Vereador questiona sistema de votação da Câmara | Fábio Campana

Vereador questiona sistema de votação da Câmara

Na tarde desta terça-feira, durante votação do veto do prefeito Luciano Ducci (PSB) a um projeto de lei do vereador Roberto Acioli (PV), que previa o plantio de árvores frutíferas na cidade de Curitiba, o vereador Jonny Stica (PT) organizou um “protesto” contra o sistema de voto secreto na Câmara Municipal de Curitiba.

Nesse tipo de votação, os vereadores recebem duas cédulas, uma com a inscrição “sim”, outra com a inscrição “não”. Na hora de votar, o parlamentar deposita umas das cédulas na urna e mantém a outra. “Isso gera uma ‘contraprova’ da posição de cada parlamentar. Não estou dizendo que acontece, mas caso alguém queira cobrar de determinado vereador qual foi o posicionamento, pode pedir a cédula que sobrou como prova”, argumenta Stica.

Na votação desta terça, Jonny colocou “simbolicamente” uma lixeira em frente à Mesa Diretora da Casa, próxima à urna, e pediu aos vereadores que, após o voto, descartassem a cédula que sobrou na lixeira. A maioria dos parlamentares seguiu a recomendação. “Sei que se trata de uma tradição da Casa, mas é preciso aprimorar o sistema para que não paire dúvida de que o voto foi de acordo com a consciência de cada um”, avalia.


24 comentários

  1. ROK
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 19:30 hs

    votaçao segreta na camera PELO AMOR DE DEUS isso ainda existe

  2. Deu resultado: 17 a 16 votos
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 19:37 hs

    E o resultado foi 17 a 16…um resultado quase impossivel com apenas 5 vereadores na oposição. Isso mostra que tem muito vereador revoltado com esse sistema de votação de cabresto….quem acompanha a c.m.c sabe que este resultado é muito raro! nao acontecia há anos…A coisa ta evoluindo!

  3. Parabens Vereador !
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 19:39 hs

    viva a nova safra da casa!

  4. GUERREIRO, pela vida
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 19:57 hs

    Esse garroto foi criado com nestogênio e brincando na cancha do predio………… Ele precisa respeitar os mais velho, será que seu PAI não ensinou nada a esse ser(pia pansudo ou piá de predio)……. que feio, não vai ganhar uma bala……

  5. Aparicio
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 20:56 hs

    Comecei a ler a informação pensando que o ilustre vereador iria pleitear o voto aberto.
    Ora vereador, em um parlamento só não “paira” dúvida quando o voto é aberto.
    Pede para mudar o Regimento Interno.
    Por favor!!!
    Até parece que foi combinado!!!

  6. papai noel Paulo Duarte
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 21:02 hs

    ele demostrou ter coragem para enfrentar e competencia para pedir mudanças, admiro quem não tem rabo preso. caso contrario não pode ser representante popular e sim de si mesmo. parabens vereador.

  7. Marcos Montaldi (pé vermelho
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 21:06 hs

    ai sai cobras e lagartos é mais uma decepção para o povo curitiba

  8. Marilda das flores
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 21:14 hs

    Esse pessoal do PV estão mais perdido que cego em tiroteiro, e entende nada de paisaigismo e arborização urbana, plantar arvores frutiferas nas calçadas, isso vai virar uma meleca e um criatorio de mosca, vamos repensar esse projeto!

  9. O DUQUE DE GUARAPIROCABA
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 21:17 hs

    Fábio…

    MORREU JUBEL SOARES DE FREITAS – O LIVRE PENSADOR DE ANTONINA.

    O coração tem razões que a própria razão desconhece e por isso a ciência e a técnica sempre ficarão aquém; é dificil dar uma resposta definitiva quando o assunto é o homem. A defesa da riqueza humana, consiste justamente em aprofundar em aspectos individuais e sociais que estejam de acordo com o real, sem esgotar o diálogo que cada um tem consigo mesmo e com o outro.

    Se Tube merece ser estudado, é porque viveu intensamente situações que fazem o homem lembrar-se de quem é: a morte prematura do pai, a vida mundana após a morte da mãe, o convívio com os pobres, a doença, o diálogo com os demais, a busca da verdade de modo aberto e profundo dentro do universo infinito e da sua totalidade.

    Vá em paz Tube, e que Deus o tenha!

  10. Diego Matos
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 21:34 hs

    É uma pouca vergonha

  11. Dime
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 21:40 hs

    Quem foi a “inteligência” política que disse pro Ducci vetar um projeto tão importante?

  12. jucelino de almeida neves
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 22:02 hs

    olá,é lamentavel essa coluna em tese seria para pessoas fazerem comentarios inteligentes no entanto o que se ve ex,politicos,ou canditados derrotados e revoltados falando dos verdadeiros e competentes vereadores que feio Hein?, bando de derrotados criem vergonha na cara…Façam comentarios que possa contrbuir ou so0mar de maneira inteligentes.

  13. Maria Clara dos Santos
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 22:11 hs

    Como curitibana estou decepcionada com o veto do Prefeito da Capital Ecológica. Qual a razão de vetar um projeto tão importante como esse? O que deveria ser uma pratica corriqueira pelos ambientalistas que se enraizaram no bosque do Barigui, teve que ser transformado em projeto pelo Aciolli – esse sim representante do PV – Partido Verde, que defende a sociedade e a familia curitibana. Acompanhei a votação desde a primeira instancia, falei para meus filhos e meus alunos que poderiamos contar com o apoio publico para arborizarmos com arvores frutiferas ao inves dessas mudas que não servem para nada além de criar lagartas. No entanto a decepção pelo veto. Que feio Prefeito. Que decepção. Quanto a votação, aprovada a iniciativa do Stica, com isso demonstrou que muitos votam a favor pelo cabresto mesmo…. Parabéns Aciolli e Stica, vocês dois são os nossos verdadeiros representantes. A sociedade curitibana precisa de politicos como vocês! Tem meu apoio, ingresse novamente com projeto similar e faremos campanha em frente ao predio para te apoiar.

  14. Genau
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 1:07 hs

    Gostaria de conhecer os argumentos do Prefeito para o veto a este importante projeto.

    Parabens ao Vereador do PV que TENTOU humanizar a cidade.
    Ponto negativo ao prefeito Luciano Dicci. Cuidado Luciano…

  15. cidadão
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 9:24 hs

    votação secreta para saber se planta arvore frutífera…. só pode ser brincadeira

  16. Lorena Meyers
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 10:43 hs

    Voto secreto na Câmara por que?

    Voto de cabresto por que? São representantes do povo ou do Prefeito? Ao adotar essa postura, de garantir o sigilo do voto, o vereador Stica, por mais bem intencionado que esteja, não está legitimando a covardia?

    Quanto às árvores frutíferas, há alguma grande cidade que tenha adotado essa prática? Olhe que já viajei muito e nunca vi.

    E por que fazem essas leis todas na surdina, sem discussão com a sociedade?

  17. Curitibana
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 10:54 hs

    Parabéns pela atitude Jonny!! E de representantes assim que precisamos.

  18. Borduna
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 11:42 hs

    MP na câmara já….

  19. Divanir
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 11:55 hs

    Quem quiser árvore frutífera que plante na sua propriedade, eu faço assim, tenho várias árvore frutíferas. Acho que Luciano Ducci não iria vetar algo assim, só por contrariar, temos que ver o outro lado. Perguntar não ofende, Roberto Acioli não tem algo mais importante para por em pauta?

  20. CintiaSMu
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 13:16 hs

    O Nobre Vereador tem medo do que? Qual o problema de saberem qual é o seu posicionamento?

  21. SANTA INGENUIDADE !!!
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 13:55 hs

    Já imaginaram pegar a latinha de lixo ao final da sessão e comparar a ordem inversa das cédulas ali depositadas com a ordem de votação ?

    É uma piada querer fazer tanta polêmica por um projeto medíocre, quando a população depende de reformas políticas e administrativas sérias no Município de Curitiba…

    17×16… muito mais significativo que o mérito do projeto, foi o placar dos votos secretos… isso revela descontentamento dos Vereadores com a apatia política do executivo municipal… A Prefeitura tem que parar de pensar que “manda” na Câmara Municipal… Ducci e sua equipe efetivamente não têm o mesmo canal de diálogo que Beto e sua trupe (agora todos em pré-campanha) possuiam com o legislativo municipal…

    Vereador Jonny Stica, o Sr. quer garantir o voto secreto ? O PT lhe apóia nesta conduta? Ou será que suas preocupações eleitorais estão em apoiar candidato do PV? Não compreende que só se chegará o mais próximo de uma democracia plena com transparência e publicidade de TODOS os atos, até mesmo das votações plenárias?

    PELO FIM DO VOTO SECRETO! A POPULAÇÃO TEM TODO O DIREITO DE SABER O QUE SEU CANDIDATO DECIDE, COMO DECIDE E PORQUE DECIDE !!!

  22. Zerohora
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 14:14 hs

    Já que não possuimos o sistema eletrônico na CMC, está idéia é válida. Afinal assim quem votou com a sua “consciência”, joga o outro no lixo para não votar duplamente.
    Primitivo o método do Stica, mas válido.

  23. AINDA NÃO ADIANTA
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 14:27 hs

    OOOOOO JHONNY…. A LIXEIRA, POR SI SÓ, NÃO

    RESOLVE O PROBLEMA. DOJEITO QUE SÃO AS

    “COBRAS” DAQUELE LUGAR, SE BEM CONHEÇO

    O MARIO CELSO, CAPAZ DELE ANOTAR A ORDEM

    DE VOTAÇÃO, IR NA LIXEIRA, PEGAR OS PAPÉIS

    E CONFERIR, DE ACORDO COM A ORDEM DOS

    PAPÉIS, QUEM VOTOU SIM E QUEM VOTOU NÃO.

    O QUE TINHA QUE SER FEITO É UMA LIXEIRA

    INCINERADORA. O VEREADOR VOTA,

    E COM O OUTRO PAPEL, DEPOSITA NESSA

    LIXEIRA, QUE AUTOMATICAMENTE, DESTROI

    QUALQUER FORMA DE CONTROLE E VOTO

    DE CABRESTO POR PARTE DA CHEFIA.

    ELES JÁ CONTROLAM MUITA COISA: CARGOS

    COMISSIONADOS, CARGOS FANTASMAS,

    CONTROLAR O VOTO JÁ É DEMAIS.

    DE QUALQUER FORMA, É UMA SUGESTÃO.

  24. Marvio
    quinta-feira, 20 de maio de 2010 – 16:54 hs

    JONNY STIKA: UMAS DAS PIADAS MAIS ENGRAÇADAS DA CÂMARA MUNICIPAL. AO LADO DE RENATA BUENO, DÓ FALTA O TOLDO DO CIRCO!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*