Os desdobramentos do empate entre Dilma e Serra no Datafolha | Fábio Campana

Os desdobramentos do empate entre Dilma e Serra no Datafolha

Josias de Souza, na Folha Online, fez uma análise do Datafolha que mostra Dilma Rousseff e José Serra empatados em 37%. Em 20 observações ele faz a leitura aprofundada de uma pesquisa que passará a balizar o comportamento dos candidatos. É o que segue:

Saiu do forno a última pesquisa do instituto Datafolha. Está apinhada de boas e de más notícias.

As boas, para Dilma Rousseff e Lula. As más, para José Serra e a oposição. Vai abaixo um resumo:

1. Comparando-se a nova pesquisa com a sondagem anterior, divulgada em abril, Dilma escalou sete pontos percentuais. Foi de 30% para 37%.

2. Nesse intervalo de um mês para o outro, Serra declinou cinco pontos percentuais. Tinha 42%. Desceu para 37%.

3. Ou seja, os candidatos estão, pela primeira vez no Datafolha, empatados. Ambos amealham 37%.

4. A despeito da igualdade, a pesquisa traz em suas dobras dados que conferem a Dilma, aos olhos de hoje, a aparência de favorita.

5. Na sondagem espontânea, quando os entrevistados se manifestam sem que os pesquisadores exponham uma lista de nomes, Dilma bate Serra: 19% X 14%.

6. Resgatando-se os dados do baú, verifica-se que Dilma, nessa sondagem espontânea, tomou o elevador e embica para o alto.

7. Ela tinha 8% das intenções de voto em dezembro de 2009. Em abril, fora a 13%. Agora, amealha 19%.

8. A sondagem espontânea é ainda mais reveladora: 5% dizem que vão votar em Lula, que não é candidato…

…Outros 3% afirmam que votarão “no candidato do Lula”; e 1% declaram que vão votar “no PT” ou “no candidato do PT”.

9. É lícito intuir que, na espontânea, Dilma tende a agregar aos seus 19% mais 9%. Com os votos de Lula, os do “candidato do Lula” e os do PT, Dilma iria a 28%.

10. Outro dado que favorece Dilma é a taxa de rejeição. Em abril, 24% dos pesquisados diziam que jamais votariam nela. O índice caiu para 20%.

11. Em movimento inverso ao de sua rival, Serra era rejeitado por 24% em abril e agora 27% dos pesquisados dizem que não votam nele de jeito nenhum.

12. O quatro de empate se mantém no cenário de segundo turno, com ligeira vantagem numérica para Dilma. Ela, 46%. Ele, 45%.

13. Marina Silva, a terceira colocada, manteve em maio o índice que ostentara em abril: 12%.

14. O quadro se mantém praticamente inalterado no cenário em que os presidenciáveis nanicos são incluídos na consulta.

15. Com os nanicos, Dilma e Serra empatam em 36%. Marina oscila para baixo: 10%.

16. O Datafolha aferiu também a popularidade de Lula ‘Cabo Eleitoral’ da Silva. Em abril, recuara para 73%. Agora, volta a 76%, o recorde de Lula.

17. Afora os que o consideram “ótimo ou bom”, há os 19% que atribuem a Lula a menção “regular”. Só 5% o consideram “ruim ou péssimo”.

18. Desde o fim da ditadura, é coisa nunca antes vista na história desse país. A maior marca de Fernando Collor foi de 36%. O ápice de FHC foi 47%.

19. Assim, a três semanas das convenções que oficializarão as candidaturas, em junho, Dilma alcançou Serra…

…E, carregada pelo superpadrinho, a petista que jamais disputou eleições vai à campanha mais bem-posta que o rival, em sua segunda disputa presidencial.

20. A estrela do jogo não é Dilma. Tampouco Serra é o centro-avante. Para desassossego do time da oposição e júbilo da “ex-poste”, o dono da bola e do campo é Lula.


33 comentários

  1. Fábio Nogaroto
    sábado, 22 de maio de 2010 – 15:12 hs

    Ver o Josias de Souza e os blogueiros da Direita se rendendo a Força do Presidente Lula…

    NÃO TEM PREÇO!!!!

    Outra coisa…

    Conforme um dos comentários que postei aqui mesmo no BGlog do Fábio Campana…

    A única que sempre subiu nas pesquisas desde a definição das pré candidaturas foi DILMA…

    Logo, embora tenha resistido em mostrar o óbvio…O datafolha comprovou o que já dá pra perceber nas ruas e nas conversas com as pessoas a respeito das eleições que se aproximam…

    A população em geral não vai querer trocar o certo pelo duvidoso!!!

    Saudações!!!

    Fábio Nogaroto!!!

    Professor/ Vereador

  2. ▄▀▄†Ψ REQUEIJÃOΨ†▄▀▄™
    sábado, 22 de maio de 2010 – 15:19 hs

    Olhem Marketeiros dos empresário precisa melhorar a imagem de Serra. Pinta o dente dele com Suvinil cor branco gelo!

  3. walter
    sábado, 22 de maio de 2010 – 15:50 hs

    kkkkkkkkkkkkkkk dilma neles

  4. Airton
    sábado, 22 de maio de 2010 – 16:05 hs

    Enquanto a Dilma tem um padrinho com quase 80% de aprovação o Serra carrega o fardo de ter sido ministro e companheiro de FHC. Tadinho do Serra. Quem mandou ser guloso. O governo de SP tava de bom tamanho. Mas não esquenta, daqui a dois anos tem eleição de prefeito e ai vc volta como prefeito da maior cidade do país (rsss). O mesmo vale pro Betinho Lerner, Ele é novo e com o tempo aprende.

  5. OSSOBUCO
    sábado, 22 de maio de 2010 – 16:45 hs

    Campana, alguma nota sobre a condenação do Cássio Taniguchi?

  6. Laertes
    sábado, 22 de maio de 2010 – 16:53 hs

    Rejeição de Serra desmente explicação de diretor do DataSerra

    O diretor-geral do Datafolha Mauro Paulino, apressou-se a explicar a queda de Serra e subida de Dilma:

    “O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente”.

    A explicação é superficial e falha porque não explica o aumento da rejeição de Serra.

    Obviamente que quanto mais pessoas ficam conhecendo Dilma, e também sabendo que ela é a candidata do presidente Lula, mais ela sobe.

    O horário do PT na TV ajudou, mas nos dias 20 e 21, em que a pesquisa Datafolha estava sendo feita, quem estava na telinha em inserções no Brasil inteiro era José Serra, inclusive na propaganda eleitoral “alugada” no horário do DEMos, e nas inserções regionais.

    Por essa lógica, Serra também teria que ter subido e não caído.

    Para piorar, a rejeição de Serra é a mais alta (27%). Só por um candidato aparecer na TV não faz aumentar a rejeição de outro, a não ser que haja alguma denúncia grave contra o outro.

    O DataSerra pode enrolar, tentar agradar o chefão, com explicações capengas, mas o fato é que Serra vem sendo percebido pelo eleitor como um mau candidato, como anti-Lula e como da turma de FHC que quebrou o Brasil 3 vezes.

    Serra tem passado a imagem de um candidato fraco, omisso, dissimulado, lobo em pele de cordeiro, que esconde seus verdadeiros instintos e intenções, vazio de propostas, se agarrando a factoides, sem rumo, sem noção, autoritário com jornalistas que lhe fazem qualquer pergunta que lhe desagrade, envergonhado de padrinho político (FHC), envergonhado de ter feito um governo medíocre em São Paulo, do qual se esquiva de falar.

  7. Nobre Cristão
    sábado, 22 de maio de 2010 – 17:26 hs

    Ao menos até o momento, meu voto será nulo para todos os cargos. Dentre todos os candidatos, há os que conheço: por isso não voto neles, e há os que não conheço: por isso não voto neles. Como ao votar estou entregando a alguém a condição de me representar em assuntos da maior importância para o meu bem estar, só posso entregar esta tarefa a uma pessoa da minha inteira confiança. Não encontrei ninguém entre os que se apresentam pedindo meu voto, até agora. Contudo, merece um destaque a eleição presidencial. Como fica claro pelo que disse acima, não votarei em Dilma, Serra, Mariana ou qualquer outro postulante ao mandato de Presidente da República, todavia, se não tivesse a opção de anular meu voto e, por qualquer motivo, estivesse eu obrigado votar, em quem não votaria de jeito nenhum seria no Serra. Votaria ou na Dilma ou na Mariana, mas no Serra, de jeito algum cometeria uma bobagem destas.

  8. TUKU NARE
    sábado, 22 de maio de 2010 – 17:48 hs

    DESTROBAMMENTO.
    O CAÇADOR DE PETISTA VA GANHAR A CONTA.

  9. CAÇADOR DE PETISTAS
    sábado, 22 de maio de 2010 – 18:08 hs

    “A VÓZ DO POVO É A VÓZ DE DEUS”

    Ho genti que recrama

    Que coisa pessoar, só rico que recrama mesmo né?
    Recrama pra que, ta bão assim, nem carece muda.
    Aqui no Nordesti tem suco que o cabocro bebe e fica sustãnciado 4 dias sem carece trabaia.

    Os miseráve nem carece cresce na vida. Praque? Tem tudo e mais um pouco. Tem borsa famia que o pai Lula da pra nóis, que da pra compra arrois, fejão e fuba, o resto não carece.

    A iscola? Pra que iscola boa, do jeito que ta, ta bão de mais da conta, pra que mió?. Lula nem istudo tem e é Presidente, quinsabe um panssudinho nosso tambem, vai se um dia Presidente sem istuda.

    Ta bão pessoar, ta bão, e tudo que ta bão não carece ser mexido.

    Afirnar, o rico que si foda, ningem manda quere da boa iscola pro filho. Que mora ina casa boa, que te carro bão, que te prano de saúde, que viaja todo ano, que anda de ropa bonita. Tem tudo isso e não que paga imposto? Paga bobão, paga porque nóis que não carecemo de nada disso, nem trabaia tamo na boa.

    Trabaia ricaiada idiota pra nóis sustenta.

    Por isso que meu voto é lula, quero dize Dirma.

  10. RESTA Á OPOSIÇÂO CACAREJAR
    sábado, 22 de maio de 2010 – 18:29 hs

    É evidente que o povo não esquece o periodo FHC-SERRA

    Mas eles terão reforço: Beto Richa, Toninho da Ambulância, Nelson Justus, Rossoni e Traiano, e quem diria Gustavo Fruet.

  11. Tiago
    sábado, 22 de maio de 2010 – 18:29 hs

    O nome do cara logo vai ser Josias puxa-saco-de-anta de Souza!
    O Serra tem que começar a fazer campanha… e o povo tem que saber quem é a guerrilheira-assaltante- sequestradora. Pelo visto, não estão sendo informados…

  12. Parreiras Rodrigues
    sábado, 22 de maio de 2010 – 18:43 hs

    É, fazer o quê? Bem aquela anedota da Criação: Vocês vão ver o povinho que vou por lá…

  13. JACIR QUEIRÓS-GUARAPUAVA-PR
    sábado, 22 de maio de 2010 – 19:50 hs

    ESSA ANÁLISE REALMENTE DEVE PREOCUPAR A OPOSIÇÃO. E NO SEGUNDO TURNO PARA QUEM IRÁ OS VOTOS DA MARINA SILVA?, POIS, ELA É DISSIDENTE DO PT.
    AGORA COM RELAÇÃO AO LULA, REALMENTE SE FOSSE CANDIDATO A REELEIÇÃO(QUE NÃO PODE) GANHARIA NO PRIMEIRO TURNO.
    ACHO QUE O SERRA DEVERIA ESCOLHER:
    1) UMA MULHER DE VICE, PARA EQUILIBRAR A COMPETIÇÃO.
    2)CONVENCER O AÉCIO NEVES SER O VICE.
    3)AFASTAR O FHC DA CAMPANHA. APESAR DE TER FEITO MUITA COISA PELO BRASIL, TEM UMA REJEIÇÃO ENORME. BEM COMO A ANTIPATIA DE TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS. POIS, DEIXOU SEM REAJUSTE DURANTE 08 ANOS.
    4)MOSTRAR E CONVENCER QUE TEM MAIS PREPARO QUE A DILMA. MOSTRANDO TODOS OS SEUS FEITOS POSITIVOS REALIZADOS AO LONGA DA SUA CARREIRA POLÍTICA.
    ENFIM, NUNCA NA HISTÓRIA POLÍTICA VIMOS UM CABO ELEITORAL TÃO FORTE COMO O PRESIDENTE LULA. QUE VENCEU TODAS AS BARREIRAS E OBSTÁCULOS NA VIDA, E RESGATOU A AUTO-ESTIMA DOS BRASILEIROS. CONSEGUINDO COM ISSO, SER UMA REFERÊNCIA NO BRASIL E NO MUNDO.
    DE RESTO É ESPERAR COMEÇAR A CAMPANHA, PARA CONHECERMOS MELHOR NOS DEBATES AS VERDADEIRAS INTENÇÕES DOS CANDIDATOS A CARGO MAIOR DA POLÍTICA BRASILEIRA.

  14. Tais
    sábado, 22 de maio de 2010 – 21:06 hs

    Eu nunca votei no Lula, mas ele me surpreendeu, estou vivendo melhor e com uma vida mais digna, e noto que as pessoas tambem estao vivendo melhor, entao por que mudar, se minha vida mudou para melhor entao pela primeira vez vou dar um voto de confianca ao Lula votando em sua candidata.

  15. Robson
    sábado, 22 de maio de 2010 – 21:10 hs

    Dificilmente o Serra vai ganhar da Dilma, converso com muita gente e a maioria fala a mesma coisa, em time que esta ganhando nao a nescessidade de mudar, entao vou dizer o que?

  16. nacim elias sabagg filho
    sábado, 22 de maio de 2010 – 21:33 hs

    se o presidente Lula vetar o aumento de 7.7% e vetar o fatoe previdenciarioa Dilma começa a cair nas pesquisa isto foi um bem bolado contra o pt

  17. Marcos Pop
    domingo, 23 de maio de 2010 – 0:38 hs

    Esse empate em pesquisa séria é resultado da campanha ilegal de Lula e Dilma com dinheiro público em abril e maio (dia do trabalho foi um escandalo) e a falsa preocupação no programa de TV com o crack no dia das mães, consumo que corre solto pelo país no governo do PT. Mas quando começar o programa de rádio e TV, com igualdade de mídia e com a oposição mostrando as mazelas do governo petista, dentre elas a falta de segurança no país, Serra emplaca a assaltante/terrorista no 1º turno, com o apoio de Lula e tudo. Reflexos do empate da pesquisa nacional: No Paraná PSDB faz muitas concessões ao PDT e a Osmar, para fortalecer, ainda, mais, Serra no Estado. Onde o tucano já vence com mais de 20% de diferença sem o PDT, o que representa em torno de 1,4 milhão de votos. Que pode se ampliar com a vinda do irmão de Alvaro Dias e o seu PDT. Acho que os tucanos esetão certos. Se sacrificar pelo projeto maior que é Serra na presidência e Beto no Estado.

  18. MARINA EM 2º LUGAR
    domingo, 23 de maio de 2010 – 9:56 hs

    Essa história de que a Marina chegará em 2º lugar na corrida presidencial não passa de intriga petista e devaneio de alguns Raskas e Salamunis da vida.
    Serra terá apoio no Paraná de BETO e NELSON JUSTUS e voltará ao primeiro lugar.

  19. ILDO BALDO
    domingo, 23 de maio de 2010 – 10:31 hs

    NÂO EXISTEM DESDOBRAMENTOS A DILMA ESTA NAFRENTE E BEM A FRENTE E ESSE GRUPO DE PESQUISA QUE É DA GLOBO QUE DIVULGOU ESSE RESULTADO MAS AS COISAS ESTÂO DEFINIDA SE OUVER SEGUNDO TURNO VOTRIA COM O MAIOR NUMERO DE VOTOS DA HISTORIA
    E O SERRA SEM EMPREGO E O OSMAR PRESTE ATENÇÂO QUE COM A DILMA NÂO DA PARA FAZER ESSE JOGO DE
    SESCOMPROMISADO QUE ELE PODE NÂO TER CHANCE ALGUMA
    E QUE VA COM O SERRA E PODE COMPRAR AS SEMENTES DE BATATA QUE É ISSO QUE ELE VAI FAZER APARTIR DE JANEIRO
    TRAIRA NO PT NÂO TEM VEIS
    OU VAI JUNTO LUTA E DERAMA O SUOR PARA TER RESPEITO COM O POVO OU SAI FORA
    AQUI NO PT A BRIGA É ASSIM

  20. TUKU NARE
    domingo, 23 de maio de 2010 – 10:43 hs

    Voce viu o caçador de petista por ai………..eu nao…………eu nao vi…….nao.
    o coitado esta desempregado, mais tambem o mesmo fica pregando mentira
    por ai achando que o povo e bobo, nos nao engolimos sapo.

  21. Santino
    domingo, 23 de maio de 2010 – 11:16 hs

    Sabe meu caro Tuku Naré? O fato é que a cambada da direita, em especial o Caçador de Petistas, achavam que a estratégia usada no passado, que era de difamar, caluniar de maneira infame e desumana, fazendo campanha à base do terrorismo, iria funcionar novamente e que com isso, iriam poder enganar o povo. Mas depois de um governo estupidamente maravilhoso que Lula desenvolveu neste país, o que for feito contra àqueles ou aquilo que Lula defender, virará contra eles. Sendo assim, aqui vai um conselho: se vocês quiserem ter uma derrota menos dolorosa e humilhante, passem a elogiar Lula e parem de dizer asneiras contra Dilma.

  22. SYLVIO SEBASTIANI
    domingo, 23 de maio de 2010 – 11:18 hs

    A Dilma cresceu por causa do Paraná, mas a hora que o Presidente do PSDB, deputado Valdir Rossoni, 2° Secretário da Assembléia Legislativa, que já foi também o 1° Secretário, quando Hermas Brandão era Presidente e do mesmo PSDB, subir no Palanque representando o Presidente Nelson Justus, do Dem, e fazer um discurso com seu palavreado forte, TUDO VAI MUDAR !

  23. jptorres
    domingo, 23 de maio de 2010 – 12:12 hs

    ver o cavalo de pau que o dataserra teve que dar para não se desmoralizar ainda mais é de rir kkkkkkkkkk.

  24. reinolds
    domingo, 23 de maio de 2010 – 12:28 hs

    Esta Dilma botox , eu não serve nem para SÍNDICA do meu

    prédio .

    Ridículo .

    O último que sair , apague a luz …

  25. reinolds
    domingo, 23 de maio de 2010 – 12:30 hs

    20. Um burro carregado de sal …

  26. RST
    domingo, 23 de maio de 2010 – 14:25 hs

    Tucanos são produzidos em série?
    Vem cá, estou viajando ou todos os tucanos são iguais? Brancos, altura média, cabelos curtos, sem barba (o Aécio apareceu uma vez com barba por fazer e foi um escândalo), usam roupas sóbrias, tendendo para o executivo, que não chamem muito a atenção, tem feições regulares, pertencem a extratos sociais médios ou altos… Tirando o Serra, orgulham-se todos de ser conservadores e de direita e assinam a Veja. São arrogantes, rancorosos, vingativos. Acusam o PT de aparelhar, mas quando ganham eleições promovem verdadeira limpeza étnica, distribuindo cargos apenas para seus clones. Num país tão miscigenado como o nosso, estou à cata de tucanos com alguma melanina na pele. Tirando o Zito aqui de Caxias, ultra-neo-tucano, e que não apita nada nem na regional fluminense, vocês conhecem algum?
    # Escrito por Miguel do Rosário

  27. salete cesconeto de arruda
    domingo, 23 de maio de 2010 – 15:32 hs

    Josias?!
    Que Josias????!!!!!!
    Sei.
    O cara que ainda não percebeu que além de LULA milhares de ESTRELAS – entre elas DILMA – já brilham nos céus do Brasil e do mundo!

  28. Robinei
    domingo, 23 de maio de 2010 – 18:44 hs

    Com o apoio do coordenador Alvaro Botox Enxerto Implante Capilar Dias pode ser que Je Serra chega em terceiro lugar, pois ja estao falando na Marina no segundo turno, cuidado Osmar para nao entrar neste barco furado.

  29. domingo, 23 de maio de 2010 – 21:07 hs

    CLARO….QUE VAI DAR DILMA…..O SERRA FALA UMA COISA E FAZ OUTRA….E O POVO NÃO É BOBO…..VEJA A ONDA DE PRIVATIZAÇÕES QUE ELE FEZ EM SÃO PAULO….
    O MUNDO APRESENTA=SE DE OUTRA MANEIRA,FICOU PROVADO QUE O SISTEMA NEOLIBERAL MASSACRA AS PESSOAS,NÃO TEM PATRIA,NÃO QUER SABER SE O POVO TEM COMIDA NA PANELA.
    O LULA E O OBAMA INAUGURARAM OUTRO JEITO DE OLHAR O MUNDO,COM MAIS SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE E JUSTIÇA….E O SERRA REPRESENTA,JUNTO COM OS DEMOCRATAS(DEM) A VISÃO ESTREITA E MASSACRANTE DE POLÍTICOS COMO O BUSH E SEUS ADEPTOS.

  30. ILDO BALDO
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 10:09 hs

    SILVIO SEBASTIANE

    POIS É VERDADE SÓ QUE ESSES QUE VOCE FALOU O VALDIR ROSSONI E HERMAS BRANDÂO ESSES SÂO OS MAIORES CURUPTOS QUE O PARANÁ JÁ CONHECEU
    O ROSSONI ENTÂO É O MAIORPORQUERA QUE ESTA NA CIDADE NÂO VIU O DISCURSO DELE NA ASENBLEIA NA QUARTA FEIRA PASSADA FOI REALMENTE DE CRAPULA E DE GRUPO FECHADO A FAVOR DA CURUPÇÂO
    SINTO MUITO SEBASTIANE MAS VOCE OU SENHOR ESTA MAL IMFORMADO SÓ NÂO SEI SE A HORA QUE VOCE DESCOBRIR A VERDADE OU QUERER ENCHERGAR A VERDADE
    VAI VOTAR COM NÓS E ELEGER A DILMA E O PARANA COM PESSUTI

    AMIGO ESTAMOS ESPERANDO SEU BOM SENSO POIS SOUBEMOS QUE VOCE ESTA SOFRENDO COMO NÓS PELOS DESVIUS QUE ELES ESTÂO FAZENDO NÂO POR ESSES CANALHAS QUE NOS ROUBAM

  31. Nelsinho
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:37 hs

    Marina,a tua história náo merece táo desprezo , como aconteceu no Rio. Tua historia é maior que uma simples candidatura…..DEM, PPS do DEM, PSDB……Marina tua historia e do Chico Mendes n;ao merecem esta baixaria da direita……

  32. Nelsinho
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:39 hs

    E eu sou petista……desde quando dei meu primeiro voto…e estou muito revoltado com os companheiros do PV…DEM/PFL(Direita)…..

  33. segunda-feira, 7 de junho de 2010 – 22:35 hs

    eu acho que o nosso futuro presidente serra, um cidadão digno de
    conciência e pasado limpo, super democratico, que se preocupa
    somente com os brasileiros do Brasil, um prepado para governar este pais, o melhor ministro de saude que teve este pais e que estar preocupado com a segurança das familias brasileiras e dos
    nosso jovens, meu Deus os nossos jovens mergulhados na drogas
    temos muitos problemas sociais neste pais para um presidente do
    porte do serra resolver de todos os candidatos ái, é o mais competente e preparado. quanto o vice-presidente: ohI tem tantos,
    neste momento eu cito um: vice de serra a senadora Catia Abreu.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*