Partidos pró-Serra terão 30 minutos na TV até junho | Fábio Campana

Partidos pró-Serra
terão 30 minutos na TV até junho

PSDB, DEM e PPS esboçam tática conjunta para programas. A idéia central é a de lapidar imagem do candidato tucano.

Do Josias de Souza na Folha Online

Num instante em que o TSE acaba de condenar o PT e Dilma Rousseff por propaganda ilegal, José Serra se prepara para levar o rosto à televisão.

Em essência, a oposição planeja fazer exatamente o que criticou na ação que levou a Justiça Eleitoral a multar o partido de Lula e a candidata dele.

As três legendas que integram a coligação oposicionista negociam uma tática conjunta de comunicação.

Afora os lotes de inserções de 30 segundos, os partidos pró-Serra dispõem, juntos, de uma vitrine televisiva de 30 minutos.

São dez minutos, em horário nobre, para cada legenda. O programa do DEM vai ao ar em 27 de maio. O do PPS, em 10 de junho. E o do PSDB, em 17 de junho.

Embora tenham autonomia para decidir o que será veiculado, os partidos decidiram seguir a mesma linha de ação.

Luiz González, o marqueteiro escalado para cuidar da campanha de Serra, esboça o conteúdo das peças. Decidiu-se, por ora:

1. A exemplo do que fez o PT com Dilma, a oposição usará a propaganda partidária para lustrar a imagem de Serra.

2. Não haverá ataques diretos a Lula. Não se pretende tampouco deslustrar a biografia de Dilma.

3. Planeja-se sustentar a tese de que os avanços sociais e econômicos obtidos pelo país decorrem de um esforço de vários governos. Coisa de 25 anos.

Trata-se de uma tentativa de atenuar a pregação de Lula que induz à ideia de que as coisas só entraram nos eixos em 2003, quando ele chegou ao Planalto.

4. Analisa-se a hipótese de levar ao ar críticas pontuais a iniciativas da gestão Lula. Um papel que poderia ser exercido pelo DEM e pelo PPS. Porem…

5. Porém, pretende-se enfatizar, sobretudo na peça do PSDB, a tese segundo a qual o que é bom será mantido e aperfeiçoado.

Pela lógica, PSDB e DEM, autores da representação que resultou na condenação do PT e de Dilma, deveriam protocolar uma nova ação no TSE.

A oposição fora à Justiça Eleitoral por considerar que o PT desvirtuara o programa que havia exibido em dezembro de 2009. Em vez de trombetear ações partidárias, fizera campanha.

A propaganda veiculada pelo petismo na noite passada exacerbou a tática. Dilma e Lula fizeram campanha ainda mais desabrida.

A despeito disso, dirigentes da oposição ouvidos pelo blog logo depois da decisão do TSE e da exibição da nova peça do PT mostraram-se divididos.

Hesitavam entre recorrer novamente ao TSE ou fingirem-se de mortos. Por quê? Sabem que, em poucos dias, mimetizarão o comportamento que criticam.

Eis o que disse ao repórter um dos mandachuvas da oposição: “Essa fase de pré-campanha está sendo marcada pela hipocrisia…”

“…Imaginar que, com a eleição batendo à porta, os programas partidários não falarão das candidaturas, é como viver em outro mundo”.

A decisão sobre recorrer ou não contra a nova propaganda do PT será tomada nos próximos dias.

Seja qual for a deliberação, fica boiando na atmosfera a sensação de que a lei eleitoral, flagrantemente desrespeitada, reclama uma alteração do Congresso.

Por essa lei, a campanha de 2010 só começa em 5 de julho. A propaganda eletrônica, só em agosto.

Curiosamente, os partidos que dão as cartas no Congresso são os mesmos que rasgam a lei que aprovaram para regular a eleição.

Como disse o ministro Marco Aurélio Mello no julgamento do TSE, vive-se “uma quadra de absoluta perda de parâmetros, de abandono a princípios, de inversão de valores.”


11 comentários

  1. TUKU NARE
    sábado, 15 de maio de 2010 – 8:58 hs

    uma grande oportunidade para os ilustres democratas e tucanos limparem a barra,para que com a titulo de moralista de plantao, possam dar combustiveis
    para que os CAÇADORES DE PETISTA, venha engamelar o povo, dizendo o
    que toda maracutaia acontecido na ALEP E NO GOVERNO DE BRASILIA E
    OBRA DO pt.

  2. salete cesconeto de arruda
    sábado, 15 de maio de 2010 – 9:56 hs

    Hipócritas!
    Se o partido do POVO os copia – é CRIME!
    Se são eles é – ESTRATÉGIA!
    Pelo menos o Josias já não nos parece ser do QG do Serra.
    A pergunta que não quer calar:
    O âncora do Serra será o VAIDOSO – com todos os seus diplomas?!
    Desta vez irão contar como criaram o MENSALÃO e como foi que negociaram MANDATO com aquele congresso que não dá de graça?!
    Todos juntos é partido ou – QUADRILHA – como dizem os críticos do PT?
    QUADRILHA DE FESTA JUNINIA – lindinhos!
    Anotem:
    O POVO ESTÁ DE OLHO!
    E VAI SER UM PROGRAMA BOBO!
    Com dancinha e tudo.

  3. RST
    sábado, 15 de maio de 2010 – 10:30 hs

    Pergunta que não quer calar: Primeiro a oposição diz que o programa do PT é ofensa ao TSE, agora vai copiar? E o TSE vai multar e impugnar programas futuros da oposição como fez com o PT? Aguardemos.

  4. sábado, 15 de maio de 2010 – 10:56 hs

    Serão 40 Minutos . O PTB acabou de fechar com Serra.
    “Quanto mais elles mentem mais mostraremos a verdade”
    Serra Nelles!

  5. Eleitor
    sábado, 15 de maio de 2010 – 11:15 hs

    PT descaradamente descumpriu a lei e deveria ser duramente punido, se os outros partidos também descumprirem a lei devem também ser duramente punidos. O problema é que um não tem moral para acusar o outro e o povo fica calado achando que político é tudo assim mesmo e nada fazem. Se os políticos agem dessa forma é por falta do povo se manifestar contra essas atitudes e ainda premiam os criminosos com novos mandatos. Eita povinho que não sabe votar e depois acha que tem direito de reclamar. Direito de reclamar até tem, mas não reclama.

  6. WILSON ANTONIO
    sábado, 15 de maio de 2010 – 12:00 hs

    E aquele caçador de petista que falou q falou PT acabaria em 30 dias e Lula cairia, onde ele esta hem? Dem onio com Serra!!!

  7. Lelo
    sábado, 15 de maio de 2010 – 14:08 hs

    Haja saco! Sorte de quem tem TV a cabo…

  8. MESMO
    sábado, 15 de maio de 2010 – 16:41 hs

    Mesmo assim vão se DANAR. Perderão as eleições por serem BURROS. E por contratarem somente idiotas que de campanha não sabem nada mas espertos para ganharem grana dos idiotas que pagam. NÃO É BEM SIMPLES. Aqui no Paraná tem uma frase que adoro: “EU MORRO E NÃO VEJO TUDO”.

  9. Julia Menta
    sábado, 15 de maio de 2010 – 18:37 hs

    Olha novo exemplo de como o governo de SP faz desse estado um estado cada vez… PIOR.

    “Incêndio destrói maior acervo de cobras dos trópicos do mundo – Eram 77 mil serpentes classificadas e outras cinco mil em processo. Todo o conhecimento do Brasil estava aqui. São 100 anos de história, disse o cientista Francisco Franco, curador da coleção.”
    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/bombeiro

  10. Julia Menta
    sábado, 15 de maio de 2010 – 18:39 hs

    Depois da parceria Público-Privada da polícia com os bandidos em São Paulo, que assaltaram uma eleitora dentro de uma delegacia e roubaram uma outra em Itanhaém, o “choque de jestão” do Mais Preparado incendiou o Butantã e destruiu a maior coleção de cobras tropicais do mundo:http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documen
    Querem isso para o Brasil? Votem em José Chirico Serra, PSDB-SP (apoiado pelo DEM, PPS e agora PTB), número 45!

  11. Julia Menta
    sábado, 15 de maio de 2010 – 18:45 hs

    Realmente serra e o escolhido a dedo pela elite brasileira para voltar aos anos de ouro onde só eles poderiam ter carros, filhos em universidades federais e juros tão altos que não precisava investir. Alias investir pra que com um juros de 42% ao ano! Serra foi o governador que desceu o cassetete na polícia civil de SP, nos professores, espalhou o pedágio pelas rodovias de SP e não quer nem saber o que o povo pensa, dá se uma sumida e a impressa não fala nada e o povo segue a vida.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*