Na TV, FHC imita Lula e diz que Dilma foi escolhida no "dedaço" | Fábio Campana

Na TV, FHC imita Lula e diz que Dilma foi escolhida no “dedaço”

Da Folha Online

Durante entrevista ao programa “É Notícia” (RedeTV!), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso imitou a voz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao citar um dos encontros que teve com o petista. O tucano também criticou Dilma Rousseff e disse que Lula indicou a ex-ministra para as eleições presidenciais por meio de um “dedaço”, à maneira do mexicano PRI (Partido Revolucionário Institucional).

“A Dilma tem história, mas não foi líder. Isso não é crítica pessoal, é fato. […] Não é isso o que o povo quer. […] O Lula ficou muito maior do que o PT e escolheu a Dilma no ‘dedaço'”, disse o ex-presidente ao apresentador do programa, Kennedy Alencar, repórter especial da Folha e colunista da Folha Online.


10 comentários

  1. Carlos Lino
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 13:21 hs

    FHC queria ter este poder… pena que nem a chapa pra presidente com Serra e Aécio ele concegue articular.

  2. OSSOBUCO
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 13:45 hs

    Quem é esse senhor para falar em nome do povo?

  3. jose
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 13:48 hs

    No El País:

    http://www.elpais.com/articulo/internacional/Lula/bueno/malo/feo/elpepuint/20100509elpepiint_9/Tes

    Lula: O Bom, o Mau e o Feio

    Moisés Naím
    2010/09/05

    A revista Time acaba de acrescentar a Luiz Inácio Lula da Silva entre as pessoas mais influentes do planeta. Certamente, as ações do presidente do Brasil tem afetado a vida de milhões e, no caso de seus conterrâneos, de forma muito positiva. Mas Lula não é só merece o aplauso e admiração. Há também aspectos de sua conduta que são vergonhosos. Vejamos:

    – Os bons. Dez milhões de brasileiros passaram a integrar a classe média entre 2004 e 2008. A pobreza caiu de 46% da população em 1990 para 26% em 2008. A distribuição desigual da renda diminuiu. A hiperinflação é um pesadelo que ninguém se lembra. A dívida externa está em invejáveis 4% do PIB. As exportações aumentaram cinco vezes em apenas vinte anos. E por último mas não menos importante, na próxima década, o Brasil poderia se tornar uma potência de petróleo.

    Graças ao seu sucesso e tamanho, o Brasil é agora uma presença indispensável nas negociações internacionais sobre clima, energia, comércio, finanças, desenvolvimento, proliferação nuclear e outros desafios que o mundo enfrenta. Assim, Lula tornou obsoleta a piada de mau gosto, segundo a qual o Brasil foi o país do futuro e assim continuará a ser para sempre. O Brasil já alcançou muito do seu potencial e não há dúvida de que Lula merece crédito enorme para essas conquistas.

    – O mau. Lula é pouco generoso. Deveria compartilhar o crédito das realizações de seu país com Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor no cargo. Lula herdou uma economia reformada, políticas sociais de vanguarda e uma base muito sólida para aprofundar a liberalização econômica e a desregulamentação que explicam o sucesso atual do Brasil. O grande mérito de Lula é de ter mantido, ampliado e defendido estas políticas, em contraste com as posições ideológicas que ocupou durante anos. Lula liderou a oposição às reformas que hoje ganham os aplausos do mundo. Enquanto nas cúpulas revolucionárias com Chávez, Castros e Ortegas do mundo Lula compartilha com entusiasmo loas ao socialismo, nas decisões no Brasil é notável por sua ausência. Lula tem sido dos presidentes o mais pró-mercado e pró-setor privado e do investimento estrangeiro no Brasil. Ele disse muitas vezes que as políticas de economia de mercado são usadas para construir as bases para o socialismo. Poucos acreditam nele. E é fácil supor que um dos que não acredita é o próprio Lula.

    Infelizmente, o presidente brasileiro tem sido incapaz de impedir em seu círculo mais próximo o florescer da corrupção que permeia os governos latino-americanos. Dizer que esta é a uma coisa habitual é tão justo quanto reconhecer que a luta contra a corrupção nunca foi uma prioridade para Lula.

    – A feia. Lula da Silva tem sido muito bom para os brasileiros e muito ruim para milhões de seus vizinhos. Os déspotas que têm a sorte de ser amigo do presidente brasileiro e arruinar seus países, enquanto o Brasil avança, sabem que contam tanto com o apoio estridente como com o silêncio cúmplice de Lula. Seu apoio público incondicional dá-lhes valiosíssima legitimidade internacional que lhes permite agir ainda mais impunemente em seus países. Seria ingênuo esperar que Lula vai ser o “guardião” da democracia e dos direitos humanos na região. Mas não deve ser ingênuo esperar que aqueles que violam repetidamente os direitos fundamentais dos seus povos saibam que têm o silêncio de Lula, seu tolerante e fraterno abraço nas cúpulas presidenciais. Não seria maravilhoso se aqueles que estão presos por lutar pela democracia em outros países saibam que Lula é seu aliado, e não seus carcereiros?

    A lista de contradições, incoerências e exemplos de dois pesos e duas de Lula é triste e longa. E não passa uma semana sem crescer. A mais recente foi a obrigar a ser excluídos da cúpula presidencial da União Europeia ea América Latina, o novo presidente de Honduras, Porfirio Lobo. De acordo com o Brasil, Lobo, que ganhou as eleições sem fraudar, comum na região, de Hugo Chávez e Daniel Ortega – não tem suficiente legitimidade democrática para a reunião. Este é o mesmo presidente que disse ao mundo que Mahmoud Ahmadinejad ganhou as eleições em seu país limpamente e que os milhares de iranianos protestaram nas ruas estavam agindo como os torcedores desordeiros uma equipe de futebol após a derrota de sua equipe. Enquanto Lula disse isso, Ahmadinejad condenou a pena de morte alguns dos manifestantes. Feio, né?

    Por tudo o que Lula entrará para a história como um grande presidente para o seu povo e um vizinho muito mau para os amantes da liberdade.

  4. Caio S
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 14:48 hs

    Perfeito como sempre. A história se encarregará de reconstruir a imagem de FHC como um dos melhores presidentes que o Brasil já teve.

  5. walter
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 14:48 hs

    esse ex presidentezinho sem expressão se acha né? quem é esse vendilhão para dizer algo do Presidente Lula

  6. Jose Carlos
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 14:59 hs

    Dom FHC I, o Intelectual, quase um príncipe dinamarquês dos dramas de Shakespeare, vem de novo com as estórias sobre “mãos limpas”… de tempos em tempos cá na roça brasileira vem uma criatura falando sobre mãos limpas… nos tempos da eleição de Jânio – que tinha a vassoura para varrer a corrupção – e quando as chapas eleitorais para presidente e vice-presidente eram independentes (é isso já aconteceu no Brasil) tinha lá o Fernando Ferrari, candidato a vice, que inventou a conversa das tais mãos limpas… mesmo aqui na quinta comarca tem um certo eterno candidato a alguma coisa que já veio com o papo das mãos limpas… na política nunca vão encontrar alguém de mãos limpas e, ainda que as mãos estejam limpinhas e bem lavadas, a consciência está suja e encardida…. é a roça e suas jecarias de sempre…

  7. carlos
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 17:34 hs

    Infelizmente votei duas vezes no entreguista FHC. Votei nele pra presidente e depois de eleito ele se tornou o melhor e maior embaixador para defender os interesses dos estados unidos aqui no Brasil. Deu, vendeu (a preço de banana), bancos, estatais, usinas, siderurgicas e etc.. e esse anti-patriota tem a coragem de vir na tv falar de seu governo.

    O seu filhote serra, fará daí pra pior, pois esses partidos PSDB E DEMO, aonde eles detem o poder, o fazem para meia dúzia.

    Vejam a administração do serra em S. Paulo, os únicos que estão contentes mesmo, são: a imprensa, construtoras, concessionárias das rodovias pedagiadas.

    Perguntem aos professores como está a EDUCAÇÃO no estado de S. Paulo?.

    Ainda o melhor político dessas duas legendas é o Arruda (aquele de Brasilia).

  8. ILDO BALDO
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 18:01 hs

    OLHA SE FOSSE COM O PROTEGIDO POR ELE SERIA RECEBIDO PELO FERNANDIMHO BEIRA MAR E OS HOMENS FORTES TRAFICANTES DE MACONHA
    QUE ELE TANTO DEFENDE A LEGALIZAÇÂO
    VAI TE CATA VELHOTE GAGA

  9. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 18:44 hs

    De Fernando em Fernando o Brasil foi afundando…
    Ainda bem que chegou o GABEIRA – um Fernando que também não foge da luta para mudar essa história.
    FHC deveria continuar fazendo o que sabe fazer melhor.
    Ou não?

  10. Rozalino
    segunda-feira, 10 de maio de 2010 – 22:11 hs

    A vontade dessa corja de vampiros, sanguinarios, sanguissugas, chupa cabras, de voltar ao poder pra chupar é tanta que estão fazendo de tudo pra enganar o povo, pena do povo, e sorte pra esses que muitos nos poderes judiciarias são favoraveis com eles, mais junto com o PT, o LUla a Dilma temos a maior força que é a soberania nacional o POVO é esse que vai dar o troco pra esse velho gaga, que tem tantas faculdades é um tremendo safado, que nunca falou a lingua do povo, sempre esteve do lado dos milionarios, fazendo parte da raça que descobriu o brasil e levaram o pau brasil, levaram o ouro e estão levando a amazona, temos sim que continuar com PT no governo com Joao com paulo, com Moiseis seja quem for, sendo do PT, é bom é um programa do povo que esta dando certo e povo vai continuar…DA-LHE PT NELES PRA enterrar definitivamente essa corja, de sanguinarios brasil tem dono O POVO….

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*