PT se afasta de Osmar e concentra atenção em Pessuti | Fábio Campana

PT se afasta de Osmar e concentra atenção em Pessuti


O comportamento intransigente do senador Osmar Dias levou a cúpula do PT e o presidente Lula a uma nova avaliação da situação política no Paraná e duvidar das vantagens de insistir na coligação com o PDT para disputar o governo do estado. A situação se deteriorou a tal ponto que só uma solução de força poderia levar a uma aliança.

A questão é se o custo político para impor uma aliança compensa o estrago produzido. Lula avalia que terá de intervir em Minas Gerais, estado chave para Dilma Rousseff, mas não deseja o desgaste da intervenção em todos estados onde as alianças não seguem o figurino que indicou.

O PT passou a trabalhar com o plano B no Paraná. A prioridade é uma aliança com o PMDB de Orlando Pessuti. De acordo com essa nova estratégia o governador vem recebendo afagos da máquina petista.

O Palácio do Planalto parou de obstruir as iniciativas para suspender a multa dos títulos podres do Banestado, que custava R$ 7 milhões mensais aos cofres do Paraná. Apesar da iniciativa para suspender a multa tenha sido de Osmar Dias quem acabou ficando com os créditos dessa vitória foi Pessuti. Não será surpresa se o governador conseguir novas concessões de impacto no governo federal. A idéia é monitorar os efeitos dessa sucessão de eventos positivos sobre a popularidade de Pessuti. Acredita-se que tem potencial para crescer e dar um palanque respeitável para Dilma.

Osmar Dias foi saindo do foco das atenções do PT a partir de um processo lento e continuado de desgaste. À medida que o senador foi se indispondo com caciques locais do partido foi se formando uma rede de intrigas montada por petistas do Paraná que descreviam Osmar, para Lula e para a direção do PT, como sendo “instável” e “pouco confiável”. Osmar acabou ficando sem interlocutores. Respondendo em entrevistas a provocações plantadas na internet. O senador é particularmente suscetível a cutucadas que recebe no twitter do deputado petista André Vargas. “O Twitter virou uma ferramenta para quem não quer falar as coisas olhando nos olhos. Vai lá e usa o Twitter. Aí todo mundo fica corajoso”, desabafa Osmar.


28 comentários

  1. VLemainski-Cascavel-PR
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 16:25 hs

    Uma águia informou-me que Osmar será candidato a senador e o Agostinho Zucchi o vice do Beto….

  2. KIm
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 16:28 hs

    Acorda Osmar!
    O seu negócio é ser Senador, desce desse seu pedestal de teimosia e começe a sua campanha ao Senado.
    Essa vai ser uma forma de dar fim a candidatura da Boneca do Porcelana do Bernardão ao Senado e mantê-la no seu papel de insignificante personagem da politica paranense.
    Osmar não perca seu tempo!
    Seu lugar é no Senado por mais 8 anos ou desempregado pelo resto dos seus Dias.

  3. PAULO
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 16:41 hs

    MENOS MAL!!!!
    DESDE QUE O EX FIQUE TOTALMENTE DE FORA DA ALIANÇA!
    ELE DEVERIA LAMBER O SACO DO BETO E PRONTO!!!

  4. Rodrigues
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 16:43 hs

    o pt já vai tarde. volta pro reduto senador!

  5. Alessandro T
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 17:11 hs

    Fuja Pessutão!
    A história nos mostra que o PT é tão falso como uma nota de três reais!
    Querem só um palanque pra uma assaltante de bancos.
    Considerando, sobretudo, que o povo daqui não quer saber do PT não.

  6. Carlos Alberto Gomes
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 17:21 hs

    Essa é a aliança que vai redimir o PT paranaense das barbaridades que andou fazendo, ao insistir em um primeiro momento na parceria com Osmar Dias. O PT jogou o seu programa no lixo ao se aproximar de Osmar Dias, mostrando que suas principais lideranças esão pouco se lixando com ideologia e princípios que sempre foram caros aos petistas autênticos.
    Agora com essa aproximação com Pessuti pode provocar uma reversão e colocar o PT nativo nos eixos. Só falta combinar com o Requião. Preparem-se.

  7. Eugenio Bello
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 17:35 hs

    O Osmar está vindo de graça ao PSDB, que deve agrecer, e muito, a ex-presidente Gleisi. Ela é a grande responsável por esta possível união e pelo fortalecimento da candidatura do Serra.

  8. CLOVIS PENA - Pessuti cresce
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 17:38 hs

    Totalmente livre, Pessuti não teve a necessidade de armar grandes estratégias para bem governar. Mesmo sem desejar, fizeram por êle.

  9. Polêmico
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 17:39 hs

    O PT esta certo o Osmar só esta enrolando e exigindo demais.

  10. justino bonifacio martins
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 17:51 hs

    Essa é a posição mais corretaque o PT podiatomar. Vejam que já falam por aí em dois PMDBs. Não existe isso porque ninguém pode criticar o Pessutão de ” jogar pela direita”; senão vejamos: o time da Carta de Puebla não conviveu harmonicamente com o Reinhold Stephanes, um grande e eficientequadro da direita? Os Rafaéis- Iatauro e Grega são defensores da Carta de Puebla; paro por´aqui para não me extender muito. Então o PT para dar palanque sólido e com votos à Dilma tem que fechar com o PMDB que hojetem um grande cabo eleitoral: o Pessutão. É a aliança que vem dando certo e diversas campanhas, PT/PMDB. É a aliança da vitória; ” Seul le silence est grande, tout le reste est faiblesse” (Vigny)
    JBM

  11. indignAdo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 18:13 hs

    …hehehehe, essa foto quis dizer que o SENADOR, SABIDAMENTE TRUCULENTO,

  12. indignAdo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 18:13 hs

    …hehehehe, essa foto quis dizer que o SENADOR, SABIDAMENTE TRUCULENTO, tá posando de pensador?
    que coisa patética!!!!!

  13. Borduna
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 19:04 hs

    A Gleise Bernado topa ser vice do Pessuti? Caso contrário, nada vai resolver. Dá Beto na cabeça.

  14. antonio
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 19:15 hs

    Mais uma estratégia infeliz. Jogar Osmar no colo do Serra é brincar com a eleição da Dilma. Como nessa cúpula do PT daqui ninguém tá nem ai pra eleição presidencial mesmo….o negócio é eleger a Barbie e fod…o resto.

  15. segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 20:17 hs

    Ichi Fabio, o bicho vai pegar já pensou o Osmar acertar com o Serra esse apoio. Osmar Governador, Serra Presidente e Beto Richa Senador. Adios Boby Req. Uma vaga do Beto e a outra da Gleisy. Ninguem vai querer apoio do Bob. O Pessutão , não tem nada a perder e também não processos e nem multas para pagar. Se perder vai para casa e ainda sera respeitado pelos adversarios. E O Bob vai para onde?

  16. CLOVIS PENA -
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 20:43 hs

    Volto a provocar:
    Ganha um prêmio quem acertar 100 % como ficarão as chapas completas de candidatos ao governo e senado, depois das convenções.
    Serão válidas as apostas registradas até amanhã.

  17. Augustinho
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 21:09 hs

    “instável” e “pouco confiável” é o PT…

  18. nacim eliassabagg filho
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 21:35 hs

    eu concordo com essa aliança do pt com o pmdb que dai o Pessuti ganha eo`Parana ganha tambem

  19. ZE LEANDRO DIAS
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 22:11 hs

    Há quem diga que eu dormi de touca que eu perdi a boca,e que durango Kide me pegou.Uma coisa é certa na política ficilmente isto acontece,todo mundo joga o jogo sem dó nem piedade,uns ferem outros são feridos,porém todos sabem o que quer e aonde pode chegar,usando este ou aquele.O jogo é duro e infelizmente nem sempre olham para o povo, e sim ,para os interesses pessoais,contudo quando se chega no afunilamento das tomadas de decisões,os feridos dicílmente acompanham que os feriu,por estas e outras o quadro paranaense poderá ser cruel para Beto Richa,uma vez que os dois irmãos Alvaro e Osmar jamais os engulirão.E o TGroco virá com certerza.E o grande benificiado não tenho dúvidas será o Pessutão.Uma pessoa calma,prudente,leal e aglutinador e quem ganhará serãos os Paranaenses;Quem viver verá.

  20. Rodrigo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 22:55 hs

    Quem é este cara da foto? Dom Pedro II?

  21. petroleiro
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 23:37 hs

    Faco aqui um reconhecimento pubiclo. nao tinha aceitado a saida do Stica do pt, hoje reconheco q o companheiro tinha razao. o partido virou balcao de negocios

  22. TRABAIADÔ
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 1:08 hs

    vacilão…… está contaminado pelos corruptos petistas, já era barbudo horroroso, duas caras cagao vendido p/ lula na votaçao da cpmf……

  23. terça-feira, 4 de maio de 2010 – 1:57 hs

    Esse homem é prepotente…está se achando a gororoba do momento….acha que o PSDB vai lhe dar guarida….sabe quando NUNCAAAAAAAAAAA. O Carlos Alberto falando isso….quem foi durante 16 anos do PT e depois colocado pelo Conselheiro Artagão na Presidencia do PMDB em Guarapuava……é de duvidar…….

  24. anônimo
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 3:20 hs

    Pessuti, não caia no conto do vigario, esse PT é o Lucifer em carne e osso. Além do mais, o teu pessoal de londrina simplesmente detesta essa gentalha do PT. Pense bem o que vc vai fazer, o Lucifer tem duas mil caras.O londrinense não vai aceitar essa traição, oito anos de PT foi de f….Preste bem atenção no que vai fazer, pois o colégio eleitoral daqui não é para ser desprezado, lembre-se do sufoco que o PMDB passou na última eleição para Governador. Se vc fizer aliança com esta m…… não perca tempo fazendo campanha em Londrina.

  25. NOVIDADES
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 8:52 hs

    JA ESTA TUDO ACERTADO
    BETO GOVERNADOR
    DEPUTADO ZUCCHI VICE
    OSMAR SENADOR

  26. de olho
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 9:22 hs

    O Pessuti vai perder os votos dos agricultores e de muitos prefeitos o apoio, caso se junte ao PT.

  27. Katia
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 9:42 hs

    Coitado do Pessuti!!! O cara é legal mas não tem sorte!!!

  28. salete cesconeto de arruda
    terça-feira, 4 de maio de 2010 – 11:04 hs

    Beleza!
    É assim que se constroi uma nação democrática. Três partidos fortes disputando uma eleição permite que os podres e a as boas qualidades de todos – APAREÇAM – sem que os Lauros fiquem nos “brancos”.
    Não é verdade?
    Com quem vai o Lauro – mesmo?
    ESTAMOS DE OLHO!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*