Paralisação da Polícia Federal deve afetar serviços nesta quarta | Fábio Campana

Paralisação da Polícia Federal deve afetar serviços nesta quarta

Policiais fazem manifestação para pressionar o governo federal
a elaborar a reestruturação da carreira

Da Gazeta do Povo

Parte dos serviços da Polícia Federal (PF) deve ser afetada nesta quarta-feira (19) por causa da paralisação da categoria que ocorre no Paraná. O  movimento também será realizado em outros estados do país. Os policiais federais fazem manifestação nesta quarta-feira para pressionar o governo federal a elaborar a reestruturação da carreira.

De acordo com o presidente do Sindicato Estadual dos Policiais Federais (Sinpef-PR), Silvio Fernandes Jardim, serviços como a fiscalização nas fronteiras,  em aeroportos e portos serão mantidos. O mesmo ocorrerá com relação á custódia de presos.

Já emissões e retiradas de passaportes serão feitas em menor número. Segundo o sindicato, haverá redução no serviço, mas as pessoas que precisem do  passaporte em caráter de urgência serão atendidas. Nem todas as pessoas que tinham agendado o serviço serão atendidas nesta quarta-feira. A orientação  do sindicato é de que as pessoas telefonem para a Polícia Federal no (41) 3251-7500 e se informem se o agendamento foi mantido ou foi remarcado.

As investigações da PF estão suspensas nesta quarta-feira, mas as operações que já estavam em curso devem ser mantidas. Outros serviços que podem ser  afetados são renovação de porte de arma, atendimento a estrangeiros e fiscalização em empresas de segurança privada, bancos e produtos químicos  podem ser afetados.

Fernandes Jardim afirmou que a paralisação também pretende alertar o governo federal de que se não houver avanços na reunião com o Ministério do  Planejamento que ocorre nesta quarta-feira, a categoria já cogita decretar uma greve geral.

Segundo o sindicato, a categoria recebeu reajuste salarial de 83% em oito anos, enquanto que outros servidores do Executivo tiveram aumento entre de  140% a 553%. “Queremos equiparação salarial com outras carreiras. Na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por exemplo, o reajuste nesse período superou 500%”, afirmou o presidente da Sinpef-PR.

Manifestações

A paralisação será feita em Curitiba, Cascavel, Guaíra, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Guarapuava e Paranaguá. Ao todo, o Paraná conta com 800  policiais federais. Uma operação padrão deve ser realizada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, nesta quarta-feira. Todos os pedestres e motoristas que  cruzarem a Ponte Internacional da Amizade serão revistados.

Já em Curitiba, os servidores se concentram na em frente à sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida. Além disso, haverá palestras  motivacionais e reflexões sobre a carreira.

Um plebiscito também será feito nesta quarta-feira, na qual serão avaliados o diretor-geral, superintendentes e chefes das delegacias da PF. O objetivo é  saber como está o desempenho da gestão atual dos administradores do órgão.

Uma paralisação semelhante já havia sido organizada pelos policiais em 14 de abril. Em Curitiba, os trabalhadores vão se concentrar durante todo o dia em  frente à sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida.


14 comentários

  1. Joaquim
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 10:20 hs

    quanto mais ganham, mais querem.E as polícias estaduais?

  2. Servidor
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 10:57 hs

    Enquanto isso no paraná (PRIMEIRO ESTADO DO BRASIL EM DESENVOLVIMENTO ) não consegue pagar o “aumento anual” de 5% prometido para o mês de maio . Na verdade a folha de maio já esta pronta e os salários não foram reajustados, e segundo o Jornal Paranaonline de 19/05/2010 o governo não sabe quando paguará o reajuste. Essa é a herança do Ex-governador deixado para o funcionalismo do Paraná. Isso aqui é uma ilha da fantasia – só é maravilhoso na cabeça de ex-governante.

  3. Divanir
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 11:45 hs

    Vamos ver se o governo abre as pernas para eles, pois a PEC 300 das pólícias militares foi pro brejo, aprovado pela manhã e varrido pra debaixo do tapete na calada da noite. Acho que R$ 5.000,00 mensais é um ótimo salário para início de carreira. Reclamar do que?
    Se não for isso, retiro o que escrevi.

  4. Accordion
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 12:30 hs

    E quem nem a reposição da inflação tem?

  5. Voador16
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 12:43 hs

    Qual é o salário inicial de um policial federal?

  6. PEIXE
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 13:02 hs

    GENTE DO CÉU, O GOV ESTÁ PAGANDO MUITO MAL OS POLCIAIS E AINDA CONFISCA PARTE DOS SEUS VENCIMENTOS ATRAVÉS DO IMPOSTO DE RENDA DE 27,5%, QUE CHEGA A SER QUASE UM ASSALTO. A ALÍQUOTA DE 27,5% DE IRPF É CONFISCATÓRIA!!!! E O GOV AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE VAI AJUDAR A GRÉCIA E OUTROS PAÍSES(CUBA) ETC,ETC. HÁ UM LONGO TEMPO ESTAMOS SOB UM DESGOVERNO TOTAL, NO MEU HUMILDE PONTO DE VISTA!!
    POR ISSO, G R E V E NESSE GOV DO FAZ DE CONTA!!!

  7. ANDERSON...
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 14:15 hs

    se a policia federal reclama dos salarios, o que dizer dos policais civis e militares?…e so colocar na internet os salarios e fazer uma comparaçao…….pobre policiais civis e militares,parecemos uns mendigos perto dessa classe…..

  8. Juca
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 14:41 hs

    Oh, Deus, e agora, quem poderá nos defender, sem a PF o caos reinará nas ruas…NOT!

  9. MAI GOTT
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 15:18 hs

    AGORA SIM …QUERO VER A NEGADA CORRENDO DOS TRAFICANTES…PLIS POLICIAIS FEDERAIS..VOLTEM.. A POPULAÇAO AGRADECE.

  10. pacato cidadão
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 15:21 hs

    Um erro não justifica outro. Não é porque os policiais civis e militares ganham mal, que os federais também devem ganhar mal. O Brasil não vai para frente porque sempre se nivela tudo por baixo e não por cima. Além disso, procurem se informar a respeito das exigências e provas para se entrar na polícia federal. Estão ganhando mal sim!!!

  11. ANA CLARA
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:41 hs

    Pacato cidadao….nao e brincadeira, mas colocando lado a lado o civil e o federal..parece O MENDIGO E O MAGNATA…Os policiais civis hoje ,so entram com curso superior…mas os salarios e de nivel primario…Vamos aguardar o novo governo que vem ai…afinal esperança de pobre e a ultima que morre.

  12. UNIVERSITÁRIO
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:47 hs

    CONCORDO QUE REALMENTE NÃO SE DEVE NIVELAR POR BAIXO. O GOV DEVE INVESTIR EM ALTAS TECNOLOGIAS(DISPONÍVEIS, POIS É SÓ VERIFICAR O QUE OCORRE EM OUTROS PAÍSES).
    POLICIAL TEM QUE SER BEM REMUNERADO!!
    A FALHA É DOS GOV ESTADUAIS QUE NÃO SABEM ADMINISTRAR!!

  13. BIDÚ
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 17:08 hs

    ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!DERAM ASAS AOS MESMOS, AGORA, AGUENTEM…

  14. Zé do Coco
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 21:14 hs

    Alguns podem até nem gostar do regime militar, mas pelo menos não havia greve em serviços essenciais.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*