Praça em Curitiba é decorada para receber a seleção antes da Copa | Fábio Campana

Praça em Curitiba é decorada para receber
a seleção antes da Copa

Praça Curitiba Copa do Mundo

Postes recebem bandeiras e rua será decorada com lanternas coloridas. Pré-temporada na capital paranaense acontece de 21 a 26 de maio.

Do G1, em São Paulo

Antes de embarcar para a África do Sul para disputar a Copa do Mundo, a seleção brasileira fará uma pré-temporada em Curitiba. E para receber a seleção, Curitiba está em clima de Copa. De acordo com a prefeitura, a seleção chega na sexta-feira (21) à capital paranaense e fica no Centro de Treinamento do Caju até 26 de maio.

O chafariz da Praça Santos Andrade foi pintado (foto: Maurilio Cheli/SMCS) para lembrar a bandeira do Brasil. Já na Praça Osório, onde durante a Copa haverá um telão para a transmissão dos jogos, será construída uma estátua de um jogador em mármore.

Ainda segundo a prefeitura, o Calçadão da Rua XV será decorado com lanternas verdes e amarelas e bandeiras nos 141 postes da rua. O calçadão também terá no chão os nomes de todos os campeões mundiais dos cinco títulos. As flores do calçadão deverão ser substituídas por flores amarelas.

Memoriais

De 24 de maio a 18 de julho, o Memorial da Cidade recebe a Exposição Pátria de Chuteiras, com um histórico dos cinco títulos mundiais conquistados pelo Brasil. Serão expostas camisas e outros objetos de jogadores.

No dia 22, a prefeitura inaugura ainda o Memorial Africano, em homenagem ao continente da Copa. O Memorial ficará na Praça Zumbi dos Palmares.


10 comentários

  1. Marcos Montaldi (pé vermelho
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 11:49 hs

    a copa esta ai

  2. sara eduarda
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:51 hs

    Enfim Curitiba vai reconhecer que entre as muitas culturas e etnias que fizeram nossa história, existem negros e negras na memória das terras dos pinheirais.
    Pena que novamente só lembremos da presença dos negros e negras qdo. falamos de futebol, samba e feijoada…. estereótipos ainda não desfeitos sobre um povo que abriu muita valeta, que cortou muita lenha, que lavou muita roupa e esfregou muito chão pra outras etnias passarem e ocuparem os bons lugares desta cidade.

    PS. A pintura do chafariz da Pça Santos Andrade foi uma escolha de muito mau gosto heeem! rs

  3. Piá Curitibano
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:54 hs

    Deveria proibir o uso do pavilhão nacional nessas futilidades!!!!

  4. Anônimo
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 18:01 hs

    Bota mau gosto nisso, especialmente depois que tudo ficar encardido com o passar dos meses.

  5. Zerohora
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 18:17 hs

    O que dizer. A não ser que o idealizador destas homenagens tem um mal gosto de dar dó até no Falcão – cantor.
    Estragaram um chafariz, que na minha opinião era um dos mais bonitos da cidade. Agora virou esta cafonagem.
    Quanto aos afro-descendes, só tenho a dizer que podem muitos de olhos verdes ou azuis dizerem por aí que são europeos puros. Mas, eu afirmo que no Brasil todos tem um pé na Mãe Africa. Se não fosse os negros o Brasil não seria nada, talvez nem existiria. Foram eles que nos deram a primeira economia, foram eles que nos deram muitos dos costumes, linguagem, cultura, e foram os primeiros trabalhadores deste pais.
    Uma homenagem justa, e que poderia ser melhor.

  6. Silvano Andrade
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 18:18 hs

    Tem mais que enaltecer o Brasil…mas também acho que a bandeira deve ser respeitada…

    Àlias os militares do 5º GACAP devem ficar atento com a bandeira que aquela loja de marceneiro utiliza naquele mastro…dia desses ela estava em frangalhos.

  7. Marmita
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 20:53 hs

    E os ciclistas que pintaram uma ciclofaixa no juvevê, foram multados em 1mil reais…quem entende?

  8. Marcos Calonga
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 8:56 hs

    Uma pobreza sem tamanho, coisa de colonizados!
    Porque não dão a mesma atenção à cidade durante a semana da pátria?
    Acham mesmo que a CBF e sua SELEÇÃOZINHA, estão interessados… só vem pra cá porque devem estar levando uma bela grana!!!

  9. observador
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 9:21 hs

    RÍDICULO.. SÓ ESTRAGARAM A PRAÇA.. NEM TODO MUNDO GOSTA DE FUTEBOL.. NAO TINHAM O DIREITO DE ESTRAGAR A IMAGEM DA ´PRAÇA… UM ABSURDO.. RÍDICULO… MEDONHO …

  10. Vandalos
    terça-feira, 6 de julho de 2010 – 1:03 hs

    ISSO PRA MIM É VANDALISMO, PIXADOR AGORA NÃO PODE SER CRIMINOSO, POIS ISSO PRA MIM É PIXAÇÃO FEITO PELO LUCIANO DUCCI…QUERO VER QUEM VAI SER PUNIDO, CADE A JUSTIÇA? QUERO VER O SR PREFEITO PAGANDO PENA ALTERNATIVA. CHEGA DE PAO E CIRCO, AQUI NÓS NÃO SOMOS FANATICOS SOMOS TRABALHADORES E APRECIAMOS ARTE . É ATÉ UM PECADO VER UMA CHAFARIZ TÃO LINDO QUE ERA CONTINUAÇÃO DO SIMBOLO DE CURITIBA, A UNIVERSIDADE AGORA PIXADO

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*