Eleitor de Dilma vê Serra como o mais experiente | Fábio Campana

Eleitor de Dilma vê Serra como o mais experiente

Fernando Rodrigues na Folha de S. Paulo

José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) estão empatados na disputa pelo Palácio do Planalto, ambos com 37%, mas há uma grande diferença quando se afere sua imagem entre os eleitores.
O tucano é visto como o mais experiente (por 64% dos eleitores), inteligente (42%), realizador (40%) e o mais preparado “para ser presidente, de modo geral” (45%). Os percentuais da petista, nesses mesmos quesitos, são 17%, 23%, 24% e 29%, respectivamente.
Marina Silva (PV) fica num longínquo terceiro lugar, com 5% a apontando como a mais experiente. Nos outros atributos, ela tem, respectivamente, 10%, 7% e 6%.
Os dados são de pesquisa Datafolha de 20 e 21 de maio, com 2.660 eleitores em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Quando se faz um cruzamento entre os dados da pesquisa, descobre-se que 51% dos eleitores que declaram votos em Dilma acham Serra o mais experiente.


Para Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, o desempenho do tucano se deve, em parte, ao fato de ele ser ainda o mais conhecido. Enquanto 34% dizem “conhecê-lo bem”, só 15% dizem o mesmo sobre a petista. Para Marina, a taxa é 10%.
O Datafolha pesquisou 24 atributos de imagem relacionados aos candidatos. Em 14 deles, Serra ficou à frente de Dilma. A petista só teve desempenho nitidamente melhor em dois itens: é vista como a que mais ajudará os pobres e as mulheres.
Para 37%, Dilma será a que “mais defenderá os pobres”, contra 21% dos que enxergam esse atributo em Serra. Marina Silva tem 18%.
Na outra ponta, Serra lidera com 45% quando a pergunta é sobre “quem defenderá os mais ricos”. Cerca de um terço dos próprios eleitores do tucano também compartilham dessa opinião -29% apontam o próprio Serra nesse quesito.
Para 15%, Dilma ajudará os abastados. Só 3% põem Marina nessa categoria.
A petista lidera com 45% como a que “mais defenderá os interesses das mulheres”. Nesse item, Serra tem 14%, e Marina fica com 22%.
Dilma é a única entre os três principais candidatos a ter menos votos do eleitorado feminino (33%) do que entre homens (42%).


27 comentários

  1. domingo, 30 de maio de 2010 – 9:47 hs

    E vejam como são burros os que sabem que o Serra é o mais preparado,e, mesmo assim pelo vale tudo(gas;escola;desemprego;celular;etc…) estão cegos,tão cegos que não sabem que esta guerrilheira quer colocá-los como bucha de canhão.Sim bucha de canhão,ou vocês acham que amizade com Fidel,Chavez,Evo e outro louco qualquer não vão querer enfrentar militarmente os Estados Unidos????Não dá nem pra saída.Fui pra festa….

  2. CÉSAR O SIMPLES.
    domingo, 30 de maio de 2010 – 9:48 hs

    segue o nome dos ficha suja do Paraná, retirado do site transparencia brasil.

    Abelardo Lupion (DEM/PR)
    Affonso Camargo (PSDB/PR)
    Alceni Guerra (DEM/PR)
    Alfredo Kaefer (PSDB/PR)
    Andre Vargas (PT/PR)
    Andre Zacharow (PMDB/PR)
    Cassio Taniguchi (DEM/PR)
    Dilceu Sperafico (PP/PR)
    Eduardo Sciarra (DEM/PR)
    Giacobo (PR/PR)
    Nelson Meurer (PP/PR)
    Odílio Balbinotti (PMDB/PR)
    Takayama (PSC/PR)

  3. domingo, 30 de maio de 2010 – 10:09 hs

    Isto PROVA de que os votos da dilMENTIRA são COMPRADOS

  4. domingo, 30 de maio de 2010 – 10:17 hs

    quando dizem que sera é mais preparado, se referem a disputas eleitorais, pois serra já participou e várias e dilma é a primeira, e depois, não adianta ser preparado, é preciso ser honesto. Delfi8n era super preparado pra conduzir a economia, só que na prática… Maluf é o mais preparadao de são paulo, na prática;;; Assim como requião é o mais preparado do paraná,mas na prática. Interpretam as pesquisas antes de opinarem, e so tem uma maneira de interpretá-las, ir a rua e falar com o opovão, coisa que o pessoal tuicano e dem tem ajeriza.

  5. ILDO BALDO
    domingo, 30 de maio de 2010 – 11:06 hs

    E ISSO É MAIOR MENTIRA QUE JÁ ESCUTEI EM TODA A MINHA VIDA O SERRA É DESPREPARADO E INESPERIENTE
    FALIU A SAUDE FALIU SÂO PAULO E QUER FALIR O MEU PALMEIRAS
    E COM CERTEZA A DILMA E MUITO MAIS PREPARADA PARACOMANDAR O NOSSO BRASIL QUE EVOLUIU NAS MÂOS DO PT DE LULA E DILMA COMO CHEFE DESSE MINISTERIO
    QUE MOSTROU AÔS TUCANOS COMO SE GOVERNA PARA O POVO E PARA O BRASIL NÂO COMO ELES FIZERAM QUE GOVERNARO PARA A MENORIA E EM CAUSA PROPRIA
    FORRA SERRA
    FORRA PSDB
    FORRA DEM E &

    E DALHE DILMA A MAIS EXPERIENTE E PREPARADA PARA
    COMANDAR NOSSO BRASIL

  6. norte velho
    domingo, 30 de maio de 2010 – 11:27 hs

    ENTAO ta explicado pelas pesquisas que o SERRA E candidato dos ricos e a DILMA e a candidata dos pobres??? entao dlma vence no primeiro turno>>>

  7. Benildo Sponchiado
    domingo, 30 de maio de 2010 – 11:29 hs

    O ARRUDA dos DEMOS é tambem mais experiente.
    Mas este tipo de experiência não é o que o povo quer.
    Dilma Presidenta.

  8. Cristiano
    domingo, 30 de maio de 2010 – 11:31 hs

    Olha engraçado ver o desespero dos Serrista, inventam todo tipo de comparação e não adianta mulher sobe em todas as pesquisas. Olha tem coisas que quando vira não adianta. tudo que faz o eleitor não querer mudar é situação ecônomica do Brasil onde os que não comiam comem os banqueiros continuam ganhando muito, os empressários idem, os trabalhadores conseguindo construir ou reformar casa trocar de carro ou comprar um carro ou uma moto, aqueles que nunca podiam tirar ferias e viajar hoje grande parte ja conseguem, então mudar pra que. Outra situação o PSDB está governando São Paulo amais de 20 anos e outros estados tem melhor desenvolvimento que São Paulo. então os tucanos não consegue ter um discurso convicente. e seus aliados do Dem todo dia ajuda enterra candidatura do Serra, um dia é Efraim Morais da Paraiba outro dia é Rodrigo Maia que mostra sua pegada no mensalão do DEM de Brasilia do Arruda, Pensando BEM melhor pro Brasil é aceitar proposta do Serra que o ideal era PT e PSDB estar juntos.

  9. Joana D'arc
    domingo, 30 de maio de 2010 – 11:41 hs

    Voltando de viagem a UK, li este post e fiquei pensando….
    ELLES SABEM VER ALGUMA COISA??????????????????

  10. LILICO DE PRANCHITA
    domingo, 30 de maio de 2010 – 11:52 hs

    Não dá para entender mesmo o eleitor brasileiro. A grande maioria acha o SERRA melhor, mas preferem votar na guerrilheira, tenho até vergonha as vezes de ser brasileiro nesses momentos……

  11. CAÇADOR DE PETISTAS
    domingo, 30 de maio de 2010 – 12:14 hs

    FABIO

    Obrigado por veicular em seu blog fotos e fatos, a mais pura realidade desta corja do PT e do fanfarrão do Presidente daqueles que sem capacidade qualquer de raciocinar, alguns com um pouco mais de cultura porém cegos e surdos que se deixam levar pela lábia deste ditador o elegeram.

    Muitas vezes a realidade para esta gente dói, a exemplo da matéria divulgada onde o bebum faz um gesto mostrando o braço ao povo, aquele braço que sequer soube o que é o peso do trabalho. Braço este que é usado apenas para gesticular atos obcenos e levantar o dedo suja para afirmar que o POVO ESTA NA MERDA. Um braçco forte de Ditador.

    Esperamos que a realidade acima reflita nas urnas. Que o povo realmente deposite seu voto em José Serra, este que, pode não ser o candidato ideal mas, na atual circustância, diante do eminente perigo a Democracia a que submete o ditador Lula da Silva ao empurrar sua candidata quadrilheira aos braços do povo, É O MELHOR.

    Muita gente, que participa deste blog se acha esperta demais e acha que falar a verdade é crime. Crime maior é mentir, enganar o povo, o mais simples morador do Sertão, usando apenas a lingua afiada parfa mentir e enganar.

    Lula e Dilma, não passam de grandes manipuladores de massa intelectualmente pobre. Comunistas idiotas que em breve estarão fora do senário político nacional pelo bem do povo simples brasileiro que não gosta de ser pobre afinal, quem gosta de ser pobre a não ser os petistas?

    Ser rico, ser eleite com grandeza e por merecimento não é pecado.

    Vamos lá, JOSÉ SERRA PRESIDENTE.

  12. walter
    domingo, 30 de maio de 2010 – 12:17 hs

    tem experiencia em:
    roubar
    desviar verbas
    vender bens públicos
    usar idéias de outros dizendo ser sua

  13. PARANAGUA
    domingo, 30 de maio de 2010 – 12:44 hs

    É SÓ USAR ESTES DADOS, DIVULGAR, CATIVAR O VOTO E CORRER O TRECHO.

    SERRA
    BETO
    FRANCISCHINI

  14. EXPERIENTE EM QUÊ?
    domingo, 30 de maio de 2010 – 14:29 hs

    MAIS EXPERIENTE EM QUÊ?

    Essa é a pergunta necessária.

    E aí podemos responder se nos interessa experiência em política externa entreguista, em politica ecônomica que concentra renda, em politica social que não inclui.
    Chega .
    Quem precisa de Tucanos é o pessoal do DEMO.

  15. WILSON ANTONIO
    domingo, 30 de maio de 2010 – 15:40 hs

    O SERRA É MUITO INTELIGENTE, SABE TUDO, ATE PRIVATIZAR, PENA QUE TEM IDEIAS FOSCAS E DE GERICO!!!

  16. Tina
    domingo, 30 de maio de 2010 – 17:10 hs

    concordo,Nego Véio ,mas infelizmente o povo brasileiro não sabe votar!

  17. domingo, 30 de maio de 2010 – 18:17 hs

    Até para os da Seita PTista, SERRA é o MELHOR

    Mais Experiente:
    José Serra: 64%
    Dilma Rousseff: 17%
    Marina Silva: 5%

    Mais Inteligente:
    José Serra: 42%
    Dilma Rousseff: 23%
    Marina Silva: 10%

    Mais Realizador:
    José Serra: 40%
    Dilma Rousseff: 24%
    Marina Silva: 7%

    Mais preparado para ser presidente:
    José Serra: 45%
    Dilma Rousseff: 29%
    Marina Silva: 6%

  18. domingo, 30 de maio de 2010 – 18:58 hs

    “Eu não quero votar na Dilma mas como sou PT não posso ter opinião por mim mesma”.
    (frase de uma bancária)

    Muito triste a pessoa não poder ter voz própria

    Isso é DITADURA ou COMUNISMO
    que o PT chama de socialismo

  19. walter
    domingo, 30 de maio de 2010 – 21:19 hs

    kkkkkkkkkk o joaozinho e a mariazinha acreditam nisso????????? kkkkkkkkkkkkkkk

  20. OSSOBUCO
    domingo, 30 de maio de 2010 – 22:27 hs

    E tem gente que acredita do datafolha,ahahahahahahahaha!
    E são os mesmos reacionários de sempre!
    Serra é mais experiente em sacanear o povo!

  21. OSSOBUCO
    domingo, 30 de maio de 2010 – 23:45 hs

    ‘CONSCIÊNCIA DE CLASSE’

    17% dos simpatizantes do PSDB se consideram de extrema-direita; 14% se consideram de direita e 20% de centro-direita.
    (informações Datafolha; 31-05)

  22. O democrata
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 10:31 hs

    Aos filiados do PT,se vcs trabalharem,estudarem e forem honestos,vcs conseguiram o q. a maioria do povo brasileiros q vcs chamam de ricos,elites possuem,agora ficar esperando esmolas como vale gás,bolsa família,bolsa escola,bolsa comida.bolsa pinga aí vcs vão ficar sempre na mesma,pq a maioria de vcs gostam de ser pobre e não lutam honestamente para progredir na vida.Vamos trabalhar e estudar q, vcs conseguem.

  23. antonio francisco da silva
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 10:38 hs

    so falta dizer que os eleitores petistas veem o serra como mais sexs

  24. OSSOBUCO
    segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 12:51 hs

    O democrata poderia começar seguindo os seus próprios conselhos, já seria um avanço, não?

  25. segunda-feira, 31 de maio de 2010 – 22:07 hs

    Tudo isso prova que esse povo brasileiro merece e gosta de tomar ferro. Votar na guerrelheira, corrupta e mentirosa para presidente é brincadeira. FORA PT E DILMA ! O PR é informado e inteligente, estamos com SERRA PRESIDENTE !!!

  26. OSSOBUCO
    terça-feira, 1 de junho de 2010 – 0:38 hs

    Serra é o candidato mais antipático, e dos ricos – revela o Datafolha

    Na sexta-feira, dia 28, foram descobertos indícios de financiamento de campanha por caixa-2, pelo grupo empresarial dono do jornal Folha de São Paulo e do Instituto Datafolha, através de serviços de pesquisa eleitoral qualitativa a partidos, não contabilizada.

    “Coincidentemente”, no domingo, dia 30, o jornal Folha de São Paulo desengavetou, com bastante atraso em relação à divulgação da pesquisa, algumas das respostas às perguntas qualitativas da pesquisa (em notícia discreta e acessível apenas para assinantes).

    Nota-se uma preocupação do grupo Folha em afastar as atenções do Ministério Público e da Polícia Federal para os indícios apontados pelo nosso blog, quando fez questão de incluir em seu texto uma justificativa, dizendo que “O Datafolha realiza esse estudo há mais de 20 anos.”

    Espertamente, o Datafolha diz isso sobre a tendência esquerda-direita do eleitorado, mas nada diz sob seu súbito interesse em saber se candidatos são mais simpáticos ou antipáticos, e outras perguntas qualitativas que, normalmente, só interessam para tomada de decisão de partidos em campanha eleitoral.

    Serra é líder isolado em antipatia, e Dilma a mais simpática

    De qualquer forma, a denúncia na blogosfera já surtiu um resultado: coincidência ou não, o jornal demo-tucano viu-se na obrigação de publicar (ainda que muito discretamente) que José Serra é o candidato mais antipático e defensor dos mais ricos, enquanto Dilma é reconhecida como a mais simpática e defensora dos mais pobres.

    Na pergunta do Datafolha: “Na sua opinião, qual destes candidatos ou candidatas é mais antipático ou antipática?” – deu Serra na cabeça, como o mais antipático:

    Serra: 27% das respostas
    Dilma: 23%
    Marina: 11%

    Na pergunta: “Na sua opinião, qual destes candidatos ou candidatas é mais mais simpático ou simpática?” – Dilma é a mais simpática para a maioria dos pesquisados:

    Dilma: 29%
    Serra: 28%
    Marina: 19%

    Serra é reconhecido como defensor dos ricos e Dilma dos pobres

    Na pergunta: “Na sua opinião, qual destes candidatos ou candidatas mais defenderá os ricos?” – deu Serra na cabeça, novamente:

    Serra: 45%
    Dilma: 15%
    Marina: 3%

    Na pergunta: “Na sua opinião, qual destes candidatos ou candidatas mais defenderá os pobres?” – Dilma foi reconhecida como maior defensora dos interesses dos mais pobres:

    Dilma: 37%
    Serra: 21%
    Marina: 18%

  27. OSSOBUCO
    terça-feira, 1 de junho de 2010 – 14:03 hs

    Dinheiro do narcotráfico usado em campanha para Serra, em 2002, na terra de Katia Abreu

    Misilvan Chavier dos Santos, vulgo “Parceirinho”, foi preso pela Polícia Federal em 3 de dezembro de 2005, quando fugia em um ônibus em Castanhal (PA). Um dia antes, em Santana do Araguaia (PA), a Polícia Federal apreendeu 505 kg de cocaína, pertencente a ele.

    Em 2002, ele foi candidato a deputado estadual do estado do Tocantins pelo PSL, ficando como suplente na coligação PSL/PST/PRTB/PSDB. Esta coligação era composta pelo PSDB, por isso apoiou José Serra para presidente.

    Na CPI do Narcotráfico da Assembléia Legislativa do Tocantins, o próprio Misilvan confessou em seu depoimento que começou a trazer drogas da Colômbia para o Brasil, após perder eleições estaduais de 2002 para deputado estadual, e ficar muito endividado. Então aceitou a proposta para realizar o transporte da droga. Com o dinheiro recebido, saldou praticamente todas as dívidas de campanha.

    Dessa forma pode-se afirmar que Misilvan fez campanha, inclusive para Serra à presidência, em 2002, e pagou as contas da campanha posteriormente, com dinheiro do tráfico de cocaína.

    Nas eleições municipais de 2004, Misilvan, já estava filiado ao PSDB, e candidatou-se à prefeito de Tupiratins (TO). Deixou indícios fortíssimos do uso de dinheiro vindo do tráfico de drogas.

    Esse é mais um de tantos escândalos tucanos. Mas é tão mais fácil para José Serra esquecer o que se passa dentro do PSDB e dentro da Polícia Civil de São Paulo quando ele era governador, e empurrar suas responsabilidades para a Bolívia.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*