Lula chama Pessuti para uma conversa sobre alianças | Fábio Campana

Lula chama Pessuti
para uma conversa
sobre alianças

Alheio ao evidente acordo entre Osmar Dias, do PDT, e os tucanos, o chefe de gabinete do presidente Lula (PT), Gilberto Carvalho, ligou na manhã de hoje para o governador Orlando Pessuti (PMDB).

Atendendo ao chamado do presidente da República, o peemedebista vai à Brasília. Lula quer convencer Pessuti a desistir de disputar a reeleição e apoiar a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao Palácio das Araucárias.

O encontro Lula/Pessuti acontecerá ainda esta semana, entre terça e quarta-feira. Os estrategistas do PT acreditam que unindo o peemedebista e o pedetista, a diferença entre os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) ficará ainda menor no Paraná. Resta saber se o tempo para essa aliança já se esgotou, como tudo indica.


39 comentários

  1. segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 21:01 hs

    Ver lula/PT desesperado a esse ponto de humilhação não tem preço

  2. gregogio aristides dos santos
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 21:29 hs

    AI SIM! QUEM SABE O PRESIDENTE LULA CONSEGUE CONVENCER PESSUTI E MOSTRAR REALIDADE,PARA ELE. QUE SE BATER O PÉ, QUERENDE SER CANDIDATO AO GOVERNO DO PARANÁ ELE VAI ACABAR , FICANDO SEM MANDATO E BEBEFICIANDO O BETO RICHA , COM VITORIA NO PRIMEIRO TURNO, SEM CONTAR COM O ESTRAGO COM A DIMINUIÇÃO DA BANCADA ESTADUAI E FEDERAL DO PMDB DO PARANÁ , SEM CONTAR QUE REQUIÃO , ENFRENTANDO OSMAR, BARROS E GLEISE NO SENADO, CORRE SERIO RISCO DE NÃO SE ELEGER, E A DILMA NO PARANÁ, SE OSMAR APOIAR E GLEISE DE VICE E REQUIÃO SENADO, GANHARÁ DE SERRA. SÓ DEPENDE DO PESSUTI, OU ELE FERRA TODOS OS COMPANHEIROS OU SALVA OS MESMOS.POIS O COMENTARIO DA CONVERSA DE OSMAR E SERRA EM SÃO PAULO ERA A SEGUINTE:
    BETO IRIA PARA O SENADO E GUSTAVO FRUET SERIA VICE DE OSMAR, POIS O PSDB DE SERRA TEM MEDO DE O BETO FICAR INELEGIVEL E SERRA FICAR SEM PALANQUE NO PARANÁ. SÓ DEPENDE DO PESSUTI!!!!!

  3. Cemçato
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 21:46 hs

    Pessuti – Fale pro Lula…menos que um ministério, nem pensar.

  4. celso bartos
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 21:52 hs

    O Pessuti precisa ser candidato. Ele é o mais preparado. O Osmar tem que se unir com o Pessutão. Eles lutam pelo estado. O outro lado, são os que sempre quiseram vender o Paraná. Cuidado com este tal de Beto. É filhote do Jaime (Vendilhão) do Paraná.

  5. celso bartos
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 21:55 hs

    Espero que o Lula apoie o Pessutão. Ele é verdadeiro e defende as boas políticas públicas do Governo Federal.

  6. Rafael R.
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:12 hs

    Concordo com Celso Bartos

  7. Hilda
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:14 hs

    O futuro Ministro da Agricultura, o médico-veterinário Orlando Pessutti, com essa ida a Brasilia, atender ao presidente Lula, estará dando mostras de que é um político maduro e preparado para, daqui a quatro anos, ser governador ou senador, por seus próprios méritos, sem precisar de Requião ou de quem quer que seja.

    Só dez por cento, a essa altura, contra Osmar e Beto quase dividindo ao meio o eleitorado, é uma barra muito pesada, Pessutão.

    Pense melhor, Governador: quatro anos à frente de um Ministério como o da Agricultura, dá para fazer uma campanha muito bem feita,para não correr risco nenhum.

    Agora, concorrer com 10% e com um aliado como o Requião, é muito barra pesada, muito risco de ficar sem Mandato.

  8. salete cesconeto de arruda
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:15 hs

    Era uma vez…
    Um MUNDO CAVERNA habitado por escravos que todos os dias se ajoelhavam diante de uma ÁGUIA – que agia feito AVE DE RAPINA – pois possuía uma arma chamada BOMBA ATÔMICA.
    Com seus podres PODRES – a ÁGUIA agia feito política do mundo e mantinha os ESCRAVOS PRESOS NA CAVERNA DO EMBARGO E DA GUERRA.
    Um dia – um nordestino – vindo dos mais pobres – espiou para fora e viu que havia LUZ DE PAZ FORA DA CAVERNA. Falou com o presidente PRISIONEIRO da ÁGUIA DAS ARMAS e gritou para o mundo:
    -vamos conversar!
    -o mundo não precisa de embargos e guerras!
    -podemos buscar a paz através de diplomacia.
    E TUDO VAI DANDO TÃO CERTO QUE A ÁGUIA APAVORADA – mandou dizer ao mundo:
    -o embargo está pronto!
    Fingindo que não sabia que o ACORDO CONTINHA tudo o que a ÁGUIA PEDIA – há muuiiiito tempo.
    Os escravos de sempre – por ignorância, inveja ou maldade – SE AJOELHARAM DIANTE DA ÁGUIA DE RAPINA e disseram:
    -estás certa oh AVE!
    E assim voltaram para a CAVERNA SEM VEREM A LUZ DA PAZ – ajudados por alguns da grande imprensa – também conhecidos por jabores.
    MAS O MUNDO INTEIRO OUVIU O GRITO DE PAZ DO NORDESTINO!
    Platão – inclusive – deve estar sorrindo.
    Sabe que mais cedo ou mais tarde – O QUE DEIXOU DE SER ESCRAVO VAI CONSEGUIR LEVAR A LUZ A TODOS DA CAVERNA MUNDO. Inclusive aos intelectuais que não conseguem ver nada mais do que a AVE DE RAPINA que sempre usou fez da américa latina a sua despensa e a sua latrina.
    Só isso.

  9. Mauricio Grilo
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:24 hs

    Campana, com as nomeações que pessuti fez por aí e o Forte Neto pedindo pra sair mostra que o Pessutão tá fazendo uma péssima imagem de governador pro Lula e PT.
    Então ou Pessuti começa a rever o time que montou ou a vaca vai atolar no vazamento de alcool do porto semana passada, que abafaram pro chefe e pra midia (o pai do diretor manda na imprensa).
    Muda já pessuti, que ainda da tempo pq voce e bom mas sua equipe é de matar.

  10. ANTONIO DE MACEDO
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:35 hs

    com certeza o pessuti vai ceder, pois no fundo sabe que não tem chance alguma de ganhar a eleição no paraná, alé, de correr o risco de derrubar requião e os deputados do PMDB. É LOGICO QUE O PESSUTI SÓ ESTAVA ESPERANDO ESSA OPORTUNIDADE PARA NEGOCIAR UM MINISTERIO PARA ELE, JÁ QUE ELE NÃO PODE DISPUTAR NENHUM CARGO ELETIVO NESSE ANO, POIS NÃO SAIU DO CARGO PARA ISSO. MAS TENHO CERTEZA QUE VEM NOVIDADE POR AI, SE ELE PESSUTI DESISTIR MESMO DE SER CANDIDATO DEVER LANÇAR A ESPOSA REGINA PESSUTI OU UM DOS FILHOS A DEPUTADO ESTADUAL , ESPERE E VEJA SE NÃO TENHO RAZÃO.

  11. Alexandre
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 22:38 hs

    Já fiz esse comentário, mas vou repetir: Se o Pe$$uti negociou a vice do Requião com o Hermas Brandão em troca de um cadeira no TC, imagino que vai negociar a sua candidatura morta com o nosso “querido” Lula. Só que devera tomar muito cuidado, olhe o que fizeram com o Ciro Gomes.

  12. Jeverson Lima
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 23:10 hs

    A candidatura do Pessuti no parana é uma piada para o presidente Lula concordo com o gregogio aristides dos santos, sua analise está corretissima. Parabens

  13. Joel Souza
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 23:12 hs

    Este cara só ta fazendo charme, nem os deputados do PMDB não lhe apoiam sob pena de ficarem sem mandato, os cara podem ser burros mais não loucos.

    Se Osmar Dias com 33% na pesquisa é cauteloso imagina este bonaxão com 9%, e nem o motorista dele vota para ele.

  14. Emerson
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 23:17 hs

    A pergunta que não quer calar: “o que Gilberto de Carvalho esta fazendo que não trabalhando pelo Brasil, em horario de trabalho, e fica convidando candidatos a fazer composicoes politicas?”

  15. Coragem Pessuti
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 23:33 hs

    Pessutao! Naum desista…voce jah eh um vencedor e pode sim ir mais longe! Basta ter coragem e forca para aguentar as porradas, inclusive estas que vem do mesmo lado da guerra!

    Voce batalhou a vida para ser governador e eh seu direito disputar democraticamente o cargo.

    Naum abra a mao por ninguem… Nem pelo Lula. Ninguem faria o mesmo por voce…

    Seja firme!

  16. Opa
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 23:34 hs

    Até que enfim, o Lula vai convencer essa “MUMIA” a desistir.

  17. SP
    segunda-feira, 24 de maio de 2010 – 23:47 hs

    É celso, defende tanto que não tá nem aí com os servidores publicos, bom são só 250.000 votos, vamos ver….. vezes dois, que seja, são qtos votos?

  18. língua de krocodilo
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 0:03 hs

    Eu não vou acreditar nisso, não quero acreditar!

  19. Pura Verdade
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 0:07 hs

    O que me admira é ver essas matérias de apoio somente ao candidato do PSDB, até parece que a imprensa está comprada e com medo do PESSUTI?

  20. CHICÃO PARANÁ
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 2:51 hs

    COITADO DO PESSUTI FAZ CAMPANHA DE VEREADOR, VEJA OS SEUS SECRETARIOS NOMEADOS POR EXEMPLO, DESIQUILIBRADOS E DESPREPARADOS SÓ DÃO VEXAME!

  21. Manoel
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 8:44 hs

    Esse Gregogio errou de profissão. Deveria ser vidente.

  22. O democrata
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 9:13 hs

    Como tem eleitores babaca,eles só estão pensando neles,o Brasil e o Paraná q. se dane é isto q eles pensam.Acorda eleitores,deixem de ser massa de manobra destes políticos.

  23. NÃO VAI NÃO PESSUTI
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 9:14 hs

    Caro Pessuti.

    Não aceite as pressões deste maldito Ditador afinal a tita da canete dele esta acabando..

    O homem além de boas qualiddades (que você as tem), tem que ter respeito, caráter e orgulho próprio e se humilhar a este mentiroso que vem sustendtando seu elevado índice de popularidade através de mentiras é não ter caráter e personalidade.

    Não se rfenda Pessuti as propostas deste malandro pois, mal pior do que perder o Governo é dar guarida a candidata quadrilheira e assaltante de banco Sra. Dilma.

    Pessuti, você é homem de familia e não deve se misturar com esta quadrilha Petista, não se renda Pessutão, não se renda.

  24. Praça PM
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 9:17 hs

    Ô CELSO ACORDA, ESTE POVO NÃO TÁ NEM AÍ COM POLITICAS PUBLICAS, CADÊ OS 5% DE AUMENTO AO FUNCIONALISMO PUBLICO, SAUDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA ETC, VEJA AÍ
    Folha de maio não inclui 5% de aumento ao funcionalismo
    Governo estadual teme desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal com o reajuste. Sindicatos tentam conseguir folha suplementar para que data-base seja cumprida.
    GASTO COM PUBLICIDADE PODE AUMENTAR?????????
    VERGONHA
    VERGONHA
    VERGONHA

  25. Austragésilo Penaforte
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 9:36 hs

    * Este comentário eu postei em outro artigo, abaixo, por engano. Por isso, o repito aqui.

    Governador Orlando Pessuti está no caminho certo. E com as rédeas bem seguras em suas mãos. Rédeas que, aliás, permaneceram nas mãos de Roberto Requião por sete anos, sem flexibilização.

    Fazia e acontecia, soltando farpas para todos os lados, não respeitando os adversários, os amigos e nem mesmo os companheiros de equipe como fez com o próprio Pessuti por inúmeras vezes.

    Hoje, chega a ser cômico o ex-governador depender de uma série de arranjos para tentar com sucesso sua chegada ao Senado da República. Criou animosidade com meio mundo e, no entanto, agora depende dessas mesmas pessoas para não morrer politicamente.

    Ou, a essa altura da vida política perder espaço e até uma eleição e cair no ostracismo. Na verdade, Requião fechou mais portas do que abriu em sua passagem pelo governo. Até o presidente Lula que lhe estendeu a mão em suas campanhas, RR desancou em inúmeras vezes.

    A única coisa que poderá, talvez, salva-lo são às conveniências da política. Um arranjo de cima para baixo como, por exemplo, essa reunião solicitada pelo presidente Lula com Orlando Pessuti, ainda esta semana em Brasília.

    Tudo pode acontecer. Ou não acontecer nada e ficar tudo como está.
    Mas, o mais importante disso tudo, independente do que venha acontecer, é que Pessuti é quem está com o poder, com as cartas nesse momento. E terá que tomar a melhor decisão.

    E a melhor decisão nesse momento, depois de tudo que passou e os sapos que engoliu, só ele poderá dizer e na hora certa. Aqui ou em Brasília. Não tem bancada peemedebista que lhe force uma decisão. Pessuti é cauteloso, tem jogo de cintura, conhece bem o xadrez político e os dribles dos colegas do legislativo.

    O que não quer dizer que o governador não tenha o direito de declinar de concorrer à reeleição ao Palácio das Araucárias. O Paraná poderá até perde-lo como candidato ao governado nas próximas eleições – se uma composição houver com o PT, por intermediação do presidente Lula.
    Mas, poderá vir a ser, quem sabe, um ministeriável (da Agricultura?), caso Dilma Rousseff se eleja. Por que não? O Paraná e os paranaenses estariam bem representados. O tempo dirá.

  26. Duval Simões Araújo-Londrina
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 9:59 hs

    Pessuti é candidato a governador e está indo para o encontro com Lula para tentar o apoio petista para sua reeleição. Está na mídia em plena campanha, mirando suas baterias em Curitiba e metropolitana. É uma boa alternativa para o PT local, que espantou o Leão da Montanha e as vzs tchutchuka Osmar Dias, e teria um bom palanque para Dilma e Gleise no Paraná. O problema é que uma vaga ao senado será da coligação do Beto Richa, no caso Osmar (se tiver de volta ao grupo) ou Fruet (na ausência de Osmar). E a outra será disputada entre Requião e Gleise. Contudo são fortes os comentários que Requião abriria mão da vaga para Gleise ao senado, indo para deputado federal, para garantir a manutenção da bancada atual do PMDB na Câmara Federal e Assembléia.

  27. Borduna
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 9:59 hs

    Com Gleise de Vice do Pessuti e juntos vencendo as eleições. Beto Lerner cassado pelo TRE e Osmar no barco furado da candidatura ao senado…..KKKKK, é só prazer e só alegria……..

  28. jacob
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 10:05 hs

    O Pessuti em 2010 so vai ter que se preocupar com as acoes que estao correndo em Porto Alegre contra ele.

  29. RST
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 10:29 hs

    Parte do eleitorado de Serra é também ‘lulista’

    “Quase um quarto dos simpatizantes de Serra afirma que votará ‘com certeza’ no candidato apoiado pelo presidente, segundo pesquisa Datafolha

    Daniel Bramatti, O Estado de S.Paulo

    Quase um quarto dos eleitores de José Serra (PSDB) manifestou um comportamento dúbio e paradoxal na última pesquisa Datafolha: eles também afirmaram que votarão “com certeza” no candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Nesse contingente há brasileiros que dizem ignorar a opção eleitoral de Lula, mas também os que estão convictos de que o presidente apoia Serra. Quase um décimo dos eleitores do tucano pensa assim.

    Menos da metade dos serristas afirma que não votaria em um candidato apoiado por Lula. Outros 26% dizem que talvez o façam, e 23% anunciam que seguirão “com certeza” a opção de voto do presidente.

    Os eleitores com “duas caras” são cerca de 11,5 milhões. Até a eleição, eles terão de se posicionar de maneira coerente: ou abandonarão o barco lulista ou votarão na pessoa efetivamente apoiada pelo presidente, conforme sua intenção declarada.

    O eleitorado de Dilma é menos heterogêneo: 76% dele afirma que votará no candidato de Lula e 17% diz que “talvez” o faça. Mas no grupo dilmista o paradoxo também se manifesta: 5% de seus simpatizantes afirmam que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente.”

  30. Seven Up
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 10:39 hs

    Pessuti não faça isso, vc acha memo que o Lula irá te dar um Ministério ? Só se vc acreditar em papai noel e coelhinho da páscoa…

  31. Ed
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 10:53 hs

    O Lula fritou o Ciro Gomes e tantos outros de seus amigos. O PT do Paraná tentou fritar o Osmar Dias e agora querem fritar o Pessuti. Sai fora Osmar, sai fora Pessutti! Pessuti, voce é um homem honrado, vai aí um conselho: apoie o Beto e voce poderá ser secretário de uma pasta e até mesmo ministro do Serra, além de poder lançar sua esposa como candidata a deputado e ainda fazer uma grande bancada para o PMDB do Paraná, é lógico que como dissidentes do PMDB e do Temer! Afinal, ganhe Dilma ou Serra, o PMDB sempre se encaixará ao lado de quem estiver no poder, aí não há risco de perdas de mandatos.

  32. Tucano
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 11:02 hs

    O grosso da equipe que ai está no governo é a mesma do Requião, já que as mudanças foram poucas, mas estes comissionados hoje abertamente travam o bom andamento da máquina de governo e conspiram contra a candidatura do Pessuti. Um grande exemplo é o Benedito Pires, que a serviço do “patrão Requião” e dentro do ambiente do Palácio publicamente defende a candidatura do Osmar ao governo.

    O Benedito e seus iguais a pouco diziam que o Osmar era um representante das multinacionais fabricantes de venenos e produtoras de sementes transgênicas, como era o representante dos grandes grileiros de terras, que defendia os grupos de extermínio no campo, etc., mas hoje na maior cara de pau dizem que o Osmar é a solução para a candidatura de consenso ao governo. Solução para quem e para o que?

    Eles sabem que se o Osmar sair candidato a reeleição a senador o Requião estará fora do páreo na disputa ao senado e isto implica na derrota ou no vexame que será o Requião ser obrigado a sair candidato a deputado federal, sendo está à única forma que restará para o crápula fugir das condenações que virão. Neste caso o agravante para o grupo do Requião é a realidade de que se ele sair candidato a federal acabará pelos seus votos eleger ou reeleger os seus desafetos, tal qual será a reeleição do Rodrigo Rocha Loures.

    Os mesmos requianistas que internamente boicotam o governo são os a espalharem os boatos de que “o governo vai mal”, de que “o Pessuti não é preparado” ou “o Pessuti não é honesto”, como se este governo fosse algo de diferente do que era quando há alguns meses atrás o Requião estava no mando. A diferença é só no tom do discurso, já que as práticas lesivas de governo são a mesmas. É o roto falando do rasgado. É briga na cozinha!

  33. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 11:14 hs

    O chá de cogumelo de São Thomé das Letras – MG, chapava e inspirava Raul Seixas e Paulo Coelho. Para a Salette Arruda, só chapa…

  34. Ricci
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 11:46 hs

    Não acredito que vcs querem que o Paraná fique mais 4 anos nas mães de quem não fez nada e roubou muito?

  35. SOU DO LITORAL
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 11:47 hs

    Depois da burrada do Enio Verri só o LULA para recuperar a imagem do PT no Paraná! Eta cidadao que dá trabalho! podia ter ficado com a boca fechada nao é seu Verri. Agora é so enfiar a cara no primeiro burraco que encontrar e deixar o rab…. de fora para as formigas fazerem a festa!!!!

  36. Bruno Herondy Kosemba
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 11:50 hs

    O partido que não tem um filiado,para ser candidato para mim não é partido.
    Na minha opinhão o Pessuti não precisa nem procurar,vice em outro partido,pois adisputa é para isso.

  37. Rossby
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 12:07 hs

    Hummm….. Já postei algumas vezes e vou repetir…. Pessutão… abra o olho!!!! Vc é governador devido às circunstâncias… Não tem voto para este cargo….
    Se tivesse sido candidato ao Senado em 2006, como apregoava naquela época, teria mais condições que hoje, porém vc se sujeitou às vontades do Requião e segue sendo uma liderança provinciana e franja do requianismo (que está caindo de podre no Paraná).
    Você pode almejar novamente ser deputado estadual ou, se for mesmo querer uma disputa eleitoral, tentar uma vaga a deputado federal. A campanha ao Governo será o seu sepultamento político.
    Olhe que destino maldito o seu… Terá que ir a Brasilia, fazer uma consulta ao Apedeuta para que ele te abra os olhos e te fale tudo o que te falo aqui… é o fim da carreira mesmo…
    Pessutão, seja humilde e encare os fatos… aproveite bem os meses que lhe te faltam e cumpra com dignidade o mandato herdado…

  38. valdir izidoro silveira
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 13:41 hs

    Pessutão não arrede o pé. Caráter custa caro; pague o preço. O Lula vai ter que entender, porque não é burro, que o Osmar não é- e nunca foi- palanque pra Dilma.Se o PT quiser votos pra dilma tem que se aliar ao PMDB com Pessutão e levar já no primeiro turno. O resto…o resto é atraso.
    VIS

  39. Mozinha
    terça-feira, 25 de maio de 2010 – 17:06 hs

    Concordo com o Praça PM,em Número,Genero e Grau.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*