Serra foca segurança, e Dilma, pobreza | Fábio Campana

Serra foca segurança,
e Dilma, pobreza

Folha de São Paulo

Apesar de os programas de governo dos pré-candidatos à Presidência ainda estarem sendo rascunhados, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) já começam a soltar, com parcos detalhes, as primeiras promessas de campanha.
A Folha consultou especialistas sobre a viabilidade e possível eficácia de compromissos assumidos pelos presidenciáveis.
As principais propostas de Serra estão na área da segurança, um dos eixos do “tripé” que o tucano invariavelmente cita em discursos e entrevistas, ao lado de saúde e educação.
A principal delas já havia sido bandeira de sua campanha derrotada ao Planalto em 2002: a criação do Ministério da Segurança Pública. O tucano promete tornar a União protagonista das ações de combate à criminalidade, ainda que seja necessário mudar a Constituição.
Para a socióloga Jacqueline Muniz, pesquisadora da área, a eficiência desse ministério dependeria de uma reformulação do marco legal que confira à União, por exemplo, o poder de cobrar metas dos Estados.
“Terá que se discutir com governadores e prefeitos para se chegar a um consenso. Ninguém quer perder poder, por isso o tema nunca avançou no Brasil”, diz.

ERRADICAÇÃO
A mais relevante promessa anunciada por Dilma é a de erradicar a pobreza extrema no Brasil até 2014. Por “miséria”, ela refere-se a 4,5 milhões de famílias que sobreviveriam com menos de um quarto de salário mínimo ao mês (R$ 128), por integrante.
A fonte de Dilma para a promessa é o estudo sobre pobreza e políticas públicas do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), vinculado à Presidência.
O próprio estudo diz que a erradicação da pobreza extrema se daria em 2016 -se repetidos “os melhores desempenhos brasileiros.”
Marina defende a adoção de critérios ambientais em toda a administração federal, mas apresenta poucas promessas objetivas para um eventual governo do PV.
Na última quarta-feira, propôs criar um sistema único de educação, seguindo o modelo do SUS. “Isso é necessário, mas não é uma ideia nova nem original”, diz Cesar Callegari, do Conselho Nacional de Educação.
“Muitos estudiosos defendem isso. O ideal era que a proposta estivesse na mesa de todos os candidatos.”
(BRENO COSTA, BERNARDO MELLO FRANCO e RANIER BRAGON)


17 comentários

  1. domingo, 23 de maio de 2010 – 21:27 hs

    Dando sequencia à mesma linha de governo de Lula, Dilma poderá sim erradicar a pobreza extrema de nosso país; Agora, com relação ao Serra, dá até medo de um possível governo seu, a segurança sempre foi o calcanhar de aquiles nos governos tucanos de São Paulo.

  2. domingo, 23 de maio de 2010 – 21:50 hs

    Os temas que SERRA tem abordado são: Segurança, Saúde e Educação,…já a Dilmentira , está preocupada com a cor da roupa, corte de cabelo e as caras e bocas frente a câmeras

    Alguém já viu a Dilmentira falar sobre algum tema ou programa de governo?. Ellla só sabe criticar algo ou alguém.

  3. Robson
    domingo, 23 de maio de 2010 – 21:52 hs

    Primeiro o Ze alagao tem que passar para o segundo turno, cuidado la vem a Marina.

  4. Duval Simões Araújo-Londrina
    domingo, 23 de maio de 2010 – 21:53 hs

    Graças a Deus o próximo presidente da república demonstra preocupação e apresenta propostas para resolver o problema da falta de segurança para as pessoas de bem no país. Governadores e prefeitos sózinhos não conseguem diminuir a criminalidade. Mas com a ajuda e a coordenação decisiva do governo federal, que é quem mais arrecada dos impostos pagos por nós brasileiros, como propõem Serra, as coisas vão melhorar muito. E o povo de bem sairá de suas prisões em casa e voltará para as ruas e os criminosos para trás das grades. Valeu Serra! Conte com meu apoio! Alternãncia de poder já. PT nunca mais!

  5. mauricio rosenblack
    domingo, 23 de maio de 2010 – 22:21 hs

    O Requião é o grande népota da história da política brasileira.
    Maurício, Eduardo, Maristela, Lúcia e seu sobrinho assassino João Arruda, afora os cupinchas…o Povo do Paraná vai ser esclarecido nos proximos dias quem é esta turma de larápios e desequilibrados… Eduardo Requião não tinha dinheiro para cortar o cabelo e agora tem apartamento no rio de janeiro de 50 milhões…ladrões de luxo…para breve teremos o depoimento de um cidadão que deixou em confiança uma coleção de arte sacra com os requião e recebeu em troca o “cano”…nem o dinheiro nem a coleção…larápios…o povo vai saber mais coisas…e a a ação trabalhista que um ex-motorista tinha e foi retirada em troca de um emprego no porto …EiN Eduardo???

  6. Tiago
    domingo, 23 de maio de 2010 – 23:42 hs

    A segurança diz respeito a todos menos aos meliantes.
    A proposta da Dilma diz respeito a 4,5 milhões de famílias, em uma média de 5 por família são 22,5 milhões. É muito pouco considerando que somos mais de 190 milhões.

    A proposta do Serra é mais ampla e beneficia um número maior de pessoas. Meu voto é Serra!!!

  7. Silvano Andrade
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 8:58 hs

    Pobreza traz violência e insegurança.

  8. jptorres
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 9:32 hs

    Segurança e educação…. fazem parte do tripé de Serra. Exatamamente as duas piores áreas de desempenho dos tucanos há 16 anos no estado de SP. O PCC agradece. Os pobres … ah eses eles vão erradicar…. em sampa já estão fazendo (higienização …. o padre lá está denunciando).
    Muito engraçado o discurso dos tucanos…. 8 anos dizendo que o bolsa família é esmola…. mas vamos manter e até aumentar…. BC independente …. mas vamos mexer….. PAC não existe…… mas vamos fazer um PAC da segurança…..
    Rsível…. acredite quem quiser….

  9. Nobre Cristão
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 10:41 hs

    Serra é muito ligado ao Ministério Público, que por sua vez tem visão vesga do problema da Segurança Pública. A ação dos Promotores é sempre na procura de desgastar, perante a opinião pública, a função policial. O mote é corporativista, pois, entendem que quanto pior a imagem dos órgãos policiais no país, maiores serão as chances deles (Promotores) assumirem, “oficialmente”, o exercício da função de Polícia Judiciária e a presidência dos Inquéritos Policiais, atribuições estas dos Delegados de Polícia (Federais e Estaduais) por força do Art. 144, parágrafos 1º e 4º da Constituição Federal. A população não sabe mas o Ministério Público cria mais problema para a Polícia do que a própria marginalidade.

  10. segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 12:01 hs

    DILMA com ela é: desconfortável, arrogante e autoritária… HAhahAHahAhahAHaHa…

  11. Zerohora
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 12:05 hs

    Sinceramente, ambos focam é o bolso, as vantagens politiqueiras e a falta de comprometimento com o povão. Quem acredita neles é um iludido. Eu não me iludo mais com político. Até acredito que é uma raça dispensável neste nosso país. Queriam a democracia. e concordo que ela exista. Mas que seja justa e honesta para com os cidadãos. E não está bandidagem que vemos e ouvimos todos os dias nos noticiários locais e nacional.
    Hoje político no Brasil é sinônimo de bandido. Coisa triste de se dizer, mas é a verdade. Um exemplo local é a nossa Assembléia onde os deputados estão errolados até o pescoço com o bibinho. Em ambito nacional nem tem espaço para tantos comentários negativos. De tantos erros cometidos.A não ser que a petezada vez pior que seus antecessores no Planalto.
    Democracia sim, mas com responsábilidade e políticos descentes.
    VOTO NULO É O MAIS RECOMENDÁVEL. ASSIM A GENTE NÃO ELEGE NINGUÉM E NEM FICA DEPOIS SE LAMENTANDO DO ERRO COMETIDO.
    VOTO NULO A MELHOR OPÇÃO.

  12. ILDO BALDO
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 14:22 hs

    O SERRA É DOS RICOS O QUE VOCE ACHA
    ESSA HISTORIA DE PRIORIZAR A SEGURANÇA E DE ARAC
    POIS SEGURANÇA ESSA TURMA SEMPRE FIZERO PROS RICOS E DEIXARO POVO NA LAMA DAI NÂO ADIANTA TENTAR FAZER SEGURANÇA SEGURANÇA SE FAIS COM EMPREGO SE AS COISAS CONTINUAREM NESSE RITIMO EM MENOS DE DEZ ANOS VAI DIMINUIR MUITOS OS CRIMES PORQUE ESTÂO SURJINDO MUITOS EMPREGOS SO FALTA CONTINUAR COM A PROFICIONALIZAR O PESSOAL MAIS CURSOS TECNICOS O LULA TRIPLICOU AS VAGAS DESSES CURSOS UNIVERSIDADES JÁ SEIS VEZES MAIOR EM 7 ANOS
    MAS FALTA MUITO E CREIO QUE A DILMA FARA O GOVERNO QUE O LULA QUERIA FAZER O A OPOSIÇÂO ATRAPALHOU
    E VEM TENTANDO ATRAPALHAR O GOVERNO PARA ELES CRESCEREM ENQUANTO O POVO ESPERA

    CANCERES NESSE PAIS SÂO ALVARO DIAS JOSÉ AGRIPINO
    TARSO GERESATE SERGIO GUERRA MAGALHÂES NETO
    AFONSO CAMARGO BORNAHUSERRONALDO CAIADO
    ENFIM PSDB E DEM

  13. Leonides Topan
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 14:49 hs

    Claro, quem não sabe que quanto mais pobre for o eleitor, melhor
    para o PT os manipular.
    Exemplo o Nordeste que pôr cestas básicas e as famosas bolsas de auxilio
    do Lula os mantém no cabresto.
    Quanto mais pobres e dependentes melhor.

  14. odair rodrigues
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 14:51 hs

    Por certo a segurança é importante, porém a pobreza pode ser uma porta para o desequilibrio nas relações sociais e impossibilita qualquer política de segurança, pois o problema da miséria e da segurança pública não podem desapartar-se.

  15. PISO NACIONAL
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 15:27 hs

    Segurança, o real e o imediato

    DANDO CONDIÇÕES PARA QUE AS POLÍCIA MILITARES E CIVIS POSSAM DESEMPENHAR SEUS PAPÉIS.FRASE ÓTIMA DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARANA EM ENTREVISTA NA GAZETA DO POVO.COM A APROVAÇÃO DA PEC300 QUE CRIA O PISO NACIONAL PARA POLICIAIS DE TODO O PAÍS,O GOVERNO FEDERAL TEM QUE GARANTIR QUE OS GOVERNADORES DE TODO O PAÍS PAGUEM UMA RENUMERAÇÃO DIGNA AOS POLICIAIS DA ATIVA E DA RESERVA.SE CRIADO O MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA SERÁ POSSÍVEL ADIMINISTRAR AS QUESTÕES SALARIAIS,EQUIPAMENTOS,FARDAMENTOS E CURSOS PARA OS POLICIAIS BRASILEIROS.

  16. Anti-PT
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 18:29 hs

    É claro que o Brasil está mudando, mas não como falou o Ildo Baldo que segurança é pra rico, RICO TEM SEGURANÇA PORQUE PODE PAGAR E BEM SEUS SEGURANÇAS, agora o pobre não tem por que o Excº Dep. Vacarezza, Genuino, Michel Temer, Arlindo Chinaglia lutam na Camara dos Deputados para não aprovar a PEC300 que trata de equiparação salarial, não interessa uma policia bem paga e equipada, bem fiscalizada para que não ocorram desvios, que trate bem tanto o pobre como o rico, hoje o policial chega para trabalhar de ré, saindo, mais por que? por que vai pro bico pois o que ganha não dá, agora eu te pergunto Ildo DILMA, GENUINO, VACAREZA, precisam de policia ou tem segurança vontade?

    O SERRA É DOS RICOS O QUE VOCE ACHA
    ESSA HISTORIA DE PRIORIZAR A SEGURANÇA E DE ARAC
    POIS SEGURANÇA ESSA TURMA SEMPRE FIZERO PROS RICOS E DEIXARO POVO NA LAMA DAI NÂO ADIANTA TENTAR FAZER SEGURANÇA SEGURANÇA SE FAIS COM EMPREGO SE AS COISAS CONTINUAREM NESSE RITIMO EM MENOS DE DEZ ANOS VAI DIMINUIR MUITOS OS CRIMES PORQUE ESTÂO SURJINDO MUITOS EMPREGOS SO FALTA CONTINUAR COM A PROFICIONALIZAR O PESSOAL MAIS CURSOS TECNICOS O LULA TRIPLICOU AS VAGAS DESSES CURSOS UNIVERSIDADES JÁ SEIS VEZES MAIOR EM 7 ANOS
    MAS FALTA MUITO E CREIO QUE A DILMA FARA O GOVERNO QUE O LULA QUERIA FAZER O A OPOSIÇÂO ATRAPALHOU
    E VEM TENTANDO ATRAPALHAR O GOVERNO PARA ELES CRESCEREM ENQUANTO O POVO ESPERA

    CANCERES NESSE PAIS SÂO ALVARO DIAS JOSÉ AGRIPINO
    TARSO GERESATE SERGIO GUERRA MAGALHÂES NETO
    AFONSO CAMARGO BORNAHUSERRONALDO CAIADO
    ENFIM PSDB E DEM

  17. Laertes
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 21:38 hs

    Coo melhorar a segurança se o Serra não dá salários dignos para os seus policiais, professores e trabalhadores da saúde?

    Serra deve estar pensando em privatizar a segurança, isso sim!
    Vai contratar uma empresa de seugurança dos seus amigos, é só assim que o PSDB sabe governar!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*