Requião dá entrevista e desanca Pessuti | Fábio Campana

Requião dá entrevista
e desanca Pessuti

De Roseli Abraão no horaH

O ex-governador Roberto Requião disse, em entrevista exclusiva a este horaH, que está “perplexo” com o governo de seu sucessor, Orlando Pessuti. Disse que seu governo foi “desmontado”, que as mudanças que Pessuti vem fazendo são “irracionais e improdutivas”.

— Não era isso que esperava, lamentou.

Segundo Requião, Pessuti está fazendo muito mais oposição ao seu governo do que aos pré-candidatos do PSDB, Beto Richa, e do PDT, Osmar Dias.

Insistindo que está “perplexo diante de tanta irracionalidade”, Requião afirmou que a “responsabilidade tanto política como administrativa” pelo governo passa a ser de Pessuti. Não é mais dele.

— Ele está inaugurando obras do meu governo. Esperava a continuidade do governo, disse Requião, que alertou que se Pessuti continuar jogando mal “e está jogando mal” coloca o PMDB em risco nesta próxima campanha eleitoral.

Requião não quis dizer se está retirando apoio à reeleição de Pessuti, mas avisa que ficará observando “aonde isso vai dar”.

— Terei uma posição critica tanto do ponto de vista positivo como negativo. Não era isso que eu esperava. Não estou encontrando racionalidade. A impressão que se tem é que não é ele o governador. Não sei aonde este cara quer ir, questionou.

Não quer mais conversar
Requião disse que havia combinado uma conversa com Pessuti, que se daria dez dias antes dele deixar o governo.

O objetivo era definir as substituições que seriam feitas com a saída daqueles que irão disputar as eleições de 3 de outubro.

A conversa nunca houve.

Nem antes nem depois, disse Requião.

— Tão logo mandei a carta (renúncia) para a Assembléia Legislativa ele sumiu. Não falou nem antes nem depois, agora sou eu quem não quero mais falar. A impressão que se tem é que o Pessuti está montando um comitê eleitoral, lamentou.

Era só tocar
O ex-governador disse que Pessuti não precisaria fazer mágica para tocar o governo, que “está bem de caixa, tem dinheiro”.

— Bastava apenas tocar com as pessoas que estavam no governo, sem interromper, disse.

Afinal, o governo era bem avaliado. Uma pesquisa realizada antes de deixar o governo dava 60% de ótimo/bom e 24% de regular (a avaliação de Requião era de 67%).

Não é nada pessoal
Requião afirma que não questiona as pessoas que Pessuti está chamando para o governo até porque ele colocou muitos companheiros de partido, que são seus amigos.

— Mas estou perplexo, não entendo o que ele está fazendo, afirmou.

Ele é macho, eu não
O ex-governo se diz perplexo, também, com as promessas de “desatar nós” do novo governador.

— Basta pedir que o Pessuti resolve. O homem é muito melhor que eu. Ele é macho, eu não sou, provocou.

Requião questiona algumas soluções propostas, como no caso da ajuda ao Clube Atlético Paranaense para concluir a Arena da Baixada para receber os jogos da Copa do Mundo de 2.014.

— A Copel vai ajudar o Atlético? Daqui a pouco os curitibanos vão pagar esta conta na conta de luz, alertou.

De bem com a bancada
No encontro recente que teve com a bancada do PMDB na Assembléia Legislativa, Requião percebeu que os deputados “estão mais contentes” com o Pessuti do que estavam com ele.

— Mas não sei se este é o sentimento do povo, afirmou.

Apenas um elogio
Mas nem tudo são críticas.

O ex-governador elogiou a atuação de Pessuti no episódio da votação da resolução, no Senado, que pôs fim a multa aplicada ao Paraná pela Secretaria do Tesouro Nacional por conta dos títulos pobres adquiridos pelo Banestado no governo Lerner.

— Gostei da ação em Brasília. Fez o que tinha que fazer, disse Requião, que fez uma ressalva: “A resolução já estava aprovada, o governo federal segurou a pretexto de uma emenda. Fizemos uma emenda supressiva, que foi apresentada pelo Osmar”.

Para Requião, o governo Lula cedeu porque não tinha outra saída:

— Do contrário o Lula não teria um voto no Paraná, afirmou.

Pessuti reafirma candidatura
O governador Orlando Pessuti reafirmou que é candidato a reeleição no jantar que ofereceu aos deputados, terça-feira, no Palácio das Araucárias.

Mostrou pesquisa que aponta que já chegou a dois dígitos.

A mesma pesquisa mostra o tucano Beto Richa seis degraus a frente do pedetista Osmar Dias.

Justus muda o tom
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus, mudou o tom diante das denúncias feitas contra a Casa.

Na sessão desta quarta-feira refutou as denúncias de cerceamento do trabalho da imprensa, em especial da RPC/Gazeta do Povo.

— Não concordo com qualquer repressão, assegurou.

Mais do que isso, Justus afirmou que pelo menos 40 funcionários desses dois veículos de comunicação “foram ou são” comissionados da Assembléia Legislativa.

PDT pode subir a Serra
A Rede PDT distribuiu nota negando o pedido feito pelo presidente do PT paranaense, deputado Enio Verri, que disse esperar o apoio do senador Osmar Dias à presidenciável petista Dilma Roussef, independe da aliança vingar ou não no Paraná.

— A coisa não é bem assim. O PDT nacional sinalizou apoio à Dilma Rousseff, mas a formalização só deve ser confirmada na convenção partidária com ressalvas e podendo autorizar posturas diferenciadas nos casos em que a legenda tenha candidaturas próprias para os governos estaduais, como Paraná e Maranhão. Apoio sem reciprocidade nem que boi voe ou vaca tussa. Se nestes Estados o PT não apoiar os pedetistas será mais provável que o partido mantenha distância da Dilma, ou suba a Serra de vez, diz a nota do PDT.


18 comentários

  1. indignAdo
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 9:00 hs

    O discurso desse intolerável do Requião é a prova que o Pessutão tá no caminho certo!

  2. Capitão Gancho
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 9:09 hs

    Ele imaginava que todo mundo era idiota!
    Só não percebeu que o único idiota aqui, era ele!

  3. Marlon
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 9:17 hs

    A inveja é uma m….
    O Pessutão esta fazendo um excelente trabalho, interiorizando o governo, ouvindo e na medida do possível resolvendo problemas, tratando o cidadão e eleitor com respeito, e em todos comunicados que cita o nome Requião o faz através de elogios, agora pelo citado acima, a recíproca não é verdadeira, mas fazer oque, a educação vem de berço.

  4. injuriado
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 9:28 hs

    Na verdade o que acontece é que o Estado esta quebrado, como assinalou o Secretário de Saúde ao assumir (Moreira) e o Requião quer transferir esta bata quente para o Pessuti, fez as cacas e quer jogar no colo do parceiro.

  5. quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 10:01 hs

    O que o Requião pensa ou fala não importa mais..o que importa agora é que o tal projeto das “mãos limpas” vala pra essa eleição..ai esse desqualifcado não poderá sequer concorrer, pois que lembre tem uma série de condenações por aí…..

  6. Reiquenão Governamais
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 10:26 hs

    Pra fechar com chave de ouro, só faltava o Bob pegar uns 6 meses no xilindró. Seria a última “pá” em cima do morto que ainda faz barulho…mas ninguém da bola! hahahahhahahaha

  7. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 10:46 hs

    Requião e engraçado…

  8. Daniel Pereira
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 10:53 hs

    O Requião tem a estranha “qualidade” de por em evidência seus adversários: fez isso com Lerner (que só não capitalizou isso pq não quis) e está fazendo com o atual Governador (que está no páreo e vai aproveitar a propaganda).

  9. nelson
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 12:23 hs

    A história se repete, aconteceu o mesmo com o Mário Pereira em 1994, quando assumiu o governo do Requião. Era aliado e depois virou adversário. São essas atitudes que a população não consegue entender e que para os políticos são normais.

  10. Adalberto Jardim
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 12:41 hs

    Concordo com o Requião. Também não era isso que eu esperava. Esperava que o Pessuti mandasse embora a Maristela do MON, o Eduardo do escritório de representação do PR em Brasília, e toda a parentalha desse infeliz.
    Quando ele vai ser macho mesmo e correr com a camarilha toda???

  11. Jacarezinho
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 12:46 hs

    Tô estranhando Pessuti ficar enchendo a bola do ex em suas falas. Dona Regina, o ex proibiu avião pro seu marido, tirava sarro dele em tudo quanto era ocasião, rasgava o que ele assinava quando voltava de seus passeios (passeios sim, pois suas viagens pro Exterior nunca renderam um palito de fósforo apagado pro PR). Corte a sobremesa dele se ele continuar assim.

  12. Eduard de Azevedo
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 13:26 hs

    Rei Morto, Rei Posto.
    O Pessutão ficou sete anos e três meses aguentando as piadinhas de péssimo refrão e engolindo os desmandos, vendo a cobra fumando.
    Agora é sua vez de tocar, com seus trejeitões.
    Afinal, é ele que ordena as despesas e tem responsabilidade fiscal e política.
    Mantendo a velha corja, que fazia de acordo com a cartilha requianista, manteria uma quinta coluna em seu governo, que seria lembrado como uma sombra do antecessor.
    Esse cabresto Requião colocou na gestão do Fruet na prefeitura e tentou colocar no filho Gustavo e nos vices Mario Pereira e Pessutão.
    Nesses casos dançou e rompeu politicamente.

  13. Mari
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 14:15 hs

    Agora é a hora do Paraná acordar. Pessuti está fazendo tudo aquilo que sempre quis fazer, mas que infelizmente sendo vice não conseguia. Acho mais é que ele tem que mostrar a população quem ele realmente é. O problema é que o povo da capital só vê o lado ruim, vai pro interior escutar um pouco do que o povo tem para falar. O Paraná não é só Curitiba. Força Pessuti, confiamos em você.

  14. quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 14:32 hs

    Roberto Requião…VC FOI O ANASTAZIO SOMOZA DAS ARÁUCARIAS….
    VC FOI O ÁTILA SOMBRIO da história do PR….
    Por onde Vc passou com seus miquinhos amestrados e os sodomitas de sua Corte em seus cavalos suntuosos…nem grama nasceu ou nascerá….
    VÁ DE RETRO !!! ALGUMA CLINICA PSIQUIÁTRICA PRECISA INTERNÁ-LO !!!! XÔÔÔ
    VIVA O PARANÁ LIVRE DE SUAS DEMÊNCIAS !!!!
    VIVA A HUMILDADE, O TRABALHO E A SERENIDADE DO GOVERNADOR PESSUTI !!!
    ORLANDO PESSUTI É:
    UM HOMEM HONESTO,CORDIAL, ORIUNDO DE FAMILIA HUMILDE,TRABALHADOR HONRADO; TAL QUAL O BOM E LABORIOSO POVO DO PARANÁ !!!

  15. Cris
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 14:53 hs

    Quando é que vão internar esse maluco.?

  16. ELOHIM
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 14:56 hs

    A Meduza tupiniquim esta espumando então , pimenta nos olhos dos outros e refresco , e como já dizia o ferreiro Ferrerinha quem com ferro fere com ferro será ferido.
    Sete anos aturando as maledicências da Meduza é mais do que justo a imposição do cargo , o Pessuti de nada fez de grave para detonar o pavio da loucura do talvez candidato ao senado , ele não noticiou nada de compras como as das tv´s laranjas ou contratos do porto de Paranaguá e por ai vai , então vai um conselho as marionetes e ventríloquos da Meduza deixe o cara fazer seu trabalho e parem de birra de criança mimada !

  17. Franco M. Montoro
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 18:05 hs

    PARABÉNS AO PESSUTI!!!
    Mostrou em poucos dias como é que um GOVERNADOR DE VERDADE deve agir.
    Está me fazendo mudar de idéia com relação a sua pessoa.
    Lamento que ele tenha apenas 8 meses. Se tivesse tido a oportunidade de já estar há dois anos, certamente o Paraná teria ganhado muito mais.
    Infelizmente ele está no partido errado. O partido geleca que é o PMDB, como estamos cansados de ver.
    Partido que se curva a loucos como requião e larápios como temer.
    Quanto a “maria louca”, nada mudou, continua a mesma metralhadora de asnices; a vaidade é tão grande que não consegue reconhecer ninguém melhor que ele e sabemos que praticamente todos são melhores do que ele.
    Advirto apenas, ao Pessuti, que esteja atento e preparado para a “grande traição” do requeijão azedo. Ele vai tentar sacanear de todas as formas e com toda a força, pois não admite que uma pessoa como o Pessuti demonstre que é melhor que eLLe, e mais, em tão pouco tempo: menos que 30 dias.
    ESPERO QUE O POVO PARANAENSE NÃO ELEJA “NUNCA MAIS”, “NUNCA MAIS”, “NUNCA MAIS”, ESSE LOUCO E VAIDOSO maluco, grosseiro e absolutamente mau educado que é o requião.
    A SABEDORIA DO PARANAENSE VAI SE MOSTRAR NAS URNAS. O requião e toda a corja de puxa-sacos e sua família, não conseguirão sequer se eleger para síndico do prédio cheio de cupins em que habitam.
    Como diria o maluco: “A VERDADE VOS LIBERTARÁ”, E A VERDADE É QUE O POVO PARANAENSE CANSOU DESSE MENTIROSO E MAU CARATER (vide Ferreirinha que o elegeu na primeira vez; vide a mentira do “vou acabar com o pedágio” que o elegeu na 2a e 3a).
    Embora eLLe ache que o povo é burro, O POVO NÃO É BURRO. E, se a burrice dói, ela dói mais ainda no requião que em qualquer outro paranaense.
    Apenas para relembrar, como eLLe mesmo diria, É SINTOMÁTICO ALGUÉM DECLARAR AO TRE, como eLLe fez, que tem 250 mil pacotes embaixo do colchão, só vi isso neLLe, nos demais doleiros da cueca e no Abadia (aquele traficante que foi preso em SP com os carros recheados de dólares).

    É BOM O POVO PARANAENSE PENSAR BEM NISSO!!!

    Viva a democracia e o Brasil!!!
    Viva o Paraná!!
    rrrruuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaa para o requião, e como eLLe mesmo diria: “cacete e cadeia” para eLLe.

    Franco, francamente franco.

  18. Tudo vê
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 19:08 hs

    O sr. Requião renunciou ao cargo porque quer ser senador. Então ele que vá cuidar de sua campanha e deixe quem quer trabalhar em paz. O cara mais sem noção meu!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*