PF prende 'Beira-Mar do PR' e vice de concurso de miss | Fábio Campana

PF prende ‘Beira-Mar do PR’ e vice de concurso de miss

Da Agencia Estado

Pelo menos duas pessoas já foram presas hoje durante a Operação Ressaca, da Polícia Federal (PF), contra o tráfico de drogas no Paraná. Eles são o principal alvo da operação, o líder da quadrilha, conhecido como “Fernandinho Beira-Mar do Paraná”, e sua namorada, a segunda colocada no concurso Miss Curitiba 2010, por coautoria no tráfico de drogas, de acordo com a corporação.

A Ressaca busca combater uma quadrilha responsável pela distribuição de 100 quilos de cocaína na capital paranaense a cada 90 dias. Conforme a PF, as buscas acontecem no local que funciona como sede das ações da quadrilha, onde é mantida a fachada de uma empresa de guinchos, no bairro Tatuquara, e em uma mansão no bairro Alphaville, avaliada em mais de R$ 1 milhão adquirido com o dinheiro do crime e que será lacrada pela PF.

Estão sendo cumpridos 25 mandados expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais, da Justiça Estadual. São dez mandados de prisão preventiva e 15 de busca para localização e apreensão de provas de lavagem de dinheiro, aí incluídas dezenas de veículos de luxo, cujo comércio buscava encobrir os ganhos obtidos com o tráfico, estimados em R$ 6 milhões por ano. As buscas seguem ainda em Ponta Porã (MS), onde residem fornecedores da droga, segundo a PF.

O principal alvo da operação também é investigado pela participação, em 2005, na morte do Major da Polícia Militar (PM) Pedro Plocharski, então subcomandante do 13º Batalhão. Também já foi investigado pela morte de “Evinha do Pó”, em 2002, que na época dominava o tráfico de cocaína em Curitiba. Ele foi preso pela Operação Tentáculos e, em 2003, por ocasião da prisão de Luiz da Silva Pinto, “Verê” foi apontado como o “Fernandinho Beira-Mar do Paraná”.


32 comentários

  1. Zé do povo
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 13:10 hs

    Porque este assassino e traficante ainda estava solto mesmo tendo uma ficha corrida como está:

    Paraná online

    01/07/2003 às 15:43:11

    Traficante de drogas teme morrer

    Valéria Biembengut

    Temendo ser morto pela polícia, Eder de Souza Conde, 27 anos, apontado como o “patrão” do tráfico de drogas da Vila Nossa Senhora da Luz, se apresentou na quinta-feira, na sede da Polícia Federal em Curitiba. “Ele está com prisão decretada por um homicídio, que ocorreu no ano 2000, cuja vítima foi um tal de “Juruna”. Mas neste crime um adolescente de 17 anos assumiu a autoria”, informou o defensor de Eder, Peter Amaro de Souza.

    Segundo o advogado, Eder só se apresentou porque estava com medo de ser morto por policiais civis, mas não especificou o por quê de tanto temor. “Estão dizendo que o Eder tem helicóptero. Isto é mentira? Se encontrarem a aeronave será doada para o combate ao narcotráfico”, ironizou o advogado.

    O homicídio, do qual Eder é acusado, ocorreu por motivos passionais e não tem nada a ver com o tráfico, de acordo com informação de Peter Amaro. “Todo mundo acusa meu cliente, mas ninguém prova nada. Há poucos meses fizeram uma operação na Vila Nossa Senhora da Luz e 200 homens só conseguiram matar um cachorro”, lembrou Peter, que disse crer que na cadeia, seu cliente estará mais seguro. O acusado de tráfico foi recolhido no xadrez do Centro de Triagem da Polícia Civil, no centro de Curitiba.

    “O queremos vivo”, diz a polícia

    Policiais da Divisão de Narcóticos (Dinarc) e promotores da Promotoria de Investigação Criminal (PIC) foram pegos de surpresa com a apresentação e conseqüente prisão de Éder de Souza Conde. Há algum tempo o delegado Luiz Antonio Zavataro vinha comandando operações na região da Cidade Industrial (CIC) para localizar Éder, tido como um dos maiores traficantes de Curitiba. A polícia tem endereços de supostos comparsas dele e locais que ele freqüenta, mas até então não tinha conseguido localizá-lo.

    “Estávamos no encalço dele e da quadrilha desde que prendemos o “Verê”, braço direito do Éder, há duas semanas. Ele percebeu que ia “cair” em pouco tempo. Não agüentou a pressão e usou essa estratégia de se entregar e acusar a polícia de querer matá-lo”, comentou Zavataro. “Nós queremos esse rapaz bem vivo, para saber quem mais faz parte da quadrilha dele – inclusive se há policiais civis e militares envolvidos no esquema de tráfico”, concluiu.

    Promotor

    O promotor Marcelo Balzer, da PIC, disse ontem que tinha iniciado uma investigação sobre o envolvimento de Éder com o tráfico de drogas. “Com certeza, agora que ele se apresentou nós vamos ouvi-lo”, afirmou.

    Além de responder a um inquérito por homicídio, pelo qual tinha mandado de prisão decretado, Éder de Souza Conde também responde a inquérito por tráfico de entorpecentes pela Delegacia Antitóxicos.

    De acordo com o delegado Zavataro, a Dinarc solicitará à Justiça, em conjunto com a PIC, um mandado de intimação para ouvir Éder na cadeia. O titular da Dinarc afirmou que a quadrilha comandada por Éder tem grande poder financeiro, “inclusive para corromper autoridades”, o que tornava sua captura mais difícil.

    “Gerente”

    Luiz da Silva Pinto, o “Verê”, de 27 anos, é apontado pela Dinarc como o “gerente” do tráfico de drogas na Vila Nossa Senhora da Luz. Éder seria o chefão – “cargo” conquistado depois de tirar do posto outros dois famosos traficantes da região: “Evinha do Pó” e “Juruna”. Os dois foram assassinados em 2002 e 2000, respectivamente. “Verê” foi preso no último dia 15, um domingo, em uma operação conjunta da Dinarc e do 13.º Batalhão da Polícia Militar. (BM)

  2. Silvano Andrade
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 15:25 hs

    Este vagabundo já deveria ter ido em cana há muiiiiito tempo, não sei como pode um verme deste ficar pousando de bom moço da sociedade por tanto tempo…bem, eu sei o que rola mas…

  3. Raul Maleatto
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:18 hs

    Nossa, como um traficante oriundo da Vila Nossa Senhora da Luz, chegou a ter um apartamento no Alpha Ville, namorar uma finalista de Concurso de Miss Curitiba, sendo braço direito do traficante que matou a evinha do pó, vulgo Éder Souz Conde?

    Quantas mortes, desde o major da PM que foi assassinado, e inúmeros outros bandidos conhecidos de Curitiba, que estavam envolvidos na distribuição de drogas. O Éder fazia até direito na Unicuritiba, e desde 2001, quando estourou o nome Evinha do Pó ninguém fez nada?

    Quem está por trás desse laranja, o Verê? Por onde andam todos aqueles envolvidos na CPF do narcotráfico de curitiba?

    É só pesquisar desde quando a Tribuna divulga notícias destes personagens épicos do tráfico curitibano, simples.

  4. Raul Maleatto
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:18 hs

    CPI* do narcotráfico

  5. Raul Maleatto
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:27 hs

    A propósito, o nome ada segunda colocada no Miss Curitiba é Suzimara Steff, tem até foto no google, pra quem for curioso heheh

  6. Raul Maleatto
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:30 hs

    E como eu sei de tudo isso? Basta pesquisar nobres leitores, basta pesquisar.

    Inclusive, tem várias coisas a mais, como até um entregador do jogo do bicho q foi assassinado este ano, tambpem tinha envolvimento, e muito mais.

  7. justiceiro
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:40 hs

    Até q enfim prenderam esse traficante. Só poderia ter sido a policia federal, pois ninguem estava fazendo nada contra ele!!!

  8. Da CIC
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:42 hs

    Raul Maleatto – Voce está meio por fora, quem mora lá na CIC sabe que o Vere é o laranja do Eder. O grande rei do pó no Paraná é o Eder e se estou certo em minhas teorias ele vai continuar sendo. aguarde um mes e ele vai estar nas ruas, fazendo a sua faculdade de direito, curso de piloto de avião e comendo as gatinhas doidas pela vida fácil. O cara era um ladrãozinho de toca fitas e hoje é o rei do pó. Se for analisar, ele é até santo perto dos nossos parlamentares dos escandalos dos dias atuais. Pelo menos ele corre riscos ao tentar ficar milionário já os nossos políticos… Mas vamos aguradar, PODE ser que, por ter sido preso pela polícia federal as coisas mudem. Já quanto a coitada da miss, ela com certeza vai cair na mão de uma sapatona e vai se desgraçar lá dentro, porque ela não vai ter as mesmas condições do Eder.

  9. Emerson
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 16:48 hs

    Raul, este cara não estuda (ou estudou) na Unicuritiba, mas sim numa Faculdade Santa Cruz.

  10. Silvano Andrade
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 17:22 hs

    Engraçado a RONE não ter azedado este pilantra???, o cara é suspeito da morte de um major… os militares não costumam perdoar quando da morte de um oficial e sabendo quem mandou ou executou.

  11. Mister M
    terça-feira, 18 de maio de 2010 – 17:27 hs

    Algo de podre no ar!!!!

  12. DROGA+DINHEIRO=PODER PARALELO!
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 9:31 hs

    Incrível, só a Polícia Federal encontrou o maior traficante do Paraná… Como andam “distraídas” nossas forças policiais paranaenses, não? Só prendem os soldados do tráfico e se esquecem de quem arregimenta e suborta inúmeras pessoas, diariamente, para este “negócio” sangrento !

  13. justino bonifacio martins
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 13:03 hs

    O secretário de segurança Delazari não conhecia e não sabia da existência desse malaco refinado?
    JBM

  14. VILONA
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:15 hs

    ESSE ERA ” O CARA ” CAIU + LOGO JA ESTARA NA AREA, NAO TEM FRAGANTE APENAS UMA SUPOSTA GRAVAÇÃO, FICO TRISTE PELA PRISAO DELE, POIS IRAO SURGIR OUTROS VARIOS NA VILA TODOS CABEÇA DE BAGUE COM UMA 9MM NA MAO, VAI COMECAR AS MORTES, E POR AI A FORA, ELE BOTAVA ORDEM NA VILA, COISA QUE A POLICIA NAO TEM CORAGEM DE FAZER, LAMENTAVEL, E SO IR NA VILA E PERGUNTAR ELE ERA MUITO BEM QUISTO NA VILA

  15. SÉRPICO
    quinta-feira, 20 de maio de 2010 – 11:48 hs

    Codinome: VILONA! Voce só envergonha os moradores de bem que aqui residem. Nós aplaudimos a ação da PF e lamentamos que durante tantos anos as autoridades locais tenham se locupletado e se envolvido com esse marginal. A policia militar através do 13 batalhão acobertava e dava proteção às atividades do tráfico. E a PC tambem levava o seu. Espero que os gerentes das bocas também caiam em cana e que seja feita uma limpeza neste bairro tão amaldiçoado por estas drogas. Estamos cançados de ver a degradação de pessoas que viram zumbis devido ao consumo de crack, jovens que perdem a dignidade furtando e se prostituindo. E por outro lado enriquecendo esses vagabundos. Cadeia para todos e à VILA retorne a cidadania, a paz e o sossego de outrora.

  16. neto
    quinta-feira, 20 de maio de 2010 – 23:02 hs

    à VILA nunca terá paz ,quem será o patrao dessa vez …será que algum cana vai cair ?
    ÉDER PREJUDICOU MINHA VIDA INDIRETAMENTE COMO FEZ COM MUITAS FAMILIAS ,MALDITOS ZUMBIS

  17. Vila
    sexta-feira, 21 de maio de 2010 – 23:38 hs

    E Eder aqui se faz aqui se paga, agora voce esta pagando pelos seus crime!!!!!!! Espero que fique muito tempo preso, para voce sentir a dor dos familiares das pessoas que voce mandou matar!!!!!!

  18. Vila
    sexta-feira, 21 de maio de 2010 – 23:40 hs

    Ainda acho que por esses crimes voce nao vai responder por falta de provas, mas vai responder por muitos outros!!!!

  19. Jessika da cosata
    sábado, 22 de maio de 2010 – 15:41 hs

    devemos ouvi-lo primeiro pois somos cidadaos e por este motivo temos ki ver o que o promotor e juiz decidem depois de ouvi-lo PROMOTORA JESSIKA DA COSATA.

  20. sábado, 22 de maio de 2010 – 15:42 hs

    Só quem julga é JESUS promotora jessika da cosata

  21. sábado, 22 de maio de 2010 – 15:44 hs

    e queria deixar bem claro que nao estou querendo defender ninguem ois tambem sou promotora e sei o que se passa na cabeça de outro promotor portanto nao julguem nimguem ok pois a pf mais a promotoria e o juri devem saber o que fazer .

  22. ANDRE
    domingo, 23 de maio de 2010 – 18:48 hs

    COITADO DO EDER ,NÃO VAI PAGAR MAIS CAMAROTE ,,NA WYN WAEKE

  23. SÉRPICO
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 13:33 hs

    Se sítua Jessica da Cosata! Nõa bastam os kilos de cocaína apreendidos, o fuzil AK47, as pistolas, as munições, o patrimônio milionário. O que mais falta para a senhora ter certeza da culpa deste facínora. Voces promotores vivem em seus condomínios fechados cercados de conforto e não tem nocão da realidade. Aqui fora é a vida real, por acaso a senhora já pisou na periferia? Então não dê opinião para o que não entende.

  24. VILONA
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 11:11 hs

    SERPICO, SE VC REALMENTE E DA AREA SABE QUE NAO TERA JAMAIS PAZ LA, NUCA FOI ASSIM AMIGO, CRESCI VENDO AS AÇÕES O ” ET & ADAO & EVA ” DEPOIS PASSOU AO ” PANCHO ” QUE FOI AO ” JURUNA ” DEPOIS AO ” NANDO & JABURU ” TODOS JA PARTIRAM PRO INFERNO EU ACHO SE O MESMO EXISTIR, VC ACHA QUE VAI TER PAZ ? SE VC DER UM ROLE VAI VER QUE CADA PRAÇA JA TEM QUEM MANDA E E QUESTAO DE TEMPO PRA ALGUEM DOMINAR COM + MORTES ETC…. COISA QUE COM EDER NAO ACONTECIA COM A FREQUENCIA QUE TEREMOS, VC VERÁ.

  25. J.G.
    sexta-feira, 18 de junho de 2010 – 20:01 hs

    Dou razão ao Vilona…conheço todas pessoas citadas por ele…
    por causa dessa operação da COPE meu namorado foi preso…
    e agora? acha q a Vila vai ter paz??
    Negativo…agora a disputa é pra ver quem lidera ++…

  26. Anonimo
    quarta-feira, 23 de junho de 2010 – 17:58 hs

    VILONA…Tu é véio mesmo…

  27. polaco
    terça-feira, 17 de agosto de 2010 – 8:12 hs

    E triste ter de torcer para que um traficante, que indiretamente desgraca familias inteiras, fique solto para colocar ordem onde devia agir a seguranca publica, ao inves disso, policiais corruptos associam-se ao traficante, recebendo sua maldita propina, deixando-o cometer seus assassinatos em paz, e vao incomodar os trabalhadores e honestos cidadaos porque sabem que nao correm risco algum de levar um tiro na cara. Na verdade os Policiais corruptos sao os verdadeiros culpados por essa merda toda espalhada pela cidade, os bandidos nao temem a lei por que esta somente funciona contra cidadaos honestos.

  28. Enea8
    sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 – 16:54 hs

    O cara tambem pediu p ser burro. resolveu de ressentir com quem poderia apresentar uma defesa linear e escorreita.pagou o advogado antigo em po hoje o cara ta caduco.agora pegou mulher de policia. essa nem que raciocinasse teria coragem de apresentar provas…e a ninguem vai matar o cara por que nao foi ele… agora se alguem tem motivos para apresentar provas eu acho que nao…segura tuto ahi vacilao. nao eh o brabo? vai vendo ahi quem vc quis afrontar vai bobo da corte.ahahahhahah

  29. Nave jus
    terça-feira, 15 de março de 2011 – 13:27 hs

    VERDADE A ADVOGADA DELE EH MULHER DO POLICIA QUE FEZ ATE MAPA DA VILA AHAHAH

  30. da luz
    quinta-feira, 3 de maio de 2012 – 0:55 hs

    Eder aprendeu ser traficante , eliminando varios inimigos que tambem matavam com crueldade, se matou a f da eva, talvez mereceu por tntas coisas ruins que aquela familia fez …todos os nomes citado pessoas mortas num tem nenhum inocente…como o Eder tbm num é inocente, o policia que morreu era?….todos atras do dinheiro sujo…quem tem culpa?….ninguem acabara com o trafico na Vila, sempre avera sempre um herdeiro….e a comunidade num denuncia poq sabe que ate no 181 trab gente da vila que repassa algumas informaçao!!!e duro mas é Brasi é Vila Nossa Senhora Da Luz!!!

  31. poir que e uma realidade tu
    sexta-feira, 4 de outubro de 2013 – 16:06 hs

    e agora ja temos outro patrao da quebrada quem manda e nois diandro drao ladrao perigoso , aqui que manda e nois no psdaco apolicia come aqui na nosa mao nois manda eos porcos obedessemkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk::::

  32. poir que e uma realidade tu
    sexta-feira, 4 de outubro de 2013 – 16:09 hs

    o diadrao so anda de land craizer r1 e tambem comprou ha balada prok na batel , sera que os porcos nao sabem , claro que sabe so que nao fasem nada porque , se nao ateta seca kkkkkkkkk dai nao tem gra no final datarde rsrsrrssrs

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*