Jocelito Canto abandona a política | Fábio Campana

Jocelito Canto abandona a política

André Gonçalves da Gazeta do Povo

O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) anunciou, pelo Twitter, que deixará a política. O motivo é a aprovação do projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de candidatos condenados por um colegiado de juízes.

Veja o que escreveu Jocelito hoje pela manhã:

Bom dia. Dia histórico na minha vida. Anuncio hoje o encerramento da minha carreira politica. Ficha limpa,rolos da alep,chega parei.

Como politico acho que cometi erros, não sou corrupto,não fiquei rico na politica,mais acho que tenho que pagar por até o que eu não mereço.

Cai o primeiro politico do ficha limpa. Eu, não sou corrupto mais respeito a desição da maioria. Não vou recorrer. acabou, vamos renovar.

Sem entrar no caso Jocelito – ele mesmo deixou claro o que pensa – a aprovação do Ficha Limpa é histórica. Além disso, o anúncio é prematuro, já que o texto ainda precisa passar pelo Senado e dificilmente vai valer para as eleições de outubro.

A partir de agora, advogados virão com a balela de que o texto fere a Constituição porque ignora a presunção da inocência, ou seja, o cidadão só pode ser considerado culpado por uma sentença definitiva, sem direito a recurso.

Pelo projeto, fica impedido de participar das eleições o candidato condenado por um grupo de magistrados. Ainda assim, ele tem o direito de se candidatar caso recorra a uma instância colegiada superior e consiga um efeito suspensivo.

Se o recurso e o efeito forem aceitos, o julgamento definitivo terá prioridade de tramitação.

Vale lembrar que não é a presunção de inocência que está em jogo. Com a aprovação do projeto, a ficha limpa torna-se uma prerogativa para candidatar-se, que já existe para o preenchimento da maioria das vagas no serviço público. Não quer dizer que o sujeito vai para a cadeia por antecipação.

A proposta, no entanto, não redime o eleitor de fazer a lição de casa e avaliar bem o passado dos candidatos. Serão poucos os casos como o de Jocelito. A maioria consegue sim se safar da Justiça.


3 comentários

  1. sidnei
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 18:44 hs

    Não acredito que o Jocelito Canto vai parar de ser político.
    Na minha opinião, ele não foi melhor nem pior na política, e sim igualzinho aos demais!
    Se peneirar não fica um!!!

  2. PAULO SOUTO.
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 19:12 hs

    REINOLDO… DESDE QUANDO BURRO TEM CHIFRE???? ESSA FOI MUITO BOA.

  3. EMERSON SPILLER
    sexta-feira, 4 de janeiro de 2013 – 17:33 hs

    sei que podera que ninguem leia isso,mas quero dizer que erros de gramatica e comum entre os leigos em letras,e como se o profisional em medicina derrepente corregisse o farmaceutico num comentario sobre saude; em questao ao senhor ex deputado ele pode mostar que os comentarios são demagogos atraves da urna,nao tenho nada contra o mesmo,mais não esqueço que ele perdeu para sandro alex….e tambem para pedro wosgrau…as urnas não mentem.Emerson spiller
    (aos eleitores cultos desculpe os erros,aos sabios obrigado pela atençao.)

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*