Na França, Raoni busca apoio de Chirac contra Belo Monte | Fábio Campana

Na França, Raoni busca apoio de Chirac contra Belo Monte

Jacques Chirac escreveu o prefácio da biografia de Raoni

Daniela Fernandes de Paris para a BBC Brasil

O cacique Raoni, da tribo dos Caiapós, se encontrou nesta quinta-feira em Paris com o ex-presidente francês Jacques Chirac para buscar apoio para impedir a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.

Chirac, que criou uma fundação que atua também na área ambiental, com projetos de combate ao desmatamento, assina o prefácio do livro Raoni
– Memórias de um chefe indígena, do cineasta e escritor Jean-Pierre Dutilleux, lançado na segunda-feira na França.

O cacique já havia declarado em Paris que também pediria ao atual presidente francês, Nicolas Sarkozy, para impedir que o presidente Lula construa a usina de Belo Monte.

Mas o Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa, não confirmou até o momento o encontro.

Raoni se tornou mundialmente famoso em 1989 após receber o apoio do cantor Sting para a proteção da floresta amazônica.

A imprensa francesa tem dado destaque para a visita de Raoni. Em entrevistas no país, o cacique declarou “estar pronto para declarar guerra contra a construção da barragem de Belo Monte”.

“Vamos matar os brancos que construírem a barragem”, disse o cacique em uma entrevista ao canal de TV TF1.

“Desde sempre, impeço meu povo de guerrear, mas estou muito preocupado e inquieto agora”, afirmou.

Segundo Raoni, “três mil guerreiros estão preparados para pegar as armas, mas esperam para ver se é possível negociar antes”.

“Fui enviado por todos os índios Caiapós para obter apoio e recursos para proteger a floresta”, afirmou Raoni em Paris.

Opinião pública

Raoni também buscará, nos próximos dias, apoio de personalidades europeias em Luxemburgo e Mônaco, onde deve se reunir com o príncipe Albert na próxima semana.

Ele diz que o objetivo de sua viagem também é o de alertar a opinião pública mundial sobre as consequências ambientais da construção da barragem no Rio Xingu, que deve inundar uma área de 500 km².

Após 20 anos de disputas judiciais, a Justiça Federal brasileira deu o sinal verde para a construção da barragem, que deve entrar em
funcionamento em 2015.

A Belo Monte deverá ser a terceira maior hidrelétrica do mundo em capacidade instalada, após a de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.


9 comentários

  1. Jose Carlos
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 15:27 hs

    Acho que este índio está meio atrasado, pois, hoje em dia o apoio de Chirac, com todos os processos que ele tem nas costas, é garantia de naufrágio certo… Tem que procurar Madame Sarkozy que além de mais bonita que Chirac é muito mais influente e como todos franceses gosta de um índio para exibir na corte… saudades do Juruna, que era mais criativo…

  2. Ricardo
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 15:34 hs

    Indio marqueteiro.

  3. Emerson
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 15:47 hs

    Me deram uma idéia. Vou protestar contra as usinas nucleares e térmicas francesas. As primeiras um perigo e as segunda super-poluidoras. Só falta arrumar um francês caricato para me servir de mascote.

  4. Valter Ego
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 15:59 hs

    Esses ecofascistas picaretas fazem o índio de idiota e mandam-no para a França, pagar mico com o tralha do Chirac, e fazer a indiarada de bucha-de-canhão.

    Ambientalismo é e sempre foi farsa. Não conheço um eco-chato que não reclame do ar condicionado.

  5. Silvano Andrade
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 16:11 hs

    Ele que procure até o sting…

    O governo federal é soberano, o povo Brasileiro é que deve decidir…os outros que se danem…

    Indio só serve para dar “migué”…a construção desta usina é essencial para o desenvolvimento do Brasil.

  6. Jango
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 17:55 hs

    É o complexo de vira-lata do brasileiro (de que falava Nelson Rodrigues) ao inverso, vale dizer, em vez de se sentir inferiorizado quer se sentir superior, e aí não importa a inconsequência que sobrevier.

    Não há como comparar com Itaipu feita em tempos de chumbo, quando a vertente ambiental, ou sócio-ambiental, sequer era cogitada. Igualmente, com Tres Gargantas na China, país que só Lula e seus aloprados “reconhecem” como economia de mercado. Na verdade os chineses não contiveram o crescimento populacional e hoje isso é uma bomba, portanto, exige controle ditatorial, onde não há espaço nem tempo para considerações ambientais.

    Já Belo Monte não. O Brasil foi sede da Conferência Rio 92, assinou a Carta da Terra, apregoa que tem a melhor legislação ambiental do planeta, foi a Copenhagem com uma delegação de mais de 700 “experts” … Se quer ser lider mundial no desenvolvimento sustentável tem que dar exemplos edificantes neste campo. E Belo Monte não será nada disso nos moldes como esta sendo tratada, inclusive, em corre-corre, empurra-empurrar às vésperas de eleições.

    Estamos dando oportunidade ao vexame e mais uma vez de perdas e danos socio-ambientais, como tem sido, no geral, nossas barragens, mais voltadas à geração de energia do que ao desenvolvimento sustentável das áreas afetadas e até drásticamente alteradas pelos empreendimentos. Uma caixa de Pandora socio-ambiental que infelizmente não se quer abrir e apurar responsabilidades.

  7. Eu mesmo
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 18:56 hs

    O chirac fazendo um monte de testes nucleares e o raoni querendo apoio contra a Belo Monte. Se toca Raoni. Vc. ta no lugar errado. Foi só fazer um turisminho na França e fica posando de defensor da natureza.

  8. ILDO BALDO
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 20:35 hs

    E ISSO TUDO FINANCIADO COM CERTEZA POR GRUPOS POLITICOS AQUI DO BRASIL QUE TODO MUNDO SABEM QUEM SÂO MAS SE ESCONDEM DEMEDO DE PERDER VOTOS
    E ELES PENSAM QUE É TEMPO DE FHC QUE AMERICANOS E FRANCESES DIZIA FERNANDO FAIS ASSIM E O VELHOTE DIZIA

    TA BOM TA BOM AGORA É UM CAPIAU QUE VOCEIS DIZIAM QUE ELE SABIA ADMINISTRAR NEM UMA BORACHARIA
    E DEU NO QUE DEU VIROU O CAPIAUMAIS POPULAR DO PLANETA E ESSE SUJEITO É DO PT QUE MUITO BEM ESTA LEVANDO NOSSO BRASIL PARA O LUGAR MAIS ALTO E COM CONFIANÇA DE RISCO BRASIL DE 185 PONTOS NO TEMPO DO OUTRO 2760 PONTOS
    PEQUENA DIFERENÇA

  9. Silvano Andrade
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 22:06 hs

    Ildo Baldo

    Sou seu Fã!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*