No Vale do Ivaí, Richa diz que desenvolvimento incentiva vocações regionais | Fábio Campana

No Vale do Ivaí, Richa diz que desenvolvimento incentiva vocações regionais

Em viagem por municípios do Vale do Ivaí, para uma série de encontros para discutir seu Plano de Governo, o pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, destacou a necessidade de desenvolvimento a partir das vocações regionais. Em Faxinal, Richa visitou uma propriedade familiar produtora de tomate. O município é responsável por 30% do tomate produzido no Estado. “Este é um bom exemplo. O governo pode estimular a geração de empregos e renda com políticas públicas que respeitem e apóiem a vocação regional, como é o caso do tomate aqui na região”, afirmou Richa. “O agronegócio é responsável por um em cada três empregos e por um terço do PIB do Brasil e podemos melhorar ainda mais, integrando a produção rural com a indústria e incentivando o empreendedorismo.”

O agricultor Reginaldo da Cruz, de 42 anos, que produz duas variedades de tomates em estufas há apenas um ano e meio em Faxinal, disse que a atividade está transformando rapidamente a região. “O tomate ocupa muito menos espaço que a soja, o milho e a pecuária, que dominavam o Vale, é mais lucrativo e gera muito mais empregos”, afirmou Cruz. A produção de tomates é responsável por mais de 3.000 empregos diretos e pelo menos 2.000 indiretos em Faxinal e Região.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Mauricio Bueno de Camargo, de Cruzmaltina, um dos municípios visitados por Richa, reforçou a necessidade de apoiar a formação de uma cooperativa na região. Os tomates do Vale do Ivaí são vendidos para os estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e até Amazonas.

Em Lidianópolis, a comunidade local sugeriu que o governo ofereça assistência técnica e programas de desenvolvimento da agricultura familiar, que considerem as características do solo, do clima e as aptidões dos agricultores. “Precisamos de apoio técnico para acentuar a diversificação na produção das pequenas propriedades”, afirmou o presidente do PSDB local, Julio da Silva.

Turismo religioso

O vereador José Carlos Mendonça (PMDB), uma das lideranças que recebeu Beto Richa em Lunardelli, na quarta-feira (12), disse que a cidade possui um grande potencial para o turismo religioso. Cerca de 300 mil romeiros que visitam o santuário de Santa Rita de Cássia Lunardelli a cada ano. Apesar disso, segundo Mendonça, não há um hotel na cidade, localizada a 100 km de Maringá e 150 km de Londrina. “Não temos infraestrutura adequada para explorar todo o potencial turístico da cidade. Precisamos de apoio para aproveitar esta oportunidade”, disse.

Em maio a cidade deve receber mais de 80 mil visitantes para o dia da padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia, em 22 de maio. O turismo religioso em Lunardelli começou em 1994, quando o padre João Maria da Rocha Santana criou a novena de Santa Rita de Cássia. Desde então, cresce a cada ano o número de romeiros que vão à cidade visitar o santuário. Richa também visitou o local.

O vereador também criticou a falta de apoio para os pequenos produtores rurais. “Há 101 famílias que vivem na Vila Rural, mas não existem programas que estimulem a produção local “, explicou Mendonça, lembrando que o município é o maior produtor de alfafa do Brasil (ele não soube informar qual a produção).

O prefeito de Jardim Alegre, José Martins de Oliveira (PTB), destacou a necessidade de o Governo dar mais apoio aos pequenos produtores rurais, além de melhorar as estradas rurais. Ele também lembrou do baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região do Vale do Ivaí. “É preciso atrair investimentos para a região para gerar emprego e renda e promover o desenvolvimento local”, afirmou.

Richa está no Norte do Paraná para cumprir um roteiro de três dias por 17 cidades do Vale do Ivaí. Nesta sexta-feira (14), encerrará a viagem com uma audiência pública organizada pelo PSDB e pelo Instituto Teotônio Vilela, em Apucarana, onde receberá uma compilação das propostas apresentadas pelas comunidades da região.


9 comentários

  1. PARANAGUA HJ
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 17:34 hs

    BOA BETO, PEGAR O QUE TEM DE MELHOR NUMA REGIAO E DAR O INCENTIVO CERTO.

    SERRA
    BETO
    FRANCISCHINI

  2. ana
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 17:39 hs

    que legal! por aqui fico sabendo de todos os passos do beto richa!

  3. Moizés Braz
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 18:01 hs

    O que o Zé Laya está fazendo na foto????????????
    Richa tambem e contra o Porfirio??????

  4. Eu mesmo
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 19:26 hs

    Ficou bem evidente quem está com o Richa. Ao fundo alguém com o perfil típico de um latifundiário. Aqueles mesmos que estavam com o Urtigão e agora se bandearam para o lado do Beto. Está parecendo o Zé Eduardo Vieira – o mesmo Zé do Chapéu. Aquele senador… do bamerindus… banqueiro… é esse povo que estará com o Richa no governo do estado.
    Não me espanto se o lerner não for o secretário de obras do governo dele. Quem sabe ele vende as estradas vicinais também.

  5. Bicudo
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 19:58 hs

    Eh eh eh eh será que o Miltinho virá depois pedir arrego para o Pessuti, o Beto deveria aproveitar a presença do Deputado para apresentar para ele as Vacas, Bois e Touros …….. bem, já viu e aprendeu onde se dá o tomate……….. faça o favor né……….

  6. quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 20:45 hs

    ISSO Q/ BETO RICHA ESTA FAZENDO NAO É CAMPANHA ANTECIPADA? PODE? NAO TEM UM PRAZO CERTO P/ COMEÇAR?

  7. Luis Adolfo Kutax - Contenda
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 22:05 hs

    Falou de Vale de Ivaí, falou de Pessuti que sabe efetivamente quanto custa o suor de um trabalhador rural e a quem rendo minhas homenagens:
    http://www.tribunaregionaldalapa.com.br/index.php?mod=3&id=370

  8. henrique
    sexta-feira, 14 de maio de 2010 – 10:30 hs

    KKKK, deve ter sentido falta de espelhos na viagem.

  9. Professor Parnanguara
    sexta-feira, 14 de maio de 2010 – 14:39 hs

    Vai nessa força Beto. Estamos com você.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*