Senador tucano afirmou, no entanto, que isso depende de partidos aliados. Segundo ele, PPS e PTB já foram consultados; falta confirmação do DEM.
O senador paranaense Álvaro Dias (PSDB) deve mesmo ser o candidato a vice do tucano José Serra na chapa para a Presidência da República. A decisão deve mudar o cenário da disputa ao governo do Paraná. Em entrevista ao site G1, Dias confirmou ter sido “convocado” pelo partido.
“Há uma convocação. Foi dessa forma que o fato me foi transmitido hoje em São Paulo. Aceito sim, não vou fugir da responsabilidade. É uma honra”, afirmou Alvaro Dias ao desembarcar em Mato Grosso, onde participará da convenção estadual do PSDB neste sábado (26).
Perfil
Alvaro Dias tem 65 anos e é formado em História. Nascido em Quatá-SP, mas criado em Maringá, começou a carreira política como vereador em Londrina, em 1968 pelo MDB. Em 1971 se elegeu para o seu único mandato como deputado estadual. Já na eleição seguinte, se candidatou para ser deputado federal e foi eleito com a maior votação proporcional até então da história política do Paraná. Depois do segundo mandato como deputado federal, foi eleito senador em 1982.
A principal marca política na biografia de Alvaro Dias foi o posto de governador do Paraná, ocupado por ele de 1987 a 1991. O cargo também lhe rendeu a maior mancha na imagem pública: o confronto entre policiais a cavalo e professores em protesto, em agosto de 1988. Alvaro tentou ser governador novamente, em 1994, perdendo a disputa para Jaime Lerner. Mais tarde, ocupou o cargo de presidente da Telepar (Telecomunicações do Paraná de 1996 a 1997. Voltou ao Senado, na eleição de 1998 e foi reeleito, em 2006, para mais oito anos de mandato.
* Saiba mais
* Vice de Serra será Alvaro Dias, diz Jefferson no Twitter
* PTB aprova nome de Alvaro Dias para vice de Serra
* Serra silencia sobre possível escolha de Dias para vice
Dias afirmou, no entanto, que a confirmação de seu nome na chapa ainda depende de conversas com os partidos aliados. Ele afirmou que, quando saiu de São Paulo, já haviam sido feitas consultas ao PPS e ao PTB e que o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), ficou encarregado de conversar com o Democratas, partido aliado dos tucanos que reivindica a vaga de vice.
Sérgio Guerra, por meio do Twitter, também confirmou a indicação de Alvaro Dias no início da noite. “O PSDB sugeriu hoje (sexta-feira) o nome do senador Alvaro Dias como candidato à vice presidente na chapa de José Serra. Sua indicação está sendo apreciada por líderes e presidentes dos partidos coligados”, afirmou o presidente nacional tucano no microblog.
Anúncio antecipado
A notícia sobre a indicação do senador para compor a chapa de Serra foi dada no início da tarde desta sexta pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson. Ele disse, por meio do Twitter, que Dias havia sido escolhido como candidato a vice e apoiou a decisão. “Entendo que o Álvaro é um nomaço”, escreveu. Jefferson disse ainda que Guerra iria viajar para se encontrar com o presidente do DEM, o deputado federal Rodrigo Maia (RJ).
Reflexos no Paraná
A confirmação de Alvaro Dias como vice na chapa de José Serra deve alterar a disputa pelo governo do Paraná. Nos últimos dias, o senador Osmar Dias (PDT) se reuniu por diversas vezes com representantes de PT e PMDB para acertar os detalhes de sua candidatura ao governo. Na quarta-feira à noite, o pedetista afirmou à Gazeta do Povo que a candidatura apenas não havia sido protocolada porque ele esperava pela confirmação do PSDB quanto ao destino do irmão Alvaro.
Osmar disse que não disputa as próximas eleições em lado oposto ao do irmão. Com a confirmação de Alvaro na chapa tucana, a candidatura de Osmar para o governo com o apoio de PMDB e PT deve ir por água abaixo.
Se o pedetista realmente desistir de disputar o governo, ele deve ser candidato a reeleição ao Senado em uma chapa independente, junto a partidos pequenos como PSC e PR. Neste cenário, PT e PMDB devem se unir em torno da candidatura do atual governador Orlando Pessuti. O candidato tucano ao governo do Paraná será o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa.
24 comentários
Benito Gama foi o “convocado” de número 22.
Alvaro está sendo o “convocado” de número 23.
Fábio, quem será o “convocado” 24 ?????????
VALEU ÁLVAROOOOO!!!!
AGORA VAMOS VER SE O MANO OSMAR VAI CONTRA.
GANHA O BRASIL E O PARANÁ QUE GANHA ENFIM UM POLÍTICO DE NÍVEL NACIONAL, ALÉM DE EVITAR QUE OSMAR SEJA GOVERNADOR E FAÇA UM LOTEAMENTO E UM GOVERNO “FRANKSTEIN”.
É BETO NELES!!!
Até que enfim a 5ª Comarca participando diretamente da Política Nacional…
Interessante, não?
O Álvaro Dias não fez nenhuma encenaçao neste sentido…
Não pressionou ninguém…
Não chingou ninguém…
Não exigiu nada de ninguém e FOI CONVOCADO…
Aliás, na política e no futebol é assim mesmo… Somente são convocados aqueles que de fato “sabem das coisas”, que não têm necessidade de ficar criando factóides para se beneficiarem da míia…
Caso ocorra de fato a indicação de Álvaro, de fato merecida, pelo brilhante trabalho legislativo do SENADOR, que passou pelo SENADO escrevendo sua HISTORIA e eixando marcas de um PARANAENSE POLITICAMENTE CORRETO…
Uma outra leitura poderemos fazer do fator de ALVARO SER DE FATO CANDIDATO À VICE-PRESIDENTE…
No caso positivo, seguramente OSMAR haverá de ser candidato ao SENADO, o que quer dizer que uma vaga estara tomada, é claro!
Neste caso, seguramente o PSDB do Paraná não lançara GUSTAVO FRUET para a segunda vaga, pois, só não vê quem não quer…que OSMAR terá e dará apoio branco à CANDIDATURA DE BETO RICHA E SERRA.., e, por conseguinte, arrebanhará votos também do PSDB, além dos que positivamente tem contabilizado junto ao eleitorado com ligações com a agricultura e pecuniária paranaense e do agronegócio, pois, no Congresso Nacional sempre esteve atento às causas dessa categoria.
Agora, lendo as bifurcações disto tudo, TEREMOS, PELA GRAÇA DE DEUS, PELA SATISFAÇÃO GERAL DOS PARANAENSES, A DERROTA “desfigurante” do “INSANO” para o SENADO, o qual, neste momento (que certamente é de grande aflição) deverá estar pensando no plano B (Deputado Federal) única válvula de escape para que não seja brevemente algemado e preso! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKQuanto riso! Quanta Alegria… Deixaremos de ser palhaços do INSANO, para todo o sempre….AMEM!
Há muitas décadas, não temos um REPRESENTANTE da Região SUL, para as Eleições de Presidente e Vice.
Alvaro Dias mostra competência e sobretudo, serenidade, em denunciar as maracutaias que ocorrem livremente em Brasilia.
VOTO nele e no SERRA; SERRADIAS , vai PEGAR !
Soube que o Requião tá louco. Pegou a arma e vai dar uns tiros nos cachorros. Tá louco. Um misto de inveja e desespero total.
A Dona Maristela que não é boba já se mandou de casa prá não ouvir palavrãloo do Louco!
A’lvaro vice e Osmar o apoiará saindo para Senador!
PUTZ, O PARANÁ MERECE, NÉ?
SE, POR UMA DESGRAÇA QQ, O SERRA FOR ELEITO, SAIREMOS DA ÉPOCA DAS TREVAS MELLO E SILVA, PARA CAIRMOS NAS CRUZADAS DOS DIAS!!
AGORA VOTAREI NO SERRA COM MUITO GOSTO.
DECISÃO SÁBIA!
ÁLVARO DIAS ESTOU ORGULHOSO POR VC.
O BRASIL E O PARANÁ PRECISAM DE PESSOAS COMO VC.
AGORA SIM, DESLANCHA O SERRA…
O Requião será candidato a dep. estadual na chapa do Pessuti. Vai fazer dobradinha com o Rocha Loures que tentará a reeleição.
È agora é vote num careca e leve um botox……..
PSDB larga de mão seu candidato presidencial, e parte para o tudo ou nada nas eleições regionais.
A mudança de prioridades foi escrachada no anúncio de Álvaro Dias como vice de José Serra, pois este é um vice que não agrega nada a corrida presidencial, Serra já tem vantagem no Sul, no eleitorado conservador onde Álvaro Dias teria maior capacidade de agregar votos, o problema grave da estratégia presidencial é a sangria no resto do país, onde um vice de expressão pudesse fazer alguma diferença.
Qual seria a lógica então?
A lógica é a da base do PSDB, que já desembarca da candidatura presidencial, despreza a aliança com os DEMOS, e vai com tudo para salvar suas candidaturas estaduais, onde a dobradinha PSDBista teria mais força em ajudar alguns candidatos a Governador, ao Senado além de somar mais força para salvar o PSDB de ser varrido dos parlamentos estaduais e federal.
E como fica o DEM? Chegou o fim de seus “dias”? O DEM ficou segurando na broxa, pois o foco do PSDB será capitalizar todo o eleitorado conservador, num salve-se quem puder, na construção de sua bancada. O DEM agora é concorrente.
>A última pesquisa eleitoral, onde Dilma Rousseff ultrapassa Serra desencadeou a nova diretriz política de sobrevivência PSDBista.
Álvaro não tem nada a perder, de todas as formas ficaria/ficará no Senado mais 4 anos, agora, Osmar Dias que poderá retirar-se da candidatura para o Governo do Paraná seria o grande perdedor, e sua contraparte do PSDB, Beto Richa, o grande vencedor.
O mesmo jogo será jogado pelo PSDB em todo o Brasil, mas sua expressão mais forte será mesmo no Paraná, onde salva um governador de uma derrota provável e embaralha o joga da esquerda e de um palanque forte para a Dilma.
José Serra vai para o sacrifício de um fim amargo de sua carreira política, abraçado na submersão não a Álvaro, mas a seu irmão…
E que Oxalá nunca provemos de uma trama intrafamiliar tão perniciosa quanto prova o cidadão Osmar Dias.
http://engajarte-blog.blogspot.com
Serra esse é o caminho para se tornar o melhor Presidente que este país já teve, pq Serra e Álvaro são de fazer não de enrolar e fazer propaganda mentirosa e que engana este povo ingênuo. ACORDA BRASIL.
SERRA – PRESIDENTE
ÁLVARO – VICE
BETO RICHA – GOVERNADOR
RICARDO BARROS E OSMAR DIAS – SENADORES
REQUIÃO – PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA DE CATANDUVAS
MULA, DILMAFIGA, BARBIE E PTZADA EM CASA ENCHENDO A CARA DE KXASSA
Valeu Serra.. grande tacada com Alvaro de vice voce volta a disputar a eleição, Beto será governador e Osmar senador…Alvaro é um dos poucos candidatos limpo do Brasil…
Muito boa a indicação do Alvaro Dias!
Finalmente o Paraná vai ter uma representaçaõ maior na política nacional!
Vai em frente, Alvaro…o Paraná e todo o Brasil merecem ser representados por você!
Alvaro e competente e vai bem representar o Parana na vice de Serra. Osmar vai ao Senado junto com Ricardo Barros, e Beto Richa sera o nosso governador!
O Novo Parana Esta Nascendo!
O Osmar não decidiu, então decidiram por ele. rarará
O Comandante da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA será o mesmo que comandou a CAVALARIA em cima dos PROFESSORES.
ONDE ESTÁ A CABEÇA DOS ESTRATEGISTAS TUCANOS?
QUEREM PERDER A ELEIÇÃO PARA A GUERRILHEIRA.
DIZ A BOA ESTRATÉGIA QUE O VICE DE SERRA DEVE SER UM NOME FORTE E AGLUTINADOR DO NORDESTE, É LÁ QUE O LULA E A DILMA DEITAM E ROLAM (NÃO JUNTOS, D. MARISA).
ADEMAIS, O NOME DEVE SER PREFERENCIALMENTE DO DEM.
ISSO É CLARO, ATÉ EU SEI, COMO ESSES IDIOTAS POLÍTICOS DO PSDB NÃO SABEM?
Ha meses já havia sugerido o nome do Álvaro para vice em diversos blogs. Foi impressionante no Blog do Josias (Folha) as respostas positivas do diversas regiões do país favoráveis à idéia. Agora a sugestão se concretiza.
Ganha Álvaro, ganha o Paraná e ganhamos nós brasieliros.
Álvaro tem experiência administrativa e o nome consagrado na mídia nacional. Somará muito ao Serra, com certeza.
resposta para PAULO SÉRGIO MOREIRA
será rafael greca
e vai afundar junto com a nau capitania dos 500 anos
ou seja não navega
Aos puxas saco e funcionários do senador eu pergunto. Como será que os professores que apanharam de forma covarde da Policía Militar a mando do então governador ALVARO DIAS irá votar para PRESIDENTE da REPÚBLICA se for confirmado o senador como vice na chapa de JOSÉ SERRA ???
Será que falaram para o candidato a presidente SERRA que o senador é odiado pelos professores do PARANÁ ??? Que na eleição de 2006 se tivesse mais 15 dias de campanha o ALVARO teria perdido para a então desconhecida GLEISE ??? O PSDB NACIONAL está dando um tiro no pé, o tiro vai sair pela culatra, acham que, com a indicação do vice vai ser um rolo compressor a votação no Paraná em favor do Serra, estão enganados, estão empurrando todos os professores e seus familiares eleitores a trabalhar pra candidata do PT DILMA. Avisem o SERRA urgente enquanto é tempo. O ALVARO vai ser o vice como foi o vice do OSMAR na eleição passada pro governo, sendo o grande culpado pela derrota. Acorda
ALGUEM AI SABE QUEM MANDOU ABRIR OS AÇUDES DO CEARA E PERNAMBUCO? FOI UM CANALHA QUE ASSIM MANDA NOSSO SUADO DINHEIRINHO,PRA DEPOIS DE TER FEITO A BANDIDAGEM DIZER QUE ESTA AJUDANDO ESSES POBRES OTÁRIOS E QUE NA REALIDADE ELE QUER É O VOTO DESSES TROUXAS PRA ELEGER AQUELA TERRORISTA ASSINA E ASSALTANTE DE BANCO.
Eu tinha candidato ao Governo do Pr, agora nenhum deles ganhará meu voto. Nem Serra , Nem Osmar ao Senado, muito menos aquele menino …
deven de arruma muito voto para o serra principalmente no meio dos professores aqueles que apanharao da policia quando o dias era governador
TENHO CERTEZA QUE SE O ÁLVARO ASSUMIR Á PRESIDENCIA NA AUSENCIA DO SERRA SEREMOS RECEBIDOS DE PORTA ABERTA NO PALACIO DO PLANALTO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;