Para 'levantar' Serra, oposição foca estratégia na TV | Fábio Campana

Para ‘levantar’ Serra, oposição foca estratégia na TV

Ofensiva na TV: Ato de lançamento de Serra será revivido pelo DEM em rede nacional

Do Josias de Souza na Folha Online

Premido pelo resultado do último Datafolha, o alto comando da campanha de José Serra reuniu-se a portas fechadas, em São Paulo.

Durante o encontro, concluiu-se que a televisão é, no momento, a principal ferramenta de que dispõe a oposição para tentar “alavancar” Serra.

Entre abril e maio, segundo o Datafolha, Serra caiu cinco pontos percentuais. Sua rival, Dilma Rousseff, subiu sete. Ambos estão, hoje, empatados em 37%.

Consolidou-se na reunião de São Paulo, ocorrida nesta segunda (24), uma decisão já esboçada antes: O PSDB e seus aliados farão tudo o que criticaram no PT.

Vão usar as inserções e os programas a que têm direito no rádio e na TV para promover a superexposição de Serra antes do prazo legal de campanha.

Atento, o PT também mimetiza seus opositores. Vai levar ao TSE uma enxurrada de representações. Pedirá a imposição de multas e a cassação do tempo dos rivais.

As três primeiras reclamações do petismo aportaram no tribunal na semana passada. Nesta segunda (24), foram ajuizadas mais três.

Nesse primeiro lote de ações, o PT reclama de inserções do DEM nos Estados. Alega que o partido usa o espaço institucional para fazer campanha ilegal pró-Serra.

Nesta quinta (27), vai ao ar o programa do DEM federal. Dez minutos, em horário nobre e em rede nacional.

A peça, já editada, está impregnada de Serra. Traz imagens e discursos feitos no ato de lançamento do candidato da oposição, ocorrido em 10 de abril.

Assim como fez o PT com Dilma Rousseff, o DEM destinará todo o seu programa não às atividades partidárias, mas à sucessão de 2010.

Ouvido pelo blog, o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), esquivou-se de confirmar a estratégia:

“Temos dois programas prontos. Só vamos decidir qual deles irá ao ar na quarta-feira, véspera da exibição”.

Na reunião de São Paulo, coordenada pelo presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), o tucanato bateu o martelo quanto à sua estratégia.

Em verdade, PSDB, DEM e PPS tocam uma mesma partitura. As inserções e o programa do partido de Serra vão ao ar em junho.

Há veiculações de âmbito estadual e em rede nacional. Serão dedicadas a promover a candidatura de Serra. Nos Estados em que houver candidato a governador, o tempo será dividido com o presidenciável.

O QG da campanha oposicionista atribui o crescimento de Dilma à superexposição que ela teve na TV. Alega-se que seria “ingenuidade” não fazer o mesmo.

Líder de Lula na Câmara e membro do comitê de Dilma, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) aponta, em privado, uma fragilidade da tática dos rivais.

“O programa nacional do PSDB vai ao ar no dia 17 de junho, em plena Copa do Mundo. As pessoas estarão interessadas em futebol, não em eleição”, ironiza.

De resto, os operadores de Dilma acham que sobra tempo de TV à oposição, mas falta a Serra um discurso capaz de se contrapor ao êxito da gestão Lula.


6 comentários

  1. BIDÚ
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 14:44 hs

    PARA O PSDB, SO UMA SAIDA…TIRAR O SERRA E COLOCAR O AÉCIO NEVES, CASO CONTRARIO, OUTRA DERROTA…FELIZMENTE

  2. MUTUKA
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 15:37 hs

    Esse DEMômios irá afundar de vez o tal Serra abaixo!
    Esse DEM é aquele do Arruda no DF, e do INjustus no PR?
    Só tem gente fina.

  3. terça-feira, 25 de maio de 2010 – 18:08 hs

    Coitado dos PTistas, resta chorar e eu “si divirtu”

  4. RST
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 18:27 hs

    O Dem está mais sujo que pau de galinheiro, e o Serra usando programa do Dem não é ilegal? Alem do mais, como levantar defunto?

  5. jptorres
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 18:40 hs

    Nem o DataSerra segura mais o Serraabaixo. Vox e Sensus já havia cantado a pedra bem antes. A folha preferiu atacá-los. Agora teve que dar uma derrapada…. verdadeiro cavalo de pau para tentar se equilibrar….. é bisonho.

  6. ANARQUISTA GRAÇAS A DEUS
    quarta-feira, 26 de maio de 2010 – 15:10 hs

    SERRA ABAIXO SERRA ABAIXO
    CADÊ OS TREMS DA RFFSA.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*