Eleição direta no Colégio Estadual | Fábio Campana

Eleição direta no Colégio Estadual

De Josianne Ritz no Bem Paraná

Colégio Estadual do Paraná vai ter eleições diretas para a diretoria. A decisão foi anunciada no fim da tarde de ontem pelo governador Orlando Pessuti, em reunião com uma comissão do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná, no Palácio das Araucárias.

“Ainda esta semana, enviaremos um projeto de lei à Assembléia Legislativa alterando a legislação atual para que o CEP possa eleger seu novo diretor ou diretora até o mês de junho”, informou o governador. A realização de eleições para a diretoria de CEP é uma antiga reivindicação da comunidade escolar, atualmente vetada pela legislação estadual, por ser órgão de gestão especial, com autonomia e orçamento próprios, como uma autarquia. “As universidades estaduais também são autarquias e realizam eleições democraticamente”, lembrou Pessuti. Em tempo. A eleição direta é outro ponto contra o qual a gestão de Roberto Requião lutava constantemente.

Foto de Rafael Costa.


35 comentários

  1. Austragésilo
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 9:39 hs

    Finalmente esse imbróglio vai terminar e aquela Sra., que chamam de encrenca, deixará o cargo. O governo anterior mediu forças com os estudantes, criou animosidade e se desgastou desnecessariamente.

    Agora, pelas vias democráticas, ganhará o sistema educacional paranaense. A imposição não leva a nada. A não ser ao desgaste e a desmoralização. Parabéns ao governador Pessuti.

  2. fortunato
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 9:43 hs

    As instituições públicas são um instrumento da sociedade. Se eleições para dirigente deve ter, os eleitores devem ser a sociedade à qual as instituições servem e não os eventuais alunos e empregados do estado (professores e servidores).
    Eleição direta para dirigente de escola e universidades é um desvio populista com danos irreversíveis para a sociedade, afinal de contas vocês já viram um projeto institucional dos candidatos a reitores e diretores????
    Os projetos não vão alem de compromissos coorporativos com os eleitores, oferecendo benesses como: não cumprir horário, aumento de vantagens, nada de compromissos com as obrigações e com as responsabilidades da funão!!!!!!!!!!!

  3. Jaferrer
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 9:46 hs

    As Universidades Estaduais, embora tenham eleições de quatro em quatro anos, ainda estão sujeitas ao envio de listras tríplices para a escolha de seu reitor pelo governador. Ou seja, ainda vivemos sob o jugo de uma lei infame da época do regime militar e, portanto, sem democracia plena. Vamos ver se o governador estende para as IES do Estado esse direito constitucional que o Colégio Estadual esta conquistando.

  4. sarna
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 9:51 hs

    Muito bem! Parabéns ao Pessuti

  5. keluc
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 9:58 hs

    Já existe um projeto de lei com este propôsito em trâmite na Assembleia. Ele já foi aprovado pela CCJ e aguarda apenas a boa vontade da mesa. Com o apoio do governador então, isso pode ocorrer ainda mais rápido.

  6. Rafael
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 9:58 hs

    Grande erro.

    O CEP é uma autarquia. Não é tratado pelo Estado como um escola qualquer. Desde sua economia, até adiministração e atividades… o CEP é orgão do Estado.

    Deve existir governabilidade. Como foi a Adelia, no Gov. Lerner… a Madselva no Requião… e no proximos governos.

  7. Ricardo
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 10:13 hs

    Enfim…acabou a ditadura.
    Madselva, Requião e tantos outros…..adeus.

  8. Silvano Andrade
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 10:22 hs

    É um colégio como outro qualquer, a finalidade é a mesma…logo.

    A comunidade escolar deve eleger a direção, pois só assim os pais e alunos que se acham os reis da cocada preta o clã dos clãs não teram brechas morais e nem jurídica para ficarem enchendo o saco do governo, dos funcionários, professores etc…

  9. luccacwb@hotmail.com
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:04 hs

    Que legal…. deixa de ser autarquia então? vai sobreviver como os outro colégios estaduais com o mísero fundo rotativo? Ganha a democracia e perde em qualidade, so esperar pra ver…. Alguem sabe qual é o orçamento anual do Colegio Estadual hj? Qualidade tbem esta vinculada com investimentos, basta saber os mesmos poderao continuar sem ser autarquia.

  10. Daniel Pereira
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:17 hs

    Não era sem tempo.
    Mas reflito: será que a piazada do “estadual” vai mesmo eleger seu(ua) Diretor(a), uma vez que é comum existir, em tais locais, o tal do “voto meia-boca”, i.é., voto de funcionários vale (digamos 5) e voto de aluno (por serem maioria) vale peso 2???

  11. Prof Luiz Gonzaga
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 11:42 hs

    é assim que o pessuti é. defensor da democracia e sabe ouvir os anseios da comunidade,

  12. Thianny
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 13:43 hs

    Pessoal se informem antes de escrever besteira. O CEP continua com seu orçamento e características, mas recupera a dignidade de seus professores e funcionários que não mais estarão sujeitos a uma “nova gestão tipo Madselva” indicada por outro despota como foi o Requião. A comunidade escolar do CEP comemora e se une em torno de um objetivo resgatar o bom nome da escola. PARABÈNS PESSUTI!! ATITUDE CORAJOSA DE LIDER, espero que vc seja o próximo governador, com certeza no CEP terá milhares de votos.

  13. Samuel Antonuio da Silva
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 14:42 hs

    Até que enfim. Quando faltar democracia, o remédio é mais democracia…É isso aí Governador Pessuti…O Sr está nos surpreendendo…Continue assim.
    Professor Samuel./ Campo Largo.

  14. de olho
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 15:28 hs

    Não é querer defender a politica usada pelos governos anteriores
    mas como será q se comportará o CEP sendo tratado como um colegio normal , sem as regalias do governo , até quando eles aguentam ?:???…. só o tempo dirá ….kkkkkkkkkkkkkkk

  15. Adriano
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 15:51 hs

    Pessuti mostra o grande governador que é, e a sociedade paranaense passa a conhecer a grande capacidade desse homem do interior (PESSUTI), nós do interior do Paraná nos orgulhamos do nosso governador. É porisso que PESSUTI se elegerá novamente, pois, sabe ouvir a sociedade e governo tem que ser assim.

  16. Gabriel CEP
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 16:02 hs

    Não o CEP não vai deixar de ser autarquia, a unica diferença e q o diretor será eleito e ponto…

    Chega de mandonismo a serviço do Estado no CEP…

  17. Riograndino Paranhos
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 16:19 hs

    Palmadas!!!!tá faltando isto no bando de pivetes metidos que dizem estudar no CEP. Eles estão alí para um encontro social. Só pensam em malandragem e zona. Não foi la filmaram alunos fazendo sexo no banheiro??? E ainda querem eleições. Palmatória neles.Se deixar destroem o Colégio. Coitada desta Mad não sei o que. Coitados dos professores nas mãos desses moleques. Esta tal de “democracia” só serve para exploração política e para devaneios. Tem que se dar um choque de ordem não só no CEP, mas,em toda a rede estadual de ensino. È muito dinheiro jogado fora!!!

  18. Aurea
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 16:34 hs

    Maravilhoso! Deixa de ser autarquia e vai sobreviver como os outros colégios estaduais. Ex: Alunos no pátio com a falta de professor que não são poucas, falta de profissionais para manter limpeza, falta de materiais básicos.Ganha a democracia e perde em recursos e qualidade, vamos esperar para ver. Ah estava me esquecendo…. Alguem sabe qual é o orçamento anual do Colegio Estadual?Espero que realmente diante do momento vivido não seja usado a coptação de poder. Pergunte ao diretor do Leoncio a qto tempo reinvindica melhorias e o que conseguiu nos anos de seu mandato! Corrupção basta a da Assembleia e olha que os que lá estão passaram pelo nosso voto! Viva o acesso ao conhecimento a todos que confiaram neste colégio!!!!!!

  19. Lelo
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 17:51 hs

    Concordo com a Aurea!

  20. ORWELL
    terça-feira, 11 de maio de 2010 – 20:01 hs

    A SEGUIR: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

  21. Thianny
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 8:41 hs

    Ignorância é triste demais !! SR RIOGRANDINO: as cenas do banheiro ocorreram com o 1º grau. Quem pôs 1º grau no CEP? A MADSELVA e o REQUiÂO. Aquela escola tem estrutura para Ensino Médio e não para crianças!!! Por que o Sr não se candidat a amigo da escola e vai lá ou em qualquer escola dar ” choque de Ordem” Acorde estamos no século XXI , não na década de 40.

    Aurea !! Já foi dito que o CEP continua autarquia com o mesmo orçamento. SRs façam análise com coerencia e propriedade e não senso comum e preconceito. Atenciosamente.

  22. Anônimo
    quarta-feira, 12 de maio de 2010 – 13:30 hs

    CEP continua autarquia com o mesmo orçamento ????
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    alguem acha realmente q eu iria dar dinheiro ( q não é pouco ) para alguem q não fui eu q nomeei ????, para essa pessoas fazer campanha contra o meu governo ????…. é viva lá democracia !!!!…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Cassiano Neto
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 4:30 hs

    RIDICULO.O CEP não deveria ter diretas nenhuma! Está se perguntando por que um bando de adolescentes mimados “lutaram” para que isso acontecesse? Para que REGALIAS que tinham no passado voltem! Para que o colégio decline de vez!
    Um aluno do CEP que escreveu para o Fabio Campana em 22 de outubro de 2009 um artigo contra a “DITADURA NO CEP”, mas que ditadura viviamos? Alguém foi torturado, açoitado pela Madselva? Ou será que se diziam “OPRIMIDOS” para se passar por “coitadinhos” perante a mídia e a comunidade escolar?
    O COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ ESTÁ ENTREGUE AOS DESEJOS DO GRUPINHO QUE APROVA ESSA PALHAÇADA!

    MAIS DE 160 ANOS DE HISTÓRIA JOGADOS NO LIXO!

  24. Cassiano Neto
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 4:43 hs

    THIANNY:
    ACORDA PRA VIDA, ABRA SEUS OLHOS:
    Acha mesmo que o CEP vai continuar com o mesmo orçamento? Pare e pense na besteira que está dizendo!
    Isso não passa de uma UTOPIA, um DELÍRIO vivido por quem aprova as diretas!

    SR. GABRIEL: ANALISE OS MELHOR FATOS!

  25. Cassiano Neto
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 4:46 hs

    Correção:
    Sr. gabriel: Analise melhor os fatos.

  26. Gabriel CEP
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 17:42 hs

    Correção:

    UASHuASHuasHUaHSAUHSa

    Cassiano comédia…

    melhor nem responder deixar de lado…

    vc estuda no CEP Cassiano? A qto tempo? Ja foi em uma reunião do Movimento Pró-Democracia?

    Te convido a ir em uma e me procurar no CEP, antes de gralhar em blogs…

    Anelise bem melhor os fatos:

    http://www.youtube.com/watch?v=F5AwgxIE9OI

    http://www.youtube.com/watch?v=I3aW8c5cTEM

    iNFELIZMENTE NÃO É O CEP QUE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA UM REGIME DEMOCRÁTICO, MAS A PRÓPRIA MENTALIDADE DA SOCIEDADE QUE PREFERE DIZER QUE É MELHOR VIVER EM UM REGIME DE EXCESSÃO ONDE SE PERSEGUE E EXPULSA PROFESSORES E ALUNOS DA MAIOR ENVERGADURA, A VIVER EM UMA REGIME POPULAR DEOMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO.

    POR ISSO QUE SE ELEGE, SARNEY, COLLOR, MALUF, PELO DESCASSO TOTAL COM A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA.

    CASSIANO, VÁ FALAR QUE COISAS Q VC ENTENDE MELHOR..

    FICA A DICA

  27. Gabriel CEP
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 17:44 hs

    Ah! O grupinho q vc disse são 5000 alunos e professores e funcionários que nao via a hora doS DESEJOS E DESMANDOS DE MEIA DÚZIA DE BUROCRATAS DA DIREÇÃO MADSELVA ACABAR.

  28. Gabriel CEP
    quinta-feira, 13 de maio de 2010 – 17:46 hs

    aH! ESQUECI TBMM! VIUVAS DO TIO REQUIS E MAURICINHO, MÃE DA SELVA E COMPANIA: BOTEM O PIJAMINHA DE VCS E VÃO VER SONIA BRAGA…

    RSRSRS

  29. de olho
    sexta-feira, 14 de maio de 2010 – 11:09 hs

    Vamos por as nossas camisas do Che e sair gritanto
    Viva la democracia !!!!… abaixo la ditadura…. kkkkkkkkkkkkkkkk
    vamos ver até quando esses “alunos” aguentam … afinal …. seus pais só matricularam vcs no CEP , pq era o CEP …kkkkkkkkkkkkk

  30. Lizandra R. Souza
    sexta-feira, 14 de maio de 2010 – 15:13 hs

    Gabriel, só não se esqueça de lembrar os preconceituosos, medíocres e mal informados que em 2008 foi realizado um plebiscito que contou com mais de 75% dos que poderiam votar, sendo o resultado que 90% da comunidade escolar quer eleições para diretor no CEP. (http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?id=830384)

    Seria interessante que não houvessem generalizações, preconceitos e insultos da parte dessas que pessoas que, espero eu, sejam adultos. Aliás, seria interessante também, que as pessoas se mantivessem informadas. Caso contrário, acontece esse tipo de coisa que está acontecendo aqui. Ou seja, comentários medíocres sem a mínima base argumentativa.

  31. Cassiano Neto
    sábado, 15 de maio de 2010 – 0:33 hs

    AH SIM, GABRIEL!
    EU ESTAVA ME CORRIGINDO PARA DEPOIS PESSOAS QUE LEREM O QUE ESCREVI NÃO VENHAM FAZER O MESMO QUE ACONTECEU COM O DISCURSINHO ANTI “DITADURA NO CEP” QUE VOCÊ FEZ ANO PASSADO…EU TERIA VERGONHA SE FOSSE VOCÊ!!!
    VOCÊ COM TODA CERTEZA SABE FALAR DE POLÍTICA NÉ??
    DETALHE: NA ULTIMA AULA DE SOCIOLOGIA VOCÊ DISSE QUE LEIS NÃO DEVERIAM SER LIDAS APENAS QUANDO SE NECESSITA, MAS O QUE VOCÊ FEZ? LEU EM ALTO E BOM TOM NA SALA DE AULA AQUELAS LEIS EM UM MOMENTO QUE ESTAVA SEM O QUE DIZER, MAS COMO VOCÊ NECESSITA SE MOSTRAR PARA A CLASSE E NÃO TINHA OUTROS ARGUMENTOS…
    QUANTA HIPOCRISIA, GAROTO! VOCÊ SE ACHA SÓ POR QUE ESTUDA LÁ HA MAIS TEMPO QUE A MAIORIA DOS ALUNOS DA SALA, E AINDA POR CIMA FAZ DISCURSINHOS RIDÍCULOS!

    ALUNO DA MAIOR ENVERGADURA???NÃO DEVE ESTAR FALANDO DE VOCÊ, PORQUE A PALAVRA ADEQUADA SERIA BADERNEIRO!

    E CUIDADO! FONTES VINDAS DA PRÓPRIA DIRETORIA DO CEP MEDIZ QUE VOCÊ ESTÁ POR UM FIO DE UMA EXPULSÃO DO COLÉGIO ONDE VOCÊ PINTA, BORDA E FAZ A CABEÇA DE CALOUROS MAU INFORMADOS!

    AH,IA ME ESQUECENDO: VOCÊ MESMO PODE ME PROCURAR, SABE. O QUE EU ACHO UMA ATITUDE BEM MAIS SAUDÁVEL QUE FALAR PELAS MINHAS COSTAS!
    OU ENTÃO ME PROCURA NO ORKUT, ESTOU NA COMUNIDADE DO CEP, E AI A GENTE RESOLVE NOSSOS PROBLEMAS COMO ADULTOS.
    AGORA, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS: ” VÁ FALAR DE COISAS QUE VOCÊ ENTENDE MELHOR”, POIS POLÍTICA, SEM DÚVIDA NÃO É UM ASSUNTO QUE VOCÊ ENTENDA JUSTAMENTE.

    :D

  32. Lizandra R. Souza
    sábado, 15 de maio de 2010 – 7:24 hs

    Você tem razão “de olho”, minha mãe só me matriculou no CEP no final de 2006, pq era o CEP. Agora ela se arrepende por tê-lo feito, pois o CEP, não é mais o CEP. Certíssimo.
    Aliás, você tem razão outra vez. Vamos ver por quanto tempo aguentamos… Estamos tão ansiosos, acho que não aguentaremos muito tempo.

    Obs: Comentários ignorantes podem ser utilizados de várias formas.

  33. Cassiano Neto
    sábado, 15 de maio de 2010 – 19:28 hs

    EXCEPCIONALMETE O SEU, NEH QUERIDA!

  34. GABRIEL CEP
    domingo, 16 de maio de 2010 – 16:32 hs

    Ou seja Cassiano teu problema comigo é pessoal e não com as Diretas ou seja procure um Psicologo ou se não vai com a minha cara: PEGA A SENHA E ENTRA NA FILA…

    FICA A DICA

    MAS FICA NA BOA CASSIANO QUANDO QUISER DISCUTIR OU BATER UM PAPO ME PROCURE…

    OBS: Só vi ataques pessoais teus e nenhum argumento que seja ;D

  35. Anônimo
    segunda-feira, 17 de maio de 2010 – 10:25 hs

    kkkkkkkkkkkkkk
    o CEP não mais o CEP ….kkkkkkkkkkkk
    vamo fazer “intera” pro “tubão” e comemorar a queda da MAD …kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. essa é a realidade da nossa juventude ….. vamos ver agora se sabem usar oq conquistaram …..

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*