Policiais fazem manifestação para pressionar o governo federal
a elaborar a reestruturação da carreira
Parte dos serviços da Polícia Federal (PF) deve ser afetada nesta quarta-feira (19) por causa da paralisação da categoria que ocorre no Paraná. O movimento também será realizado em outros estados do país. Os policiais federais fazem manifestação nesta quarta-feira para pressionar o governo federal a elaborar a reestruturação da carreira.
De acordo com o presidente do Sindicato Estadual dos Policiais Federais (Sinpef-PR), Silvio Fernandes Jardim, serviços como a fiscalização nas fronteiras, em aeroportos e portos serão mantidos. O mesmo ocorrerá com relação á custódia de presos.
Já emissões e retiradas de passaportes serão feitas em menor número. Segundo o sindicato, haverá redução no serviço, mas as pessoas que precisem do passaporte em caráter de urgência serão atendidas. Nem todas as pessoas que tinham agendado o serviço serão atendidas nesta quarta-feira. A orientação do sindicato é de que as pessoas telefonem para a Polícia Federal no (41) 3251-7500 e se informem se o agendamento foi mantido ou foi remarcado.
As investigações da PF estão suspensas nesta quarta-feira, mas as operações que já estavam em curso devem ser mantidas. Outros serviços que podem ser afetados são renovação de porte de arma, atendimento a estrangeiros e fiscalização em empresas de segurança privada, bancos e produtos químicos podem ser afetados.
Fernandes Jardim afirmou que a paralisação também pretende alertar o governo federal de que se não houver avanços na reunião com o Ministério do Planejamento que ocorre nesta quarta-feira, a categoria já cogita decretar uma greve geral.
Segundo o sindicato, a categoria recebeu reajuste salarial de 83% em oito anos, enquanto que outros servidores do Executivo tiveram aumento entre de 140% a 553%. “Queremos equiparação salarial com outras carreiras. Na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por exemplo, o reajuste nesse período superou 500%”, afirmou o presidente da Sinpef-PR.
Manifestações
A paralisação será feita em Curitiba, Cascavel, Guaíra, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Guarapuava e Paranaguá. Ao todo, o Paraná conta com 800 policiais federais. Uma operação padrão deve ser realizada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, nesta quarta-feira. Todos os pedestres e motoristas que cruzarem a Ponte Internacional da Amizade serão revistados.
Já em Curitiba, os servidores se concentram na em frente à sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida. Além disso, haverá palestras motivacionais e reflexões sobre a carreira.
Um plebiscito também será feito nesta quarta-feira, na qual serão avaliados o diretor-geral, superintendentes e chefes das delegacias da PF. O objetivo é saber como está o desempenho da gestão atual dos administradores do órgão.
Uma paralisação semelhante já havia sido organizada pelos policiais em 14 de abril. Em Curitiba, os trabalhadores vão se concentrar durante todo o dia em frente à sede da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida.
14 comentários
quanto mais ganham, mais querem.E as polícias estaduais?
Enquanto isso no paraná (PRIMEIRO ESTADO DO BRASIL EM DESENVOLVIMENTO ) não consegue pagar o “aumento anual” de 5% prometido para o mês de maio . Na verdade a folha de maio já esta pronta e os salários não foram reajustados, e segundo o Jornal Paranaonline de 19/05/2010 o governo não sabe quando paguará o reajuste. Essa é a herança do Ex-governador deixado para o funcionalismo do Paraná. Isso aqui é uma ilha da fantasia – só é maravilhoso na cabeça de ex-governante.
Vamos ver se o governo abre as pernas para eles, pois a PEC 300 das pólícias militares foi pro brejo, aprovado pela manhã e varrido pra debaixo do tapete na calada da noite. Acho que R$ 5.000,00 mensais é um ótimo salário para início de carreira. Reclamar do que?
Se não for isso, retiro o que escrevi.
E quem nem a reposição da inflação tem?
Qual é o salário inicial de um policial federal?
GENTE DO CÉU, O GOV ESTÁ PAGANDO MUITO MAL OS POLCIAIS E AINDA CONFISCA PARTE DOS SEUS VENCIMENTOS ATRAVÉS DO IMPOSTO DE RENDA DE 27,5%, QUE CHEGA A SER QUASE UM ASSALTO. A ALÍQUOTA DE 27,5% DE IRPF É CONFISCATÓRIA!!!! E O GOV AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE VAI AJUDAR A GRÉCIA E OUTROS PAÍSES(CUBA) ETC,ETC. HÁ UM LONGO TEMPO ESTAMOS SOB UM DESGOVERNO TOTAL, NO MEU HUMILDE PONTO DE VISTA!!
POR ISSO, G R E V E NESSE GOV DO FAZ DE CONTA!!!
se a policia federal reclama dos salarios, o que dizer dos policais civis e militares?…e so colocar na internet os salarios e fazer uma comparaçao…….pobre policiais civis e militares,parecemos uns mendigos perto dessa classe…..
Oh, Deus, e agora, quem poderá nos defender, sem a PF o caos reinará nas ruas…NOT!
AGORA SIM …QUERO VER A NEGADA CORRENDO DOS TRAFICANTES…PLIS POLICIAIS FEDERAIS..VOLTEM.. A POPULAÇAO AGRADECE.
Um erro não justifica outro. Não é porque os policiais civis e militares ganham mal, que os federais também devem ganhar mal. O Brasil não vai para frente porque sempre se nivela tudo por baixo e não por cima. Além disso, procurem se informar a respeito das exigências e provas para se entrar na polícia federal. Estão ganhando mal sim!!!
Pacato cidadao….nao e brincadeira, mas colocando lado a lado o civil e o federal..parece O MENDIGO E O MAGNATA…Os policiais civis hoje ,so entram com curso superior…mas os salarios e de nivel primario…Vamos aguardar o novo governo que vem ai…afinal esperança de pobre e a ultima que morre.
CONCORDO QUE REALMENTE NÃO SE DEVE NIVELAR POR BAIXO. O GOV DEVE INVESTIR EM ALTAS TECNOLOGIAS(DISPONÍVEIS, POIS É SÓ VERIFICAR O QUE OCORRE EM OUTROS PAÍSES).
POLICIAL TEM QUE SER BEM REMUNERADO!!
A FALHA É DOS GOV ESTADUAIS QUE NÃO SABEM ADMINISTRAR!!
ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!DERAM ASAS AOS MESMOS, AGORA, AGUENTEM…
Alguns podem até nem gostar do regime militar, mas pelo menos não havia greve em serviços essenciais.