Gastos públicos de Curitiba são divulgados a partir de hoje | Fábio Campana

Gastos públicos de Curitiba são divulgados a partir de hoje

Entrou no ar nesta quinta-feira (27) o Portal Curitiba Aberta, uma área especial dentro do site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) onde serão divulgados todos os gastos do Município, com atualização diária das despesas e receitas da Prefeitura de Curitiba.

“Todos os balanços e informações financeiras, que já eram publicadas na internet de forma consolidada, a cada dois meses, agora estarão disponíveis diariamente para o cidadão. O objetivo do “Curitiba Aberta” é permitir o controle social da qualidade do gasto público”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

O portal foi feito com linguagem simplificada para que os textos sejam acessíveis à maioria da população. Há explicações para cada termo técnico, para que as informações sejam entendidas com clareza.

As despesas desde janeiro podem ser consultadas de forma detalhada, mês a mês. A lista de informações tem o nome da pessoa ou empresa que recebeu recursos, o CPF ou CNPJ do credor, o valor do pagamento correspondente e a descrição do gasto (o objeto do “empenho” orçamentário).

No final de cada dia, a equipe técnica da Secretaria de Finanças consolidará todos os registros contábeis da movimentação financeira de todas as secretarias e órgãos públicos municipais para que sejam lançados no sistema de acesso público.

O “Curitiba Aberta” também servirá como instrumento de educação fiscal, afirma o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani. “O Município quer incentivar a participação da sociedade no acompanhamento efetivo da aplicação dos recursos públicos”, diz Sebastiani.

O portal oferece ainda um link para a legislação municipal e federal, onde a população pode conhecer a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Complementar 131/2009, que estabeleceu a exigência de publicação dos gastos de todos os Municípios com mais de 50 mil habitantes.

Entre as informações disponíveis, o portal oferece a lista com todos os nomes, cargos e locais de trabalho de todos os funcionários da Prefeitura de Curitiba. Também há links para o portal dos Contratos de Gestão, onde estão detalhados os compromissos e as realizações de cada área da Prefeitura de Curitiba.

Todas as prestações de contas bimestrais da Prefeitura, que foram apresentadas à população desde 2005, também estarão disponíveis. O portal oferece ainda acesso direto ao portal e-Compras, onde fornecedores podem se cadastrar para participar de licitações, e a população pode controlar as compras da Prefeitura de Curitiba.


4 comentários

  1. CLOVIS PENA -
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 18:00 hs

    Curitiba ganha muito com a competência e o profissionalismo na gestão da Prefeitura.
    Decisões recentes no campo do judiciário criam também um clima de punidade ao desmando e com isto redobram os cuidados no trato da gestão dos recursos públicos.
    Outro aspecto que ajuda muito a gestão municipal é a renovação periódica nos comandos municipais.
    Já do outro lado da praça, as condições não são as mesmas.

  2. Língua de krocodilo
    quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 22:01 hs

    Isso aí Sebá!

  3. Mutuka
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 7:03 hs

    Parabéns ao Grande Mestre Eduardo Sebastiani!
    Se não fosse ele, a PMC estaria quebrada a tempos.

  4. GURADIÃO
    sexta-feira, 28 de maio de 2010 – 11:10 hs

    Vamos ver se a Prefeitura irá fornecer os nomes dos fantasmas e comissionados, apadrinhados políticos de todos os órgãos e secretarias, que não são poucos, com certeza.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*