PT aposta tudo no Senado | Fábio Campana

PT aposta tudo no Senado

Depois das marchas e contramarchas na política de alianças para armar um palanque para Dilma, o PT nativo decidiu apostar todas as suas fichas na candidatura de Gleisi Hoffmann ao Senado. Ela é a figura referencial do partido, o nome do PT que tem maior consistência eleitoral e a única capaz de articular reforços de outras siglas para o seu projeto.

O desafio de Gleisi não é isolado. O PT nacional faz um esforço concentrado para eleger uma grande bancada de senadores.

A eleição ao Senado virou a aposta do PT para garantir tranquilidade ao partido a partir do ano que vem e, principalmente, em 2014, seja qual for o cenário de vitória ou derrota da pré-candidata ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff.

A estratégia de colocar toda a máquina partidária em prol da corrida presidencial é acompanhada pela participação de candidatos competitivos ao Senado, deixando em segundo plano nomes próprios aos governos estaduais.

O partido disputa as vagas ao Senado com candidatos próprios em 24 unidades da Federação. Como cabeça de chapa na corrida pelo governo estadual, no entanto, o PT terá apenas 11.

Esses números refletem a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de olho em aumentar a bancada de senadores a partir de 2011 e, se Dilma for eleita, garantir uma governabilidade mais tranquila do que ele teve durante os dois mandatos.

Essa conta tem um olhar de longo prazo, uma situação mais confortável para o PT em 2014, seja com a reeleição ou com a disputa contra a oposição.


16 comentários

  1. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 14:38 hs

    CARAMBA.

    Agor entendi porque a Salete dissxe que a Galega é a noiva desejada.

    Hummm, sabe que esta galeguinha ta demais mesmo.

    Nossa, gata, você deveria participar de consurso de beleza ai acho que voc\ê teria chance pois você ta uma gata. ufaaaa.

    Mas, sinceramente? Como política você também teria alguma chance caso não estivess aliada a corja do PT. Pior ainda é pedir voto pra quadrilheira Estela.

    Hooo galeguinha, qual seu telefone mesmo?

  2. Duval Simões Araújo-Londrina
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 15:30 hs

    Claro que é a prtioridade, para fazer as “reformas” que pretendem e que consta no programa do PT e aliados de ultra-esquerda, eles precisam a maioria no senado. E no Pr eles tem boas chances com a Gleise. Além do que o espaço no senado são para duas vagas, não precisa ganhar a eleição, pode ser o segundo colocado que tb leva. Já para o governo do estado é só o vencedor.

  3. CAÇADOR DE PETISTAS
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 15:31 hs

    GLEISI e DILMA

    FANTOCHES,

    GLEISI É FANTOCHE DE PAULO BERNARO e Dilma é ‘fantoche’ do presidente Lula. As pessoas querem votar num candidato a presidente que “não seja fantoche de ninguém.” Os petistas querem satanizar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Isso é injusto.” Segundo ele, Lula apenas deu continuidade à política social e econômica implantada na gestão anterior. Firmino disse que o PT votou contra Tancredo Neves, contra a Constituição Federal, foi contra o Plano Real e também contrário à Lei de Responsabilidade Fiscal. “Eles dizem que são contra a privatização. Então por que não reestatizam os órgãos que foram privatizados na gestão anterior?”

    FORA FANTOCHES.

    Vamos votar em pessoas capacitadas po seus próprios mérito e que não venham a reboque da mentira.

  4. PAULO ASSAD
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 15:38 hs

    ESSA SENHORA PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE FICAR DE FÓRA DA GUERRA QUE SE AVIZINHA PRO SENADO, EU NÃO VOTO E NUNCA VOTEI NO REQUIÃO MAIS DUVIDO QUE PERCA ESSA ELEIÇÕES, E OSMAR DIAS SE FOR O OUTRO CANDIDATO, ACABOU AS VAGAS NO PARANA FICA DE FORA, ELA E O DEP. FEDERAL.

  5. amarildo motta de sá
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 15:39 hs

    O PT ESTÁ ERRADO, POIS O OSMAR SÓ SAI CANDIDATO SE A GLEISE FOR DE VICE , E ORLANDO PESSUTI , DESISTIR DA CANDIDATURA. O PT SE LANÇAR GLEISE PARA O SENADO, PERDE MUITO POR OUTRO LADO, POIS JOGA OSMAR DIAS PARA CAMPANHA DE BETO , NA CHAPA COMO SENADOR, E ALÉM DISSO , TODOS SABEMOS QUE O OSMAR NO SENADO É O MAIS VOTADO! SE GLEISE FOR MESMO AO SENADO, OSMAR TAMBÉM VAI PARA O SENADO NA CHAPA DE BETO, E OS VOTOS DO PARANÁ DECIDIRÃO A ELEIÇÃO COM VITORIA DO SERRA NO PARANA. O PT SÓ QUER VER O SEU LADO, SEM CONTAR QUE RICARDO BARROS VAI DAR MUITO TRABALHO NO INTERIOR DO PARANÁ PARA SENADOR, E SE O FRUET SAIR AO SENADO, ABAFA A MAIORIA DOS VOTOS DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA , POIS O MESMO SÓ EM CURITIBA FEZ APROX. 150.000 VOTOS, A GLEISE E O PESSUTI VÃO POR TUDO A PERDER NO PARANÁ PARA O PT E O PMDB-DEPUTADOS FED, E EST. NÃO VÃO SE ELEGER.

  6. Tiago
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 15:57 hs

    Problema deles, só deles!

  7. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 16:32 hs

    Dia desses, num torneio de sinuca no boteco do Nhesco, o papo, lógico, debandou prá campanha, prá eleição. (Não confundir campanha ou eleição com política) – Doze azes do taco falaram que o ex se elege senador, mas doze falaram que não vota nele. Doutro lado, a gente conversa e ouve muitos comentários tipo o meu: Sei que não vai ganhar, mas vou votar na Marina. Pessuti também na mesma linha.

  8. TO LIGADO!
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 16:57 hs

    Vai cuidar do maridão nos próximos oito anos.

  9. Ricci
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 17:06 hs

    Gleisi, se sair a senado ganha mesmo com o Osmar saindo tbém, o que seria uma ótima coisa ficar sem o requião no cenário politico. Voto nela

  10. José Diniz
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 17:21 hs

    Com a rasteira que o Beto deu no Gustavo Fruet e, se for confirmada a aliança com o PDT, teremos três fortes candidados ao senado: Osmar Dias, Requião e Ricardo Barros. A Gleise, bom, devido a arrogância do PT e o salto alto dela, o partido corre o risco de não fazer nenhum senador!!!

  11. PLEBE
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 17:29 hs

    Estou torcendo tanto para que a Gleisi saia para o senado e tome uma surra histórica…

    Ela vem, supostamente, embalada com os votos que fez na última eleição.

    Contudo, não percebe que a votação que obteve não foi por preferência a ela, mas por aqueles que NÃO QUERIAM O LÁVARO DIAS.

    Vai ser engraçado…

  12. PÉZÃO DE AMPÉRE
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 17:30 hs

    Como sempre se viu e observou, a Bonequinha Barbie II e a ptzada estão interessados sómente neles, não querem arriscar, sendo vice, ou outra coisa.Olha vou votar na Marina para presidente e LEANDRE da Casa de apoio pra deputada federal, senador pro meu gatinho de estimação e meu cachorrinho, e olha deputado estadual, em alguém que hoje não está exercendo mandato,l porque esta corja………fora…….

  13. Cap. Nascimento
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 18:55 hs

    Sabe que esta burguesinha branquela ainda é capaz de deixar o nepotão de mello e silva fora do senado!

  14. Borduna
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 20:05 hs

    Aposta errado……

  15. antonio carlos
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 20:13 hs

    Eu não entendo a Gleisi, a mulher encanou com a idéia der ser senadora. Só se for lá na casa do chapéu. Por quê não é mais humilde, põe o pé no chão, e se elege deputada? Tem muitos “companheiros”, que mesmo fazendo muita força, não vai conseguir. Se liga Gleisi, você é nova, comece de baixo e vá subindo, porque burra provou que não é. Mas se insistir nesta estória de ser senadora, só vai perder tempo e envelhecer. Escute o conselho dos mais velhos. ACarlos

  16. augusto capoeira
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 20:52 hs

    é isto aí. o Paraná terá uma senadora que vai nos orgulhar muito.
    não será como os “maus dias” .
    ela será mais uma paranaense ajudando a melhorar este país.
    boa campanha pra vc Gleise.
    e até a vitória;
    o Brasil precisa de ti

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*