 hs

    Senador Osmar Dias esta nota deste Blog demonstra que tem alguém neste Estado que pensa na população de verdade. queremos ver agora se os outros Pré candidatos ao Governo do estado tem a mesma coragem e moral para pedir o afastamento destas oligarquias que não quer largarem as tetas.
    O futuro Governador do PARANA será aquele que apoiar e defender uma autentica e verdadeira renovação com mudança também para Assembléia legislativa, para que chegando ao Governo, possa fazer as verdadeiras reformas que o Estado precisa, vá em frente Senador Osmar Dias vamos visitar novamente todos os municípios durante a campanha, estando olho a olho conversando com a maioria dos Paraenses representados pelos seus eleitores que quer o senhor Governador, se não tivermos tempo de Televisão deste sistema arcaico eleitoral que patrocina os que de tem o poder com relação a este de tempo TV,caso não for possível vamos fazer uma vaquinha e arrumar um meio de transporte Rápido, para o senhor percorrer todos os municípios quantas vezes for preciso durante a campanha, o Povo é soberano, continue firme com o Povo ao vosso lado, que não terá pra ninguém, deixe eles se juntarem e faremos a limpeza que o PARANA precisa alias passou da hora de acabar com esta vergonha nacional.
    Venha quem Vier.

  6. heracleto
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 17:09 hs

    É A LUTA PELA SOBREVIVENCIA PORQUE LOGO LOGO NEGINHO VAI SAIR ALGEMADO DA ASSEMBLÉIA.

  7. j.k.lott
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 17:19 hs

    Noticias do Palmito ?

  8. Carlos
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 17:23 hs

    Eses deputados só estão pensando neles e não no melhor para o Paraná.
    Sou da opinião que não devemos votar em nenhum dos atuais Deputados, precisamos renovar a Assembléia que está enfrentando denuncias de corupção.
    Deveria ser quebrado o sigilo bancário e telefônico de todos os atuais Deputados. Ai sim teriamos como saber se tem culpado ou se todos são inocentes.

  9. Silvano Andrade
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 17:24 hs

    Quer continuar mamando né deputado…

  10. Adoniran Carvalho
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 17:49 hs

    FISIOLOGISMO PURO, NOBRE DEPUTADO…

    E SÓ FALAM DO JUSTUS!!!

    SERIA MELHOR ELE MUDAR O NOME PARA NELSON JUDAS.

  11. antonio carlos
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 18:39 hs

    Gostei governador, resistiu ao canto do sereio, se é que são verdadeiras as notícias divulgadas, após o tal encontro com o presidente. E tome cuidado ao pisar em tapete, porque companheiros de partido querem puxá-lo, só para vê-lo com a cara no chão. Mais cuidado ainda com os falsos amigos, que estes são sempre umas pragas. ACarlos

  12. Paulo Basilio
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 19:21 hs

    A declaração do Deputado Romaneli é Vergonhosa. Por isso a política está desse jeito deplorável. A preocupação do Deputado é no mínimo egoísta: quer qualquer aliança, desde que seja favorável à sua reeeeleição.
    Isso demonstra como os Deputados estão afastados dos interesses da sociedade e apenas defendem suas mordomias e regalias que têm em razão do cargo.
    Isso é deplorável! A melhoria da política paranaense passa pela RENOVAÇÃO TOTAL na Assembléia Legislativa. O povo precisa fazer uma limpeza ética e moral por meio das próximas urnas e mandar para casa esses sugadores dos recursos públicos.

  13. PAULO
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 19:29 hs

    BANCADA OU QUADRILHA???
    QUANTOS E QUEM?????????

  14. zé Leandro Dias
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 19:38 hs

    Romaneli uma coisa é você querer se reeleger,a outra será que o povo e os eleitores o querem por mais quatro anos na assembléia,pelo seu desespero da para julgar que não está tranquilo na sua reeleição,o que nos da a entender que sua conciência não está tranquila,ainda mais que seu amiguinho Curi e você que tanto defendem a candidatura do PSDB,de Beto,olha pelo que vejo este triozinho pode por a barba de molho,e se cuidar com a Justiça,pois todos poderão tornar inelegível.Não vejo outro motivo para você se espernear,pois nosso PMDB de Guerra com puro Sangue elegeu Requião/Pessuti e 17 deputados Estaduais e Sete Federal.E estamos prontos para Eleger Pessuti Governador e mesmo com renovação a maioria na assembléia legislativa.Quem viver verá.

  15. Zangado
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 19:56 hs

    Então, o deputado fura-catraca quer se realeger.

    O deputado comete um ilícito civil no exercício do mandato, se vangloria publicamente do fato, não é apenado pela autoridade administrativa de trânsito estadual porque acharam uma fórmula para isentá-lo (qualquer outro cidadão seria esfolado …), não é sequer advertido pelos seus pares da Assembléia Legislativa quanto à falta de decoro do ato (embora exista procedimento legal interno para tal fim), mas o povo vai pagar o prejuízo causado ao posto de pedágio, que nada resultou na solução do pedágio, ao contrário, o pedágio continua aumentando e crescendo seu passivo judicial, então esse pífio deputado quer se reeleger …

    O que voce acha, povão bão de voto do Paraná ?

  16. Jacarezinho
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 21:01 hs

    Carlos: A generalização é desvirtude própria de quem não tem senso de discernimento. Não por acaso tenha eu sido mal atendido por um frentista, por um bancário, execrarei todos os dessas duas classes de profissionais indistintamente. Vou votar sim na reeleição do meu deputado. Não tenho culpa se você se decepcionou com a sua escolha. Não coloque o meu representante nessa valeta comum que você cavou.

  17. Opa
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 21:02 hs

    Agora o Romanelli está preocupado, vai dançar…

  18. DAMA DE COPAS
    quarta-feira, 2 de junho de 2010 – 21:58 hs

    Essa turma me lembra aquela casa famosa da Curitiba de outrora.
    Chamavam-na de QUATRO BICOS…
    Não é mera coinscidência a semelhança com a “galera” supra mencionada?

  19. DO LITORAL
    quinta-feira, 3 de junho de 2010 – 0:21 hs

    O ROMANELI QUER SE REELEGER PORQUE PRECISA CONTINUAR FURANDO O PEDÁGIO. ALIÁS FOI UM PÉSSIMO EXEMPLO, POIS COMO LÍDER DA BANCADA DOS QUE PROMETIAM ACABAR COM O PEDÁGIO, NADA FEZ E AGORA ESTÁ NO DESESPERO. MAS INFELIZMENTE O CARECA VAI SER REELEITO E ELE SABE MUITO BEM COMO FAZER.
    QUEM PERDE COM ISSO É O POVO DO PARANÁ.

  20. Bruno Herondy Kosemba
    quinta-feira, 3 de junho de 2010 – 10:34 hs

    Romaneli eu participo e sou filiado em partido politico desde 1974,mas agora voces politicos atuais estão mostrando mesmo que nos,filiados só servimos de moeda para voces negociar.

  21. São Gerônimo da Serra
    quinta-feira, 3 de junho de 2010 – 11:03 hs

    Fora Romanelli, conhecido como malandro agulha.

  22. Lelo
    quinta-feira, 3 de junho de 2010 – 12:14 hs

    Meu Deus! Quanta cara de pau…Vamos renovar essa corja! A reeleição só serve para mais roubalheira…

  23. Flávius
    quinta-feira, 3 de junho de 2010 – 17:01 hs

    Se reeleger Romanelli? Você e seus comparsas deveriam ter um minimo de vergonha na cara, já que pudor não o têm, e nem se candidatar. Simplismente colocar o rabinho no meio das pernas e seguir para o anonimato completo. Seu comparsa de falcatruas, Nereu Moura, pelo que estou sabendo, está pensando sériamente em picar a mula e sumir do mapa enquanto é tempo. Se ele fizer isso, o baba ovo do Dallacosta de PB vai a “loucura”!

  24. alaor
    sexta-feira, 4 de junho de 2010 – 19:32 hs

    Pelo amor de Deus meu povo tomem tento para o que esta acontecendo na politicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  25. Paulo Jesuino
    quarta-feira, 21 de julho de 2010 – 13:08 hs

    A politica brasileira, esta cada vez mais vergonhosa, é tanta gente suja envolvido, que não da pra saber em quem votar, em quem confiar para administrar o nosso País, Gente ta na hora desse quadro se reverter. Podemos sim ser um País respeitado e invejado pela nossa Politica.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*