Se Osmar não for com o PT, PT pode ir com Pessuti | Fábio Campana

Se Osmar não for
com o PT, PT pode
ir com Pessuti

Roseli Abrão do Hora H News

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse, em entrevista a este horaH, que se o senador Osmar Dias não aceitar a proposta do PT para uma aliança às eleições de 3 de outubro seu partido não ficará sem palanque no Paraná. Segundo ele, o PT pode apoiar a candidatura do governador Orlando Pessuti. Não está descartada nem mesmo a possibilidade de o PT ter candidato próprio.

Bernardo disse não entender por que o senador Osmar Dias reluta tanto numa aliança com o PT. Ao contrário do que possa temer, o PT não o abandonaria, privilegiando a candidatura de sua mulher, Gleisi Hoffmann, ao Senado, assegurou.

O ministro destacou que todas as vezes que o PT fez aliança “honrou” seus compromissos, e um exemplo disso está nas eleições de 2.006 quando, no segundo turno, apoiou Roberto Requião. Apesar não ter recebido o presidente Lula, que fez um comício na Boca Maldita, o PT e o próprio Lula pediram votos para Requião, lembrou.

Paulo Bernardo reafirmou que Osmar não tem o que temer. Que, se fizer uma aliança, o PT fará sua campanha. Isso sem contar com o comprometimento do presidente Lula, afirmou.

O ministro não nega que haja, tanto no PDT como no PT, quem seja “avesso” a essa aliança até porque os dois partidos nunca foram aliados no Paraná, ao contrário do que existe em nível nacional.

— Mas o PT quando fecha uma aliança vai e faz, assegurou o ministro.

Quem dá palanque prá quem?
Na avaliação do ministro do Planejamento, os pedetistas paranaenses não podem mais sustentar a tese que o PT queria a aliança com Osmar Dias para ter um “palanque forte” para a ex-ministra Dilma Roussef no Paraná.

Pelas últimas pesquisas – comparou – Dilma e Osmar estão no mesmo patamar de intenções de votos.

Assim, diz o ministro, o PT pode dizer, que o de Dilma também é um palanque forte para Osmar no Paraná.

No prazo legal
A aliança com Osmar Dias era para ter sido fechada em novembro do ano passado, depois foi adiada para fevereiro e, às vésperas das convenções, ainda não se tem nada oficial.

O ministro Paulo Bernardo admite que antes o PT tinha pressa, mas que agora pode esperar pelo senador até o prazo legal (30 de junho).

Caso até a aliança não saia, o PT tem duas opções: fazer uma aliança com o PMDB de Orlando Pessuti ou viabilizar a candidatura própria o que, segundo ele, pode ser feito em 24 horas.

Lula não pediria para Pessuti desistir
Ao contrário do que se especula, o presidente Lula “jamais” pediria ao governador Orlando Pessuti para desistir de sua candidatura em favor de Osmar Dias, viabilizando, assim, a aliança sonhada pelo senador.

— O Pessuti é nosso amigo e para nós foi boa sua entrada no governo até porque reabriu as portas para conversarmos com o PMDB, disse.

Segundo Bernardo, apenas o governador Orlando Pessuti tem condições de decidir se será ou não candidato, ainda mais que tem o apoio da maioria do PMDB.

O encontro de Pessuti com Lula será no dia 2 de junho.

Por que desistir?
O presidente do PMDB paranaense, deputado Waldyr Pugliesi, também não acredita que Lula peça a Pessuti para desistir de sua candidatura.

Na verdade, disse ele, Pessuti não tem porque desistir.

— Nós somos governo, temos um acervo de obras realizadas, e temos a maior estrutura partidária, destacou o deputado.

Para Pugliesi, não existe “esta conversa” que fulano ou beltrano vai ganhar as eleições.

O maior exemplo disso – citou – está na presidenciável petista Dilma Roussef, que hoje já empata com o tucano José Serra.

Lupi enquadrou Osmar?
Correu a informação nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa, que o presidente nacional do PDT, ministro Carlos Lupi, teria “enquadrado” o senador Osmar Dias, proibindo-o de fazer uma aliança com o PSDB.

O deputado Augustinho Zucchi reagiu dizendo que Osmar não é “uma liderança para receber enquadramento de ninguém”.

— A eleição no Paraná não será decidida na base do enquadramento e da força, afirmou.

Zucchi nega encontro de Osmar com Padilha
Apesar de a informação ter sido passada pelo presidente do PT paranaense, deputado Enio Verri, e confirmada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o presidente do PDT paranaense, deputado Augustinho Zucchi, negou que o senador Osmar Dias teria (na noite desta quarta-feira) um encontro com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é o articulador do PT para as alianças nos Estados.

Vargas, um otimista
O deputado federal André Vargas é otimista. Acredita que haverá desdobramentos até a semana que vem, selando uma aliança entre PT, PDT e PMDB.

— Na próxima semana será feito o desdobramento, os acertos finais para as eleições deste ano. Nós teremos ai nesta semana ou na próxima o desdobramento, eu não tenho dúvida, o Pessuti deve falar com o presidente Lula, na semana que vem e o Osmar Dias deve conversar com os nossos partidários nesta semana, afirmou.


11 comentários

  1. PERISCOPIO
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:07 hs

    COM CERTEZA É ISTO QUE VAI ACONTECER PT COM PMDB.
    É ANOTAR E CONFERIR………………………………….

  2. Polêmico
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:27 hs

    O melhor para o PT é a coligação com o Pesuti (PMDB) além de ser o melhor para o Paraná e para o Povo Paranaense.
    Pesuti Governador.
    Dilma Presidente.
    Gleyce e Requião Senador.
    O Osmar e o Beto irão ficar sem mandato graças a Deus.

  3. FOI O BOI CÁ VACA.........
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:30 hs

    Está Certo o Senador Osmar Dia, o PT está exigindo demais, só estão pensando na candidatura da Gleisy, e esquecendo do governo do estado, tudo visando fazerem mais senadores nos estados e no Brasil, mais caíram do cavalo, pois se der aliança do senador Osmar Dias apoiando Beto Richa e concorrer mais a reeleição do senado. Senado assim,,,,,,,,,, ADEUS GLEISY ao senado pois as vagas estariam certas REQUIÃO e OSMAR DIAS senadores. Quiseram pedir demais se deram mal, mal ,mal. parabéns osmar
    não querem sair de vice
    coitadinha da gleisy…..

  4. O Povo
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:34 hs

    Osmar é o mais Tucano entre os Tucanos, então ele vai deixar até os últimos minutos para dizer o que todo mundo já sabe, que ele está fechado e acordado com Beto Richa, e que sairá candidato a reeleição segura ao Senado Federal!
    E tem Petista que acredita que a Gleise pode!
    Se ela pode, ela pode é com o Requião!
    Aliás que bela dupla!

  5. WILSON ANTONIO
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:37 hs

    È mais fácil o Pessutão ganhar no primeiro turno, do que o senador Osmar Dias (PDT) conseguir autorização para apoiar os tucanos.

    FICA BETO – FORA

  6. aldo
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:50 hs

    o PT sai sozinho para não ser engolido pelo PMDB. Se o PT se coligar não faz nenhum deputado estadual ou federal e senador. É melhor só do que mal acompanhado.

  7. quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:52 hs

    A DILMA ATE QUE NAO PRECISA DE PALANQUE ,POR QUE NAO SABE FALAR,O PESSUTI PRECISA POIS DO JEITO QUE ESTA GORDO E ROBUSTO,ATE AS ELEICOES ESTARA MAIS,PRECISA DE UM PALANQUE NAO SO FORTE MAIS BEM (reforsado).

  8. quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 15:57 hs

    Na minha opinião, é tudo ou nada para o senador, sendo que se ele aceitar oque o PT quer, o eleitor do paraná não irá com ele, visto os comentários diversos feitos em blogs e twitters. Muitos estão até dizendo que não vão mais com o senador devido a sua própria incerteza, dizendo que é candidato ao governo, outrora diz que vai a reeleição ao senado. Acho que essa atitude já o desgastou muito prejudicando sua vida política, até em tentar voltar ao senado! E não vai adiantar vir com discurso, dizendo que estava aguardando a melhor aliança e blá…blá…blá. O povo se cansou da novela PDT-PT-PMDB!

  9. anônimo
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 20:19 hs

    Sinal já esta amarelo na Telefônica SERCOTEL. Milagres acontecem e os mortos vão ressucitar.

  10. HENRY
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 10:47 hs

    TEM QUE SER MUITO IDIOTA PRA ACREDITAR NAS PROMESSAS DOS QUADRILHEIROS DO pt (partido do trambique). SENADOR VC VAI ACREDITAR NESSA CAMBADA?

  11. durango kid
    domingo, 30 de maio de 2010 – 20:56 hs

    hanri lombada onde?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*