Justus diz que não controlava administração da Assembleia | Fábio Campana

Justus diz que não controlava administração da Assembleia

Elizabete Castro e Roger Pereira do Paraná Online

Acuado pelas sucessivas denúncias de irregularidades na Assembleia Legislativa (AL), o deputado estadual Nelson Justus (DEM), disse ontem que a presidência da Casa não tinha ingerência sobre a direção geral, que controlava todos os pagamentos de pessoal e despesas.

“Eu nunca assinei um cheque da Assembleia, nunca tive acesso a uma folha de pagamento”, disse Justus. Ele afirmou que a esfera
administrativa sempre foi gerida de forma autônoma pelo ex-diretor geral Abib Miguel, preso desde abril, acusado de comandar um esquema de desvio de recursos públicos por meio de “laranjas” e servidores fantasmas.

Para o presidente da Assembleia, é como se a administração da Casa fosse “terceirizada”, sem controle por parte da Mesa. “Era uma unidade autônoma e com poderes para isso. A Mesa não tinha nem como desconfiar desse processo todo. Que bom que isso está no Ministério Público, porque eles vão ter que descobrir. Como é que iriam conseguir contratar uma pessoa com sete anos de idade? Não tem como, é impossível. Isso me cheira a troca de número de matrícula. Está na mão deles”, comentou.

O papel do presidente da Assembleia Legislativa não é controlar contas, afirmou Justus. “Qual é a função do presidente da Casa? Manter o bom relacionamento entre os poderes, fazer toda a parte política da Casa, representar a Casa, montar a pauta, coordenar tudo o que acontece de política na casa. Esse é o papel nosso. Se eu tiver que gerir tudo, não funciona”, afirmou.

Justus disse que nunca teve motivos para desconfiar da sangria dos recursos da AL. “Todos os presidentes foram deixando a mesma
diretoria, as coisas foram acontecendo do mesmo jeito, com um detalhe: a Assembleia sempre teve as suas contas muito bem controladas, tanto que não pedimos qualquer aumento em seu percentual (nos repasses do Estado)”, justificou.

Justus disse que Bibinho sempre esteve na posição de gerente e que ninguém nunca contestou sua forma de atuar. “Me lembro que a primeira vez que fui eleito vim falar com o Aníbal e já fui atendido pelo Bibinho, que me providenciou o gabinete, o carro,.Tudo era assim, o Bibinho era o gerente. Ninguém pode dizer que não gostava do Bibinho, todos conviviam com ele, até vocês. A Casa era gerida desse jeito”, afirmou.

Embora afirme que não suspeitasse de desvios, o presidente da AL disse que quando assumiu o cargo pela primeira vez, em 1999, logo após a morte do ex-deputado Aníbal Curi, começou um processo de modernização administrativa.

E que estava em meio a esse processo de mudanças quando a RPC TV e o jornal Gazeta do Povo publicaram a série de denúncias que abalou a credibilidade do Legislativo.

“Esse plano não é novo, nós imaginamos isso e fomos atropelados. Vínhamos fazendo isso com vagar e com o próprio apoio do Ministério Público, com quem íamos trocando informações e orientações. Fomos atropelados por essas denúncias, que atrapalharam esse processo todo. Nós não podíamos mais viver numa Assembleia que não fosse moderna, que não fosse atualizada, que não fosse transparente. Não tinha mais cabimento”, afirmou.

Porém, o processo é muito lento e a sociedade tem dificuldades para entender e aceitar esse ritmo, alegou. “Mas é um processo lento,
porque não se muda uma mentalidade da Casa de 40 anos de uma hora para outra”, afirmou, garantindo que, mesmo sob fogo cruzado, não tem motivos para deixar o cargo. “Estou pagando uma conta que não é minha, mas estou aguentando o tranco sozinho e vou aguentar até o fim”, concluiu.


32 comentários

  1. D. Selbach
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 14:41 hs

    Quero acreditar que o presidente da Assemléia Legislativa do Paraná confiou demais nos funcionários da casa, que por serem estatutários, como acontece com a maioria dos estatutários, se julgavam acima do bem e do mal e agiam independente.É dificil de entender como o deputado Justus confiou por tanto tempo naquela estrutura que já vinha de outros presidentes, cheia de vícios e desmandos. É bom o presidente aproveitar a onda e mandar fazer um levantamento nos contratos das prestadoras de serviços que funcionam naquela casa há tanto tempo.Não sei não, mas acho que vãoi aparecer coisas estranhas à ética e aos bons costumes.

  2. LUIS
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 14:50 hs

    Sabe que que deve ir pra cadeia. Nós, os palhaços que votam em politicos profissionais.

  3. Wilmar
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 14:57 hs

    Abaixo a reeleição para presidente da ALEP. Mandato fixo de 2 anos. Diretores e demais cargos de confiança também deveriam ser substituidos a cada 2~4 anos, obrigatóriamente. Oxigenação.

  4. observando
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 15:12 hs

    E dos diários com tinta invisível …. Que consumiam as
    verbas? Estou com o inJUSTUS, para o que der e vier. Também não sabia de nada Não sabíamos ué,uai, o exemplo vem de cima …

  5. Tiago
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 15:12 hs

    Mas denunciaram duas famílias lotadas na presidência. Uma delas é a do Sérgio Monteiro… Será que foi o Bibinho? Será que o Bibinho conhece esta gente?

  6. Mãe Diná
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 15:29 hs

    Incrível. O cara só dá tiro no pé! Sinceridade, eu acho que o “homem do laquê” só não caiu e não cai porque nenhum dos outros patetas topa assumir a cadeira, pelo menos agora. Não fosse isso, o cara já teria pulado fora.

  7. Do Interior
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:05 hs

    Para sumir tanto dinheiro e ninguém notar, só pode estar sobrando.

    Acho que o repasse ao Legislativo deveria ser reduzido à 10%, e é muito ainda pelo que fazem…..

  8. MUTUKA
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:27 hs

    Fábio
    É a mesma coisa que dizer que quem manda na minha casa é o vizinho!
    Sejamos Justus em não acreditar no Ex-Presidente.

  9. Carlos Alberto Gomes
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:29 hs

    Um presidente do Poder Legislativo como esse, assim como um secretário da Assembléia como o que temos, não precisamos mais de inimigos. Em qualquer país sério os dois já estariam afastados, quem sabe até presos. No mínimo o sr. Justus e o sr.Cury demonstraram que não têm competência para administrar nem o caixa de um condomínio. Os paranaenses sabem, no entanto, que eles têm culpa sim, sabiam de muita coisa e estavam se beneficiando, junto com os os parentes e amigos, das maracutáias. Eu ficaria satisfeito, diante da pouca eficácia do Ministério Público, que esses senhores não se elegessem para mais um mandato. Isso é o mínimo que os paranaeses deveriam fazer: não votar nesses malandros com pose de probos. Para eles, fim de carreira e cadeia.

  10. TO LIGADO!
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:36 hs

    A Inglaterra que se cuide, pois o Principe Charles corre grave perigo! O Justus possivelmente deve ser o próximo sucessor da Rainha, uma vez que a experiencia adquirida na Assembléia o habilita para tal. Não sabe de nada, coitadinho……………

  11. Olhos Abertos
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:37 hs

    O problema é deixar criar raiz no poder público… vira essa festa do oba oba!!

  12. 1º de abril?
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:38 hs

    Ora ora, presidente e 1º secretário são os “ordenadores de despesa” da assmbléia. Esse papo furado não pode prosperar, vigarice pura! E tem mais, em cada nomeação – mesmo que publicada em diário eletrônico – exite uma correspondente original, em papel, assinada pelo dois, presidente e 1º secretário, com uma cópia entregue para o nomeado, que muitas vezes serve como “título” e comprovante de emprego, para qualquer que seja o fim (comprovar renda, empréstimo…..). E funciona assim em todo o serviço público, federal, estadual, municipal, empresa pública, autarquia………… O que ele está falando é mentira, está se borrando de medo de ser preso e que descubram mais falcatruas! VERGONHA! CADEIA NESSA VAGABUNDADA!

  13. Falta de vergonha
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:39 hs

    Acorda D. Selbach, voce é tão inocente quanto o Justus. “Eu não sabia de nada!”….isso já um jargão dos politicos mais sabonetes do Brasil. Essa figura que está na Presidência da Assembléia, ao afirmar sua ‘inocência e ingenuidade’, deveria ser canonizado, isso é, se alguém de fato acreditasse em suas afirmações. E se isso fosse verdade, o que com certeza não é, ele deveria ser demitido por ser inepto para a função que exerce. Esse Paraná realmente é um atrazo, deveria ter continuado como colônia de São Paulo, pois o nosso povo é tão ‘carneiro’ que ao invéz de cidades deveríamos é ter mais campinas para pastar felizes a grama verde. Se fosse em outras terras teríamos muito mais gente na frente da Assembléia, ao invez de meia duzia de estudante.VERGONHA.

  14. Miro
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:40 hs

    Lamentável.
    O que dizer mais ??????

  15. ASSINATURA DE CHEQUES
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 16:41 hs

    ELE ESQUECEU DE DIZER QUE PELO REGIMENTO DA ASSEMBLÉIA O RESPONSÁVEL PELA ASSINATURA DOS CHEQUES E PELA GESTÃO FINANCEIRA DA CASA É O PRIMEIRO SECRETÁRIO…

    SABEM QUEM É ELE??

  16. José Diniz
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 17:18 hs

    Ta certo presidente Justus, eu moro só e, mesmo assim não administro meu apartamento de 44 metros quadrados.

  17. Jorge Vasli
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 17:30 hs

    Discordo do leitor Carlos Alberto. É claro e justo que, tanto o presidente, quanto o secretário, tiveram muita competência para saquear nosso cofre público, ao ponto de alinhavar apoio de instituições comprometidas com a escola curiana, todas amarradas, devedoras de tantas nomeações inescrupulosas e aprovações mandraques em concursos públicos. Ainda hoje ouvi do Mazza, na CBN, que os comentários à boca pequena eram muitos e de há muito a respeito dos fantasmas da ALEP. Não fosse a imprensa independente investigar esse podre Poder, por longo tempo, não estaríamos colhendo os resultados que aí vemos, inclusive com as prisões dos bagrinhos, ricos bagrinhos às custas do suor paranaense.

  18. escobar
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 17:40 hs

    Eta presidente bão. Não sei nada, não vi nada, tudo que sei é que nada sei. Cadeia aos Justus, já!

  19. Divanir
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 17:46 hs

    Se não pode controlar e não tem ingerência sob a direção geral, pega o boné e suma daí. Cargo de presidente não é pra bonito. Em uma empresa quando assume novo presidente, este faz levantamento de funcionários, em uma forma de inventário, o que este sr. ta fazendo na ALEP.

  20. Ai que SAUDADES da DITADURA
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 17:52 hs

    esta subita dislexia do Nelson Justus ja foi diagnosticada: é que ele esta sofrendo de um problema sério na coluna e após uma pesquisa detalhada sobre os motivos, o médico descobriu que o problema era o colchão, que não estava na posição adequada!……

  21. Zerohora
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 18:38 hs

    Parece que o Presidente Lula vez escola.

  22. CABEÇÃO DE AMPÉRE
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 18:52 hs

    Vou acreditar no que o JUSTUS está falando……que deputado sério……nem vou dormir de pena de você……que jamais sabia das coisas……Veja se tenho cara de acreditar em Papai Noel, Coelhinho de Páscoa……..tenho dó é de mim, que trabalho de manhã a noite, me lasco todo……quero que pegue fogo nessa casa, e que o Corpo de Bombeiros esteja de férias….corja.

  23. ESTRELA CADENTE
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 19:14 hs

    É moda hoje no Brasil, quando algum político e pego com a boca na botija se defender dizendo : nada ví, nada sei, nada assinei.
    É JUSTO ROUBAR ?

  24. Eu mesmo
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 19:50 hs

    SE O PRESIDENTE NÃO CONTROLA A ADMINISTRAÇÃO ENTÃO PRA QUE QUE SERVE. PEÇA PRA IR DEFECAR E SAIA.

  25. SYLVIO SEBASTIANI
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 21:10 hs

    Fiz um comentário, tirei cópia, mas desapareceu………

  26. eleitora
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 21:11 hs

    É só olhar os atos – que nomes aparecem lá na última linha autorizando o ato?

    Se aparecer o do Justus, sifu, cara, pare de mentir. Se não aparece, é porque delegou. Chefe é sempre responsável pelos atos de seus subordinados. A delegação de responsabilidade – se houve delegação – não exime o delegante da sua responsabilidade. Quem delega precisa fiscalizar.

  27. joao
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 21:17 hs

    Ele poderia ter mais imaginação!

  28. Zé ninguém
    quarta-feira, 19 de maio de 2010 – 22:45 hs

    Quer dizer que tal qual o Lula o do topete de laque não sabia de nada?

    Cuidado que o bode é conspiratório e não espiatório!

    Te liga malandro!

  29. SAFADO
    quinta-feira, 20 de maio de 2010 – 9:38 hs

    Esse “homem” nao merece nosso respeito nem como ser humano. Mas a rede dele era muito bem controlada por ele e seus assessores diretos, inclusive com ramificaçao em Guaratuba com a filha do diretor Abibe, agora ex-diretor, fazendo parte de uma rádio comandada por asseclas do Justus e a filha do Bibinhi paga pela Casa, Ele que vire homem e fale a verdade… ladrao de gravata. Voce e o 1º Secretário que têm funcionários fantasmas pagos pelo Legislativo isso ja foi mais que provado, isso o MP podre do Parana (que usa dos mesmos artifícios) devem dar as maos e irem todos para Piraquara. Porque o proprio Gaeco ja está dando marcha-ré e correndo em círculo, no mesmi lero-lero com o nome do ex-diretor Bibinho e os demais. Quero saber por que o MP nao chamou o bigodudo do Chefe de Gabinbete do Justus para depor sobre sua rede? Por que nao chamou a filha do Bibinho sobre a rádio em Guaratuba? Os filhos do Justus sobre o a “empresa que montaram para ganhar licitaçao”, por que nao chamou os “funcionários da chácara do Alexandre Khury” para depor e contarem que ganhavam para nao trabalhar e passavam férias na chácara dele com o dinheiro do Povo… Ou seja: esse Miniterio Público do Parana o povo que esqueça, se depender dele o Justus e o Alexandre Khury vao continuar rindo vo Povo. Ministério Público Federal, Polícia Federal… nos socorram por favor! É muito roubo para o Presidente (Nelso ladrao Justus) e o 1º Secretário (Alexandre ladrao Khury) dizerem que nao sabem de nada quando assinam tudo… O MP do Parana é podre mesmo.

  30. SYLVIO SEBASTIANI
    quinta-feira, 20 de maio de 2010 – 11:31 hs

    Vou repetir em letras maiúsculas, para não deixar dúvidas:DECRETOS, RESOLUÇÕES, ATOS, TODOS LEVAM A ASSINATURA DO PRESIDENTE, DO 1° E 2° SECRETÁRIOS.O DIRETOR GERAL, ASSINA ATOS DE FÉRIAS E LICENÇAS. PORTANTO SE ASSINOU SEM VER,OU EM CONFIANÇA É O CULPADO, PORQUE O PROCURADOR GERAL, QUE ESTÁ COM 87 ANOS, APOSENTADO, COM CARGO EM COMISSÃO, QUE É “MÁGICO”, USA O NEPOTISMO ATÉ PARA EFETIVAR.O PRESIDENTE JUSTUS SABE DISSO, SIM! DESDE 1993 PARA CÁ, ACONTECEU DE TUDO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E TODOS OS MEMBROS DA EXECUTIVA SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS.TIRARAM O DINHEIRO DOS APOSENTADOS, IDOSOS, DOENTES, QUE NÃO TEM MAIS ASSISTÊNCIA MÉDICA, QUANDO TINHAM DESDE 1971, ALÉM DE ROUBAREM SEUS SALÁRIOS, SEUS DIREITOS, AINDA ROUBARAM OS CONTRIBUINTES, O POVO PARANAENSE.

  31. Marcos Antônio de Oliveira
    quinta-feira, 20 de maio de 2010 – 12:57 hs

    Por isso que não voto há muito tempo. Esta é a nova prova de que é muita burrice acordar em dia de eleição e ir votar. Se quem é votado não manda, então meu voto coisa alguma vale. Que meu voto coisa alguma vale eu já sabia, mas sempre tem uma besta me dizendo que estou errado, que devo sim votar….que é a democracia…..coisas do gênero. Em época de eleição sempre tem um quadrúpede para dizer isto ao povo.
    Mas o fato é que a história novamente demonstra que a tese correta é a minha…..
    Em 3 de outubro. Vou vou anular meu voto novamente..
    Não sou palhaço!

  32. CONCEIÇÃO
    quinta-feira, 20 de maio de 2010 – 22:22 hs

    Pois é e sr. Justus ainda teve a cara de pau de afirmar que vai sair candidato a reeleição e vai continuar sendo deputado. Isso que eu chamo de otimismo kkkkkkkkkkk.
    mas o que vcs me dizem sobre um pedacinho das palavras da deputada Rosane do PV que falou que ela nao estará lá na proxima
    legislatura mas, que aquela casa nao vai mais ser a mesma.
    ela nao vai pleitiar a reeleição? pois olha, eu ja disse que a AL deve ser limpa trar de lá todos os mofos mas as duas deputadas deveriam continuar. AS MULHERES NAO SE CORROMPEM IGUAL OS HOMENS.
    É BEM MAIS DIFICIL PRINCIPALMENTE AQUI NO PR.
    SEMPRE DESEJEI UMA MULHER NA PRESIDENCIA DA REPUBLICA MAS INFELIZMENTE MARINA NAO SE ELEGE
    E DILMA NEM PENSAR.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*