Ministério Público dá parecer contra propaganda do PT | Fábio Campana

Ministério Público dá parecer contra propaganda do PT

Do G1

Trabalhado nos bastidores da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff como um trunfo capaz de inflar a popularidade da pré-candidata petista ao Planalto, o programa partidário do PT entrou na mira do Ministério Público Eleitoral e corre o risco de não ir ao ar no próximo dia 13.

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, sugeriu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíba a veiculação do programa em rede nacional de rádio e televisão. O parecer, enviado esta semana ao tribunal, é resposta à representação movida pelo PSDB e pelo DEM contra o PT no ano passado. A oposição argumenta que o PT usou o espaço reservado para a propaganda partidária em dezembro de 2009 para promover a pré-candidatura de Dilma.

Além da proibição para que seja veiculada a propaganda neste semestre, os partidos querem que o TSE aplique multa ao PT e a Dilma. Agora, caberá ao ministro do TSE Aldir Passarinho Junior analisar a representação.

A vice-procuradora concordou com os argumentos da oposição. Segundo ela, a propaganda do PT veiculada em dezembro ultrapassou os limites definidos pela Lei dos Partidos Políticos e teve cunho eleitoral. A vice-procuradora observou que na propaganda do PT de dezembro foram destacados programas do governo Lula como o Minha Casa, Minha Vida, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo atribuída a Dilma a responsabilidade pela coordenação dos mesmos.

“Essa estrutura, apresentada na propaganda em questão, nitidamente revela seu cunho eleitoral, ao realçar as qualidades de gestora da representada, configurando espécie de propaganda eleitoral extemporânea em sua forma subliminar”, disse Sandra no parecer. A vice-procuradora concluiu dizendo que, além de fazer propaganda de Dilma, o programa do PT denegriu a imagem da principal agremiação opositora.

Defesa
O secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Martins Cardozo, afirmou ter “a convicção de que TSE julgará improcedente o pedido para que a propaganda do partido seja retirada do ar”. Em defesa apresentada ao tribunal, o PT afirma que não há qualquer menção subliminar à eleição nem pedido de votos, “mas tão somente a afirmação de posturas político-ideológicas do partido”.

Os advogados de Dilma sustentam que a defesa de programas federais implementados pelo PT e o confronto com o governo Fernando Henrique “afigura-se método importante de fomento da discussão política no seio da sociedade”. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.


10 comentários

  1. ILDO BALDO
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 16:15 hs

    eles só irao adiar o sofrimento pobres coitados se preocuparem com uma invasora
    os juises que acatam seus interesses nâo vâo conseguir desviar os votos da populaçâo
    é duro correr de bicicleta com quem anda de moto nunca vâo alcançar kakakakakakakaka

  2. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 16:49 hs

    Isso é golpe e o POVO NÃO VAI ENGOLIR!
    Aguardem!
    Estão querendo GANHAR no tapetão.
    DUVIDO QUE O POVO NÃO REAJA a mais essa.
    É só ver capas de revistas, manchetes e grandes jornais… TEM CHEIRO DE GOLPE NO AR e isso não é bom para a democracia. Quem já viveu tudo isso sabe muito bem o que fizeram com o PT no tempo do tal mensalão sendo que os criadores do MONSTRO estavam no PSDB. Tanto que já foram punidos. Onde está o ex presidente do partido do PSDB? Não foi punido por MENSALÃO?!
    O PT PAGOU O PREÇO. FOI PASSADO A LIMPO.
    Agora é tempo dos outros partidos baixarem a bola pois acabou o tempo do POVO INVISÍVEL E SUBMISSO. Quero ver quem vai peitar o eleitor mais CONSCIENTE DO BRASIL. Tão consciente que parou de votar no presidente dos outros. AGORA VOTA NOS SEUS!

  3. quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 17:03 hs

    A judicialização da campanha revela o desespero da oposição conservadora diante da derrota inevitável. O candidato oposição conservadora José Serra não consegue fazer oposição diante da aprovação do presidente e em vez de apresentar propostas, uma vez que não as tem, prefere tentar impedir o presidente apresente Dilma Roussef com a sua candidata. É lamentável que oposição não tenha nada melhor para apresentar à sociedade, a não ser isso que esta aí

  4. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 18:19 hs

    E vem pesquisa aí…
    E o Serra já está tendo que correr dos mais cultos…

  5. quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 18:48 hs

    Está realmente vergonhosa essa campanha do PT …Sujeira Pura!

  6. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 21:15 hs

    Não eram dois dizendo a mesma coisa?
    Viram?
    FAZEM VÁRIOS APELIDOS E SÃO TÃO BURROS que se enganam na hora de postar comentários. Cade o anônimo? Virou Joaozinho? Pois é.
    Em tempo:
    Sabem o que a PROIBIÇÃO DO PROGRAMA DO PT VAI GERAR PARA O SERRA?
    Não sabem?
    Então anotem?
    REVOLTA NA POVÃO QUE APROVA O GOVERNO LULA.
    REVOLTA NAS PESSOAS CONSCIENTES QUE VOTAM NA DILMA.
    Enfim:
    mais um BURRICE para perder VOTOS e tentar ganhar no TAPETÃO.
    Anotem;
    Depois não digam que não avisei.
    Vão tentando…
    Vão tentando…
    QUANDO MAIS PERSEGUEM MAIS CONSEGUEM ANTIPATIA DO POVÃO.
    De que adianta Serra tentar ser parecido com Lula ou fingir de bonzinho se o POVO PEGA O SEU PARTIDO NA MENTIRA logo no primeiro programa do partido do governo Lula?
    Aguardem.
    Esperem as pesquisas…

  7. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 21:16 hs

    O que o Serra vai ganhar com A PROIBIÇÃO DO PROGRAMA DO PT ?
    ANTIPATIA DO ELEITOR DO LULA.
    Tiro no pé.
    Aguardem!

  8. salete cesconeto de arruda
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 21:44 hs

    EXTRA
    EXTRA
    EXTRA
    O blog do NOBLAT postou a propaganda do PT.
    Milhões de ELEITORES COLARAM E MULTIPLICARAM entre seus amigos.
    Eu não disse?
    TIRO NO PÉ!

  9. Eleitor
    quinta-feira, 6 de maio de 2010 – 22:14 hs

    Hoje, 06/05, apareceu a Dilma falando como candidata. Outra propaganda fala que há duas opções, escolher quem vai continuar com o que vem sendo feito ou escolher outro que já foi de outro governo e pouco fez. Isso é campanha política descarada. Não interessa quem faça, é contra a lei, se estão descumprindo leis agora imaginem o que farão depois. É um prenúncio de Ditadura, estão rasgando a Cosntituição desde já. Praticamente todos os candidatos estão fazendo isso. A propaganda é do partido e quem aparece? O presidente do partido? Os deputados, senadores, vereadores, prefeitos? Não, quem aparece são os candidatos falando do que farão no futuro. É Dilma, Serra, Osmar que aparecem. Os tribunais não tem moral para punir ninguém, é como se já existisse jurisprudência, como ninguém nunca foi punido então não se pode punir agora. Ninguém tem moral de acusar o concorrente e ninguém pode punir.

  10. augusto capoeira
    sexta-feira, 7 de maio de 2010 – 0:39 hs

    Não chegasse o procurador picareta de SP, que tentou reesquentar notícias contra o PT, agora vem com a tentativa de impidir o PT de fazer uso de seu espaço.
    Isto é desespero dessa elite que tem em alguns promotares seu fieis escudeiros.
    O Povo brasileiro não é bobo, não adianta estas artimanhas;

    DE LULA PRA FRENTE, DILMA PRESIDENTE

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*