Justiça decreta prisão provisória de Abib Miguel | Fábio Campana

Justiça decreta prisão provisória de Abib Miguel

De Elizabete Castro no Paraná Online

A pedido do Ministério Público Estadual, o Juízo da Vara de Inquéritos Policiais decretou a prisão preventiva dos ex-diretores da Assembléia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, o Bibinho, (Diretoria Geral), José Ary Nassif (Diretoria Administrativa) e Cláudio Marques da Silva (Diretoria de Pessoal), e de João Leal de Matos, funcionário da Diretoria Geral. Os quatro estão presos desde sábado passado, dia 24, em prisão temporária, que venceria na próxima segunda-feira.

Bibinho, Nassif, Marques da Silva e Leal de Matos e mais seis pessoas foram presas na Operação Ectoplasma 1, que investiga desvio de recursos públicos através da contratação de funcionários fantasmas.

Duas pessoas foram soltas na mesma noite, a pedido do próprio Ministério Público, depois de prestar declarações aos promotores. As outras pessoas foram liberadas durante a semana.

A defesa de Bibinho informou que ingressará com pedido de habeas corpus no início da semana. Uma das possibilidades estudadas pela defesa é a apresentação de uma petição para que o processo seja remetido à Justiça Federal.

A defesa entende que a Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 1994, determina que compete à Justiça Federal o processo e julgamento unificado de crimes conexos de competência federal e estadual.

Denunciado

A Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público protocolou denúncia contra o ex-deputado Luiz Carlos Zuk por peculato (apropriação ou desvio de valores feito por funcionário público).

Zuk é acusado de contratar 16 funcionários “fantasmas”, no período de 1999 a 2002. De acordo com a Promotoria, o total do desvio chega R$ 1,39 milhão (valores atualizados apenas com a correção monetária). As investigações sobre Zuk começaram em 2008.

O Ministério Público Estadual (MPE) informou que, nos depoimentos prestados à Promotoria, as pessoas afirmaram que não trabalhavam na Assembleia Legislativa no período dos pagamentos.

Segundo as apurações, as verbas referentes aos salários dos “assessores parlamentares” eram depositadas em uma única conta, de titularidade de um assessor de Zuk, Miguel Arão Ribas Dropa (já falecido). Quase a totalidade do dinheiro era repassada para o então deputado, informou o MPE.

Algumas das pessoas que estavam na folha de pagamento declararam ao MPE que não forneceram seus dados ao deputado. Uma ex-servidora de Zuk está arrolada na investigação como a responsável pelo cadastramento de pessoas que procuravam o gabinete para pedir ajuda.

A pretexto de cadastrá-las para contato posterior, a ex-servidora coletava os dados pessoais. Duas das pessoas haviam trabalhado no gabinete do deputado, mas em outra legislatura, não no período em que constam os pagamentos irregulares.


20 comentários

  1. Flávio Barros
    sábado, 1 de maio de 2010 – 11:49 hs

    Tá! Mas se a linha de defesa for essa, isso é confissão de culpa. Tiro no pé.
    Aí, oh! Bau, bau!

  2. Oq não tem medo
    sábado, 1 de maio de 2010 – 11:57 hs

    Sabe, achei que haveria, mais rigor nesta dita investigação. Pois atendendo o clamor da midía, foi instaurado um inquérito. acharam-se provas que até agora só estão nas falas e edições da midía, mas uma pergunta que não quer calar, vai ser só estes. coitados pois eles não teriam como indicar mais de dois mil func.para a ALEP. e os dep. estes não vão ser investigado ou o Sr. Leonor Batisti, perderá a coragem, pois basta ele fuçar, que achará até de dep. que já morreu, caso ele, queira, tem um certa pessoa lá na ALEP, que pode abrir o bico, se já não abriu, ela sabe da vida de todos até de quem já saiu.

  3. Sidinei Freitas
    sábado, 1 de maio de 2010 – 12:44 hs

    Deveria ser ensinado nas escolas porque existem tanta diferença na distribuição de renda neste país, colocando na história estes “senhores” que se apossam do dinheiro público acobertados por uma rede que se espalha pelo país da impunidade.
    Nossa arrecadação de impostos é igual proporcionalmente a países como Suécia e Suiça o que recebemos são os serviços comparados aos países que estão em guerra civil ou seja os piores do mundo.
    Engraçado que quando se prende um pobre suspeito, no outro dia se apresenta na televisão e jornal com todos os crimes confessado, estes ficaram 60 dias e não confessaram nada…qual a diferença do método utilizado para os depoimentos de um para o outro? As pobres mulheres que ganhavam R$ 250,00 por mês já confessaram…estranho Não é ? quais os métodos que utilizaram para estas pobre ? não funciona para o Bibinho?
    Espero respostas para estas perguntas.

  4. PRIMEIRO DAMO
    sábado, 1 de maio de 2010 – 12:56 hs

    E O RESTO DA QUADRILHA DA ASSEMBLÉIA TAMBÉM TEM QUE SER PRESA, NÃO ESQUECENDO NESSE UNIVERSO, TAMBÉM OS 02 (DOIS) “JAGUARAS”, O PARENTE E O “EX-SUPERINTENDENTE” DO PORTO DE PARANAGUÁ, ÚNICO CASO DO MUNDO, ONDE UM CONDENADO POR UM CRIME E PRESO NAS DEPENDÊNCIAS DO PORTO DE PARANAGUÁ PELA POLÍCIA, FOI NOMEADO PELO EX-GOVERNADOR PARA SER O “LARANJA” DO PARENTE.

  5. PAULO
    sábado, 1 de maio de 2010 – 12:58 hs

    PELOS SOBRENOMES, TUDO HERANÇA DO IMENSO ANIBAL CURY?
    GURU OPERACIONAL DO EX-GOV

  6. Austragésilo
    sábado, 1 de maio de 2010 – 13:53 hs

    Independente de quem, tem que ir à fundo e por esses safardanas na cadeia. Com o dinheiro do povo não se brinca.

    Ou será que entraram para a política para brincar de bandido e ladrão? Ao ficar comprovado todos os casos, o xilindró é o melhor endereço e com ampla divulgação para que a sociedade saiba que a Justiça tarda, mas não falha.
    Será? O tempo dira!

    Em tempo: e o pessoal dos fantasmas continua nos cargos na Assembléia Legislativa? E não ficam nem vermelhos?

    É preciso desalojar para investigar livremente, sem maquinações. O tempo urge.

  7. EX-PETISTA
    sábado, 1 de maio de 2010 – 18:49 hs

    SE O BIBINHO USAR A TAL DE “DEDAÇÃO PREMIADA” HAVERÁ NOVA ELEIÇÃO DE DEPUTADO, POIS NÃO FICA UM, NEM OS PETISTAS, NEM OS SUPLENTES, NÃO HAVERÁ DEPUTADO PARA ASSUMIR, TALVEZ OS ULTIMOS COITADOS NA SUPLENCIA, LEMBRANDO PRA MIM É DEDAÇÃO PREMIADA RSRS

  8. Descobridor de Conluio
    sábado, 1 de maio de 2010 – 18:49 hs

    EPA! EPA! EPA! ESSE JUIZ SUBSTITUTO DA VARA DE INQUÉRITOS NÃO É O MESMO QUE DECRETOU A PRISÃO PROVISÓRIA???? OU O DR. LEONIR ESTÁ MUITO OCUPADO QUE SÓ CONSEGUE PROTOCOLAR O PEDIDO NO FINAL DE SEMANA, OU HÁ UM CONLUIO PARA QUE TUDO CAIA COM O MESMO JUIZ. DAÍ A DINHERAMA SÓ MUDA DE LUGAR!!!! O DR. LEONIR ESTÁ USANDO DOS MESMO CAMINHOS QUE CONDENA???? SE NÃO HÁ O QUE TEMER E AS PROVAS SÃO ROBUSTAS, VAMOS FAZER AS COISAS DA MANEIRA CORRETA, EXCELENCIAS BATISTI E STERNADT!!!!! DESSE JEITO EU TAMBÉM POSSO IMAGINAR QUE TEM DINHEIRO CORRENDO PARA MANTER OS CARAS PRESOS.

  9. SEBASTIAO PARANA
    sábado, 1 de maio de 2010 – 19:48 hs

    EX-PETISTA…..E UM GRANDE OTÁRIO,NÃO CONHECE O SISTEMA…O BOM LADRÃO ,O GANGSTER COMO É BIBINHO….
    MAFIOSO DA MELHOR QUALIDADE NÃO DELATA NINGUÉM…..
    NÃO EXISTE PERDÃO …..VIDE TONY GARCIA….GANHOU A VIDA
    VIVE DE PIJAMA DENTRO DE CASA ESCONDIDO….NÃO É VISTO
    EM LUGAR NENHUM….MUITO MENOS A FAMÍLIA….SE ISSO NÃO BASTA LEIA E SE APROFUNDE NO CASO DO EX-PREFEIRO DE
    SANTO ANDRÉ….CELSO DANIEL….SEQUESTRADO E MORTO …
    PELO PESSOAL DO ZÉ DIRCEU….DO TEU EX-PT….

    SEBASTIÃO PARANÁ.- NÃO ME ESCONDO!!!!

  10. Zé da Silva
    sábado, 1 de maio de 2010 – 19:52 hs

    Belo embuste só tem pé-de-boi manietado. Bela justiça de funil.
    A gazetinha independente (?) poderia ter dado uma chegada na câmara municipal também, é mais perto.

  11. Oq não tem medo
    sábado, 1 de maio de 2010 – 21:27 hs

    por falar em camara, não divulgar certa ivestigação que o tal delegado federal ta segurando. fala ai presidente, fala aicandidato, fala ai delegado a população de curitiba precisa saber a verdade ou vão soltar so depois de outubro?

  12. Oq não tem medo
    sábado, 1 de maio de 2010 – 21:31 hs

    E tem mais tem um certo fulano que foi fazer o recadastramento, foi filmado e fotografado, e não falou nada ficou quietinho, quietinho, que que é isso senhor dono da moralidade, já que tem tanta moral, fala ai aonde fica o setor de protocolo da ALEP so esse para a gente ver se vc vai trabalhar.

  13. Themis
    domingo, 2 de maio de 2010 – 1:13 hs

    As senhoras dos acusados e de alguns deputados devem estar com um grande dilema entre ir visita-los usando bolsa da Gucci ou da Hermès, enquanto doentes padecem nas filas dos hospitais por falta de médicos e de leitos com seus nomes ao final indo para o obituário enquanto o delas vai para as colunas sociais. Nós pagamos por estas bolsas e vestidos de mais de 20 mil reais, valor que remunera dois médicos por mês.

  14. Tchê
    domingo, 2 de maio de 2010 – 9:42 hs

    Ele pensou que iria ficar só algumas horas até algum ” Bacana” dar um telefonema e tirar ele, mas nestas horas os ” Amigos Bacanas ” somem e deixam o CRIMINOSO se ferrar sozinho !
    Aqui se faz e se paga !!!

  15. odorico paraguassu
    domingo, 2 de maio de 2010 – 11:23 hs

    eu sei quem é o fulano que foi fazer recadastramento….afinal ele tbem frequentava o terceiro andar…..interessante isso né não ?…será que desta vez vão postar meus comentários ou a liberdade de expressão mais uma vez esta cortada…….democracia ja !!!

  16. Anônimo
    domingo, 2 de maio de 2010 – 12:07 hs

    PRENDERAM O VICIADO E ESQUECERAM DO TRAFICANTE..
    O MP PR TEM QUE IR MAIS FUNDO E COM CORAGEM

  17. Ghost
    domingo, 2 de maio de 2010 – 20:28 hs

    O fato é que a coisa está muito lenta e o tempo está passando. O Ministério Público recebe denúncias ha anos sobre os desmandos do Legislativo e só está agindo porque um jornal resolveu meter a boca no tromboni, por isso a imprensa nao pode parar de “gritar” para que isso nao fique como está. Temos que passar a limpo 30 anos de desmandos e roubos no Legislativo. Chega de dizer que nao sabem de nada e ironicamente ser perguntar “onde foi que erramos”, cai fora Justus, seu cara de pau. Tem que começar a contar desde os idos de 1982, descobrir porque a Assembleia foi incendiada, passar pelo Hermas (urgente), Justus, Hermas, Justus e todos os primeiros secretários durante todos esses anos. Nao adianta o MP querer vir com essa medida tímida de dez anos. A coisa começou com o Hermas e todo mundo sabe disso. Por enquanto a coisa está muito aquém do que o povo espera. Cassaçao para toda a Mesa Executiva – Justus, Alexandre Khury e Rossoni só para dar a partida. Isso está uma vergonha. O e Tribunal de Contas onda anda e onde andou esse tempo todo? Justus onde está a URV dos funcionários do Legislativo? Onde está Judiciário e Ministério Público a URV dos funcionários do Legislativo que estao morrendo de tanto esperar? Eu sei onde está todo esse dinheiro e vces do Judiciário e do Ministério Público nao vao fazer nada em prol daqueles que ganham para sobreviver e obrigarem a ALE a pagar o que devem??? Onde está o dinheiro que dizem ter sido repassado ao Legislativo para pagar seus funcionários??? Tem que fazer uma limpeza geral: desde a chefe da telefonia até o Diretor de Finanças que nao sei porque ainda permanece no cargo, dois, agora!!!

  18. Oq não tem medo
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 0:18 hs

    Só para emendar, a do gasparzinho, vc queria falar Anibal né, mas não tem coragem, mas isso é só para quem não tem rabo preso, mas o DF tá lá porque é competente, o que vc deveria perguntar, é como vão fazer para comprovar, o comparecimento, dos servidores que até agora, continua a mesma coisa, eu gostaria de saber é da receita federal, que se nos errarmos uma , scaimos na malha fina como não vê um aumento de patrimonio de certos dep e suas familias, e passa comosendonormal mas se vc vender um carro e não colocar direito na decl. ai vc se dana e os dep e seus familiares?

  19. Marcos Cordeiro
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 9:02 hs

    Cadê as manifestações??????????? Se pararem eles tambem param????????? é isso que eles querem!?!?!??
    Acorda juventude paranaense, sindicalistas, sociedade civil organizada, etc…Se parar as manifestações, vão parar tambem as investigações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. MULHERADA DO PARANÁ
    segunda-feira, 3 de maio de 2010 – 10:26 hs

    Bibinho não segura essa sozinho,abra a boca,

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*