Pimentel recebe título de Honoris Causa | Fábio Campana

Pimentel recebe título de Honoris Causa

De Fernanda Deslandes no Paraná Online

O ex-governador Paulo Pimentel recebeu na quinta-feira o título de Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Teatro Calil Haddad atingiu sua lotação máxima durante a cerimônia de homenagem, que integra as comemorações dos 40 anos da UEM. O título também foi concedido ao ex-prefeito de Maringá Adriano Valente, que faleceu em fevereiro deste ano e foi representado na solenidade pelo filho, o advogado Alex Valente. Adriano foi responsável pela construção dos primeiros blocos do campus-sede da UEM.

Outras 33 pessoas que participaram da história da entidade ainda foram homenageadas. Estiveram presentes o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lubke (que representou o governador Orlando Pessuti), o ex-arcebispo Dom Jaime Luz Coelho, o prefeito Ricardo Barros, além de deputados federais e estaduais, vereadores e secretários municipais.

Paulo Pimentel assinou o decreto que implantou a UEM, em janeiro de 1970, durante seu mandato como governador, e recebeu a homenagem emocionado. “Ser reconhecido pela fundação de uma entidade que deu certo, e que deu frutos fantásticos, é uma gratificação profunda. Na época só havia Universidade Federal em Curitiba, e nós conseguimos interiorizar o ensino superior. Muitos achavam que era inviável, por que seria difícil conseguir professores e funcionários longe da capital, mas a UEM cresceu muito. Hoje envolve 27 mil pessoas, entre alunos e professores. Essa homenagem é um estímulo na vida pública”, relata. Outras cinco solenidades serão realizadas nos Câmpus Regionais da UEM até o final de Junho.


6 comentários

  1. Calunga
    domingo, 16 de maio de 2010 – 13:37 hs

    O ex-governador Paulo Pimentel merece a congratulação de todo o povo do Paraná. Antes do Pimentel criar as universidades de Maringá, Londrina e Ponta Grossa os estudantes eram obrigados a virem estudar em Curitiba, os pobres nem podiam pensar em tal possibilidade. Esse sim foi o governador que mudou a história de nosso Estado em termos de educação. Passam anos e mais anos e não tem um governador com coragem de criar uma universidade estadual em Curitiba. Parabéns Paulo Cruz Pimentel.

  2. José Diniz
    domingo, 16 de maio de 2010 – 14:42 hs

    Dr. Paulo Cruz Pimentel, o Senhor foi gigante como governador do Paraná. Cadernos, livros, lápis, enfim material escolar de graça e, mais uma merenda deliciosa. Deus lhe pague pelo o que o Senhor fez por mim, tanto como aluno, ou como funcionário (mesmo que tercerizado) de sua TV. Devo muita gratidão ao Senhor Dr. PAULO CRUZ PIMENTEL!!!!

  3. Parreiras Rodrigues
    domingo, 16 de maio de 2010 – 16:22 hs

    Para a minha Santa Isabel do Ivaí, Paulo Pimentel foi o governador que mais atenção deu. Não vale citar José Richa que a todos superou com as obras do Pram. Era eu vereador em 69 e mesmo no MDB apresentei projeto para reconhecê-lo como nosso concidadão de honra. Falta ele marcar a data.

  4. João Paulo - Campo Mourão
    domingo, 16 de maio de 2010 – 19:20 hs

    É isso ai! Paulo Pimentel” Paraná aqui se trabalha”, só o tempo para reconhecer. e Viva o Paraná.

  5. Jacarezinho
    domingo, 16 de maio de 2010 – 19:41 hs

    Isso Calunga, isso mesmo. E tivemos um governador que foi ministro da Educação. Embalado pela vontade da presidência da República, federalizou uma porrada de universidades pela aí. Nenhuma em seu Estado.

  6. Marmita
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 0:12 hs

    Tio Pima! me passa a receita dessa sua rejuvenicida nos últimos anos, ta com pinta e disposição de um garotão…deve ser coisa cara.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*